Uma das melhores coisas do RG350M (e do seu antecessor, o RG350) é que há uma série de emuladores e aplicações desenvolvidos pela comunidade disponíveis para misturar e combinar à vontade, permitindo-lhe criar uma consola de jogos retro verdadeiramente personalizada.
Para efeitos deste guia, vamos mostrar-lhe como instalar o mame4all, que é um emulador MAME alternativo que é ligeiramente mais fácil de pôr a funcionar do que o seu homólogo xmame. Mas pode utilizá-lo para qualquer emulador.
Pode descarregar o ficheiro opk do mame4all aqui. Há também uma grande variedade de emuladores para o RG350M em geral disponíveis aqui.
Este guia também é aplicável ao RG350. Neste caso, terá de descarregar os emuladores a partir daqui.
Ligar o RG350M
Em primeiro lugar, certifique-se de que o seu RG350M está ligado ao seu PC através da porta USB/DC.
Em seguida, abra a aplicação Rede.
Seleccione “permitir o início de sessão sem palavra-passe”.
Transferência de ficheiros
Estamos a usar o WinSCP, mas pode usar uma aplicação alternativa (como o FileZilla) se quiser, pois tudo o que é necessário é a capacidade de copiar ficheiros do seu PC para o RG350M).
No WinSCP, crie um “New Site” com os parâmetros que lhe aparecem na aplicação de rede no RG350M (neste caso, o nome do anfitrião é o endereço IP – para nós, 10.1.1.2 – e o nome de utilizador é root).
Ficará então ligado ao dispositivo.
No painel esquerdo, navegue até à pasta onde descarregou o ficheiro mame4all.opk.
No painel direito, vá para a raiz do dispositivo (continue a clicar na pasta com dois pontos até não poder ir mais longe). Em seguida, siga o caminho: media -> data -> apps.
Agora está tudo pronto, basta copiar o ficheiro mame4all.opk para a pasta de aplicações do lado direito.
Uma vez concluído, pode desligar o dispositivo em segurança.
Se for feito corretamente, o mame4all deverá aparecer na lista de emuladores, da seguinte forma.
Uma forma mais rápida?
Uma forma mais rápida de carregar aplicações e emuladores no dispositivo é fazê-lo através da porta externa do cartão SD.
Utilizando qualquer tipo de leitor de cartões microSD, basta arrastar e largar o OPK do mame4all na pasta “APPS” do cartão SD externo. O emulador/aplicação ficará então visível quando o cartão for inserido no dispositivo.
Não o recomendamos, uma vez que pode causar problemas relativamente aos caminhos dos ficheiros, dependendo do emulador. A longo prazo, é mais fácil adicioná-lo ao cartão interno.