Análise do AYN Odin Pro
-
Design
-
Build Quality
-
Display
-
Performance
-
Features
-
Software
Resumo
O AYN Odin Pro é um dispositivo portátil Android de elevado desempenho do qual não nos podemos queixar. Com um ecrã tátil de 5,98″1080P, pode reproduzir jogos Android, bem como emular todos os clássicos até às consolas e consolas portáteis mais modernas.
Overall
4.6User Review
( vote)Pros
- CPU Qualcomm Snapdragon SD845 de elevado desempenho
- Ecrã tátil IPS de boas dimensões
- Escolha de 128 GB ou 256 GB de armazenamento
- Saída de vídeo HDMI
- Óptima duração da bateria
Cons
- A menor queixa é o facto de estar a utilizar o Android 10
Sabemos que já foi lançada há algum tempo, mas temos finalmente à venda a consola de jogos portátil AYN Odin Pro, a primeira loja para além da AYN a fazê-lo. Então, vamos ver o porquê de todo o alarido na nossa análise do AYN Odin Pro.
Vídeo de avaliação do AYN Odin Pro
Desembalagem do AYN Odin Pro
Começamos a nossa análise do AYN Odin Pro com o unboxing. No interior, temos a própria consola de jogos portátil AYN Odin Pro. Iremos analisá-lo mais detalhadamente em breve.
Por baixo, encontra-se um manual do utilizador em inglês e chinês. Tem tudo o que é necessário para começar a funcionar. E, por último, mas não menos importante, existe um cabo de carregamento USB tipo C.
Visão geral do AYN Odin Pro
A seguir, na nossa análise do AYN Odin Pro, analisamos mais de perto o dispositivo portátil Android. A consola de jogos para telemóvel AYN Odin Pro Android está disponível em três cores: preto, cinzento frio e branco claro. Mede cerca de 22,4 x 9,5 x 1,5 cm (8,8 x 3,7 x 0,5 pol.) e pesa cerca de 365 g.
O ecrã do AYN Odin Pro é um ecrã tátil IPS de 5,98 polegadas com uma resolução de 1080×1920 e uma proporção de 16:9. O brilho máximo e as cores são muito bons em comparação com outros dispositivos portáteis Android.
Nas laterais do ecrã existem dois comandos analógicos, o D-Pad e os botões de jogo habituais. Existe também um botão Home mesmo por cima dos botões de jogo. À volta dos análogos e dos lados da unidade portátil existem luzes LED que podem ser personalizadas nas definições.
Ao longo da parte superior, temos os ombros esquerdo e direito e os gatilhos, que são sensíveis. Por baixo da tampa protetora encontra-se o Micro HDMI para saída para TV ou monitor e uma ranhura para cartões micro SD. Existe um botão de volume e um botão de alimentação no lado direito.
Na parte inferior encontra-se uma porta USB Type-C 3.1 onde pode carregar o dispositivo.
E na parte de trás existem dois botões Macro que podem ser configurados.
Sistema operativo Android
O dispositivo de jogos compacto Odin Pro vem com as aplicações normais do Android 10 que esperaria encontrar numa instalação limpa. Terá de instalar todas as aplicações, como jogos e emuladores, você mesmo. A aplicação Google Play Store está instalada, pelo que pode descarregar a maioria das aplicações a partir daí ou utilizar o Chrome para descarregar a partir de outras fontes.
O menu pendente tem algumas opções para o funcionamento do dispositivo portátil. A partir daqui, pode escolher entre três definições de desempenho: Padrão, Desempenho e Alto desempenho. Existem também duas definições de velocidade da ventoinha: Sport e Smart. Também é possível fazer capturas de ecrã e ocultar o gráfico de sobreposição.
O software de sobreposição é bastante bom. Existe um cursor para alterar o brilho, ativar e desativar o mapeamento do ecrã e as notificações e atalhos para outras tarefas no AYN Odin Pro.
O software de mapeamento do ecrã é semelhante ao dos dispositivos portáteis Anbernic e Retroid. Arrasta os ícones que representam os controlos do jogo para áreas do ecrã e associa-os a um botão. É tudo muito fácil de fazer e não tivemos qualquer problema com os jogos que experimentámos.
Também é suportada a saída de vídeo através de micro HDMI. suporta uma resolução até 1080P, o que é muito bom, uma vez que alguns dos outros dispositivos portáteis apenas suportavam 480 e 720P.
Especificações técnicas do AYN Odin Pro
CPU | Qualcomm Snapdragon SD845 com Quad-core Kryo Gold a 2,8 GHz e Quad-core Silver a 1,8 GHz |
GPU | Adreno 630 @ 787 Mhz |
RAM | 8GB LPDDR4x |
ARMAZENAMENTO | Opção de 128 GB ou 256 GB |
VISUALIZAR | Ecrã tátil LCD IPS de 5,98″. Resolução 1080×1920, formato 16:9, 369 PPI, vidro Dragontrail para proteção |
SAÍDA DE VÍDEO | Saída micro HDMI |
ÁUDIO | Codec de áudio Qualcomm Aqstic e amplificador de altifalante (2x1W) |
WI-FI | 2.4/5G WiFi 802.11 a/b/g/n/ac |
BLUETOOTH | 5.0 |
PORTOS | USB Type-C 3.1, Micro HDMI, tomada de áudio de 3,5 mm |
SO | Android 10 |
BATERIA | 6600mA |
CARREGAMENTO | Carregamento rápido 3.0/4.0+ |
TAMANHO | 8,8 x 3,7 x 0,5 pol. (22,4 x 9,5 x 1,5 cm) |
CORES DA CAIXA | Preto, cinzento frio e branco transparente |
PESO | 365g |
OUTRAS CARACTERÍSTICAS | Lançador de jogos, mapeamento de ecrã, firmware atualizável por OTA |
Como parte da nossa análise do AYN Odin Pro, também testámos a duração da bateria, o ruído da ventoinha e as temperaturas. Executámos o teste de referência Antutu num ciclo com as definições de desempenho mais elevadas e a bateria durou cerca de sete horas. Em modo de inatividade nas definições de desempenho elevado com o ecrã com brilho total, obtivemos um total de 15 horas.
Testámos o ruído da ventoinha e as temperaturas durante a execução do teste de referência Antutu. Obtivemos o ruído mais elevado da ventoinha de 52 decibéis e a temperatura mais elevada de apenas 40 °C. É muito silencioso e funciona muito bem!
Referências de sistema
Em seguida, na nossa análise do AYN Odin Pro, estamos a executar os benchmarks de sistema 3DMark, Geekbench e Antutu. Iremos comparar com outros dispositivos portáteis baseados em Android, mas tenha em atenção que os seus parâmetros de referência são mais antigos e podem existir algumas diferenças menores no desempenho comparado.
Geekbench
O primeiro é o Geekbench, que executa uma série de testes na CPU em desempenho de núcleo único e multi-core.
O GPD XP+ de elevado desempenho mantém a sua posição de primeiro lugar, mas é preciso ter sorte para encontrar um para comprar agora. O Odin Pro tem uma vantagem muito confortável no segundo lugar sobre os três processadores baseados no Tiger T618 encontrados nos dispositivos portáteis Retroid Pocket Flip, Retroid Pocket 3+ e Anbernic RG505.
Antutu
Segue-se o Antutu, que é uma mistura de desempenho da CPU e da GPU.
Sem surpresas, o GPD XP+ mantém o primeiro lugar, o Odin Pro fica em segundo e os três dispositivos portáteis baseados no Tiger ocupam o terceiro lugar.
3DMark
E o nosso último teste de referência é o 3DMark e o teste Sling Shot.
O XP+ ocupa o primeiro lugar, nos nossos testes atinge o seu máximo e não é atribuída qualquer pontuação, pelo que colocámos 8000. Em segundo lugar está o sistema de jogos portátil AYN Odin Pro, seguido pelos suspeitos do costume.
Resumo da referência
Apenas um pequeno resumo de benchmark para esta análise do AYN Odin Pro. O GPD XP+ de elevado desempenho iria sempre ganhar esta guerra, mas é difícil arranjar um e são mais caros. A consola de jogos móveis Odin Pro manteve-se em segundo lugar, bem acima das consolas portáteis Tiger T618, o que é bom de ver.
Está a olhar para uma média de 55% de diferença de desempenho em relação aos computadores de mão baseados no T618, que vai até aos 99% de diferença no 3DMark.
Desempenho do emulador
Continuamos a nossa análise do AYN Odin Pro com alguns testes de desempenho do emulador. Estes testes foram efectuados na definição Alto desempenho com a ventoinha no modo inteligente. Para praticamente tudo até à era da Dreamcast e da PlayStation 1, não deverá ter quaisquer problemas com o desempenho do emulador nas definições de desempenho normais. Instalámos o RetroArch e experimentámos algumas consolas de 8 e 16 bits e todas funcionaram perfeitamente. Vamos dar uma breve olhada em alguns dos sistemas mais exigentes
Dreamcast
Experimentámos alguns jogos e obtivemos uns sólidos 60 fotogramas por segundo em tudo o que tentámos. Não houve qualquer problema com o desempenho, tudo correu bem.
PlayStation 1
Tal como na Dreamcast, tudo corre a uns sólidos 60 FPS na PS1. Se quiseres, podes aumentar a escala de resolução das definições gráficas até 1080P para que os gráficos tenham um aspeto muito mais agradável do que a baixa resolução original.
Golfinho
No geral, o desempenho do emulador Dolphin é muito bom. Em muitos jogos, o sistema funcionou a quadros completos por segundo. Mas também vimos alguns jogos de 60 FPS descerem para 40 fotogramas por segundo de vez em quando.
PlayStation 2
O sucesso da emulação da PlayStation 2 será variável. Para os jogos mais exigentes, pode baixar a resolução de renderização e ver se isso funciona. No entanto, muitos não funcionam a toda a velocidade. Para os jogos menos exigentes, é possível executá-los à velocidade máxima e com resoluções nativas.
PlayStation Portable
A emulação da PSP funciona de forma excelente. Não deverá ter problemas com a grande maioria dos jogos. Dependendo do grau de exigência do jogo, pode aumentar o upscaling para melhorar a renderização e manter uns sólidos 60 fotogramas por segundo.
Citra
O desempenho do emulador Citra depende muito do jogo que está a jogar. O armazenamento em cache do sombreador torna o desempenho mais lento e causa frequentemente atrasos nos jogos. O desempenho melhora quando os shaders são guardados em cache, mas continua a haver alguns desfasamentos e lentidão ocasionais. Para jogos menos exigentes, a experiência será mais agradável com um desempenho mais rápido.
Vita3K
O emulador Vita também tem um desempenho misto e depende do jogo que está a jogar. Os jogos menos exigentes são muito jogáveis e, desde que sejam compatíveis com o emulador, não terá problemas. No entanto, os jogos mais exigentes serão executados muito lentamente.
Considerações finais
Resumimos a nossa análise do AYN Odin Pro com as nossas considerações finais. A consola de jogos portátil AYN Odin Pro surpreendeu-me com a solidez de tudo o que senti. A construção e a qualidade da unidade portátil em si são excelentes e parecem definitivamente mais premium do que, por exemplo, as unidades portáteis Anbernic.
O sistema operativo que vem com uma instalação limpa tem tanto de bom como de mau. Gosto da instalação limpa, uma vez que posso instalar as aplicações que pretendo sem ter de recorrer a lixo. Outros podem querer tudo pronto a usar para facilitar a utilização ou poupar tempo, por exemplo.
O software de sobreposição funciona muito bem e não tive problemas em configurar o mapeamento do ecrã para os jogos que testei. Há muitas definições específicas da consola para mexer. E a saída HDMI significa que também pode desfrutar de jogos num ecrã maior.
Foi difícil não gostar de nada do sistema de jogos portátil Odin Pro, pois tudo funciona exatamente como deve ser. O facto de apenas suportar o Android 10 significa que não seria possível executar oficialmente o YuZu, mas, de qualquer modo, os jogos não correriam tão bem. Em suma, é uma unidade portátil realmente sólida com um excelente desempenho, milhas à frente das unidades portáteis baseadas no Tiger T618!
Pode obter mais informações e comprar o AYN Odin Pro aqui. Utilize o código de desconto AYN5OFF para obter um desconto de 5%. O código pode expirar ao fim de um mês e não pode ser utilizado durante os saldos ou promoções da loja.
E assim terminamos a nossa análise do AYN Odin Pro. O que acha desta consola de jogos portátil? Deixe-nos saber nos comentários.