Análise do Geekom GTI13 Pro
-
Design
-
Build Quality
-
Performance
-
Features
Resumo
Um mini PC de alto desempenho baseado em Intel que não consegue acompanhar o seu homólogo AMD.
Overall
4.3Pros
- Opção de CPU Intel i7 ou i9, dependendo dos teus requisitos
- Suporte para até quatro ecrãs 4K ou um único ecrã 8K
- Utiliza menos energia, ruído da ventoinha e temperaturas mais baixas do que o Geekom A8
- Excelente formato, fácil de transportar numa mala pequena
- Duas portas USB-C 4
Cons
- Desempenho geral inferior ao do Geekom A8 baseado em AMD
Analisámos o Geekom A8 AMD Ryzen 7 8845HS há alguns meses e agora é a vez da Intel com o Geekom GT13 Pro com i9-13900H. Como é que estes dois dispositivos emblemáticos se comparam um com o outro? Descobre na nossa análise do Geekom GT13 Pro.
Dentro da caixa
O Geekom GT13 Pro é fornecido com o próprio mini PC Intel, juntamente com um guia de início rápido que está em vários idiomas.
Inclui um pequeno bloco de alimentação e um cabo com uma ficha para o teu país, no nosso caso uma ficha para o Reino Unido. Há um cabo HDMI e, por último, mas não menos importante, uma placa de montagem VESA e parafusos para prenderes o mini PC para escritório atrás do teu televisor ou monitor.
Visão geral do Geekom GT13 Pro
O Geekom GT13 Pro mede cerca de 4,42 x 4,42 x 1,45 polegadas (11,24 x 11,24 x 3,7 cm) e pesa 442g. Tal como o modelo A8, é feito de uma caixa de alumínio com um acabamento metálico cinzento ligeiramente mais escuro que fica muito bem no teu ambiente de trabalho.
Na parte frontal existem duas portas USB 3.2 Gen 2, sendo que a primeira suporta Power Delivery. Existe uma porta para auscultadores de 3,5 mm e o botão de alimentação.
No lado esquerdo, encontra um leitor de cartões SD de tamanho normal, que aprecio sempre mais do que um leitor de cartões micro SD.
A parte de trás, da esquerda para a direita, tem uma porta USB 4 Gen 3 que também suporta fornecimento de energia. Tens a primeira de duas portas HDMI 2.0 e uma ethernet de 2,5 Gbps. De seguida, temos uma porta USB 2.0, uma porta USB 3.2 Gen e termina com a segunda porta USB 4 e HDMI.
Com a utilização das duas portas HDMI e 2 portas USB Type-C, podes utilizar até quatro monitores com resolução até 4K ou um único ecrã 8K.
A porta USB 4 Gen 3 suporta até 40Gbps, até 15W PD 3.0 e dispositivos externos, incluindo SSDs e eGPUs, como a estação de ancoragem GPD G1 eGPU. Uma estação de ancoragem é excelente para os mini PCs Intel, especialmente se necessitares de um aumento do desempenho gráfico, como nos jogos ou na edição de vídeo.
Especificações técnicas do Geekom GT13 Pro
Existem dois modelos do Geekom GT13 Pro. O primeiro, que analisamos aqui, usa o processador Intel i9-12900H de 13ª geração com 14 núcleos e 20 threads. O segundo apresenta o processador Intel i7-13620H de 13ª geração com 10 núcleos e 16 threads.
Para a placa gráfica, tem a Intel Iris Xe integrada no modelo i9 e a placa gráfica Intel UHD no modelo i7. Os gráficos Intel não são muito bons para jogos, mas para as tarefas diárias em casa e no escritório são óptimos, e é para isso que este mini PC se destina.
Ambos os modelos são fornecidos com 32GB de RAM DDR4-3200 SODIMM e 2 TB M.2 2280 PCIe Gen 4×4 SSD. Para as comunicações, dispõe de Wi-Fi 6E fornecido pela ranhura M.2 2230. Tem suporte para Bluetooth 5.2 e a já mencionada Ethernet de 2,5 Gbps.
Como parte das nossas análises, efectuamos sempre um teste de consumo de energia, de ruído da ventoinha e térmico. Relativamente à utilização de energia, enquanto está inativo no ambiente de trabalho, obtivemos uma média de cerca de 8W. Com o 3DMark a carregar, obtivemos 32,8W e com carga total (executando o Cinebench e o 3DMark) obtivemos cerca de 55,5W. O Geekom A8, em comparação, teve um mínimo de 4,6W e um máximo de 78,4W, por isso vemos um consumo de energia mais baixo com o modelo Intel
Durante o teste de carga total, também testámos o ruído da ventoinha e as temperaturas do mini PC. Obtivemos um ruído da ventoinha mais elevado de 60dB e uma temperatura interna mais elevada de cerca de 62 °C. Compara isto com o Geekom A8 que obteve 67dB e 65 °C respetivamente. O Geekom GT13 Pro ganha definitivamente em termos de consumo de energia, ruído da ventoinha e temperatura.
Referências de sistema
Como sempre, realizamos uma série de benchmarks para a nossa análise do Geekom GT13 Pro, a fim de conhecer o seu desempenho e também compará-lo com outros mini PCs.
PassMark
Começamos os benchmarks com o PassMark, que realiza uma série de testes na CPU, GPU, RAM e armazenamento.
Obtivemos uma pontuação total de 5727,9 que, infelizmente, coloca o GT13 PRO na parte inferior de nossas comparações de mini PCs recentes.
Na análise, vemos pontuações muito boas para o CPU, acima da média para gráficos 2D, abaixo da média para gráficos 3D. As pontuações melhoram muito com excelentes pontuações para o desempenho da Memória e do Disco no percentil 98.
PCMark
O PCMark testa as tuas utilizações diárias normais de um PC, desde a navegação na Web, videoconferência, trabalho com documentos de escritório até à edição e renderização de imagens.
Obtivemos uma pontuação de 6546, que é respeitável, mais próxima da maioria dos outros modelos de mini PC, mas ainda no fundo dos resultados.
Cinebench R23
A seguir nos nossos testes de referência está o Cinebench R23 que testa o desempenho de um e vários núcleos do CPU.
Algumas boas notícias, já que no teste Single-core obtivemos a pontuação máxima de 1931, mas nos testes multi-core ficamos em último lugar com 11.348.
Cinebench R24
Começámos recentemente a utilizar o Cinebench R24 e ainda não dispomos dos nossos próprios dados comparáveis.
Mas as pontuações são prometedoras, obtivemos 115 para single-core, colocando-o mesmo à frente do Apple M1 Max. E para o desempenho multi-core obteve 661, um pouco atrás do Apple M1 Max.
3DMark
O nosso último benchmark de sistema é o 3DMark, que testa a CPU e a GPU a trabalharem em conjunto. Não se trata apenas de jogos, uma GPU forte é ideal para edição de imagem e vídeo, por exemplo.
Nos testes Time Spy, Night Raid e Fire Strike obtemos as pontuações mais baixas quando comparados com os mini PCs AMD, o que já esperávamos. Mas estas pontuações não são tão más como pensávamos que seriam.
Referências de jogos
Embora o Geekom GT13 Pro não seja um mini PC para jogos, executamos sempre alguns testes de referência para obter uma indicação do que é realmente possível jogar nele. Normalmente, corremos a 720P, 1080P, 1440P e 4K, mas como este não é um mini PC para jogos, só testamos a 720P
Forza Horizon 5
O Forza Horizon 5 está optimizado para processadores AMD e os resultados reflectem isso mesmo. Obtivemos 61 FPS nas definições gráficas 720P Muito Baixo. Podes bloquear o jogo a 30FPS e aumentar a resolução e/ou as definições gráficas e jogar isto muito bem.
Shadow of the Tomb Raider
Para Shadow of the Tomb Raider, estamos a correr a 720P com as definições gráficas mais baixas. Obtivemos 61 fotogramas por segundo e, mais uma vez, podes fixar isto em 30FPS e alterar alguns gráficos para que corra bem.
Street Fighter VI
Para o nosso teste de referência do Street Fighter VI, estamos a correr a 720 nas definições gráficas mais elevadas. Obtivemos resultados de pouco menos de 30 FPS, o que não é muito jogável para este jogo. Mas jogar com as definições gráficas mais baixas irá acelerar o desempenho e torná-lo mais agradável.
Resumo da referência
Não há como evitar, o processador Intel quando comparado com os processadores AMD tem resultados muito diferentes. Vimos nos benchmarks do sistema, na sua maioria, resultados em último lugar em relação aos processadores AMD, ficando em primeiro lugar apenas uma vez no teste de desempenho de núcleo único Cinebench.
Para as tuas tarefas do dia a dia, o Geekom GT13 Pro terá um bom desempenho. Embora não tenhamos as melhores pontuações de benchmark, certamente não verás qualquer abrandamento enquanto navegas na web, vês vídeos 4K ou mesmo 8K ou trabalhas em grandes documentos de escritório. Consegue lidar com tudo isto perfeitamente bem.
Os jogos são jogáveis no GT13 Pro, mas terias de limitar o FPS a 30 e fazer algumas alterações, enquanto que com um CPU AMD poderias correr em definições mais elevadas sem problemas. Claro que podes correr jogos menos exigentes sem problemas. Podemos desfrutar de jogos como Hades II, TMNT: Shredders Revenge e Dead Cells com resoluções e definições gráficas mais elevadas. E tens sempre a opção de transmissão de jogos, que funciona muito bem!
Em alternativa, uma estação de ancoragem eGPU, como a GPD G1 2024 ou a ONEXPLAYER ONEXGPU, fará uma enorme diferença no desempenho dos jogos e dos gráficos em geral. A GPU dedicada substitui a iGPU e funciona como um PC de secretária para jogos, proporcionando resoluções e definições gráficas mais elevadas e uma codificação de vídeo mais rápida, por exemplo.
Geekom GT13 Pro Análise Considerações finais
Chegou a hora de resumir a nossa análise do Geekom GT13 Pro com os nossos pensamentos finais. Tenho de ser honesto e dizer que acho difícil recomendar o Geekom GT13 Pro em vez do seu equivalente AMD, o Geekom A8.
O principal problema é o desempenho inferior. Obtém consistentemente pontuações mais baixas do que os modelos AMD. Embora não precises de um desempenho elevado, os preços de ambos os modelos são praticamente os mesmos. Então, por que escolher o GT13 Pro em vez do A8?
Os pontos positivos que podemos retirar do Geekom GT13 Pro são o menor consumo de energia, o ruído da ventoinha e as temperaturas. O ruído elevado da ventoinha no Geekom A8 foi o meu principal ponto negativo, é muito alto e está constantemente a um nível de velocidade elevado em comparação com o GT13 Pro, que é mais silencioso e passa menos tempo a velocidades elevadas da ventoinha. Também podes potencialmente poupar algum dinheiro com o consumo geral de energia mais baixo.
Se os níveis de ruído mais elevados não são uma grande preocupação e desejas o melhor desempenho para o teu dinheiro, eu recomendaria o Geekom A8. O Geekom A8 é um excelente mini PC quando comparado diretamente com o Geekom GT13 Pro. Se preferes menos ruído e temperaturas mais baixas, então o mini PC Geekom GT13 Pro Intel é uma opção.
Podes saber mais sobre o Geekom GT13 Pro e encomendar o teu em baixo. Os códigos de desconto de 10% expiram a 30 de setembro de 2024
Lojas oficiais da Geekom
Loja Geekom (EUA) Código de desconto “DROGT13”
Loja Geekom (Reino Unido) Código de desconto “DXGT13”
Amazon (EUA)
modelo i9 – Código de desconto “DROXGT13”
modelo i7 – Código de desconto “DROXGT13”
E se quiseres saber mais sobre o Geekom A8, vê a nossa análise completa aqui. Também podes comprá-lo em:
Geekom A8 Ryzen 9 8945HS: Amazon US, Geekom Store
Geekom A8 Ryzen 7 8845HS: Amazon US, Geekom Store
O Geekom GT13 Pro foi-nos fornecido pela Geekom para análise. Todas as palavras e opiniões são da minha autoria e não foram pagas ou instruídas pela Geekom.