Bem-vindo ao nosso breve guia sobre como reinstalar o Windows 10 no DroiX CK1.
Antes de prosseguir, são necessárias as seguintes ferramentas:
- O Firmware do DroiX CK1
- Uma pen USB com, pelo menos, 8 GB de capacidade.
- Software de imagiologia. Este guia utiliza o Win32 Disk Imager, mas também são aceites alternativas.
Preparar o suporte de instalação
Para reinstalar o Windows em qualquer dispositivo, é necessário preparar um suporte de instalação. Trata-se de uma pen USB de, pelo menos, 8 GB.
É necessário formatar a unidade USB. Isto pode ser feito utilizando a ferramenta de formatação integrada do seu sistema operativo, ou pode descarregar um utilitário de gestão de partições de terceiros, como o Partition Wizard do MiniTool.
Quando formata a unidade, há duas coisas de que se deve certificar:
- Que a partição se chama WINPE
- Que a partição esteja no formato NTFS
Se a unidade não estiver em conformidade com estas duas regras, não funcionará como uma unidade de arranque.
Trabalhar com ficheiros comprimidos (.zip, .rar, etc.)
Uma forma de distribuição dos ficheiros de firmware é no formato de um ficheiro comprimido. Este será um ou mais ficheiros que terminam com uma extensão como .zip, .rar ou mesmo .7z.
Para aceder ao conteúdo destes ficheiros comprimidos, terá de os extrair. Pode utilizar a ferramenta do seu sistema operativo ou uma ferramenta de terceiros, como o 7zip (recomendado!) ou o WinRAR.
No Windows 10, para abrir ficheiros .zip, pode clicar com o botão direito do rato no ficheiro e selecionar “extrair” no menu de contexto. Para outros tipos de ficheiros, como .rar e .7z, é necessário software de terceiros (mais uma vez, sugerimos o 7zip!).
Existem vários ficheiros comprimidos? Como é que extraio vários ficheiros zip/rar/etc. ficheiros?
Ocasionalmente, as transferências de grande dimensão podem ser divididas em várias partes. A principal vantagem é que facilita a transferência de ficheiros grandes, porque em vez de transferir uma grande quantidade, pode transferi-la em vários pacotes “mais fáceis de digerir” (assim, se perder a ligação durante a transferência, não perde tanto progresso).
No entanto, isto tem os seus próprios problemas, tais como mais locais potenciais para uma transferência/upload ficar corrompida.
Os ficheiros comprimidos com várias partes têm frequentemente sufixos como .001, .002, etc. Indica a parte do código postal em que se encontra.
Para “combinar” as várias partes, basta colocar todas as partes na mesma pasta no seu PC e, em seguida, extrair a primeira como faria com qualquer ficheiro normal.
Trabalhar com os conteúdos
Dentro do ficheiro comprimido, assumindo que não é um .img (nesse caso, salte para a parte Trabalhar com imagens deste guia), terá vários ficheiros e pastas, como se segue.
Copie todos estes ficheiros e pastas para o ROOT da sua unidade USB preparada. Por “raiz”, queremos dizer colocar os ficheiros diretamente. Não os coloque todos numa pasta e depois coloque essa pasta na unidade USB.
Renomeie a unidade USB para “WINPE” e está pronto para começar!
Trabalhar com ficheiros de imagem (.img)
Por vezes o firmware pode ser distribuído como um ficheiro .img. Um ficheiro .img é basicamente um instantâneo de um USB já preparado, que terá de utilizar uma ferramenta como o Win32 Disk Imager, ou o ApplePi Baker (para utilizadores de Macintosh).
Alguns dos arquivos de imagem que você vai encontrar no guia foram preparados por nós do DroiX. Essencialmente, tudo o que fizemos foi seguir a parte do arquivo comprimido deste guia e transformá-lo em um .img para você usar!
Seja como for, vamos continuar…
Utilizar o gerador de imagens de disco Win32
O Win32 Disk Imager é uma ferramenta leve, poderosa e fácil de utilizar para ler e escrever ficheiros de imagem.
Certifique-se de que a sua unidade USB está inserida e de que tem o ficheiro de imagem descarregado.
Em “Dispositivo”, seleccione a letra da unidade que corresponde à unidade USB. Se existir apenas uma unidade de disco rígido/disco de estado sólido no computador, é provável que seja atribuída automaticamente ao USB a letra de unidade D:\ , mas certifique-se de que verifica!
Em “Ficheiro de imagem”, navegue para a imagem que descarregou anteriormente. Não importa realmente onde está guardado, desde que o consiga encontrar (e não será movido durante este processo)
Em seguida, clique em “Escrever” e o processo será iniciado. Isto demorará provavelmente cerca de 30 a 60 minutos, dependendo da velocidade do seu computador e das portas USB ligadas (pode utilizar o PC para outras coisas entretanto, mas certifique-se de que não desliga a unidade USB, não adiciona nem remove quaisquer ficheiros da unidade USB nem fecha a aplicação!)
Quando a barra estiver preenchida e aparecer a janela pop-up a informar que a criação de imagens está concluída, é seguro remover a unidade USB.
Arranque no USB
Agora que o seu USB foi preparado com sucesso, é altura de o utilizar para efetuar a reinstalação.
Para o fazer, insira o USB no seu PC ou portátil. Depois, enquanto o USB ou o computador portátil estiver a arrancar, prima uma determinada combinação de teclas:
- Para aceder à BIOS na maioria dos dispositivos, é necessário premir uma das seguintes teclas: ESC, F1, F2, F12
- Se entrar na BIOS, terá de premir a tecla esquerda/direita no teclado ligado até chegar ao menu “Save & Exit”.
- Para aceder ao menu de arranque, na maioria dos dispositivos, terá de premir F7.
Agora verá uma lista de dispositivos de arranque. Seleccione a que corresponde ao seu dispositivo de memória USB – por exemplo, um dispositivo USB da Kingston pode aparecer na lista de arranque como “Kingston DataTraveller”. Selecionar.
A instalação prossegue automaticamente. No entanto, note que há alguns dispositivos cujas reinstalações requerem a introdução de dados pelo utilizador (um simples sim/não para confirmar se pretende continuar), por isso esteja atento (para não ficar à espera mais tempo do que o necessário!).