RockTek G2
-
Design
-
Build Quality
-
Performance
-
Features
-
Software
Resumo
A RockTek G2 Android TV Box, com o sistema operativo Android TV 11 certificado pela Google, proporciona um desempenho excecional de transmissão em 4K e de jogos. Com suporte HDMI 2.1, oferece uma experiência de entretenimento de alta definição sem falhas para os entusiastas da tecnologia.
Overall
4.4User Review
( votes)Pros
- CPU S905X4 de alto desempenho e GPU ARM G31 MP2
- Suporta HDMI 2.1, permitindo a saída de resolução 4Kx2K@60fps, Dynamic HDR e CEC
- Interface de fácil utilização com o sistema operativo Android TV 11 certificado pela Google
Cons
- Algumas aplicações não estão disponíveis na Play Store, mas podem ser carregadas lateralmente
Hoje vamos analisar a caixa de televisão Android RockTek G2. Sim, as boxes Android vão voltar a aparecer se os Firesticks tiverem o seu próprio sistema operativo este ano. Na nossa análise do RockTek G2, descobrimos o quanto os dispositivos avançaram nos últimos dois anos.
Vídeo de análise do RockTek G2
Desembalagem do RockTek G2
Começamos a análise do RockTek G2 com um unboxing. Dentro da caixa, temos primeiro a própria caixa Android RockTek G2, que iremos verificar corretamente dentro de momentos.
Por baixo temos uma fonte de alimentação, que incluirá, naturalmente, o adaptador de ficha correto para o seu país. Existe um cabo HDMI para ligar ao seu televisor ou monitor. Existe um guia do utilizador em inglês e chinês e, por último, mas não menos importante, um controlo remoto por bluetooth.
Visão geral do RockTek G2
Continuamos a análise do RockTek G2 com um olhar mais atento ao gadget Android. O RockTek G2 mede cerca de 4,3 x 4,3 x 0,78 polegadas (11 x 11 x 2 cm) e pesa apenas 142g.
Na parte da frente encontra-se um LED de alimentação que se acende a azul quando está ligado e a vermelho quando está em espera.
O lado direito tem uma ranhura para cartões micro SD, uma porta USB 2 e uma porta USB 3 que pode utilizar para ligar periféricos.
A parte de trás, da esquerda para a direita, tem uma porta de alimentação, uma Gigabit Ethernet, HDMI 2.1, AV e portas ópticas. Existe também uma porta USB tipo C que pode utilizar para carregar dispositivos.
O controlo remoto Bluetooth é completo e, como o G2 é compatível com CEC, pode, se desejar, utilizá-lo para controlar o seu televisor. Tem as habituais teclas numéricas e controlos de navegação, o Google Voice e atalhos para aplicações populares como o YouTube, Netflix e Prime Video. É alimentado por 2 pilhas AAA, não incluídas. O telecomando é confortável e intuitivo de utilizar sem ter de estar sempre a olhar para ele para se lembrar onde estão os botões.
Especificações técnicas do RockTek G2
Como parte desta análise do RockTek G2, abordamos as especificações, o consumo de energia e o calor gerado.
CPU | S905X4-K a 2,0 GHz ARM® Cortex™ A55 de quatro núcleos |
GPU | ARM G31 MP2 Open GL ES3.2 |
RAM | 4GB LPDDR4 |
ARMAZENAMENTO | 32GB eMMC 5.1 |
COMUNICAÇÕES | WIFI 6:WiFi MIMO 2T2R 2,4GHz/5GHz 802.11a/b/g/n/ac/ax incorporado Bluetooth 5.0 Ethernet 1000M |
SO | Certificação Google Sistema operativo Android TV 11 |
Nos nossos testes de consumo de energia, obtivemos 2,2 W em modo de espera, 2,9 W em modo inativo no ecrã inicial e 3,1 W durante a execução do teste de referência Geekbench.
O G2 é arrefecido de forma passiva, por isso não tem ventoinha, e durante a execução do Geekbench vimos uma temperatura máxima de cerca de 35 graus C, muito fixe!
Benchmarks do RockTek G2
Como se trata de um dispositivo Android, podemos efetuar alguns testes de referência para obter uma visão geral do seu desempenho para esta análise do RockTek G2.
Geekbench
Começamos com o Geekbench, que testa o desempenho de um e vários núcleos do processador.
Obtivemos pontuações de 144 e 456, em comparação com a nossa caixa android DroiX X4 de há alguns anos atrás, vemos um pequeno aumento no desempenho single e ligeiramente inferior no desempenho multi-core.
3DMark
O 3DMark avalia o desempenho gráfico da CPU e da GPU. Isto não se aplica apenas aos jogos, mas também à descodificação de vídeo, por exemplo.
Obtivemos uma pontuação de 593 graças à GPU mais potente, que é um grande aumento em relação aos 187 do DroiX X4.
Antutu
O Antutu efectua diferentes testes para verificar o desempenho geral do dispositivo, desde a navegação na Web, descodificação de vídeo, velocidade de memória RAM e armazenamento, para citar apenas alguns.
Obtivemos uma pontuação de 112.678, o que é um bom aumento em relação ao modelo DroiX X4.
Visão geral do SO Google TV
A seguir, na nossa análise do RockTek G2, vamos abordar o sistema operativo. Ao arrancar pela primeira vez, é-lhe apresentado um guia que o orienta na configuração inicial. Pode emparelhar o telecomando, ligar-se à rede Wi-Fi, escolher as aplicações que pretende pré-instalar, etc. Se não estiver familiarizado com a utilização de caixas de TV Android, isto facilita muito a instalação e o funcionamento.
Após a conclusão da configuração, recomendamos que verifique e instale quaisquer actualizações OTA para que tenha a versão mais recente do sistema operativo e do software. A versão mais recente apresenta melhorias na experiência do ecrã inicial, muitos aumentos de desempenho e funcionalidades de qualidade de vida. Pode fazê-lo navegando para Definições, Preferências do dispositivo, Acerca de e, em seguida, Atualização do sistema.
O ecrã inicial atualizado oferece uma visão geral com integração de aplicações populares no seu RockTek G2 com recomendações do Netflix, Youtube, Google Play, Prime Video e muito mais. Pode personalizar as aplicações a mostrar ou a não mostrar nas definições do ecrã inicial.
A partir daqui, pode simplesmente navegar para uma recomendação ou continuar a ver um filme, por exemplo. Ou pode navegar pelas suas aplicações instaladas a partir da barra de aplicações favoritas, que pode personalizar conforme necessário.
O separador Loja apresenta recomendações de várias fontes de aplicações que podem ser utilizadas para comprar filmes e programas de televisão no Google TV.
O Discover é uma versão alargada do ecrã inicial com recomendações mais personalizadas e categorizadas das aplicações instaladas. Existem definições na parte inferior para escolher as aplicações que pretende utilizar.
Existe também um separador de pesquisa que pode ser acionado pelo telecomando ou digitado o que procura. A pesquisa por voz está integrada e também pode ser utilizada com muitas das aplicações, como o Prime e o Youtube.
Algumas aplicações vêm pré-instaladas, mas também pode querer instalar algumas das suas próprias aplicações. A Google Play Store é suportada e, a partir daqui, pode descarregar qualquer uma das aplicações suportadas. O sistema operativo é o Android TV 11, pelo que existem algumas restrições menores, mas também é muito fácil carregar as suas próprias aplicações descarregadas.
Visão geral do software
Uma vez que se trata de um sistema operativo Android TV oficialmente licenciado pela Google, significa que tem suporte total para aplicações como o Netflix e o Prime Video. Isto significa que obtém as actualizações oficiais da aplicação que lhe permitem ver em 4K e não o restringem a software pirateado antigo que limita a definição padrão e pode deixar de funcionar a qualquer momento. Esta é uma das melhores características do RockTek G2, uma vez que significa que não precisa de se preocupar em encontrar novas aplicações que realmente funcionem.
Embora não tenhamos uma conta Netflix para esta análise do RockTek G2, conseguimos ver o vídeo Prime, que funciona muito bem. Tem o mesmo aspeto da versão Firestick e, na minha opinião, tem um desempenho um pouco mais rápido ao navegar nos vídeos.
A aplicação YouTube tem um aspeto idêntico ao da versão firestick e possui todas as mesmas funcionalidades. Os vídeos são reproduzidos em 4K sem quedas de fotogramas ou atrasos. Também pode utilizá-lo como um Chromecast e carregar conteúdos multimédia do seu telemóvel Android e apresentá-los no G2, por exemplo.
E pode instalar as suas próprias aplicações, por exemplo, a versão mais recente do Kodi para todos os seus conteúdos multimédia favoritos. Pode obtê-lo na Play Store ou fazer o sideload da sua própria versão, se assim o desejar. Estamos a executar alguns vídeos de teste h.264 e h.265 para verificar o desempenho e tudo funciona muito bem.
Visão geral dos jogos
O RockTek G2 é bom para jogos e não resistimos a experimentar alguns jogos para a análise do RockTek G2. Tem acesso a uma grande seleção na Play Store ou pode fazer o sideload do seu próprio. Pode ligar um comando de jogo e desfrutar de uma variedade de jogos como Horizon Chase, Magic Rampage e Dead Cells. Como não há ecrã tátil, pode utilizar um software de mapeamento de ecrã de terceiros para mapear os controlos tácteis para o seu controlador.
Embora não seja oficialmente suportada, podes fazer o sideload da aplicação Xbox Game Pass e transmitir jogos a partir da cloud. Como não é oficialmente suportado, algumas aplicações, como o Game Pass, não aparecem na lista de aplicações, mas pode abri-las em Definições > Aplicações > Todas as aplicações. É necessária uma boa ligação à Internet para o streaming de jogos e, se o fizer, funciona incrivelmente bem. Estamos a jogar os jogos mais recentes, como o Palworld, sem artefactos gráficos ou atrasos.
E também é ótimo para jogos retro. Pode instalar o RetroArch e outros emuladores a partir da Play Store ou fazer o sideload do seu próprio emulador. Pode jogar todos os sistemas clássicos de 8 e 16 bits na perfeição. Na era da PlayStation 1 e da Dreamcast, verá que alguns dos jogos mais exigentes não funcionam à velocidade máxima. Os jogos de exigência média e baixa devem funcionar bem.
Considerações finais
Chegou a hora de resumir a nossa análise do RockTek G2. O RockTek G2 é muito impressionante para uma box de televisão Android. O facto de ser uma Android TV oficialmente licenciada pela Google é uma grande vantagem, pois significa que tem o apoio total de aplicações como a Netflix e a Prime com reprodução de vídeo 4K. Significa também que obtém um sistema operativo seguro com actualizações sempre que necessário.
Para adicionar as suas próprias aplicações, é uma mistura de sucesso. Todas as aplicações podem ser carregadas lateralmente, o que é ótimo, mas pode acontecer que algumas aplicações não apareçam no separador Aplicações. Em vez disso, é necessário efetuar alguns passos adicionais para os executar. E o suporte para o armazenamento externo é muito limitado, pelo que recomendamos a cópia dos ficheiros para o armazenamento interno para uma melhor compatibilidade. Trata-se de uma limitação do SO Google TV e não do próprio dispositivo.
O RockTek G2 é uma óptima alternativa ao Firestick, que em breve poderá ter o seu próprio sistema operativo, tornando muito mais difícil instalar ou executar as suas próprias aplicações. As boxes Android TV tradicionais não têm tido muito objetivo nos últimos anos, mas têm vindo a evoluir nos bastidores ao ponto de ser difícil não saber que se trata de um novo modelo Firestick ou Google TV. Vale definitivamente a pena considerar o G2 se quiser algo diferente da norma.
Pode obter mais informações e comprar o RockTek G2 aqui. Utilize o código de desconto para obter 5% de desconto no checkout. O código é válido por um mês a partir da data de publicação desta análise e não pode ser utilizado durante as vendas ou promoções da loja.
Esperamos que esta análise do RockTek G2 tenha sido útil. Se tiveres alguma dúvida, não hesites em perguntar nos comentários.