Chat with us, powered by LiveChat

Uma consola de jogos Linux? | ChimeraOS no AYA NEO

Comprou recentemente um AYA NEO, mas descobriu que o Windows está um pouco… em falta? Poderá então estar interessado no ChimeraOS, um sistema operativo personalizado que transforma o seu AYA NEO numa consola de jogos Linux tudo-em-um!

O que é a ChimeraOS?

O ChimeraOS é um sistema operativo gratuito, de código aberto, disponível para a maioria dos PCs modernos. É baseado em Linux (especificamente Arch Linux).

Foi recentemente lançada uma atualização que corrigiu um problema de mau funcionamento do ecrã tátil no AYA NEO (e possivelmente em dispositivos semelhantes), tornando-o cada vez mais viável para utilização como sistema operativo em PCs de jogos portáteis.

Por que razão devo instalá-lo?

O objetivo do ChimeraOS é fornecer um sistema operativo simplificado, centrado nos jogos, em que o utilizador não tem de se preocupar com nenhum dos “pequenos detalhes” (sem mexer nas configurações, ter de otimizar os seus próprios jogos, etc.) e não requer a utilização de um teclado e rato.

Para o efeito, utiliza dois componentes principais:

  • Interface do Steam.
  • Uma aplicação Web concebida à medida.

Estes componentes funcionam em conjunto para proporcionar uma experiência semelhante à que se espera de um dispositivo portátil dedicado aos jogos, sendo necessário um conhecimento mínimo de Linux ou de quaisquer outras aplicações para desfrutar de um conjunto completo de experiências de jogo.

Por outras palavras, se pretende apenas um dispositivo portátil para jogos e não se preocupa com todas as outras funções do Windows (aplicações de streaming, navegação na Web mais flexível, etc.), vale a pena considerar o Chimera OS.

Compatibilidade de jogos?

Grandes quantidades de jogos que nunca foram concebidos para funcionar com o Linux, estão a tornar-se cada vez mais compatíveis com o Linux. Isto deve-se principalmente à camada de compatibilidade “Proton” da Valve.

Por outras palavras, um grande número de jogos para PC já são perfeitamente funcionais no Linux. Os criadores mantêm uma lista de jogos que são verificados pessoalmente para funcionarem sem problemas fora da caixa, tanto no seu sítio Web como através do programa de curadoria do Steam. Os critérios envolvidos incluem a não necessidade de ajustes nas configurações, a ausência total de entrada de dados pelo teclado, entre outros.

Alguns jogos notáveis desta lista incluem, mas não se limitam a:

  • MORTE ENCALHADA
  • A série Bioshock (1, 2 e Infinite)
  • Deep Rock Galáctico
  • SOULCALIBUR 6

Entre centenas de outras. Também pode consultar o ProtonDB para ver ainda mais jogos que foram verificados como funcionando em Linux mas que não cumprem os critérios das equipas ChimeraOS.

Também é possível adicionar jogos das suas contas GOG e Epic Games para utilização no ChimeraOS.

Emulação incorporada

Portátil para jogos Linux - Aplicação Web ChimeraOS
A aplicação web ChimeraOS permite-lhe carregar sem esforço a sua coleção de jogos através de uma interface local baseada na web

Uma caraterística incrivelmente fixe do ChimeraOS é a sua capacidade de emular jogos prontos a utilizar, graças ao RetroArch.

Utilizando a aplicação Web incorporada, os utilizadores podem carregar jogos de muitas plataformas retro. O ChimeraOS faz todo o trabalho pesado por si, transferindo automaticamente os ficheiros necessários. Pode mesmo consultar uma base de dados online para obter metadados (títulos de jogos, imagens de grelha, etc.).

Note-se que alguns destes emuladores requerem ficheiros BIOS para funcionarem, enquanto outros funcionam imediatamente sem necessidade de configuração adicional. Para mais informações, consulte a lista de plataformas de consolas emuladas.

Actualizações automáticas

O ChimeraOS efectua actualizações do sistema sem interromper o utilizador. Isto deve-se à utilização de um mecanismo de atualização único. Já lá vão os dias em que os avisos de atualização causavam falhas aleatórias ou tiravam a concentração do jogo!

Como instalar o ChimeraOS

Exoneração de responsabilidade: DroiX não é o desenvolvedor do sistema operacional ChimeraOS, e como tal não é responsável por quaisquer problemas que surjam como resultado da instalação deste software de terceiros, nem somos um canal de suporte oficial. Efetuar a instalação por sua conta e risco. Para obter apoio relacionado com o ChimeraOS, contacte os programadores no servidor discord oficial.

O ChimeraOS é relativamente fácil de instalar no AYA NEO. No entanto, primeiro precisa de algumas coisas:

  • Uma pen USB de, pelo menos, 2 GB de tamanho
  • balenaEtcher
  • A versão mais recente do ChimeraOS
  • Um teclado de reserva (com fios USB ou sem fios com um dongle USB)
  • 2x Adaptador USB Tipo A Fêmea para Tipo C Macho
    • O AYA NEO não tem portas USB Tipo A, pelo que estas serão necessárias para ligar a pen USB e o teclado

1. Preparar o dispositivo USB

Descarregue o instalador do Chimera OS a partir das ligações acima, bem como o balenaEtcher.

Inicie o balenaEtcher e seleccione “flash from file”.

Navegue até ao instalador do ChimeraOS que acabou de descarregar e seleccione-o.

Carregue em “Flash” quando estiver pronto, e o processo será automaticamente executado.

Portátil para jogos Linux - interface balenaEtcher
A utilização de outras ferramentas de intermitência, como o Rufus, pode resultar em problemas

2. Arrancar para o USB

Para arrancar a partir do USB, é necessário aceder à BIOS. Para tal, prima ESC no teclado ligado enquanto o AYA NEO arranca e, em seguida, seleccione o USB na secção “Boot Override” (Substituição do arranque) do separador Save & Exit (Guardar e sair).

O nome do USB reflectirá provavelmente o hardware. Por isso, se for um Kingston, pode ter Kingston no nome, e assim por diante.

Não será exatamente assim, mas será extremamente semelhante.

3. Processo de instalação

O processo de instalação é bastante simples. Tudo o que precisa de fazer é ligar o sistema à Internet quando lhe for pedido e selecionar um local para instalar o ChimeraOS.

Uma vez feito isto, o resto da instalação será efectuado automaticamente.

Seleccione um disco para instalar o ChimeraOS.
Selecionar um ponto de acesso. Os asteriscos indicam a intensidade do sinal.

Nota final

O primeiro arranque demorará algum tempo.

Esperamos que tenha achado este guia informativo e talvez esteja interessado em instalar o ChimeraOS no seu próprio AYA NEO e experimentar a noção de um dispositivo portátil de jogos Linux por si próprio>

Para saber mais e contribuir potencialmente para o desenvolvimento do projeto ChimeraOS, consulte a secção Contribuir no sítio Web. Que contém links para o servidor oficial do discord, página do github, patreon e muito mais!

Consulte também as FAQ, que abordam muitos tópicos com mais pormenor (por exemplo, como aceder à aplicação Web).

Depois de ler isto, talvez esteja interessado em comprar um AYA NEO para si? Se sim, pode comprar um AYA NEO na DroiX hoje mesmo!

(O AYA NEO Pro, mais potente, também está disponível!)

Email

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.