Análise do Anbernic RG ARC-S e ARC-D
-
Design
-
Build Quality
-
Display
-
Performance
-
Features
-
Software
Resumo
A consola de jogos retro Anbernic RG ARC-S e ARC-D oferece opções de arranque único com Linux e duplo com sistema operativo Android, com um design inspirado no controlador SEGA Saturn.
Overall
4.6User Review
( votes)Pros
- Design inspirado no controlador da SEGA Saturn com ótimo aspeto
- Escolha entre Linux ou arranque duplo com Android
- O melhor D-Pad de sempre da Anbernics!
- O ecrã de 4″ adapta-se totalmente à parte frontal da unidade portátil
Cons
- O processador RK3566 está a ficar muito antigo
O Anbernic RG ARC-S e o Anbernic RG ARC-D regressam ao Linux único e ao arranque duplo com opções Android que vimos pela primeira vez nos modelos Anbernic RG353V e VS. Houve alguma melhoria que faça com que valha a pena gastar um pouco mais no ARC-D com dual-boot? Continue a ler a nossa análise do Anbernic RG ARC-S & ARC-D e informá-lo-emos.
Vídeo de análise do Anbernic RG ARC-S e ARC-D
Desembalar o Anbernic RG ARC-S e ARC-D
Começamos a nossa análise do Anbernic RG ARC-S & ARC-D com o unboxing. O conteúdo da caixa de ambas as consolas de jogos retro é o mesmo, à exceção das cores. Em primeiro lugar, temos o próprio Anbernic ARC, que analisaremos mais pormenorizadamente em breve.
Existe um cabo de carregamento USB tipo C. De seguida, temos um cartão micro SD de 128 GB ou 256 GB, que entra na segunda ranhura do dispositivo. A primeira ranhura tem um cartão de 16 GB para o sistema operativo Linux. O manual do utilizador está disponível em inglês e em chinês no outro lado. E por último, mas não menos importante, existe um protetor de ecrã e toalhetes para a sua aplicação.
Visão geral do Anbernic RG ARC
A seguir, na nossa análise do Anbernic RG ARC-S & ARC-D, analisamos mais de perto os dois modelos. O Anbernic RG ARC mede cerca de 7,5 x 3,14 x 2,2 polegadas (19,1 x 8 x 2,2 cm) e pesa 242g. A consola de jogos clássica Anbernic RG ARC-S está disponível nas cores Preto e Azul transparente e a Anbernic RG ARC-D está disponível em Preto e Cinzento.
O design do comando é inspirado no comando clássico da SEGA Saturn, com o D-Pad e seis botões na frente. O botão Iniciar, juntamente com o botão Selecionar, encontram-se na parte superior de cada lado do ecrã.
O ecrã é um IPS de 4,0″ com uma resolução de 640×480, o que é ótimo para jogos retro. A consola de jogos retro portátil ARC-D tem ecrã tátil, uma vez que utiliza o sistema operativo Android.
Ao longo da parte superior, existem os habituais botões de ombro esquerdo e direito. Existem duas portas USB tipo C, uma para dados e outra para carregamento. Existe uma porta Mini HDMI para saída para um televisor ou monitor. De seguida, temos um botão de função para abrir menus, um botão de volume e um botão de alimentação.
Na parte inferior encontram-se duas ranhuras para cartões micro SD. A primeira ranhura tem um cartão de 16 GB para o sistema operativo Linux, e a segunda ranhura é para o cartão de 128 GB ou 256 GB para armazenamento de jogos.
Especificações técnicas do Anbernic RG ARC
Continuando a nossa análise do Anbernic RG ARC-S e ARC-D, comparamos as especificações e realizamos alguns testes de referência no dispositivo portátil para jogos Anbernic RG ARC-D com o sistema operativo Android.
Anbernic RG ARC-S | Anbernic RG ARC-D | |
CPU | RK3566 Quad-Core 64 bits Cortex-A55, frequência principal 1.8GHz | RK3566 Quad-Core 64 bits Cortex-A55, frequência principal 1.8GHz |
GPU | Mali-G52 MP2 | Mali-G52 MP2 |
RAM | 1GB LPDDR4 | 2GB LPDDR4 |
ARMAZENAMENTO | 16GB (Linux) 128 GB ou 256 GB (armazenamento) | 16GB (Linux) 128 GB ou 256 GB (armazenamento) 32GB eMMC (Android) |
VISUALIZAR | IPS de 4,0 polegadas, ângulo de visualização total, ajuste total OCA de distância zero/ 640*480 | IPS de 4,0 polegadas com ecrã tátil, ângulo de visualização total, distância zero OCA full fit/ 640*480 |
WIFI | 2.4/5G WIFI 802.11a/b/g/n/ac, | 2.4/5G WIFI 802.11a/b/g/n/ac, |
BLUETOOTH | Bluetooth 4.2 | Bluetooth 4.2 |
SO | Linux | Linux Android 11 |
ORADOR | Altifalante estéreo de buzina dupla de alta qualidade | Altifalante estéreo de buzina dupla de alta qualidade |
BATERIA | Polímero de lítio 3500 mAh, com uma duração de até 6 horas, compatível com o carregador C2C | Polímero de lítio 3500 mAh, com uma duração de até 6 horas, compatível com o carregador C2C |
Comparativos de desempenho do sistema operativo Android
O ARC-D, tal como referido, funciona com o sistema operativo Android. Efectuámos alguns testes de referência para ver o desempenho em comparação com outros dispositivos Android semelhantes, incluindo o RG353V e o RG353M.
No teste 3DMark Slingshot, verificámos uma diferença notável no desempenho em comparação com outros dispositivos que utilizam o mesmo CPU.
No Geekbench, as pontuações single e multi-core também foram um pouco mais elevadas nos mesmos modelos de chipset.
E para o Antutu, voltámos a ver um aumento de desempenho notável em relação aos mesmos chipsets.
Verificamos um desempenho global mais elevado no Anbernic RG ARC-D em comparação com os dispositivos portáteis RG353V e RG353M que utilizam o chipset RK3566. Mas é o chip com o desempenho mais baixo nos nossos testes de referência, com grandes diferenças em comparação com outros dispositivos portáteis, embora mais caros, como o AYN Odin 2, que é de longe o de melhor desempenho.
Visão geral do Linux
Descrição geral do menu
A seguir, na nossa análise do Anbernic RG ARC-S e ARC-D, analisamos mais de perto o sistema operativo Linux. Tanto o Anbernic RG ARC-S como o ARC-D têm o sistema operativo Linux disponível para utilização. Esta é uma instalação pré-configurada com a interface de utilizador estilo estação de emulação. O esquema é um pouco diferente devido à escolha do tema, mas pode mudar para um mais visual nas definições.
O menu dos emuladores destina-se a emuladores independentes do RetroArch, incluindo o SEGA Naomi Arcade, Dreamcast, Saturn e PlayStation Portable.
O menu RetroArch apresenta uma lista mais completa de núcleos de emuladores compatíveis, que inclui várias consolas portáteis, como o Game Gear e o WonderSwan, consolas de 8 bits, incluindo a Master System, entre as quais o PC Engine, e sistemas de 16 bits, como o Genesis/Mega Drive. Também pode encontrar sistemas Arcade e emuladores, incluindo CPS, MAME, Neo Geo, etc.
Pode navegar pelos sistemas disponíveis com o D-Pad, escolher um para entrar na lista de jogos desse sistema e selecionar um jogo para jogar.
Durante a execução de um jogo da seleção RetroArch e de alguns dos emuladores individuais, pode tocar no botão Função para abrir o menu. No caso do RetroArch, em particular, é possível aceder a todas as funções habituais, como guardar e carregar estados, tirar capturas de ecrã, reiniciar o jogo, alterar os controlos, etc.
Também reparámos que muitos dos emuladores têm agora uma moldura. Dependendo do sistema, pode ter um design semelhante ao de um televisor muito pequeno e, nas consolas portáteis, um design maior para preencher o espaço em branco. É um toque agradável da Anbernic e creio que é a primeira vez que o fazem por defeito nas suas consolas de jogos vintage.
A falta de sticks analógicos
Uma nota relativa aos controlos: devido à ausência de um manípulo analógico em ambos os modelos, alguns jogos podem necessitar deste para poderem ser jogados.
Nalguns casos, basta aceder às definições do emulador e redefinir os análogos para utilizar o D-Pad. No entanto, se os jogos utilizarem controlos digitais e analógicos separados para as funções, isso causará um conflito e não funcionará. Isto aplica-se naturalmente tanto ao Linux como ao sistema operativo Android.
Desempenho do emulador
Em geral, todos os emuladores funcionam muito bem. Não terá quaisquer problemas com os sistemas 8 e 16. Subindo um nível, para a PlayStation 1 e a Dreamcast, podem ocorrer quedas ocasionais de fotogramas na PS1, mas nada de grave. No caso da Dreamcast, o desempenho é misto: alguns jogos funcionam muito bem e outros funcionam a metade da velocidade.
E passando para sistemas mais recentes. Para o emulador Drastic, obtemos um desempenho geral decente. Tenha em atenção que o modelo Anbernic RG ARC-S não tem suporte para ecrã tátil, pelo que poderá ter problemas com jogos que o exijam.
Para a PSP, voltámos a encontrar um desempenho muito variável, dependendo do jogo. Com o nosso jogo God of War, obtemos taxas de fotogramas baixas, abaixo dos 30, o que tornará o jogo mais jogável. Os jogos muito menos exigentes funcionarão melhor, mas eu não compraria este produto se a PSP for a sua principal escolha de jogos para jogar.
Visão geral do sistema operativo Android
E depois da descrição geral do sistema operativo Linux, damos uma vista de olhos ao sistema operativo Android como parte da análise do Anbernic RG ARC-S e ARC-D.
Visão geral do SO
O Anbernic RG ARC-D dispõe de dual boot para o sistema operativo Android, ao qual se acede removendo a placa Slot 1. Após o primeiro arranque, é apresentado um ecrã de boas-vindas que demora alguns minutos a configurar todas as aplicações, etc.
Como nota, não existe suporte para a Google Play Store, mas pode descarregar e instalar as suas aplicações, ou instalar a partir do cartão SD, se assim o desejar. Não tivemos problemas em atualizar alguns dos emuladores.
O ecrã inicial está vazio, mas pode deslizar o ecrã para cima para mostrar a lista de aplicações e arrastar e largar as suas favoritas no ecrã principal.
Tem aqui duas opções para aceder aos emuladores. A maneira rápida com o frontend Anbernic ou a maneira mais longa que envolve algumas configurações.
A forma mais rápida consiste em deslizar o menu pendente e tocar no ícone Modo de Jogo. Isso carregará o front-end do Anbernic, a primeira vez que carregar levará mais tempo, pois ele verifica se há jogos no seu cartão de armazenamento.
Uma vez carregado, terá ordenado a sua coleção de jogos pelos respectivos sistemas. Pode então navegar com o ecrã tátil ou o D-Pad e executar um jogo. Tal como o Linux, utiliza uma mistura de RetroArch e emuladores individuais para os sistemas suportados.
A segunda opção é um pouco mais complicada e normalmente exige que configure, pelo menos, os controlos e o caminho do jogo para cada emulador. Isso pode ser útil para emuladores que não são compatíveis com o front-end do Anbernic. Mas, caso contrário, eu optaria pelo frontend Anbernic.
Desempenho do emulador
O desempenho é essencialmente o mesmo para sistemas de 8 e 16 bits. Não verá qualquer diferença no desempenho. O mesmo se passa com a emulação da PlayStation 1, talvez com uma queda ocasional de fotogramas aqui e ali, mas nada que estrague o jogo. A emulação da Dreamcast tem mais ou menos os mesmos níveis de desempenho que vimos no Linux.
Para o emulador Drastic, obtemos o mesmo desempenho no Linux, o que é muito bom. Com o suporte de ecrã tátil nesta consola de jogos clássica, é possível jogar muitos mais jogos, o que é sem dúvida um bónus.
No caso da PSP, verificar-se-ão pequenas diferenças de desempenho em relação à versão Linux. Alguns jogos correm um pouco mais suavemente, mas com este processador não vai ver milagres.
Existem também emuladores Dolphin e AetherSX2, mas, mais uma vez, com este processador não conseguirá que os jogos mais básicos funcionem a níveis jogáveis.
Considerações finais
Resumimos agora as nossas ideias na nossa análise do Anbernic RG ARC-S & ARC-D. A consola de jogos clássica Anbernic RG ARC é uma boa mudança em relação aos habituais designs verticais e horizontais. Gosto muito do design inspirado no comando do Saturn. A sensação nas mãos é agradável e o ecrã ocupa todo o espaço disponível na parte da frente. Os controlos são óptimos e o D-Pad, em especial, é excelente. É o melhor D-Pad da Anbernic até agora,
Quanto ao modelo que deve comprar, o Anbernic RG ARC-S ou o Anbernic RG ARC-D… A diferença de preço é de cerca de 10 libras/ 10 dólares, pelo que não é muito significativa. Mas se tiver um orçamento limitado, pode valer a pena poupar algum dinheiro.
Em geral, ambos os modelos apresentam o mesmo desempenho em todos os emuladores. A consola de jogos retro portátil Anbernic RG ARC-D tem mais memória RAM e armazenamento interno, embora este seja principalmente para utilização pelo Android. Ter um ecrã tátil pode ser um fator importante se preferir navegar com ele, ou para jogar mais jogos com o emulador Drastic.
Com o Android, também tem mais alguns emuladores. Mas estes são os de gama alta e não são tão adequados para este processador. No entanto, tem a possibilidade de descarregar outros emuladores não incluídos, por exemplo, para computadores como o Amstrad CPC ou o Commodore 64.
Se tiver um orçamento limitado, opte pela consola de jogos portátil Anbernic RG ARC-S, pode poupar alguns dólares e obter a mesma experiência padrão. Pessoalmente, neste caso, optaria pelo Anbernic RG ARC-D, pois por um pouco mais obtém-se bastante mais. Isto é, se não se importar de passar algum tempo a descarregar e a configurar novos emuladores que, de outra forma, não teria com o ARC-S.
Pode saber mais e encomendar o Anbernic RG ARC-S aqui e o Anbernic RG ARC-D aqui. Pode consultar a nossa gama de dispositivos portáteis para jogos retro aqui.
E se está a planear comprar o Anbernic RG ARC, consulte o nosso guia de iniciação que abrange tudo, desde a configuração, à adição de jogos extra e muito mais!
Obrigado por ler a nossa análise do Anbernic RG ARC-S & ARC-D, esperamos que tenha sido útil. Se tiveres alguma dúvida sobre este dispositivo portátil, diz-nos nos comentários. Obrigado!