Chat with us, powered by LiveChat

Os melhores PCs portáteis para jogos em 2023 com vídeo

#1. AYANEO 2S – Melhor PC de jogos portátil

Vídeo de análise completa do AYANEO 2

O AYA NEO 2S é um PC portátil para jogos com uma infinidade de funcionalidades concebidas para satisfazer os entusiastas dos jogos em movimento. Na caixa, os utilizadores encontrarão o PC para jogos, um carregador de parede de 100 W, vários adaptadores de carregador para utilização internacional, adaptadores USB Type-C para A e painéis laterais adicionais, entre outras ferramentas e acessórios.

Overwatch 2 no AYANEO 2S
AYANEO 2 melhor PC portátil

O dispositivo possui um vibrante ecrã tátil IPS de 7 polegadas com uma resolução de 1920×1200, que pode ser reduzida para 1280×800. O ecrã, conhecido pelo seu brilho de 500 nits, é complementado por um design elegante disponível em cinco cores temáticas, incluindo Starry Black, Sky White, Retro Power, B.Duck Pink & Blue e B.Duck Joyful Black. Além disso, as suas dimensões de 10,3 x 4,1 x 0,8 polegadas e um peso de apenas 667 g fazem dele um companheiro compacto para jogos em movimento.

Em termos de especificações técnicas, o PC de jogos portátil AYA NEO 2S está equipado com um CPU AMD Ryzen 7 7840U e uma GPU AMD Radeon 780M. Oferece várias opções de RAM, desde 16GB até 32GB, com opções de armazenamento que vão desde 512GB até uns robustos 4TB m.2 2280 SSD.

ESPAÇO AYANEO 2 AYA
ESPAÇO AYANEO 2 AYA

O PC para jogos portátil possui uma série de portas, incluindo duas portas USB 4 Type-C, uma porta USB 3.2 Type-C, uma entrada para auscultadores de 3,5 mm e uma ranhura rápida para cartões micro SD que suporta velocidades até 300 MB/s. Todas estas funcionalidades são alimentadas por uma bateria recarregável de 13050mAh e 50,25Wh, que funciona com o Windows 11 Home Edition.

Avaliação do AYA NEO 2S - O legado de Hogwarts
O legado de Hogwarts no AYA NEO 2S

Em termos de desempenho, o AYA NEO 2S apresenta resultados variáveis em diferentes testes de referência. Quando testado em comparação com concorrentes como o GPD WIN MAX 2 2023 e o ASUS Ally, o dispositivo mostrou um desempenho consistente, embora por vezes fique ligeiramente atrás dos seus pares.

Particularmente, o AYA NEO 2S teve um desempenho quase 10% mais lento do que o ASUS ROG Ally nos benchmarks PCMARK10. No entanto, nos testes de jogo, o dispositivo aguentou-se, apresentando taxas de fotogramas acima da média em jogos como “Forza Horizon 5” e “Call of Duty Modern Warfare 2”.

Pode saber mais e comprar o AYANEO 2S aqui. Pode ler a nossa análise completa aqui: Análise do AYANEO 2S aqui!

Do que gostamos!

  • O processador Ryzen 7 68900U de elevado desempenho é ótimo para jogos
  • Confortável de segurar para longas sessões de jogo
  • A iluminação RGB é subtil e pode ser personalizada
  • Excelente software AYA SPACE
  • O painel frontal de folha única é uma boa opção de design
  • Uma exposição fantástica!

O que não gostamos…

  • A duração da bateria é um pouco curta com um TDP de 28 W, como a maioria dos portáteis baseados no 7840U

#2. AYN Loki & AYN Loki Max – O melhor PC de bolso para jogos


O mundo dos jogos está em polvorosa com a introdução do AYN Loki e do AYN Loki Max, dois PCs para jogos portáteis de última geração, agora disponíveis para pré-encomenda na Droix. O AYN Loki está equipado com o CPU AMD Ryzen 5 6600U da geração anterior, uma GPU Radeon 660M com 6 núcleos, opções de RAM de 8 GB ou 16 GB LPDDR5 a 6400 MHz e opções de armazenamento que variam entre 128 GB e 512 GB M.2 2242 SSD NVMe. O dispositivo também possui um ecrã tátil LCD de 6 polegadas com resolução de 1080P para uma experiência de jogo vívida.

Double Dragon Gaiden é excelente para jogos de baixa TDP
Double Dragon Gaiden é excelente para jogos de baixo TDP no AYN Loki

O AYN Loki Max, por outro lado, foi concebido para quem procura uma experiência de jogo elevada. Inclui a CPU AMD Ryzen 7 6800U da geração anterior com 8 núcleos e 16 threads, uma potente GPU Radeon 680M com 12 núcleos, uma robusta RAM LPDDR5 de 16 GB a 6400 MHz e uma M.2 2242 de 512 GB SSD NVMe. Tal como o seu irmão, o Loki Max também possui um ecrã tátil LCD 1080P de 6 polegadas.

Ambos os dispositivos partilham características notáveis para melhorar ainda mais a experiência do utilizador. Estão equipados com Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2 para uma conetividade sem falhas. Uma bateria de 46,2Wh alimenta cada unidade, garantindo uma jogabilidade sustentada. O sistema de controlo abrangente, que inclui manípulos analógicos duplos, D-Pad, botões de jogo e muito mais, garante uma sessão de jogo envolvente. Além disso, ambos os dispositivos são compatíveis com o Windows 11 e incluem USB 4.0 e uma porta para auscultadores de 3,5 mm.

AYN LOKI e LOKI MAX Dimensões da revisão
AYN LOKI e LOKI MAX Dimensões

Em resumo, o AYN Loki e o Loki Max representam um salto significativo no nicho dos PCs portáteis para jogos. Com as suas especificações técnicas robustas, prometem um desempenho potente em movimento, o que os torna numa opção obrigatória para os entusiastas dos jogos. Quer se trate da versatilidade do AYN Loki ou das capacidades superiores do AYN Loki Max, os jogadores vão adorar estas inovações.

Pode saber mais e comprar o AYN Loki e o AYN Loki Max aqui. Lê a nossa análise completa do AYN Loki e do AYN Loki Max aqui.

Do que gostamos!

  • Ótimo preço
  • Excelente desempenho
  • Confortável para segurar e tocar
  • O software AYN Loki é bom

O que não gostamos…

  • Apenas uma porta USB

#3. AOKZOE A1 Pro


O AOKZOE A1 Pro é um PC móvel para jogos que capta a atenção logo na fase de desembalagem. A embalagem inclui o dispositivo A1 Pro, instruções em chinês e inglês, um carregador de 65 W (com um adaptador específico para o seu país) e um cabo de carregamento USB tipo C. Em termos estéticos, o A1 Pro está disponível em azul Quantum e branco Lunar. Apresenta um design compacto e ergonómico, medindo 11,22 x 4,92 x 0,82 polegadas e pesando apenas 729g.

Análise do AOKZOE A1 Pro - Jogabilidade CoD MW2
CoD MW2 no AOKZOE A1 Pro

O dispositivo possui um ecrã tátil IPS de 8 polegadas com uma resolução máxima de 1920×1200, oferecendo uma qualidade decente com um brilho de 350 nits. Na parte da frente, possui controlos de jogo convencionais, incluindo um D-Pad, dois manípulos analógicos e botões. Existem também botões exclusivos para funcionalidades específicas, como abrir o teclado no ecrã e o software de sobreposição AOKZOE. Os lados do AOKZOE A1 Pro brilham com luzes LED, que os utilizadores podem personalizar utilizando o software de sobreposição.

Em termos de especificações técnicas, o PC portátil para jogos AOKZOE A1 Pro é uma potência. Está equipado com um CPU AMD Ryzen 7 7840U, GPU AMD Radeon 780M e uma opção de 32 GB ou 64 GB de RAM LPDDR5X. Para armazenamento, oferece um robusto M.2 de 2 TB SSD PCIe 4.0×4. As opções de conetividade incluem WiFi 6E, Bluetooth 5.2 e uma variedade de portas, incluindo USB 4.0, USB 3.2, USB 3.0 e uma entrada para auscultadores de 3,5 mm. Existe também uma ranhura para cartões micro SD para armazenamento expansível. Outras características notáveis incluem altifalantes estéreo duplos, um sistema de arrefecimento sofisticado e uma bateria de 65Wh que, nos testes, durou cerca de 10 horas em modo inativo.

Jogabilidade da Xbox 360 com Vanquish
Jogabilidade da Xbox 360 com Vanquish

Em termos de desempenho, o A1 Pro foi comparado com outros PCs compactos para jogos, como o AYA NEO 2S, o ASUS ROG Ally e o GPD WIN MAX 2 2023. Os resultados variaram, mas o dispositivo aguentou-se na maioria dos testes. O desempenho nos jogos parece estar ao mesmo nível do AYA NEO 2S, atingindo mais de 60 FPS em determinados jogos quando optimizado. Em termos de emulação, o A1 Pro também teve um desempenho admirável com emuladores PS3, Xbox 360 e Switch.

Pode saber mais e comprar o AOKZOE A1 Pro aqui. Podes ler a nossa análise completa do AOKZOE A1 Pro aqui.

Do que gostamos!

  • Ótimo preço
  • Ecrã grande de 8
  • Bateria de longa duração
  • O suporte integrado é ótimo

O que não gostamos…

  • Os manípulos analógicos têm uma qualidade inferior à das consolas portáteis mais caras
  • O design é básico, mas é mais uma questão visual do que de conforto

Menções honrosas para o melhor PC portátil para jogos

1#. GPD WIN Mini

O GPD WIN Mini é um PC de jogos portátil, medindo 6,6 x 4,29 x 0,98 polegadas e pesando 520g. Uma caraterística importante é o seu ecrã tátil LTPS de 7 polegadas com uma resolução de 1920×1080, que suporta taxas de atualização de 60Hz e 120Hz. Isto garante uma jogabilidade mais suave, especialmente para jogos mais antigos que são compatíveis com a taxa de 120Hz. Os controlos de jogo estão estrategicamente colocados em ambos os lados de um touchpad, com uma disposição ligeiramente diferente da orientação vertical normal dos sticks.

O Starfield funciona muito bem no GPD WIN Mini!
O Starfield funciona muito bem no GPD WIN Mini!

As especificações técnicas são robustas, com dois modelos disponíveis: um com um CPU AMD Ryzen 7 7840U (8 núcleos, 16 threads até 5,1GHz) e outro com um AMD Ryzen 5 7640U (6 núcleos, 12 threads até 4,9GHz). Em termos de gráficos, o primeiro utiliza uma AMD Radeon 780M, enquanto o segundo utiliza uma AMD Radeon 760M. A capacidade da RAM varia entre 16 GB e 32 GB LPDDR5 6400MT/s. As soluções de armazenamento são impressionantes, indo até 2TB para o modelo mais premium, utilizando a norma PCIe 4.0 x 4, NVMe 1.3/1.4. Além disso, o ecrã é melhorado com uma elevada taxa de atualização e suporta controlos de jogo avançados, incluindo joysticks duplos de efeito Hall, um teclado QWERTY completo com design retroiluminado e um touchpad de precisão.

O PC para jogos portátil GPD WIN Mini utiliza um teclado retroiluminado que é uma melhoria em termos de tamanho em relação ao seu antecessor, o GPD WIN 4, embora ainda não seja totalmente adequado para tarefas de escrita prolongadas. A parte de trás do dispositivo inclui duas portas USB, um interrutor para alternar entre os modos de gamepad e rato, uma tomada combinada de áudio de 3,5 mm, uma porta Oculink para ligar a estação de ancoragem GPD G1 eGPU e um leitor de cartões micro SD. Para melhorar a aderência, especialmente em sessões de jogo prolongadas, existem os GPD WIN Mini Grips, que estão disponíveis em separado. Embora estas pegas garantam uma fixação confortável, acrescentam alguma espessura ao dispositivo, tornando-o menos fácil de levar no bolso.

GPD WIN Mini Vista frontal
GPD WIN Mini Vista frontal

Em termos de desempenho, os testes de referência do GPD WIN Mini mostram que ele é bastante competente. Jogos como “Forza Horizon 5”, “Shadow of the Tomb Raider” e “Cyberpunk 2077” demonstraram resultados decentes de FPS a 1080P. Nomeadamente, algumas pontuações de referência foram superiores ou inferiores às do GPD WIN 4 2023 devido à variação nas versões dos controladores. Verificou-se que o GPD WIN Mini tem um desempenho equivalente ao de outros dispositivos portáteis 7840U em termos de sistema geral e de benchmarks de jogos.

O lançamento do GPD WIN Mini foi aguardado com expetativa pela comunidade de jogadores. Embora tenha havido preocupações iniciais relativamente a problemas de temperatura externa nas amostras beta, espera-se que a versão final pública tenha estes problemas rectificados. Ao conseguir um equilíbrio entre portabilidade e funcionalidade, o WIN Mini resolve algumas limitações dos seus antecessores. Combina um ecrã maior com um formato confortável, tornando a jogabilidade agradável. A orientação horizontal dos controlos requer alguma habituação e, embora o teclado tenha sido expandido, continua a ser menos adequado para tarefas de escrita mais longas. A versão final, que será lançada em novembro, promete mais melhorias e aperfeiçoamentos.

Pode comprar o GPD WIN Mini aqui e ler a nossa análise do GPD WIN Mini aqui.

Do que gostamos!

  • Ótimo fator de forma
  • CPU 7840U rápida e GPU 780M
  • Porta OCuLink para ligação ao GPD G1
  • Muito confortável de segurar
  • Teclado tátil utilizável
  • Punhos extra opcionais para maior conforto

O que não gostamos…

  • O teclado é utilizável, mas ainda é um pouco pequeno para escrever documentos mais longos

#2 Lenovo Legion Go

Infelizmente, o Lenovo Legion Go não foi lançado no Reino Unido e na Europa, pelo que não foi possível adicioná-lo ao nosso vídeo principal. Agora que temos finalmente um nas nossas mãos, podemos fazer alguns testes de referência e ver como funciona esta consola portátil.

Lenovo Legion Go
Lenovo Legion Go

O Lenovo Legion Go é o primeiro dispositivo portátil para jogos Windows da Lenovo, concebido para oferecer aos jogadores especificações e imagens de topo num formato portátil. Inclui um processador AMD Ryzen Z1 Series, que alimenta os jogos no seu ecrã de jogos Lenovo PureSight de 8,8 polegadas. Este ecrã proporciona imagens envolventes com um brilho de até 500nits e uma gama de cores DCI-P3 de 97%, suportando resoluções de 1600p a 800p e taxas de atualização de 144Hz e 60Hz. O dispositivo funciona com o Windows 11 e oferece um elevado desempenho gráfico, comparável ao das consolas.

Em termos de design, a Legion Go inclui comandos únicos com joysticks de efeito hall para uma jogabilidade precisa e reactiva, um D-pad grande, uma roda de rato angular e vários botões mapeáveis. Os comandos são amovíveis, o que aumenta a flexibilidade dos estilos de jogo, e o dispositivo possui um suporte para uma utilização mãos-livres.

Lenovo Legion Go Vista posterior
Lenovo Legion Go Vista posterior

Também possui uma potente bateria de 49,2 Wh com carregamento super rápido, que permite uma recarga de até 70% em apenas meia hora. O dispositivo integra a tecnologia térmica Coldfront da Lenovo com uma ventoinha de polímero de cristais líquidos, mantendo um desempenho ótimo e, ao mesmo tempo, baixos níveis de ruído. Além disso, o Legion Go inclui duas portas USB Type-C, Wi-Fi 6E, suporte para Bluetooth 5.2 e a interface Legion Space para gerir jogos e definições.

De um modo geral, o desempenho é muito bom, com níveis semelhantes aos dos modelos baseados no 7840U, que é essencialmente o mesmo processador que o Z1. Não passámos muito tempo com a unidade portátil, mas fizemos alguns testes de referência.

No 3DMark, registámos pontuações muito competitivas. Em Time Spy obtivemos 3109, em comparação com o GPD WIN 4 2023 com 3094, em Night Raid obtivemos 26398 vs 28664, e em Fire Strike obtivemos 7428 vs 7622.

Em comparação com o AYA NEO 2S, obtivemos 3109 vs 3188, 26398 vs 27669 e 7428 vs 7493, respetivamente. Assim, de um modo geral, as pontuações estão ao nível das dos dispositivos portáteis com melhor desempenho. Algo que o ROG Ally não conseguiu, apesar de ter o mesmo CPU. Os resultados dos testes de referência são apresentados mais adiante neste artigo.


#3. AYA NEO Geek 1S

O AYA NEO GEEK 1S é um PC de jogos móvel concebido para jogadores ávidos em movimento. À primeira vista, o dispositivo é compacto, medindo aproximadamente 10,4 x 4,1 x 0,87 polegadas e pesando 672g. Apresenta um ecrã tátil IPS de 7″ com molduras finas, disponível em resoluções de 800P e 1200P.

O dispositivo é apresentado em três cores disponíveis: Preto Fantasia, Branco Puro e Roxo Nebulosa. Nomeadamente, o GEEK 1S inclui sticks analógicos com sensor de efeito de hall, botões de jogo e atalhos para a aplicação AYA SPACE e sobreposição. Ao longo da sua periferia, o dispositivo inclui botões de gatilho de ombro e de efeito Hall, um botão de alimentação integrado na impressão digital e várias portas USB Tipo C.

Dimensões do AYA NEO Geek 1S
Dimensões do AYA NEO Geek 1S

No que diz respeito aos aspectos técnicos, o PC para jogos portátil AYA NEO GEEK 1S possui um ecrã IPS Slim-bezel de 7″ com opções de resolução de 800P ou 1200P. Está equipado com um controlador GEEK, um giroscópio na fuselagem e dois motores lineares no eixo X. O dispositivo funciona com 16GB/32GB de RAM LPDDR5X e oferece opções de armazenamento SSD de 512GB ou 2TB. Sob o capô, é alimentado pelo CPU AMD Ryzen 7 7840U com GPU AMD Radeon 780M. As opções de conetividade incluem Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2, e funciona com o Windows 11 Home Edition de 64 bits. Os testes de bateria revelam uma duração de 1 hora e 20 minutos para benchmarks de jogos, com uma duração impressionante de 10 horas e 26 minutos durante o tempo de inatividade.

Em termos de desempenho, os testes de referência mostram que o AYA NEO GEEK 1S mantém a sua posição. Para jogos, proporciona experiências suaves em títulos como o Forza Horizon 5, alcançando 115 FPS a 28W TDP em definições gráficas muito baixas com uma resolução de 800P. Em Shadow of the Tomb Raider, atingiu até 78 FPS nas definições gráficas mais baixas com uma resolução de 800P. Outros jogos como Cyberpunk 2077 e Street Fighter VI também produziram resultados louváveis, embora com algumas diferenças em relação a outras consolas portáteis. O dispositivo teve um desempenho notável nos testes de referência Cinebench, o que indica uma forte capacidade de processamento.

Payday 3 funciona muito bem no AYA NEO Geek 1S
Payday 3 funciona muito bem no AYA NEO Geek 1S

O AYA NEO GEEK 1S, particularmente o modelo 800P, oferece um desempenho que se alinha bem com outros dispositivos da sua categoria. Embora possa ter um preço superior, a qualidade da sua construção, o conforto que oferece durante um jogo prolongado e características como os sensores de efeito Hall justificam o investimento.

A comparação com outros dispositivos, como o PC móvel para jogos AOKZOE A1 Pro, mostra que, embora o GEEK 1S seja mais caro, oferece um valor acrescentado em termos de conforto e componentes. A decisão entre os dois resume-se à preferência do utilizador relativamente ao conforto e ao orçamento. No geral, com o seu design robusto, desempenho impressionante e formato confortável, o AYA NEO GEEK 1S é um concorrente à altura no domínio dos PCs de jogos portáteis.

Pode saber mais e comprar o AYA NEO Geek 1S aqui. A nossa análise completa do AYA NEO Geek 1S cobre este PC de jogos portátil com mais pormenores.

Do que gostamos!

  • CPU e GPU rápidas AMD Ryzen 7 7840U e 780M
  • Portátil e confortável de segurar
  • Escolha de um ecrã de 800P ou 1200P

O que não gostamos…

  • O software AYA SPACE é um pouco confuso, mas está a melhorar com o tempo

Email

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.