Análise do Anbernic RG35XXS
-
Design
-
Build Quality
-
Display
-
Performance
-
Features
-
Software
Resumo
Overall
4.5User Review
( votes)Pros
- Excelente design baseado no clássico SP
- Ecrã de alta qualidade
- Bom desempenho para um dispositivo portátil económico
- Armazenamento expansível através da segunda ranhura para cartão Micro SD
Cons
- Os botões são um pouco clicáveis em comparação com outros dispositivos portáteis
O Anbernic RG35XXSP está finalmente nas nossas mãos, vamos ver como é que este design clássico de portátil para jogos retro, inspirado numa concha, se compara com o original e com outros portáteis com processador H700.
Vídeo de avaliação do Anbernic RG35XXSP
Anbernic RG35XXSP Unboxing
Começamos a nossa análise do Anbernic RG35XXSP com um breve unboxing. Dentro da caixa encontra-se o computador de mão Anbernic RG35XXSP, seguido de um manual do utilizador em chinês e inglês. A seguir, temos um protetor de ecrã e toalhetes para o aplicar. E por último, mas não menos importante, um cabo de carregamento USB tipo C
Visão geral do Anbernic RG35XXSP
Continuamos a nossa análise do Anbernic RG35XXSP com uma visão geral da consola de jogos clássica. O Anbernic RG35XXSP está disponível em quatro cores: prateado, cinzento, preto transparente e azul transparente. O Silver é obviamente baseado no tema clássico Silver, enquanto os outros são mais os temas Anbernic habituais.
Mede cerca de 3,5 x 3,3 x 1,06 polegadas (8,9 x 8,5 x 2,7 cm) quando fechado e pesa cerca de 192g (0,42 lbs).
A tampa abre-se para revelar um ecrã IPS de 3,5 polegadas com uma resolução de 640×480. A resolução é óptima para os jogos retro, uma vez que a maioria dos jogos é muito bem adaptada a esta resolução. Na parte inferior temos um D-Pad clássico, botões de jogo um pouco clicáveis e um botão de menu no topo. O lado esquerdo tem um botão de volume e o lado direito tem um botão de alimentação e um botão de reinicialização. A parte da frente tem uma tomada de áudio de 3,5 mm e duas ranhuras para cartões micro SD. No interior do primeiro encontra-se o sistema operativo e ainda algum espaço para jogos. A segunda está vazia e pode ser utilizada para armazenamento extra de jogos.
A parte de trás tem um par de botões esquerdo e direito e, no meio, uma porta Micro HDMI para ligar a um ecrã e uma porta USB Tipo C para carregar. E a parte inferior tem uma tampa amovível se precisares de substituir a bateria.
A tampa possui um interrutor magnético que coloca o dispositivo no modo de suspensão quando fechado e acorda instantaneamente quando aberto. É ótimo para pegar e brincar rapidamente ou quando viaja. Consome alguma bateria, por isso só a utilizes se tencionares voltar a ela mais cedo ou mais tarde.
Também podes adquirir separadamente um estojo para a unidade portátil. É uma mala rígida com um acabamento suave que fecha com um fecho de correr lateral. A parte de cima tem algum espaço de arrumação e a parte de baixo é para o dispositivo portátil. Cabe muito bem no interior e, claro, o SP original também cabe muito bem, caso estejas a pensar.
Em comparação com o GBA SP original
Não poderíamos fazer uma análise do Anbernic RG35XXSP sem o compararmos com o modelo original GBA SP. Compara rapidamente o Anbernic RG35XXSP com o original. O Anbernic é ligeiramente maior do que o original. Visualmente são muito semelhantes, até mesmo no design da dobradiça dupla. O Anbernic tem um ecrã maior e a diferença de qualidade é de giz e queijo. Tens os dois botões extra para jogos na parte da frente que são a principal diferença.
Os lados são um pouco diferentes, uma vez que a ranhura para cartuchos foi substituída por ranhuras para cartões micro SD. E o seletor de volume do original foi substituído por botões. E na parte de trás temos várias portas e dois botões extra para jogos. É um bom trabalho da Anbernic manter o design o mais próximo possível do original!
Especificações técnicas
A seguir, na nossa análise do Anbernic RG35XXSP, abordamos as especificações técnicas e também testamos o calor gerado pela consola de jogos retro portátil.
VISUALIZAR | Ângulo de visualização total IPS de 3,5 polegadas, laminação total OCA/ 640*480 |
CPU | H700 quad-core ARM Cortex-A53, frequência de 1,5GHz |
GPU | Mali-G31 MP2 de núcleo duplo |
RAM | 1GB LPDDR4 |
ARMAZENAMENTO | Ranhura 1: cartão Micro SD de 64 GB, Ranhura 2: vazia, pode ser utilizada para mais armazenamento |
COMUNICAÇÕES | 2.4/5G WIFI 802.11a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.2 (só funciona com controladores Bluetooth) |
BATERIA | Bateria de polímero de lítio 3300mAH, com uma duração de 8 horas |
CARREGAMENTO | 5V/1.5A, suporta carregador C2C |
SO | Linux |
DIMENSÕES | 3,3 x 3,5 x 1,06 polegadas / 8,5 x 8,9 x 2,7 cm |
PESO | 192g |
CORES | Prata, cinzento, preto transparente, azul transparente |
Tem havido discussões sobre a temperatura quando jogas com sistemas mais exigentes, como a Dreamcast. Deixámo-lo funcionar durante algum tempo e obtivemos uma temperatura máxima de 37 °C, o que não é nada de preocupante.
SO e menus
Vamos continuar a análise do Anbernic RG35XXSP com um olhar sobre o sistema operativo e o seu software. A Anbernic tem vindo a melhorar os seus menus portáteis para jogos de gama baixa este ano e, no geral, embora bastante básicos, continuam a cumprir a sua missão.
Tens o menu de jogos nativo que abrange uma variedade de sistemas, desde a PSP, Arcade até à WonderSwan.
Segue-se o menu RetroArch, que tem uma seleção mais vasta de sistemas. Mais uma vez, tudo, desde a PSP à WonderSwan, mas também sistemas adicionais como o excelente Pico-8, sistemas Atari e SEGA e muito mais, incluindo algumas versões de jogos.
Basta seleccionares um sistema, procurares os jogos disponíveis para ele, escolheres um e o jogo é carregado diretamente para ele. Durante a reprodução, podes premir o botão Menu para abrir o menu. Dependendo se estás a usar o RetroArch nativo ou o RetroArch, há opções para sair, guardar e carregar estados, etc. O RetroArch tem uma gama mais alargada de personalização.
Existe um centro de aplicações com leitor de música e vídeo, bem como um leitor de livros electrónicos para actividades não relacionadas com o jogo. E no ecrã de definições há algumas opções para a data e a hora, o idioma, as definições de rede, etc.
O menu tem um aspeto básico, mas é rápido e fácil de navegar, que é o que se pretende numa unidade portátil.
Desempenho da emulação
Sabemos de outras consolas de jogos móveis H700 que o processador é bom para emular até a PS1 e a Dreamcast. Não deves ter problemas desde a primeira até à última era. Vamos dar uma olhada em alguns dos sistemas mais recentes para a análise do Anbernic RG35XXSP.
A DS é muito jogável, mas não te esqueças de que não há ecrã tátil, pelo que terás de utilizar o estilete no ecrã. Na PS1, todos os jogos que experimentámos correram bem. No geral, a N64 funciona bem, mas encontrarás alguns jogos com um desempenho inferior. Na SEGA Dreamcast há alguns jogos que não funcionam muito bem porque são demasiado exigentes. Tenta saltar alguns fotogramas para ajudar a melhorá-lo.
Na PSP, há alguns jogos que funcionam muito bem. Mas não esperes ser capaz de jogar os jogos mais exigentes, como o God of War Chains of Olympus, que corre a cerca de 20 fotogramas por segundo.
Considerações finais
É altura de resumir a nossa análise do Anbernic RG35XXSP com algumas considerações finais. Com este preço, o Anbernic RG35XXSP tem uma excelente relação qualidade/preço. Podes correr até à DC e algumas PSP com este chipset, algo que há uns anos atrás não seria possível a este preço.
Na minha opinião, o design em forma de concha é ótimo. Cabe facilmente no bolso das tuas calças de ganga e não terá qualquer problema no bolso do teu casaco ou numa mala. O modo de repouso funciona bastante bem, podes fechá-lo e colocá-lo no bolso num instante, e com a mesma rapidez voltar à ação.
O tamanho mais pequeno mantém-se confortável nas tuas mãos para tocares durante um bom período de tempo. Se estiveres a ver um vídeo ou a ouvir música, podes até colocá-lo em cima de uma secretária sem ajuda. Falando de tempo, a duração da bateria é muito boa, cerca de 8 horas mais ou menos. É um período de tempo decente e suficiente para te ajudar a passar o dia. Os supostos problemas de calor não são realmente uma preocupação, como já demonstrámos.
A Anbernic RG35XXSP é uma excelente consola de jogos vintage de nível de entrada se quiseres mergulhar nas consolas de jogos retro. Mas o que se passa é o seguinte: já experimentei quase todas as consolas portáteis que existem e, pelo design, portabilidade e preço, acho que vale a pena considerar comprar uma para a coleção.
Podes saber mais sobre e comprar o Anbernic RG35XXSP aqui. Utiliza o código RGSP5OFF para obteres 5% de desconto no checkout. O código é válido durante um mês após a publicação desta análise e não pode ser utilizado durante os saldos da loja ou outras promoções.
Isso encerra a nossa análise do Anbernic RG35XXSP, esperamos que tenhas achado útil. O que achas da consola de jogos retro? Vale a pena comprar ou deixa passar? Deixe-nos saber nos comentários.