Análise do Retroid Pocket 2S
-
Design
-
Build Quality
-
Display
-
Performance
-
Features
-
Software
Resumo
O design clássico do Retroid Pocket 2 recebe uma atualização bem-vinda com um novo CPU e software no Pocket 2S.
Overall
4.7User Review
( votes)Pros
- Muito portátil
- Preço decente vs. desempenho
- Android 11
- Excelente assistente de arranque
Cons
A Retroid voltou ao design original do Pocket 2 com o modelo 2S, com algumas actualizações e um CPU Tiger T610 em vez do T618. Na nossa análise do Retroid Pocket 2S, descobrimos se a escolha da CPU vale o dinheiro para este portátil de jogos retro.
Revisão do Retroid Pocket 2S Cores
Desembalagem do Retroid Pocket 2S
Começamos a nossa análise do Retroid Pocket 2S com um breve unboxing. Em primeiro lugar, temos um cartão com algumas informações sobre o dispositivo e as especificações. Não inclui um guia de iniciação rápida, mas existe uma aplicação no dispositivo que apresenta todas as informações necessárias.
Por baixo está a consola de jogos clássica Retroid Pocket 2S, que mostraremos com mais pormenor em breve. E, por baixo, encontra-se um cabo de carregamento USB tipo C.
Visão geral do Retroid Pocket 2S
Continuamos a nossa análise do Retroid Pocket 2S com uma visão geral do dispositivo. O Retroid Pocket 2S mede cerca de 6,1 x 3,14 x 1,1 polegadas na sua maior dimensão (15,5 x 8 x 2,8 cm) e pesa cerca de 196g. Está disponível em seis cores: Clear Green e 16bit, ambas aqui apresentadas, bem como Retro, Black, Indigo e Clear Back.
O ecrã é um ecrã tátil de 3,5 polegadas com uma relação de aspeto de 4:3 e uma resolução de 640×480, o que é excelente para jogos retroativos e upscaling.
Na parte da frente, temos um D-Pad clássico com sticks analógicos de efeito Hall e os botões de jogo habituais. Ao longo da parte inferior da consola de jogos portátil existem três botões adicionais para Início, Regresso e um botão personalizado.
Ao longo da parte superior temos os botões de ombro e de gatilho esquerdo e direito, uma porta Micro HDMI para saída para a TV ou monitor, a porta Type-C para carregamento, um botão de volume e o botão de alimentação.
Na parte inferior, existe uma ranhura para cartões micro SD com tampa de borracha e uma porta para auscultadores de 3,5 mm.
Especificações técnicas do Retroid Pocket 2S
CPU | CPU UNISOC Tiger T610 Octa Core 2x A75 até 1,8GHz e 6x A55 até 1,8GHz, |
GPU | Mali G52 MC2 até 614MHz |
RAM | 3GB ou 4GB LPDDR4x a 1600Mhz |
ARMAZENAMENTO | 32GB/128GB eMMC |
VISUALIZAR | Ecrã tátil de 3,5 polegadas, formato 4:3, resolução 640×480 60Hz, 450 nits |
WIFI | 2.4G/5G 802.11b/g/n/ac |
BLUETOOTH | 5.0 |
CONTROLOS DO JOGO | D-Pad, botões de jogo com injeção de molde de duas cores, L2/R2 analógico e sticks duplos de efeito Hall 3D para zero desvios, maior precisão, elevada estabilidade e longevidade |
SISTEMA OPERATIVO | Android 11. Também inclui: O mais recente lançador de jogos oficial e front-end de emulador e suporte OTA oficial para atualização incremental de software |
SAÍDA DE TV | Suporta 480p através de Micro HDMI |
BATERIA | Bateria recarregável de 4000mAh |
CORES DA CAIXA | 16-bit, Preto, Retro, Indigo, Preto transparente e Verde transparente |
TAMANHO | 4,52 x 3,17 x 1,10 polegadas (15,5 x 8,0 x 2,8 cm) |
PESO | 200g |
Tem uma bateria de 4000mAh que, nos nossos testes com o Antutu, nos permitiu obter uma autonomia de cerca de 5 horas e 39 minutos.
No nosso teste de temperatura, obtivemos cerca de 46 °C durante a execução do Antutu num teste de referência. O dispositivo é arrefecido de forma passiva, pelo que não tem ventoinha no interior.
Retroid Pocket 2S Android Visão geral
O Pocket 2S funciona com o Android 11, que é o sistema em que a maioria destes dispositivos portáteis funciona normalmente. No entanto, o Anbernic RG405V definiu a tendência com o Android 12. Vamos passar alguns momentos com uma visão geral do sistema operacional Android para esta análise do Retroid Pocket 2S.
O agora familiar assistente de arranque cumprimenta-o quando arranca pela primeira vez e passa por alguns passos de configuração, como a ligação ao WiFi e se pretende instalar a Google Play Store. Também pode escolher as aplicações e emuladores que pretende instalar no Retroid Pocket 2S. É um assistente decente e dá-lhe a opção de uma instalação limpa ou parcial.
Tem a opção de utilizar o menu normal do Android ou o Retroid Launcher, que requer alguma configuração para ser utilizado. Pode procurar na sua memória todos os jogos que adicionou e a aplicação irá classificá-los nas consolas adequadas e descarregar as imagens, etc.
Também tem o software de sobreposição que é muito bom. A partir daqui, pode alterar rápida e facilmente várias definições, fazer capturas de ecrã, gravar vídeo e transmitir em direto. Existe também um excelente software de mapeamento de ecrã que permite mapear os controlos do jogo para os controlos no ecrã.
Nota máxima para a Retroid e para a sua configuração de computador de mão Android!
Referências de sistema
Como parte da nossa análise do Retroid Pocket 2S, estamos a efetuar alguns testes de referência do sistema para podermos comparar o desempenho com o de outros dispositivos.
3DMark
Começamos os testes de referência com o 3DMark, que testa o desempenho da CPU e da GPU em conjunto. A consola de jogos vintage Retroid Pocket 2S situa-se mais ou menos entre os modelos Pocket Flip e Pocket 3 com uma pontuação de 1482.
Geekbench
Em seguida, temos o Geekbench, que testa o desempenho da CPU de um e vários núcleos. Para o desempenho de núcleo único, vemos pontuações não muito distantes do processador Tiger T618. No entanto, no desempenho multi-core, podemos ver uma maior diferença de desempenho entre o T618 e o T610 no Pocket 2S.
Antutu
E por último, mas não menos importante, o Antutu, que executa as tarefas de utilização mais quotidianas, desde a navegação na Web, o desempenho da IU e a reprodução de conteúdos multimédia.
Vemos óptimas pontuações para o Retroid Pocket 2S, batendo mesmo o dispositivo portátil de jogos Pocket Flip. Não tenho a certeza do que fez a diferença aqui, talvez a velocidade mais rápida da RAM, mas ajudou definitivamente.
Desempenho do emulador
E, claro, não poderíamos fazer uma análise do Retroid Pocket 2S sem o desempenho do emulador. Sabemos que o desempenho geral é um pouco inferior ao dos modelos Tiger T618, mas isso não afectará muito o desempenho da emulação para além da era habitual da PlayStation 1 e da Dreamcast.
Experimentámos uma série de jogos para a PS1 e a Dreamcast e não tivemos problemas, tudo estava cheio de fotogramas e céu azul!
Passando para o emulador Dolphin, encontraremos alguns problemas de desempenho em alguns dos jogos mais exigentes. Pode alterar a resolução de processamento um ou dois níveis para melhorar o desempenho.
Para a PS2, não terá tanto sucesso como as consolas portáteis Android T618. Verificámos alguns problemas de desempenho em jogos que funcionam bem no Retroid Pocket 3+ e no Retroid Pocket Flip. Mais uma vez, pode baixar a resolução de renderização para melhorar o desempenho, mas não espere resultados fantásticos.
De facto, verificámos um desempenho bastante bom no emulador Citra. Naturalmente, terá de jogar a maior parte dos jogos para gerar os shaders, mas depois disso vimos o Sonic Generations e o Ridge Racer a correr bastante bem. Os congelamentos são mais frequentes do que nos dispositivos T618, mas, em geral, o desempenho não é mau.
Considerações finais
Terminamos a nossa análise do Retroid Pocket 2S com as nossas opiniões sobre o dispositivo. Em termos gerais, a consola de jogos retro Retroid Pocket 2S é uma boa adição à gama Retroid. O seu custo é cerca de 25% inferior, com um desempenho cerca de 22% inferior ao dos modelos Pocket Flip e Retroid Pocket 3+. Tem uma boa relação qualidade/preço em termos de preço e desempenho. Essencialmente, está a perder alguns dos emuladores mais exigentes que, mesmo nos processadores T618, não eram perfeitos.
Gostamos do formato do Pocket 2S, é confortável de segurar e definitivamente portátil, talvez não tão bom como o modelo 3+, mas não deixa de ser agradável. É bom ter uma versão mais recente do Android, bem como o software Retroid, por isso não há nada a reclamar.
Vale a pena considerar a consola de jogos clássica Retroid Pocket 2S se tiver um orçamento limitado e não estiver muito interessado em emuladores após a era da PlayStation 1 e da Dreamcast.
Pode comprar o Retroid Pocket 2S aqui. Utilize o código de desconto RP2S5OFF para obter um desconto de 5% no ato da compra. Tenha em atenção que o código é válido durante 30 dias após a publicação deste vídeo e não pode ser utilizado durante uma venda na loja ou outra promoção.
Assim termina a nossa análise do Retroid Pocket 2S. Deixe-nos saber nos comentários o que pensa sobre ele, se compraria um ou se gastaria um pouco mais para comprar o Pocket 3+ ou o Pocket Flip?