Se tem uma mala Retroflag GPi e está a pensar se o recém-lançado Raspberry Pi Zero 2 W funciona com ela? Então não se preocupe mais, acabámos de receber um Zero 2 para verificar e iremos informá-lo.
Capa Retroflag GPi com Raspberry Pi Zero 2 Vídeo
Testar a caixa GPi com o Raspberry Pi Zero 2 W
O Raspberry Pi Zero 2 W tem o mesmo fator de forma e disposição que o primeiro. Deve caber no cartucho sem problemas. O SoC é, de facto, o mesmo utilizado no Raspberry Pi 3, pelo que, em teoria, qualquer software compatível com este deverá correr no Zero 2.
Testámos isto com uma imagem RetroPi para o Pi 3 e funciona bem se estiver ligado a uma TV ou monitor. Mas infelizmente não arranca na GPi Case porque requer a instalação de alguns scripts e outras alterações para funcionar.
Recalbox para Pi Zero 2
Felizmente, os rapazes da Recalbox estavam atentos e já lançaram uma nova versão da sua configuração de jogos retro. É compatível não só com o Zero 2, mas também com a caixa GPi. Trata-se de uma versão beta, pelo que se deve ter em atenção que nem tudo está ainda a funcionar na perfeição.
Pode descarregar o ficheiro de imagem do seu sítio Web, que se encontra em https://recalbox.com/. Grave o ficheiro de imagem num cartão micro SD com um software como o Etcher e já está!
Quando é ligado pela primeira vez, demora alguns segundos a mostrar qualquer coisa, por isso não o desligue. Após alguns instantes, deve reproduzir uma breve animação de arranque aleatória e, em seguida, apresentar o menu principal.
A imagem do Recalbox vem com alguns jogos homebrew pré-instalados para uma série de sistemas. Terá de adicionar os seus próprios jogos ao cartão Micro SD. Existe uma partição chamada SHARE onde todos os jogos estão localizados nas pastas respectivas dos sistemas.
Desempenho do emulador Raspberry Pi Zero 2 W
Copiámos alguns jogos para os verificar enquanto discutimos um pouco o desempenho do Zero 2. O Zero 2 funciona até cinco vezes mais depressa do que o original. Podemos esperar ver um desempenho melhorado em alguns sistemas que não eram suficientemente rápidos no original. A maioria dos sistemas de 8 e 16 bits está a funcionar muito bem agora.
A emulação GBA parece estar a funcionar bem, experimentei alguns jogos aleatórios e todos funcionaram sem abrandamento. Os jogos também têm um ótimo aspeto no GPi.
A Dreamcast tem alguns problemas com a configuração do comando. É provável que possa redefinir os controlos algures, mas queríamos que este artigo fosse breve. Depois de experimentar alguns jogos, vejo que estão a funcionar, mas não a toda a velocidade. Dependendo do jogo, pode ser possível fazer um overclocking do Zero 2 para obter taxas de fotogramas mais suaves.
A N64 é agora muito mais jogável, mas isso depende muito do jogo. Os jogos mais básicos funcionam muito bem, enquanto os jogos mais rápidos, por exemplo, registam algum abrandamento. O overclocking pode ajudar um pouco, mas não espere que muitos jogos sejam perfeitos. Até o Pi 4 tem dificuldades com alguns deles.
Experimentei alguns jogos da PlayStation e estão a funcionar muito melhor do que no primeiro Zero. Poderá ter alguns problemas com jogos que exijam todos os botões de gatilho e de ombro, uma vez que a caixa GPI não tem botões suficientes. Mas, de um modo geral, a emulação da PlayStation está a funcionar muito melhor agora.
Resumo
Vale a pena atualizar para a Zero 2 se já tiver uma caixa GPi? Depende dos sistemas em que se está a jogar. Se for 8 e 16 bits, então a grande maioria dos sistemas já estava a funcionar bem no Zero. A atualização, neste caso, significa que os jogos deverão ser mais suaves em alguns sistemas que não tinham a velocidade máxima.
Se quiser expandir-se para o GBA e a PlayStation, bem como para alguns jogos da N64 e da Dreamcast, recomendamos definitivamente a atualização para o Zero 2. Ter o GBA e a PlayStation permite jogar muitos mais jogos modernos, se for essa a tua preferência.
Não testámos aspectos como a duração da bateria, mas o Zero 2 consome mais energia. Isto é algo a ter em conta quando se utiliza as pilhas em vez da fonte de alimentação.
Este é um breve vídeo sobre a caixa Retroflag GPi e o Raspberry Pi Zero 2 W, esperamos que tenha sido útil. Pode saber mais e comprar a mala Retroflag GPi aqui.