Análise do Anbernic RG35XX H
-
Design
-
Build Quality
-
Display
-
Performance
-
Features
-
Software
Resumo
O Anbernic RG35XX H é um dispositivo portátil de jogos retro compacto e leve, conhecido pelo seu sólido desempenho de emulação numa vasta gama de sistemas de jogos clássicos.
Overall
4.3User Review
( votes)Pros
- Design compacto e ergonómico
- Boa gama de sistemas de jogos clássicos suportados
- Duas ranhuras para cartões micro SD
- Boa autonomia da bateria, até 8 horas
Cons
- O sistema de menus é básico, mas funcional
- Não é bom para a PSP e sistemas superiores
Estamos um pouco atrasados na análise do Anbernic RG35XX H, mas mais vale tarde do que nunca! Vamos descobrir se a versão horizontal do RG35XX Plus é digna da sua consideração.
Vídeo de análise do Anbernic RG35XX H
Desembalagem do Anbernic RG35XX H
Começamos a análise do Anbernic RG35XX H com um unboxing. A caixa abre-se para revelar o próprio dispositivo de mão Anbernic RG35XX H, que veremos com mais pormenor dentro de momentos.
Por baixo, encontra-se uma caixa com um cabo USB tipo C. Utilize-o para carregar. Existe um guia do utilizador em inglês e chinês. E por último, mas não menos importante, existe um protetor de ecrã e toalhetes para a sua aplicação.
Anbernic RG35XX H Descrição geral
A seguir, na nossa análise do Anbernic RG35XX H, analisamos mais de perto o dispositivo portátil. O Anbernic RG35XX H mede cerca de 5,7 x 2,7 x 0,6 polegadas (14,5 x 6,9 x 1,6 cm) e pesa apenas 180g. A consola de jogos clássica está disponível em três cores: branco transparente, roxo e preto.
Temos um ecrã IPS de 3,5 polegadas com uma resolução de 640×480, o que é ótimo para jogos retro. No lado esquerdo do ecrã, temos um botão SELECT, um manípulo analógico e um D-Pad. E à direita, START, quatro botões de jogo e o segundo manípulo analógico.
No lado esquerdo, temos os botões de volume e, no lado direito, os botões de alimentação e de reinicialização.
Ao longo da parte superior encontram-se botões de gatilho e de ombro, uma entrada para auscultadores de 3,5 mm, uma porta USB tipo C para periféricos, uma porta HDMI para saída de vídeo para um monitor ou TV, uma segunda porta USB tipo C para carregamento e um botão de função para abrir os menus do emulador.
Na parte inferior da consola de jogos retro portátil existem duas ranhuras para cartões micro SD. Haverá um cartão de 64 GB na primeira ranhura que contém o sistema operativo e os ficheiros. Pode utilizar a segunda ranhura para expandir o armazenamento, se necessário.
Especificações técnicas do Anbernic RG35XX H
Como parte desta análise do Anbernic RG35XX H, damos uma breve olhada nas especificações técnicas.
CPU | H700 quad-core ARM Cortex-A53, frequência de 1,5GHz |
GPU | G31 MP2 de núcleo duplo |
RAM | 1GB LPDDR4 |
ARMAZENAMENTO | Cartão Micro SD de 64 GB, segunda ranhura até 512 GB |
COMUNICAÇÕES | WiFi 5, Bluetooth 4.2 |
BATERIA | 3300mAh Polímero de lítio |
SO | Linux |
CORES DA CAIXA | Branco transparente, roxo transparente, preto |
TAMANHO | 5,7 x 2,7 x 0,6 polegadas (14,5 x 6,9 x 1,6 cm) |
PESO | 180g |
Visão geral do Anbernic RG35XX H OS
Antes de verificar os emuladores nesta análise do Anbernic RG35XX H, vamos primeiro dar uma breve olhada no sistema operacional e no software do menu para ver como ele é. É essencialmente o mesmo menu utilizado na consola de jogos RG35XX Plus, é básico mas funcional.
O ícone Jogo apresenta uma lista dos sistemas de jogos existentes no cartão micro SD. Há muitas consolas por onde escolher, incluindo Arcade, PC Engine, Master System, Mega Drive, PS1 e PSP. Escolha um sistema, navegue pela lista de jogos e carregue-os a partir daí.
O segundo menu é o RetroArch, que tem mais alguns sistemas para além da opção do menu Jogos, incluindo os sistemas Atari, Piico8 e WonderSwan.
Mais adiante no menu, temos a opção de definições, onde pode configurar várias definições, desde o brilho do ecrã ao idioma e às definições de WiFi.
Embora a interface tenha um aspeto básico, tem praticamente tudo o que é necessário com apenas alguns toques nos botões, o que facilita a navegação e a utilização imediata sem complicações.
Desempenho da emulação
Pensei em fazer algo um pouco diferente nesta análise do Anbernic RG35XX H. Sabemos pelo Anbernic RG35XX Plus como é o desempenho do processador, veja o nosso vídeo onde mostramos 20-30 segundos de jogo de alguns dos sistemas suportados com o áudio do jogo. Também vamos reproduzir alguns no nosso monitor portátil DroiX para mostrar a saída de vídeo.
Essencialmente, todos os sistemas clássicos de 8 e 16 bits funcionarão muito bem. E para os mais exigentes, como a Dreamcast, a PS1 e a PSP, iremos abordá-los com um pouco mais de pormenor a seguir
Emulador DeSmuME
Deverá obter um desempenho decente do DeSmuME. Experimentei alguns dos meus jogos habituais e não tive problemas. Mas não se esqueça de que não existe um ecrã tátil para introdução de dados. Em vez disso, terá de utilizar os analógicos para mover o cursor no ecrã, o que pode ser complicado de utilizar em jogos que exijam um toque.
PlayStation 1
No geral, os jogos PS1 são muito fáceis de jogar nesta consola portátil. Experimentámos os nossos habituais jogos de teste Crash Bandicoot e Gran Turismo 2 e não tivemos quaisquer problemas de desempenho durante o jogo. Se vem de uma consola de jogos mais antiga e viu que os jogos não funcionavam a toda a velocidade, então devem funcionar bem nesta consola.
Dreamcast
Tivemos uma experiência semelhante com a Dreamcast. Os nossos jogos de eleição, Sonic Adventure 2 e Crazy Taxi, funcionaram globalmente muito bem. Não foram totalmente perfeitos, com algumas quedas ocasionais no FPS, mas nada de muito mau. Nem todos os jogos funcionam tão bem, mas há suficientes para o manter satisfeito.
PSP
A emulação da PSP é efectuada pelo excelente emulador PPSSPP. Sim, há jogos que são jogáveis, sobretudo os menos exigentes. Mas um grande número não é jogável. O Tekken 6 estava a rondar os 70% de velocidade e o God of War desceu para os 20 FPS. É possível melhorar com o salto de fotogramas, embora para alguns jogos isso não seja suficiente.
Considerações finais
É altura de resumir as nossas ideias na nossa análise do Anbernic RG35XX H. Como mencionámos na nossa análise do Anbernic RG35XX Plus, o processador H700 é uma boa atualização em relação ao utilizado na consola de jogos clássica RG35XX original. Embora não se trate de um aumento maciço do desempenho, é suficiente para que, com alguns dos sistemas mais avançados, os jogos corram um pouco mais suavemente do que antes. Isto não fará com que todos os jogos funcionem por magia, mas verá um bom número de jogos mais jogáveis na PS1 e na Dreamcast. A PSP continua a ter muitos jogos que não podem ser jogados. Se é isto que quer jogar, procure noutro lado.
Os firmwares personalizados são populares, mas infelizmente não há nenhum que esteja pronto para ser utilizado como um condutor diário. Existem portas GarlicOS e Koriki mas ainda não estão 100% concluídas, aqui e aqui estão as ligações…
Em comparação com o RG35XX Plus de orientação vertical, o modelo H é uma opção decente se quiser uma consola de jogos retro portátil horizontal que não seja cara. Muitas pessoas perguntam-nos porque é que não fabricam uma unidade portátil nas orientações vertical ou horizontal, por isso agora já pode escolher.
Infelizmente, não estamos a vender este modelo Anbernic na DroiX, uma vez que já está disponível há alguns meses. Mas pode comprar o RG35XX Plus aqui.
Esta é a conclusão da nossa análise do RG35XX H. Esperamos que tenha sido útil. Se tiveres alguma dúvida, não hesites em perguntar nos comentários. Obrigado!