O pessoal da ANBERNIC apresentou a RG300X, que é uma consola retro portátil única. Com uma ênfase mais forte na nostalgia do que o habitual.
O sistema num chip (ou SoC) Ingenic JZ4770 é o cérebro por detrás do RG300X. O mesmo chip que é utilizado no RG350M, RG280V e noutros dispositivos portáteis retro da geração anterior. Tem um CPU dual-core e 1GB de RAM, o que lhe permite ter um desempenho quase perfeito na PS1, bem como em muitas outras consolas retro.
No entanto, devido ao facto de ter sido lançado numa altura invulgar, a sua potência é ligeiramente inferior à das consolas de jogos actuais. Sem qualquer possibilidade de jogar jogos da N64 ou da Playstation Portable. Não se trata de uma grande perda, uma vez que a emulação para além da PS1 ainda era bastante instável, mas é algo a ter em conta.
O ecrã do RG300X é um ecrã IPS 4:3, 640×480. É excelente para este tipo de produto e a imagem é bastante nítida, proporcionando imagens vibrantes e claras numa variedade de jogos retro.
De longe, o aspeto mais distintivo do RG300X é a sua aparência física. Com uma semelhança impressionante com o Game Boy Micro; uma iteração bastante obscura do Game Boy advance que foi lançado em 2005.
A ANBERNIC também visa um segundo subconjunto de nostalgia com as opções de cores para a RG300X. Uma das ofertas é uma coloração vermelha e dourada distinta. Semelhante ao que se via na Famicom (a iteração japonesa original da NES).
Um regresso bem-vindo é a presença de uma saída mini-HDMI. Permitindo-lhe ligar o RG300X a um televisor HD de maiores dimensões para uma experiência de visualização mais agradável. O que é perfeito para aqueles que não gostam de ecrãs mais pequenos.
Além disso, o sistema de cartão SD duplo visto no RG350, RG351V e outras consolas de jogos retro regressa aqui. Tornando muito fácil a gestão independente dos seus jogos e firmware.
E, claro, a qualidade de construção caraterística da ANBERINC mantém-se. Com botões que têm a quantidade certa de elasticidade (nem muito moles, nem muito clicáveis). Além de uma sensação geral de solidez na mão. O único ponto que temos a apontar no departamento de construção é o facto de o acabamento brilhante ser um imã de impressões digitais.
Resumo
Do que gostamos!
- Design muito nostálgico
- Ecrã nítido e claro
- A qualidade de construção caraterística do ANBERNIC
- Saída HDMI!
Do que não gostamos!
- Sem letras/formas gravadas nos botões frontais
- Os LEDs de início/seleção são um pouco exagerados
- Processador desatualizado
De um modo geral, o RG300X é um fantástico dispositivo portátil de jogos retro que será um excelente companheiro para longas deslocações, viagens de comboio, pausas para almoço e muito mais. Além disso, é uma excelente prenda para um geek ou um presente para o jogador da sua vida. Os jogadores mais velhos apreciarão a oportunidade de reviver os clássicos, enquanto os mais novos poderão explorar um verdadeiro baú de tesouros de jogos anteriores ao seu tempo.
Quer saber mais? Veja a nossa análise da RG300X. Também pode comprar uma RG300X agora mesmo na DroiX!