Chat with us, powered by LiveChat

Retro / Presente – SEGA Dreamcast e RG552 da Anbernic

Analisamos a poderosa SEGA Dreamcast e a consola portátil de jogos retro RG552 no nosso artigo Retro / Presente. Analisamos uma consola e jogos retro e depois exploramos formas mais modernas de os jogar, caso não tenha uma.

Retro / Presente – Dreamcast e RG552 Vídeo

Introdução

Na verdade, não possuía uma SEGA Dreamcast quando foi lançada, em 1998. Eu tinha uma PlayStation e estava à espera do lançamento da PlayStation 2 no ano seguinte. Há vários anos, peguei nesta Dreamcast, dei um pouco de brilho à caixa e ao comando e instalei algumas modificações.

A poderosa SEGA Dreamcast!
A poderosa SEGA Dreamcast!

Especificações técnicas da SEGA Dreamcast

A Dreamcast foi concebida para utilizar principalmente peças de prateleira, o que reduziu o custo da consola. Em comparação com a PS1 e a PS2, com os seus chips personalizados, a Dreamcast tinha um preço bastante inferior a ambas.

CPUHitachi SH-4 32-bit RISC @ 200 MHz
GPUPowerVR2 a 100 MHz
SOMYamaha AICA @ 67 MHz
MEMÓRIA16 MB de RAM, 8 MB de RAM de vídeo, 2 MB de RAM de áudio
ARMAZENAMENTOUnidade VMU de 128 KB, unidade de CD-ROM
Especificações técnicas da Dreamcast

As características notáveis da Dreamcast eram a capacidade de saída para VGA, que proporcionava imagens de maior qualidade até 480p. Os cabos A/V normais têm como saída 480i ou, em alguns casos, 240p, que ficam bem num ecrã CRT, mas não tão bem em ecrãs de alta definição. Como nota, estamos a correr esta Dreamcast via VGA através de um upscaler OSSC que passa para 1080p via HDMI.

Sem esquecer a VMU, que é parte cartão de memória, parte PDA e parte mini-unidade de jogo. Interage com vários jogos para fornecer informações ou prémios durante o jogo. Ou pode desligá-lo e jogar mini-jogos que são descarregados para ele. Por exemplo, em Sonic Adventure 1 e 2, há vários minijogos simples e a possibilidade de se ligar a outras VMU para batalhas contra outros.

A unidade de memória visual da Dreamcast
A unidade de memória visual da Dreamcast

Foi também a primeira consola a incluir um modem modular incorporado para acesso à Internet e jogos em linha. Um teclado e um rato estavam disponíveis para navegar na Internet.

Os melhores jogos para a Dreamcast

Nenhuma consola estaria completa sem jogos. Sendo a SEGA uma editora de jogos, isso significava que haveria alguns grandes títulos originais do seu catálogo. Na mesma altura que a Dreamcast, foi lançada a placa de arcada NAOMI da SEGA. Utilizava uma tecnologia semelhante à da Dreamcast, o que significava que muitos jogos de arcada populares eram fáceis de transferir. Os títulos incluíam os êxitos de arcada Marvel vs Capcom, Crazy Taxi e House of the Dead, que também incluíam o acessório lightgun.

Crazy Taxi na SEGA Dreamcast
Crazy Taxi na SEGA Dreamcast

Há demasiados para enumerar, mas outros jogos de destaque incluem o Quake 3 Arena, que tinha compatibilidade online com jogadores de PC, o Samba de Amigo, com maracas para abanar ao som da música, e o SEGA Bass Fishing, com um acessório de cana de pesca. E, claro, Shenmue. Pessoalmente, nunca gostei da série Shenmue, mas cada um tem a sua opinião 🙂

Giga Wing II na SEGA Dreamcast
Giga Wing II na SEGA Dreamcast

A queda (e a ascensão) da Dreamcast

Infelizmente, a SEGA Dreamcast teve uma vida curta, tendo sido oficialmente descontinuada apenas alguns anos mais tarde, em 2001. Vinte e um anos depois, a Dreamcast continua a funcionar, com jogos em desenvolvimento e a serem lançados. E a comunidade de modding criou alguns produtos excelentes, incluindo fontes de alimentação de substituição, kits de saída HDMI e até emuladores de unidade ótica que permitem executar jogos a partir de cartões SD.

Soulcalibur na SEGA Dreamcast
Soulcalibur na SEGA Dreamcast

Quanto custa atualmente uma Dreamcast e os seus jogos?

Comprar uma SEGA Dreamcast hoje é bastante barato. Podem custar apenas 50 euros com um controlador, geralmente um pouco mais caro se não for paciente. Os jogos, devido à facilidade de pirataria na consola, são felizmente bastante baratos. Pode adquirir pacotes de jogos com a consola ou em separado por apenas 20-30 euros, se não se importar com caixas de CD partidas ou em falta. No entanto, os títulos e acessórios de alta qualidade ou mais raros podem ser vendidos a preços muito mais elevados.

Preços razoáveis para uma Dreamcast com controlador
Preços razoáveis para uma Dreamcast com controlador

RG552 consola de jogos retro

Combinei a Dreamcast com a consola retro RG552 que é um sistema operativo de arranque duplo. Existem outras consolas portáteis que podem correr a Dreamcast, mas podem ter problemas de compatibilidade ou desempenho. Se não quiser ter problemas, a RG552 é uma óptima escolha!

A consola de jogos retro RG552
A consola de jogos retro RG552

Especificações técnicas do RG552

CPURockChip RK3399 a 1,9 Ghz
GPUMali T860 MP4
VISUALIZAREcrã IPS de 5,36″, 1920×1152
RAM4GB LPDDR4
ARMAZENAMENTO64GB eMMC, 2x ranhura para cartão Micro SD
Especificações técnicas do RG552

Pode ler ou ver a nossa análise completa da RG552 aqui. É um dispositivo de arranque duplo que oferece o melhor dos dois mundos com Android e Linux. Suporta jogos AAA para Android, bem como a emulação de todas as grandes consolas, desde a Atari até à PSP.

RG552 Sistema operativo Android
RG552 Sistema operativo Android

Os sistemas operativos de arranque duplo do RG552

Recomendamos a utilização do sistema operativo Android para a emulação da Dreamcast, uma vez que o seu desempenho é muito melhor do que no Linux. O emulador que está a ser utilizado é a versão gratuita do Redream que vem pré-instalada. A versão gratuita tem todas as funcionalidades, mas a atualização para a versão premium permite mais espaços de gravação por jogo e uma renderização de maior resolução. Não é realmente necessário para o RG552 handheld, mas se quiser apoiar o desenvolvimento do emulador, custa apenas cerca de £5. Também cobre, digamos, a versão para PC, se também a quiser utilizar.

Emulador Redream Dreamcast no RG552
Emulador Redream Dreamcast no RG552

Emulação de Dreamcast no RG552

A grande maioria dos jogos é compatível com o emulador, com apenas 40 dos mais de 900 títulos com problemas. Em termos de desempenho, experimentei uma série de jogos e todos eles funcionam muito bem na consola portátil retro RG552 a 60 FPS. Alguns podem apresentar falhas ocasionais durante o acesso aos dados da imagem do disco, mas não é nada que afecte a jogabilidade.

Street Fighter III no emulador RG552 da Dreamcast
Street Fighter III no emulador RG552 da Dreamcast

Existem opções integradas para alterar a resolução do vídeo, bem como o rácio de aspeto de 4:3 para 16,9. Se fores ao menu enquanto jogas um jogo e procurares no menu Cheats, podes ativar um hack para que o jogo seja apresentado em ecrã panorâmico nativo. No entanto, nem todos os jogos suportam isto corretamente.

Outra funcionalidade útil para o RG552 da Anbernic são os estados de memorização, que lhe permitem guardar a posição atual do jogo e retomar exatamente onde ficou numa data posterior. É muito útil para quando se viaja e é necessário guardar e encerrar rapidamente, por exemplo.

Virtua Tennis na consola de jogos retro RG552
Virtua Tennis na consola de jogos retro RG552

Ligar o RG552 a uma TV/Monitor

E não fica de fora dos jogos em televisores grandes, uma vez que o RG552 tem uma porta Mini-HDMI para ligação ao seu televisor ou monitor. Pode alterar a resolução de saída nas definições, mas tenha em atenção que resoluções mais elevadas podem afetar o desempenho. É simples, basta ligar e utilizar, sem ter de mexer nas definições.

Saída do RG552 via HDMI para um monitor ou televisor
Saída do RG552 via HDMI para um monitor ou televisor

Por que razão deve comprar uma unidade portátil RG552 retro?

A unidade portátil de jogos retro RG552 é ideal para a Dreamcast. Tem um ecrã grande que é perfeito para os visuais de qualidade da Dreamcast, mas se o esticares ou não para ecrã panorâmico é contigo. Os controlos são perfeitos, com muitos botões disponíveis para combinar com o comando original. Infelizmente, não é possível jogar House Of The Dead com um revólver, mas é possível jogar com o comando. Com o emulador Redream pode explorar e desfrutar da grande maioria dos títulos da Dreamcast que são muito bem suportados no RG552.

Não podes usar um revólver, mas podes jogar com um comando
Não podes usar uma pistola de luz, mas podes jogar com um comando

Se procura uma unidade portátil capaz de reproduzir a Dreamcast, entre outras consolas, computadores e unidades portáteis clássicas e mais modernas, então a RG552 é definitivamente uma unidade portátil a considerar!

Onde posso comprar uma RG552?

Pode obter mais informações e comprar a RG552 aqui. Ou consulte a nossa gama de consolas portáteis para jogos retro aqui.

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.