Chat with us, powered by LiveChat

Avaliação ONEXPLAYER ONEXGPU com vídeo – Excelente estação de ancoragem Ryzen RX 7600M XT eGPU com ranhura NVMe

ONEXPLAYER ONEXGPU Review
ONEXPLAYER ONEXGPU Review
Análise da ONEXPLAYER ONEXGPU
  • Design
    (5)
  • Build Quality
    (4.5)
  • Performance
    (4.5)
  • Features
    (5)

Resumo

A ONEXPLAYER ONEXGPU é uma opção de eGPU versátil e poderosa que se destaca pela expansão interna do SSD, opções de conetividade robustas, iluminação RGB personalizável e excelente desempenho OcuLink.

Overall
4.8
Sending
User Review
3.5 (2 votes)

Pros

  • Excelente desempenho OcuLink
  • Expansão do armazenamento SSD interno
  • Opções de conetividade
  • Características da fonte de alimentação de 300W
  • Iluminação RGB

Cons

  • A fonte de alimentação é grande e tem mais de 700 gramas.
  • Desempenho ligeiramente mais lento em USB do que o GPD G1

Comparámos a ONEXPLAYER ONEXGPU com a estação de ancoragem GPD G1 e realizámos mais de 200 testes de referência para o desempenho OcuLink e USB. Veja a nossa análise do ONEXPLAYER ONEXGPU para ver quem sai vencedor!

Vídeo de avaliação da ONEXPLAYER ONEXGPU

Desembalagem da ONEXPLAYER ONEXGPU

Começamos a análise da ONEXGPU com um breve unboxing. Em primeiro lugar, temos um guia do utilizador. Está disponível em inglês e chinês. Em seguida, temos o ONEXPLAYER ONEXGPU propriamente dito, que mostraremos com mais pormenor daqui a pouco.

Análise da ONEXPLAYER ONEXGPU sem caixa
ONEXPLAYER ONEXGPU Sem caixa

Por baixo, encontra-se uma enorme fonte de alimentação de 300 W. Incluiremos o adaptador de ficha correto para o seu país. E por último, mas não menos importante, um cabo USB 4. Note-se que não está incluído um cabo OcuLink.

ONEXPLAYER ONEXGPU

A seguir, na nossa análise da ONEXGPU, analisamos mais de perto a própria estação de ancoragem eGPU. O ONEXPLAYER ONEXGPU mede cerca de 19,6 x 12,0 x 3,2 cm (7,7 pol. x 4,7 x 1,2 pol.) e pesa 863 g.

ONEXPLAYER ONEXGPU Vista superior
ONEXPLAYER ONEXGPU Vista superior

No lado direito encontra-se o botão de alimentação, o botão turbo e o botão de iluminação RGB. Existem duas portas USB 3 para terminar a disposição lateral.

ONEXPLAYER ONEXGPU Vista lateral direita
ONEXPLAYER ONEXGPU Vista lateral direita

Premir o botão RGB muda para o padrão seguinte na sequência de iluminação, tanto do lado esquerdo como do lado direito.

ONEXPLAYER ONEXGPU Análise Iluminação RGB
ONEXPLAYER ONEXGPU Iluminação RGB

Na parte traseira encontra-se uma porta ethernet gigabit seguida de duas portas DisplayPort e HDMI para suporte de até quatro monitores. Existem portas OcuLink e USB 4 para dados e a porta de alimentação.

ONEXPLAYER ONEXGPU Vista traseira
ONEXPLAYER ONEXGPU Vista traseira

A parte inferior tem uma tampa amovível onde pode instalar um stick NVMe para expandir o seu armazenamento. É muito fácil de fazer, basta retirar o parafuso, fazer coincidir a chave e inseri-lo num ligeiro ângulo, empurrar para baixo, encaixar o parafuso, fechar a tampa e está pronto a funcionar.

Baía de ranhura NVMe ONEXPLAYER ONEXGPU
Baía de ranhura NVMe ONEXPLAYER ONEXGPU

Uma breve menção à fonte de alimentação, que é uma verdadeira besta. Só por si pesa 725 g, mas fornece 300 W de potência para utilização com a base de ligação, bem como até 100 W para carregar dispositivos. Um toque agradável é que pode remover esta parte e ligar um cabo de chaleira se não quiser que fique diretamente pendurado na parede. É provavelmente melhor utilizar um fio condutor.

Especificações técnicas da ONEXPLAYER ONEXGPU

Como parte da nossa análise da ONEXGPU, abordamos as especificações técnicas, bem como os nossos próprios testes de consumo de energia, ruído da ventoinha e térmicas.

GPUAMD Radeon RX 7600M XT RDNA 3.0, 32 unidades de computação até 2300Mhz
RAM6GB GDDR6
ARMAZENAMENTOm.2 2280 SSD PCIE 3.0 NVMe SSD
E/SUSB-C 4.0, USB-A x2, HDMI x2, DisplayPort X2, OcuLink, Gigabit Ethernet
TAMANHO7,7 x 4,7 x 1,2 pol. (19,6 x 12,0 x 3,2 cm)
PESO863g, com fonte de alimentação 1,58kg

No nosso teste de energia, executámos o teste de referência Street Fighter VI a 4K nas definições gráficas mais elevadas, no Win MAX 2023 através do Oculink e obtivemos um pico de utilização de energia de 167 W. E 21 W enquanto inativo no ambiente de trabalho.

ONEXPLAYER ONEXGPU térmicas
ONEXPLAYER ONEXGPU térmicas

No nosso teste de ventoinha e térmico, também durante a execução do teste de referência Street Fighter VI, obtivemos um ruído da ventoinha mais elevado de 72db e uma temperatura mais elevada de 60 °C.

Referências

Agora vamos à parte principal desta análise da ONEXGPU, os benchmarks! Para estes testes de referência, passámos muitas horas a executar testes de referência em dois dispositivos: o AYANEO Slide 7840U e o modelo GPD Win MAX 2 2023 7640U. Para o AYANEO Slide, testámos com uma ligação USB 4 com um monitor 4K interno e externo. E o mesmo para o WIN MAX 2 23, mas repetido com o OcuLink, e novamente repetido com a estação de ancoragem GPD G1 eGPU para comparação. Havia mais de 200 referências!

Combinámos os resultados em três gráficos de barras para cada teste. Comparação do desempenho do OcuLink no Win MAX 23, e comparação do desempenho do USB 4 em ambos os dispositivos. Não estamos a comparar o desempenho de dispositivos portáteis, uma vez que se trata de dois CPUs diferentes, mas sim de uma comparação de eGPU. Disponibilizámos uma folha de cálculo aqui, se quiseres comparar os resultados.

E, finalmente, não utilizámos o botão turbo ONEXGPU nestes testes de referência. Verificámos alguns pequenos aumentos ocasionais no desempenho em alguns testes de referência quando activados, mas em muitos testes as pontuações foram idênticas.

3DMark

O nosso primeiro parâmetro de comparação é o 3DMark, que testa o desempenho da CPU e da GPU. Realizámos testes de Time Spy, Night Raid e Fire Strike.

Nos resultados do OcuLink, vemos pontuações essencialmente idênticas, com mais ou menos alguns fotogramas. Para os testes USB 4, o AYANEO registou um desempenho global ligeiramente superior ao do GPD G1. E para o GPD Win Max 2 2023, observámos pontuações visivelmente mais elevadas em alguns resultados e pontuações mais próximas noutros.

Forza Horizon 5

Estamos a executar o Forza Horizon 5 nas definições gráficas Muito baixas. Nos nossos resultados OcuLink, vemos pontuações quase idênticas em todos os resultados de referência.

Nos nossos resultados do AYANEO Slide USB 4, vemos que o G1 tem um desempenho superior no ecrã externo e resultados quase idênticos no interno. E no caso do Win Max 23, vemos pontuações quase idênticas em toda a linha.

Shadow of the Tomb Raider

Estamos a executar o Shadow of the Tomb Raider nas definições gráficas mais baixas.

Nos nossos resultados OcuLink, vemos a habitual acumulação de fotogramas por segundo a 720, 1080p e 1440P no monitor externo. E a 4K, uma queda considerável no desempenho de ambas as placas gráficas externas. Para o AYANEO em USB, vemos diferenças notáveis de desempenho no monitor externo, com o G1 a assumir a liderança. No entanto, a nível interno, verificamos uma gama de resultados muito mais próxima. E para o Win MAX 23 os resultados são quase idênticos em comparação uns com os outros. Este jogo dá-nos sempre resultados interessantes para comparação entre diferentes dispositivos.

Call of Duty: Modern Warfare III

A seguir, Call of Duty Modern Warfare III nas definições gráficas mínimas sem FSR ativado.

No Oculink, obtemos as mesmas pontuações em todos os testes. Para o AYANEO Slide, vemos o G1 assumir a liderança em baixa resolução, mas à medida que aumentamos a resolução, o ONEXGPU assume a liderança. E para o WIN MAX 23 os resultados são essencialmente os mesmos em ambas as eGPUs.

Street Fighter VI

Os nossos últimos testes de referência são para o Street Fighter VI com as definições gráficas mais elevadas, para realmente sobrecarregar as eGPUs.

Nos resultados do Oculink, obtemos essencialmente 60 FPS no ecrã interno a 1080P e praticamente os mesmos resultados no ecrã externo. Este padrão repete-se principalmente no AYANEO Slide com pontuações semelhantes em ambas as eGPUs. O Win MAX 23 obteve resultados semelhantes, nada de extraordinário aqui.

Resumo da referência

Um breve resumo dos resultados da análise de benchmark ONEXGPU. Em todos os benchmarks, vimos pontuações praticamente idênticas para os benchmarks com OcuLink. Com os testes de referência USB 4, verificamos algumas diferenças no desempenho e, de um modo geral, é a favor do GPD G1. E a utilização de um monitor externo em vez de um interno enquanto se utiliza a porta USB irá proporcionar um aumento notável no desempenho, o que se deve ao facto de os dados viajarem apenas numa direção, do computador de mão para a eGPU e depois para o monitor.

De um modo geral, diria que o GPD G1 é ligeiramente mais rápido em termos de desempenho em relação ao USB apenas, mas não é muito.

Considerações finais

Vamos terminar a nossa análise da ONEXGPU com as nossas considerações finais enquanto mostramos alguns jogos a correr no AYA NEO Slide via USB e no Win Max 2 23 via Oculink. O nosso objetivo é obter 60 ou mais fotogramas por segundo com a melhor resolução e definições gráficas possíveis. É claro que pode adaptar as definições às suas preferências e estes são apenas exemplos.

Definições do Forza Horizon 5
Definições do Forza Horizon 5

No geral, a ONEXPLAYER ONEXGPU funciona muito bem como uma eGPU. Relativamente ao desempenho do Oculink, obtivemos resultados de benchmark quase idênticos em todos os testes quando comparados com o G1. Vimos um desempenho variável com a ligação apenas por USB, diria que o GPD leva a melhor neste caso, mas não por margens enormes.

Definições de Overwatch 2
Definições de Overwatch 2

Em termos de características, a estação de ancoragem ONEXGPU eGPU lidera em relação à G1. Em primeiro lugar, temos o armazenamento interno SSD, que é uma excelente caraterística. Ter acesso fácil a mais arrumação nunca é mau. O ONEXGPU também tem uma porta HDMI adicional e uma porta ethernet, algo que o G1 surpreendentemente não tem. Mas o G1 tem um leitor de cartões SD que o ONEX não tem, bem como uma porta USB adicional.

Definições do Palworld
Definições do Palworld

Em termos de tamanho, o G1 é ligeiramente maior, mas tem a vantagem de a PSU ser interna, necessitando apenas de um cabo para a alimentar. A ONEXGPU necessita de uma fonte de alimentação que, combinada com a própria eGPU, pesa 1,5 kg. O peso combinado do G1 e de um cabo é de cerca de 986 g, o que pode ser um fator decisivo se a portabilidade for um requisito.

Definições Cyberpunk
Definições Cyberpunk

Em termos de preço, são mais ou menos do mesmo preço, mais ou menos alguns dólares, pelo que não há um vencedor absoluto. Pessoalmente, diria que a ONEXGPU é a melhor estação de ancoragem eGPU em termos de relação qualidade/preço e características, embora falhe ligeiramente no desempenho quando utiliza apenas USB, é igual à G1 quando utiliza Oculink.

Nota que os dispositivos portáteis mais recentes são suportados, desde que tenham suporte para OcuLink ou USB 4. Isto também inclui o novo ROG Ally X, que agora tem uma porta USB 4.

Qual é que compraria? O ONEXPLAYER ONEXGPU ou GPD G1? Diga-nos nos comentários porquê, pois estamos sempre interessados em ler as razões quando dois produtos semelhantes estão disponíveis.

Pode obter mais informações e comprar a ONEXPLAYER ONEXGPU aqui.

Obrigado por ler a nossa análise do ONEXGPU, esperamos que a tenha achado útil. Se tiveres alguma dúvida, diz-nos nos comentários.

Email

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.