Chat with us, powered by LiveChat

Retroid Pocket 2S Análise com vídeo – Uma consola de jogos retro onde a nostalgia se encontra com a modernidade

Exploring the Retroid Pocket 2S   Android retro gaming handheld review
Exploring the Retroid Pocket 2S Android retro gaming handheld review
Análise do Retroid Pocket 2S
  • Design
    (4.5)
  • Build Quality
    (5)
  • Display
    (4.5)
  • Performance
    (4.5)
  • Features
    (4.5)
  • Software
    (5)

Resumo

O design clássico do Retroid Pocket 2 recebe uma atualização bem-vinda com um novo CPU e software no Pocket 2S.

Overall
4.7
Sending
User Review
0 (0 votes)

Pros

  • Muito portátil
  • Preço decente vs. desempenho
  • Android 11
  • Excelente assistente de arranque

Cons

A Retroid voltou ao design original do Pocket 2 com o modelo 2S, com algumas actualizações e um CPU Tiger T610 em vez do T618. Na nossa análise do Retroid Pocket 2S, descobrimos se a escolha da CPU vale o dinheiro para este portátil de jogos retro.

Revisão do Retroid Pocket 2S Cores

Desembalagem do Retroid Pocket 2S

Começamos a nossa análise do Retroid Pocket 2S com um breve unboxing. Em primeiro lugar, temos um cartão com algumas informações sobre o dispositivo e as especificações. Não inclui um guia de iniciação rápida, mas existe uma aplicação no dispositivo que apresenta todas as informações necessárias.

Retroid Pocket 2S sem caixa
Retroid Pocket 2S sem caixa

Por baixo está a consola de jogos clássica Retroid Pocket 2S, que mostraremos com mais pormenor em breve. E, por baixo, encontra-se um cabo de carregamento USB tipo C.

Retroid Pocket 2S Unboxing
Retroid Pocket 2S Unboxing

Visão geral do Retroid Pocket 2S

Continuamos a nossa análise do Retroid Pocket 2S com uma visão geral do dispositivo. O Retroid Pocket 2S mede cerca de 6,1 x 3,14 x 1,1 polegadas na sua maior dimensão (15,5 x 8 x 2,8 cm) e pesa cerca de 196g. Está disponível em seis cores: Clear Green e 16bit, ambas aqui apresentadas, bem como Retro, Black, Indigo e Clear Back.

Análise do Retroid Pocket 2S Vista frontal
Retroid Pocket 2S – Vista frontal

O ecrã é um ecrã tátil de 3,5 polegadas com uma relação de aspeto de 4:3 e uma resolução de 640×480, o que é excelente para jogos retroativos e upscaling.

Na parte da frente, temos um D-Pad clássico com sticks analógicos de efeito Hall e os botões de jogo habituais. Ao longo da parte inferior da consola de jogos portátil existem três botões adicionais para Início, Regresso e um botão personalizado.

Retroid Pocket 2S - Vista superior
Retroid Pocket 2S – Vista superior

Ao longo da parte superior temos os botões de ombro e de gatilho esquerdo e direito, uma porta Micro HDMI para saída para a TV ou monitor, a porta Type-C para carregamento, um botão de volume e o botão de alimentação.

Retroid Pocket 2S Vista inferior
Retroid Pocket 2S Vista inferior

Na parte inferior, existe uma ranhura para cartões micro SD com tampa de borracha e uma porta para auscultadores de 3,5 mm.

Especificações técnicas do Retroid Pocket 2S

CPUCPU UNISOC Tiger T610 Octa Core 2x A75 até 1,8GHz e 6x A55 até 1,8GHz,
GPUMali G52 MC2 até 614MHz
RAM3GB ou 4GB LPDDR4x a 1600Mhz
ARMAZENAMENTO32GB/128GB eMMC
VISUALIZAREcrã tátil de 3,5 polegadas, formato 4:3, resolução 640×480 60Hz, 450 nits
WIFI2.4G/5G 802.11b/g/n/ac
BLUETOOTH5.0
CONTROLOS DO JOGOD-Pad, botões de jogo com injeção de molde de duas cores, L2/R2 analógico e sticks duplos de efeito Hall 3D para zero desvios, maior precisão, elevada estabilidade e longevidade
SISTEMA OPERATIVOAndroid 11. Também inclui: O mais recente lançador de jogos oficial e front-end de emulador e suporte OTA oficial para atualização incremental de software
SAÍDA DE TVSuporta 480p através de Micro HDMI
BATERIABateria recarregável de 4000mAh
CORES DA CAIXA16-bit, Preto, Retro, Indigo, Preto transparente e Verde transparente
TAMANHO4,52 x 3,17 x 1,10 polegadas (15,5 x 8,0 x 2,8 cm)
PESO200g

Tem uma bateria de 4000mAh que, nos nossos testes com o Antutu, nos permitiu obter uma autonomia de cerca de 5 horas e 39 minutos.

No nosso teste de temperatura, obtivemos cerca de 46 °C durante a execução do Antutu num teste de referência. O dispositivo é arrefecido de forma passiva, pelo que não tem ventoinha no interior.

Retroid Pocket 2S Android Visão geral

O Pocket 2S funciona com o Android 11, que é o sistema em que a maioria destes dispositivos portáteis funciona normalmente. No entanto, o Anbernic RG405V definiu a tendência com o Android 12. Vamos passar alguns momentos com uma visão geral do sistema operacional Android para esta análise do Retroid Pocket 2S.

Assistente de arranque do Retroid Pocket 2S
Assistente de arranque do Retroid Pocket 2S

O agora familiar assistente de arranque cumprimenta-o quando arranca pela primeira vez e passa por alguns passos de configuração, como a ligação ao WiFi e se pretende instalar a Google Play Store. Também pode escolher as aplicações e emuladores que pretende instalar no Retroid Pocket 2S. É um assistente decente e dá-lhe a opção de uma instalação limpa ou parcial.

Lançador Android
Lançador Android

Tem a opção de utilizar o menu normal do Android ou o Retroid Launcher, que requer alguma configuração para ser utilizado. Pode procurar na sua memória todos os jogos que adicionou e a aplicação irá classificá-los nas consolas adequadas e descarregar as imagens, etc.

Retroid Pocket 2S Mapeador de ecrã
Retroid Pocket 2S Mapeador de ecrã

Também tem o software de sobreposição que é muito bom. A partir daqui, pode alterar rápida e facilmente várias definições, fazer capturas de ecrã, gravar vídeo e transmitir em direto. Existe também um excelente software de mapeamento de ecrã que permite mapear os controlos do jogo para os controlos no ecrã.

Nota máxima para a Retroid e para a sua configuração de computador de mão Android!

Referências de sistema

Como parte da nossa análise do Retroid Pocket 2S, estamos a efetuar alguns testes de referência do sistema para podermos comparar o desempenho com o de outros dispositivos.

3DMark

Resultados de referência do 3DMark
Resultados de referência do 3DMark

Começamos os testes de referência com o 3DMark, que testa o desempenho da CPU e da GPU em conjunto. A consola de jogos vintage Retroid Pocket 2S situa-se mais ou menos entre os modelos Pocket Flip e Pocket 3 com uma pontuação de 1482.

Geekbench

Resultados de referência do Geekbench
Resultados de referência do Geekbench

Em seguida, temos o Geekbench, que testa o desempenho da CPU de um e vários núcleos. Para o desempenho de núcleo único, vemos pontuações não muito distantes do processador Tiger T618. No entanto, no desempenho multi-core, podemos ver uma maior diferença de desempenho entre o T618 e o T610 no Pocket 2S.

Antutu

Resultados do teste de referência Antutu
Resultados do teste de referência Antutu

E por último, mas não menos importante, o Antutu, que executa as tarefas de utilização mais quotidianas, desde a navegação na Web, o desempenho da IU e a reprodução de conteúdos multimédia.

Vemos óptimas pontuações para o Retroid Pocket 2S, batendo mesmo o dispositivo portátil de jogos Pocket Flip. Não tenho a certeza do que fez a diferença aqui, talvez a velocidade mais rápida da RAM, mas ajudou definitivamente.

Desempenho do emulador

E, claro, não poderíamos fazer uma análise do Retroid Pocket 2S sem o desempenho do emulador. Sabemos que o desempenho geral é um pouco inferior ao dos modelos Tiger T618, mas isso não afectará muito o desempenho da emulação para além da era habitual da PlayStation 1 e da Dreamcast.

Emulador de PlayStation 1 DuckStation
Emulador de PlayStation 1 DuckStation

Experimentámos uma série de jogos para a PS1 e a Dreamcast e não tivemos problemas, tudo estava cheio de fotogramas e céu azul!

Emulador Dolphin
Emulador Dolphin

Passando para o emulador Dolphin, encontraremos alguns problemas de desempenho em alguns dos jogos mais exigentes. Pode alterar a resolução de processamento um ou dois níveis para melhorar o desempenho.

Para a PS2, não terá tanto sucesso como as consolas portáteis Android T618. Verificámos alguns problemas de desempenho em jogos que funcionam bem no Retroid Pocket 3+ e no Retroid Pocket Flip. Mais uma vez, pode baixar a resolução de renderização para melhorar o desempenho, mas não espere resultados fantásticos.

Emulador Citra
Emulador Citra

De facto, verificámos um desempenho bastante bom no emulador Citra. Naturalmente, terá de jogar a maior parte dos jogos para gerar os shaders, mas depois disso vimos o Sonic Generations e o Ridge Racer a correr bastante bem. Os congelamentos são mais frequentes do que nos dispositivos T618, mas, em geral, o desempenho não é mau.

Considerações finais

Terminamos a nossa análise do Retroid Pocket 2S com as nossas opiniões sobre o dispositivo. Em termos gerais, a consola de jogos retro Retroid Pocket 2S é uma boa adição à gama Retroid. O seu custo é cerca de 25% inferior, com um desempenho cerca de 22% inferior ao dos modelos Pocket Flip e Retroid Pocket 3+. Tem uma boa relação qualidade/preço em termos de preço e desempenho. Essencialmente, está a perder alguns dos emuladores mais exigentes que, mesmo nos processadores T618, não eram perfeitos.

Emulador AetherSX2
Emulador AetherSX2

Gostamos do formato do Pocket 2S, é confortável de segurar e definitivamente portátil, talvez não tão bom como o modelo 3+, mas não deixa de ser agradável. É bom ter uma versão mais recente do Android, bem como o software Retroid, por isso não há nada a reclamar.

Vale a pena considerar a consola de jogos clássica Retroid Pocket 2S se tiver um orçamento limitado e não estiver muito interessado em emuladores após a era da PlayStation 1 e da Dreamcast.

Emulador Mupen64
Emulador Mupen64

Pode comprar o Retroid Pocket 2S aqui. Utilize o código de desconto RP2S5OFF para obter um desconto de 5% no ato da compra. Tenha em atenção que o código é válido durante 30 dias após a publicação deste vídeo e não pode ser utilizado durante uma venda na loja ou outra promoção.

Assim termina a nossa análise do Retroid Pocket 2S. Deixe-nos saber nos comentários o que pensa sobre ele, se compraria um ou se gastaria um pouco mais para comprar o Pocket 3+ ou o Pocket Flip?

Email

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.