AYANEO Flip Análise
-
Design
-
Build Quality
-
Display
-
Performance
-
Features
-
Software
Resumo
Overall
4.7User Review
( votes)Pros
- Opções de ecrã duplo ou teclado
- Alto desempenho AMD Ryzen 7 7840U
- Ecrã tátil de 7″ 1080P com taxa de atualização de 120Hz
- Porta OcuLink para jogos de alto desempenho
Cons
- O ecrã duplo pode ser considerado um pouco artificial
O AYA NEO causou alguma agitação quando anunciou uma concha com a opção de PC para jogos com teclado ou ecrã duplo. Na nossa análise do AYANEO Flip, vamos descobrir se dois é melhor do que um, pois analisamos os dois modelos, comparamos as suas características e desempenho, jogamos uma série de jogos e emuladores e decidimos qual é o melhor.
Vídeo de análise do AYANEO Flip
AYANEO Flip Unboxing
Vamos começar a nossa análise do AYANEO Flip com um unboxing. Os PCs portáteis para jogos AYANEO Flip Dual Screen (DS) e AYANEO Flip Keyboard (KB) são fornecidos com o mesmo conteúdo, mas vamos desembalar o modelo Dual Screen.
Em primeiro lugar, temos um guia do utilizador e algumas fichas de informação. Por baixo, encontra-se o próprio AYA NEO Flip, que mostraremos mais pormenorizadamente em breve.
Na primeira caixa, temos um carregador e, na segunda, encontramos adaptadores para a maioria dos tipos de tomadas. A segunda caixa inclui também dois adaptadores USB Tipo C para Tipo A
Na terceira caixa encontram-se dois punhos que podem ser substituídos na parte inferior do Flip para aumentar a aderência. E na quarta e última caixa encontra-se um cabo USB tipo C.
Visão geral do AYANEO Flip
Continuamos a nossa análise do AYANEO Flip com uma visão geral dos dois modelos. O AYANEO Flip está disponível em dois modelos, o AYANEO Flip KB com um teclado e o AYANEO Flip DS para ecrã duplo. Ambos medem cerca de 7,08 x 4,01 x 1,17 pol. (18,0 x 10,2 x 2,98 cm) e pesam 650 g (1,433 lbs).
O PC móvel para jogos AYA NEO Flip KB abre-se para revelar um teclado retroiluminado. Tenho de admitir que não sou fã do texto cinzento nas teclas prateadas, torna-as um pouco difíceis de ver quando a retroiluminação não está ligada. A luz de fundo é RGB e pode ser personalizada no software AYA Space. As teclas são muito pequenas, pelo que não é possível escrever como num teclado de um computador portátil. É perfeitamente adequado para escrever com o polegar enquanto navega, inicia sessão em jogos, envia mensagens curtas, etc.
O modelo AYA NEO Flip DS abre-se para revelar um segundo ecrã. Trata-se de um ecrã tátil IPS de 3,5 polegadas com uma resolução de 960×480. Por defeito, mostra as estatísticas do sistema no ecrã e pode interagir com ele para alterar as definições de desempenho, aceder a atalhos ou apresentar software no ecrã. Útil para ver um guia de vídeo enquanto joga um jogo ou para ter o chat do Discord aberto enquanto joga. Iremos experimentá-lo mais tarde na revisão.
Ambos os computadores portáteis para jogos AYANEO Flip têm um ecrã tátil IPS de 7″ com uma resolução de 1080P e uma taxa de atualização de 120Hz. A dobradiça do ecrã abre totalmente a menos de 180 graus e tem dois bloqueios angulares intermédios para os pontos de vista mais populares a 120 e 150 graus.
Na metade inferior, à volta dos lados, encontram-se joysticks de efeito Hall, D-Pad, botões de jogo e dois botões adicionais para o software AYANeo Space.
Ao lado do botão de volume existe um botão adicional no modelo DS que controla a funcionalidade do ecrã. À direita está o botão de alimentação com leitor de impressões digitais integrado e um rato ótico de dedo. Na parte inferior encontra-se uma porta para auscultadores de 3,5 mm.
Ao longo da parte superior estão os botões de ombro e os accionadores de efeito hall, ao lado destes estão os botões macro que pode configurar no software AYA Space. De seguida, temos uma porta Oculink para ligar uma eGPU, por exemplo, mais sobre isto mais tarde nos nossos testes de referência. Existe uma porta USB 4 e uma porta 3.2, terminando com um leitor de cartões micro SD coberto.
Especificações técnicas do AYA NEO Flip
A seguir, na nossa análise do AYANEO Flip, damos uma vista de olhos às especificações técnicas, verificamos a duração da bateria, o ruído da ventoinha e as temperaturas.
AYANEO FLIP KB | AYANEO FLIP DS | |
VISOR (PRINCIPAL) | Ecrã dinâmico IPS 1080P de 7″, 120 Hz, 368 PPI, 400 nits, 100% sRGB | Ecrã dinâmico IPS 1080P de 7″, 120 Hz, 368 PPI, 400 nits, 100% sRGB |
ECRÃ (SECUNDÁRIO) | N/A | Ecrã IPS de 3,5″, resolução de 960×640, rácio 3:2 |
CPU | AMD Ryzen 7 7840U, 8 núcleos 16 threads até 5,1GHz a 28W TDP | AMD Ryzen 7 7840U, 8 núcleos 16 threads até 5,1GHz a 28W TDP |
GPU | AMD Radeon 780M | AMD Radeon 780M |
RAM | Até 64GB LPDDR5X | Até 64GB LPDDR5X |
ARMAZENAMENTO | Até 2TB M.2 2230 SSD PCIe 4.0 | Até 2TB M.2 2230 SSD PCIe 4.0 |
E/S | 1x USB 4 Type-C, 1x USB 3.2 Gen 2, 1x Oculink, 1x leitor de cartões Micro SD UHS-II, 1x tomada para auscultadores de 3,5 mm | 1x USB 4 Type-C, 1x USB 3.2 Gen 2, 1x Oculink, 1x leitor de cartões Micro SD UHS-II, 1x tomada para auscultadores de 3,5 mm |
TECLADO FÍSICO | Teclado retroiluminado RGB personalizável | N/A |
CONECTIVIDADE | Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2 | Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2 |
BATERIA | 45Wh | 45Wh |
TAMANHO | 7,08 x 4,01 x 1,17 pol. (18,0 x 10,2 x 2,98 cm) | 7,08 x 4,01 x 1,17 pol. (18,0 x 10,2 x 2,98 cm) |
PESO | 650g (1.433 lbs) | 650g (1.433 lbs) |
Ambos os PCs para jogos compactos têm uma bateria de 45Wh que, nos nossos testes, durou cerca de 1 hora e 8 minutos para o modelo DS e 1 hora e 13 minutos para o modelo KB.
Também testámos o ruído da ventoinha e a temperatura durante a execução dos testes de referência. Obtivemos cerca de 67db de ruído máximo da ventoinha em ambos. Para os testes de temperatura, registámos uma temperatura máxima de 51°C no modelo KB. Foi alguns graus mais elevada na DS, com 57°C, provavelmente devido à acumulação adicional de calor do segundo ecrã.
Comparações e benchmarks de sistemas
Iremos agora comparar ambos os modelos na nossa análise do AYANEO Flip, bem como compará-los com outros dispositivos portáteis semelhantes, incluindo o AYANEO Slide, o GPD Win Mini e o GPD WIN MAX 2 2023, relativamente ao seu desempenho.
PCMark10
O PCMark testa o desempenho geral quotidiano do dispositivo, desde a navegação na Web à videoconferência, passando pelo trabalho com documentos de escritório de grandes dimensões e até pela edição de imagens.
Vemos excelentes pontuações para o AYA NEO Flip Keyboard, mas o AYA NEO Dual Screen fica um pouco atrás. No geral, são ambos bons resultados e significa que, embora não esteja a jogar, também pode utilizar o Flip para tarefas de trabalho aborrecidas.
3DMark
No 3DMark, estamos a executar os benchmarks Time Spy, Night Raid e Fire Strike.
O AYANEO Flip KB leva a melhor sobre o DS nos três testes, com uma diferença notável, em particular no teste de referência Night Raid. De um modo geral, ambos os modelos permanecem competitivos em relação aos outros portáteis.
Cinebench
E o Cinebench testa o desempenho de um e vários núcleos das CPUs.
Para um único núcleo, vemos um desempenho estranhamente baixo para o AYANEO Flip DS em comparação com o PC para jogos compacto KB. Voltámos a fazer o teste para o caso de haver algum problema e obtivemos a mesma pontuação. Mas quando comparado com outros modelos, as pontuações podem variar bastante. No caso dos núcleos múltiplos, vemos que o DS desce um pouco.
Referências de jogos
Continuamos a análise do AYANEO Flip com alguns benchmarks de jogos e comparamo-los com dispositivos portáteis semelhantes.
Forza Horizon 5
Estamos a executar o Forza Horizon 5 com as definições gráficas muito baixas.
De um modo geral, ambos os modelos AYANEO Flip têm um desempenho muito bom, com os melhores fotogramas por segundo a 28W TDP em ambas as resoluções. Verificamos um desempenho inferior com um TDP baixo, mas isso pode dever-se à forma como a alimentação é configurada.
Shadow of the Tomb Raider
Os dois computadores portáteis para jogos têm resultados bastante semelhantes em Shadow of the Tomb Raider.
Vemos algumas diferenças quando comparados com outros computadores portáteis para jogos, com um desempenho semelhante ao do Slide, mas os GPDs têm pontuações mais elevadas. Mais uma vez, isto pode dever-se, em parte, à forma como a potência é configurada e aos diferentes condutores.
Street Fighter VI
O nosso último teste de referência é o Street Fighter 6 com as definições gráficas mais elevadas.
Mais uma vez, o desempenho do AYANEO no Battle Ground é inferior ao dos seus homólogos GPD e ONEXPLAYER, e vemos FPS mais comparáveis nos outros dois testes.
Benchmarks OcuLink
Como o AYANEO Flip tem uma porta OcuLink, podemos testar o desempenho com uma eGPU com o ecrã interno e um monitor 4K externo como parte da nossa análise do AYANEO Flip.
Estamos a testar isto com a novíssima estação de ancoragem GPD G1 2024 eGPU, mas também funcionará igualmente bem com a estação de ancoragem ONEXPLAYER ONEXGPU eGPU.
3DMark
O Flip obteve muito boas pontuações tanto no ecrã interno como na saída para um ecrã externo.
No ecrã externo, obtivemos mais de 50.000 em Night Raid, que é a nossa pontuação mais elevada em qualquer computador portátil com uma eGPU.
Forza Horizon 5
Mais uma vez, o Flip sai-se muito bem em todas as resoluções. É líder em todos os formatos, exceto 720P, com taxas de fotogramas muito boas.
Shadow of the Tomb Raider
O desempenho muda a favor do Win Max 2 2023 em Shadow of the Tomb Raider.
Vimos as mesmas diferenças nos testes de GPU integrada, pelo que pode depender da forma como o seu equilíbrio de energia está configurado.
Street Fighter VI
E o nosso último parâmetro de referência é o Street Fighter 6 a 4K e 1080P nas definições gráficas mais elevadas. A 1080P estamos essencialmente a obter fotogramas completos por segundo. E em 4K podemos ver fotogramas por segundo muito semelhantes para ambos os modelos, com uma margem de erro de cerca de um fotograma.
Resumo da referência
Notámos que, no computador portátil com dois ecrãs para jogos, o desempenho diminuía quando o software AYA Space estava a ser executado. Isso pode causar qualquer coisa, desde algumas quedas de FPS até uma quantidade mais percetível. Efectuámos alguns testes diferentes com e sem o software em execução no segundo ecrã para confirmar este facto, que pode afetar o desempenho.
Mas, de um modo geral, os modelos AYA NEO Flip têm um bom desempenho. Verificámos um ou dois casos em que o desempenho é inferior a outros, mas também verificámos um desempenho muito bom com o OcuLink. No geral, não há muito a reclamar do modelo KB, mas talvez um pequeno problema de desempenho no modelo DS.
Desempenho do jogo
Como parte desta análise do AYANEO Flip, jogámos uma série de jogos para ver o seu melhor desempenho com as definições gráficas mais elevadas que conseguimos obter. Aqui estão alguns jogos em execução com algumas informações nas imagens.
Desempenho da emulação
O 7840U é ótimo para emulação e, de um modo geral, não deverá ter problemas em utilizar emuladores até aos mais recentes.
Vamos dar uma breve vista de olhos a alguns destes emuladores mais recentes e também verificar um que tira partido do segundo ecrã.
Considerações finais
Vamos terminar a nossa análise do AYANEO Flip com algumas das nossas ideias sobre o AYA NEO Flip. Qual é o melhor PC móvel para jogos? Eis as minhas principais conclusões depois de passar algum tempo com os dispositivos portáteis…
O teclado é funcional, mas apenas para textos breves, como seria de esperar. Não sou fã do cinzento sobre prateado, mas isso é uma opinião pessoal. O segundo ecrã é uma caraterística interessante. Se a AYA acrescentasse um teclado no ecrã, eliminaria praticamente a necessidade de um teclado físico. Mas, caso contrário, com que frequência utilizaria realmente o segundo ecrã? Tive dificuldade em encontrar utilizações a longo prazo para este produto. É algo a considerar.
Em termos de preço, o PC portátil para jogos com ecrã duplo Flip é cerca de 40 dólares mais caro do que o teclado Flip, não é uma diferença enorme, mas pode poupar algum dinheiro se o segundo ecrã não for algo que deseje.
Quanto ao desempenho, ambos os modelos têm aproximadamente o mesmo desempenho um do outro. Mas não se esqueçam de que registámos algumas quebras de desempenho na DS quando o AYA Space estava a ser executado no segundo ecrã. Isto variava consoante os jogos e os TDP, mas, de resto, parecia estar bem quando fechámos o software.
E se tiver ou planear utilizar uma eGPU com o AYANEO Flip, pode esperar um desempenho muito bom. O desempenho gráfico interno é superior ao da maioria dos outros computadores portáteis para jogos e obtivemos alguns dos melhores resultados de referência para o ecrã externo.
Pessoalmente, eu escolheria o AYANEO Flip KB de entre os dois. O AYANEO Flip DS é, na minha opinião, um pouco artificial. A menos que seja um fã incondicional de emuladores de ecrã duplo, é provável que desligue o segundo ecrã para poupar bateria e desempenho depois de o fator surpresa inicial passar.
Pode saber mais e comprar o AYA NEO Flip aqui. Utilize o código de desconto FLIPPIN5OFF para obter um desconto de 5% no ato da compra. O código é válido a partir de um mês após a publicação desta análise e não pode ser utilizado durante as vendas ou promoções da loja.
Obrigado por ler ou ver a nossa análise do AYANEO Flip! Deixe-nos saber qual deles compraria nos comentários, estamos sempre interessados em ler as opiniões dos outros e qual o modelo que escolheriam. Para que utilizaria o segundo ecrã?