Revisão
-
Build Quality
-
Performance
-
Features
-
Ease of Use
Resumo
Apesar de 2022 estar apenas a começar, temos uma consola de jogos retro fantástica que será difícil de bater nesta gama de preços. Não é tão “plug and play” como os outros dispositivos, mas com um pouco de trabalho, terá um desempenho superior!
Overall
4.9User Review
( votes)Pros
- Novo processador mais rápido
- Ecrã tátil
- Controlos melhorados
- Mais arrumação incorporada
- Mais RAM
- Emula mais rapidamente
- Versão mais recente do Android
- Suporte para WiFi 5G
Cons
- Não é fácil de utilizar para principiantes
- Demora algum tempo a configurar tudo
Hoje vamos analisar o dispositivo portátil Android Retroid Pocket 2+. Nesta análise do Retroid Pocket 2+, vamos desembalá-lo, ver o dispositivo mais de perto e, em seguida, verificar o sistema operativo. Segue-se uma panorâmica geral dos emuladores e dos jogos para Android quanto ao seu desempenho. Pega numa chávena de chá, é um artigo longo!
Vídeo de avaliação do Retroid Pocket 2+
Retroid Pocket 2+ Unboxing
No interior, temos o Retroid Pocket 2+, que mostraremos com mais pormenor em breve.
Por baixo, encontra-se um guia do utilizador que dá uma breve visão geral das funções. Existe um protetor de ecrã para colocar no seu dispositivo, se assim o desejar. E por último, mas não menos importante, um cabo de carregamento USB tipo C.
Visão geral
A consola de jogos retro Retroid Pocket 2+ mede 5,9 x 3,1 x 0,98 polegadas (15 x 8 x 2,5 cm) e pesa 194 gramas. O ecrã é um ecrã tátil de 3,5 polegadas 480p com uma proporção de 4:3. É ótimo para jogos retro!
À esquerda do ecrã encontra-se um manípulo analógico esquerdo não clicável e o clássico D-Pad. À direita do ecrã encontram-se quatro botões de jogo e o manípulo analógico direito não clicável. Por baixo do ecrã encontram-se os botões Início, Selecionar e Iniciar.
Na parte superior do dispositivo encontram-se os botões de ombro e de gatilho esquerdo e direito. Existe uma porta Micro HDMI para ligar ao seu ecrã para jogar num ecrã maior, que mostraremos mais adiante no artigo. Existe uma porta USB tipo C, botões de volume e, por fim, um botão de alimentação.
Na parte inferior encontra-se uma ranhura para cartões Micro SD protegida por uma tampa de borracha e uma porta para auscultadores de 3,5 mm.
O Pocket 2+ está disponível em cinco cores: 16bit, Retro, Laranja, Indigo e Preto.
Em breve, compararemos as especificações técnicas com as do Retroid Pocket 2 original. Fisicamente, os dispositivos actuais são muito semelhantes.
Se olhar com atenção, notará que o D-Pad e os botões de jogo estão ligeiramente mais elevados no 2+. Isto proporciona uma sensação mais reactiva e tátil ao utilizar os controlos.
Especificações técnicas do Retroid Pocket 2+
Retroid Pocket 2 | Retroid Pocket 2+ | |
CPU | Quad Core Cortex A7 | Tiger T310 de quatro núcleos (1x A75, 3x A55) |
GPU | Mali 450 MP2 | PowerVR GE8300 |
RAM | 1GB LPDDR3 | 2GB LPDDR4x |
ARMAZENAMENTO | 8GB eMMC | 32GB eMMC |
WIFI | 2.4G | 2.4G + 5G |
SO | Android 6.0 / 8.1 | Android 9.0 |
BATERIA | 4000 mAh | 4000 mAh |
A duração da bateria varia consoante o que estiver a fazer. Deixámos o Daytona USA na Dreamcast a funcionar no modo de atração durante uma hora e consumiu cerca de 20% da bateria.
Sistema operativo
Quando arranca pela primeira vez, é-lhe apresentado um ecrã de boas-vindas que o guia através do processo de configuração inicial, o que é um toque agradável. No entanto, uma vez no lançador personalizado, o utilizador fica praticamente entregue a si próprio para decidir o que fazer. Teremos um guia fácil de seguir no nosso blogue para configurar o lançador para reproduzir emuladores.
Pessoalmente, abandonei o lançador Retroid e utilizei o lançador normal, que dá acesso imediato às aplicações. Isto significa que se perde a interface agradável, mas achei mais rápido configurar os emuladores separadamente, sem ter de procurar a boxart, etc.
É possível navegar pelos menus através dos comandos ou do ecrã tátil. No entanto, pode acontecer que algumas aplicações não suportem controlos e seja forçado a utilizar o ecrã tátil
Análise do Retroid Pocket 2+: Saída HDMI
Pode ligar o HDMI ao seu televisor ou monitor para jogar em ecrã grande. Existem algumas opções no menu Definições do Android se quiser que o ecrã do dispositivo fique ligado ou desligado enquanto utiliza o HDMI. Funciona simplesmente sem complicações e não tivemos problemas ao alternar entre menus e aplicações, por exemplo.
Análise do Retroid Pocket 2+: Testes de emulação
Primeiro vamos começar com o que a maioria das pessoas quer ver, os emuladores! O Retroid Pocket 2 Plus pode lidar muito bem com todos os sistemas de 8 e 16 bits. Graças ao RetroArch, é possível instalar muitos núcleos para tudo, desde o Fairchild até à PSP. Pode ter a certeza de que, para a maioria dos núcleos anteriores à era PlayStation, devem funcionar muito bem.
Iremos concentrar-nos nos sistemas de jogos mais recentes para ver o seu desempenho. Estamos a utilizar uma mistura de emuladores baseados em aplicações e núcleos RetroArch.
Emulador 3DS Citra
Começamos com o emulador Citra da 3DS e o Retro City Rampage DX, que funciona na perfeição. Os jogos básicos devem funcionar bem, mas os jogos mais avançados terão geralmente dificuldades. Um bom exemplo disto é Sonic Generations, que é essencialmente impossível de jogar. Com alguns ajustes nas definições, pode melhorar um pouco o desempenho, mas não espere uma melhoria significativa.
Emulador PSP PPSSPP
A PSP é globalmente muito boa na maioria dos jogos que experimentei. Estavam a funcionar a toda a velocidade e eram muito fáceis de jogar. Num número razoável de jogos, pode também aumentar a resolução para 2x para melhorar a qualidade. No entanto, God Of War continua a debater-se com dificuldades, o que é comum nestas consolas portáteis!
Emulador de N64 M64Plus FZ
De seguida, verificamos o emulador M64Plus FZ e o GoldenEye 007. Não consigo jogar este jogo, mas corre a uma boa velocidade e é definitivamente jogável.
A seguir, temos o V-Rally Edition 99, que é muito fácil de jogar e não apresenta qualquer atraso. No geral, a consola é muito bem suportada e há um grande número de jogos jogáveis que anteriormente não podiam ser jogados noutras consolas portáteis.
Emulador de GameCube e Wii Dolphin
Segue-se o emulador Dolphin. Começamos com o Burnout 2, que funciona a uma velocidade jogável.
Gauntlet Dark Legacy também funciona muito bem e é definitivamente jogável. A minha recomendação para muitos jogos é alterar a resolução para cerca de 70% e verá um bom aumento no desempenho. Nem todos os jogos funcionam, mas muitos funcionam.
Embora seja possível executar jogos Wii suportados pelo emulador Dolphin. Não vai encontrar muitos que sejam jogáveis. Se se cingir aos jogos mais básicos, como Cave Story, o funcionamento será ótimo. Caso contrário, terás de diminuir a resolução e ajustar outras definições para conseguires algo que te permita jogar, se tiveres sorte.
Emulador de Dreamcast Redream
O emulador de Dreamcast Redream é o próximo. O Sonic Adventure 2 corre a toda a velocidade sem qualquer problema nesta consola de jogos retro. Pode alterar as definições no emulador para melhorar a qualidade gráfica.
O mesmo se passa com Daytona USA. Praticamente todos os jogos que experimentei correram na perfeição. Há um pequeno número de jogos que apresentam alguns problemas que podem dever-se ao próprio emulador e não a um problema de desempenho.
Emulador de SEGA Saturn Yaba Sanshiro 2
O Pocket 2+ vem com a versão gratuita com anúncios do emulador de Saturno Yaba Sanshiro 2. Vale definitivamente a pena comprar se jogar muitos jogos de Saturno.
O Nights into Dreams é muito jogável, tal como o Sonic R. Em muitos jogos, é utilizado um sistema de saltos de fotogramas, mas este é suavizado de alguma forma e torna o aspeto muito mais agradável do que seria de outra forma.
Emuladores DS melonDS e DraStic
Eu estava a utilizar o melonDS no RetroArch, mas também pode utilizar o Drastic, que funciona muito bem. Em geral, o dispositivo portátil de ecrã duplo funciona bem. Alguns jogos apresentam alguns problemas, como o SEGA SuperStars Tennis. Experimente o núcleo alternativo do RetroArch e, normalmente, isso resolve o problema.
Emulador de PlayStation 2 AetherSX2
O AetherSX2, lançado recentemente, funciona no Pocket 2+, pelo que podemos experimentar alguns jogos para a PlayStation 2. O emulador encontra-se numa fase inicial de desenvolvimento, pelo que muitos jogos estão avariados, têm um desempenho inferior ou não são suportados.
Apesar do estado beta do emulador, o seu desempenho é muito bom para alguns jogos. No entanto, é necessário mexer nas definições.
Sonic Heroes é um exemplo de um jogo que funciona muito bem. Com alguns ajustes, é possível obter uma velocidade de fotogramas muito jogável.
Crash Twinsanity não é muito jogável, por exemplo. O emulador irá melhorar com o tempo e esperamos ver grandes desenvolvimentos para ele este ano.
Emulador de PlayStation DuckStation
A emulação da PlayStation está agora praticamente no ponto para o Retroid Pocket 2+. Experimentei vários jogos e não tive quaisquer problemas, nem de compatibilidade nem de desempenho. Pode ajustar as definições gráficas para obter imagens mais agradáveis e isso não afectará demasiado o desempenho.
Emulador de GBA VBA-Next
A minha consola portátil retro favorita é a próxima. Experimentei vários jogos e nenhum deles teve problemas de compatibilidade ou desempenho. Aqui estão algumas imagens do Contra Advance e do Street Fighter Alpha 3 que ficam óptimas no ecrã de 3,5 polegadas.
Teste de jogos para Android
Passei algum tempo a experimentar uma série de jogos para Android que suportam comandos de jogos. De um modo geral, não tive quaisquer problemas com falhas nos jogos ou problemas de desempenho. Poderás encontrar alguns jogos em que o texto é difícil de ler
Análise do Retroid Pocket 2+: Resumo
No geral, considero que é uma unidade portátil fantástica! Suporta um grande número de sistemas até à PSP e mais além e, de um modo geral, funciona muito bem com os emuladores.
Para os sistemas mais recentes, existem alguns estrangulamentos no desempenho que estão simplesmente fora do âmbito deste computador de mão para serem melhorados. Mas penso que, com o AetherSX2, veremos algumas melhorias agradáveis ao longo do tempo e mais jogos PS2 jogáveis para desfrutar. Tendo em conta o preço do Retroid Pocket 2, especialmente em comparação com dispositivos mais caros como o RG552 e o GPD XP, a relação entre o desempenho e o preço é espantosa.
O Retroid Pocket 2+ pode ser um pouco problemático de configurar se for um principiante no Android e/ou na emulação em geral. Teremos alguns guias no nosso site para o ajudar a começar. Se quiser algo plug and play, recomendamos um dispositivo portátil da Anbernic, como o RG552. Se não se importar de brincar um pouco com a configuração, obterá resultados fantásticos, superando mesmo o desempenho do RG552.
Onde comprar o Retroid Pocket 2+?
Pode saber mais e comprar o seu Retroid Pocket 2+ aqui. Ou navegue na nossa vasta gama de Portáteis para Jogos Retro aqui.