Análise do Anbernic RG35XX Plus
-
Design
-
Build Quality
-
Display
-
Performance
-
Features
-
Software
Resumo
O Anbernic RG35XX Plus melhora o RG35XX com uma CPU quad-core H700 mais rápida, uma GPU G31 MP2 dual-core superior e mais 1 GB de RAM LPDDR4. Conectividade melhorada com Bluetooth 4.2, melhor Wi-Fi e uma bateria maior de 3300mAh que oferece até 8 horas de jogo, fazem dela uma consola de jogos mais robusta e versátil.
Overall
4.5User Review
( votes)Pros
- Desempenho melhorado com CPU e GPU H700
- 1 GB de RAM LPDDR4, suficiente para emulação
- WiFi 5 e Bluetooth 4.2
- Vida útil da bateria mais longa, até 8 horas
Cons
- Ainda não há firmware personalizado totalmente funcional!
- Ligeiramente mais grosso e mais pesado do que o modelo original
A popular alternativa ao Miyoo Mini Plus, o RG35XX recebeu uma atualização com o Anbernic RG35XX Plus. Na nossa análise do Anbernic RG35XX Plus, desembalamos, comparamos os três modelos e testamos uma série de emuladores para descobrir se vale a pena comprar ou fazer uma atualização.
Vídeo de análise do Anbernic RG35XX Plus
Desembalagem do Anbernic RG35XX Plus
Para começar a nossa análise do Anbernic RG35XX Plus, temos um breve unboxing. Em primeiro lugar, temos o próprio Anbernic RG35XX Plus, que analisaremos mais de perto em breve.
Em seguida, temos um guia do utilizador que está disponível em inglês e chinês. Inclui um protetor de ecrã e toalhetes para a sua aplicação. Além disso, a caixa inclui um cabo de carregamento USB tipo C.
Visão geral do Anbernic RG35XX Plus
A seguir, na nossa análise do Anbernic RG35XX Plus, analisamos mais de perto a consola de jogos vintage. O Anbernic RG35XX Plus mede cerca de 4,61 x 3,19 x 0,87 polegadas e pesa 186 gramas. As consolas de jogos retro estão disponíveis em três cores: branco, cinzento e preto transparente.
O ecrã IPS de 3,5″ tem uma resolução de 640×480, o que é ideal para jogos retro. Tem a mesma disposição de controlo que o modelo original, com o D-Pad e os botões de jogo habituais e um botão de menu.
E no lado direito do dispositivo portátil para jogos retro, de cima para baixo, encontram-se o botão de alimentação, o botão de reiniciar e duas ranhuras para cartões micro SD. No primeiro, encontrará um cartão de 64 GB ou 128 GB para o sistema operativo e o armazenamento. A segunda ranhura está vazia e pode ser utilizada com outro cartão micro SD para armazenamento adicional.
A parte inferior tem uma porta USB tipo C, que é utilizada para carregar, e uma porta de 3,5 mm para auscultadores.
A parte superior tem uma porta mini HDMI que pode ligar ao seu televisor ou monitor para jogar em grande ecrã.
A parte de trás tem quatro botões que podem ser utilizados como gatilhos e ombros nos jogos. Também notará que existe agora um compartimento para pilhas, caso pretenda mudar a pilha recarregável.
Especificações técnicas do Anbernic RG35XX Plus
Como parte da nossa análise do Anbernic RG35XX Plus, estamos a comparar as especificações técnicas com o Anbernic RG35XX v2 vs RG35XX Plus vs Miyoo Mini Plus.
ANBERNIC RG35XX v2 | ANBERNIC RG35XX PLUS | MIYOO MINI PLUS | |
CPU | ARM Cortex-A9 de quatro núcleos | H700 quad-core ARM Cortex-A53, frequência de 1,5GHz | ARM Cortex-A7 de núcleo duplo, 1,2 GHz |
GPU | GPU PowerVR SGX544MP de quatro núcleos | G31 MP2 de núcleo duplo | |
RAM | 256MB LPDDR3 | 1GB LPDDR4 | 128MB |
ARMAZENAMENTO | 64 GB (arranque duplo – oficial e Garlic OS) | Cartão de 64 GB ou 128 GB | Cartão de 64 GB |
VISUALIZAR | Ângulo de visualização total IPS de 3,5 polegadas, laminação total OCA/ 640*480 | Ângulo de visualização total IPS de 3,5 polegadas, laminação total OCA/ 640*480 | 3,5″ IPS, 640*480 |
COMMS | NÃO | 2.4/5G WIFI 802.11a/b/g/n/ac Bluetooth 4.2 | 2.4/5G WIFI 802.11a/b/g/n/ac |
BATERIA | Bateria de polímero de lítio de 2600 mAh, com uma duração de até 6 horas. | Bateria de polímero de lítio de 3300mAh, com uma duração de até 8 horas. | Bateria de polímero de lítio de 3000mAh, com uma duração de até 8 horas. |
Saída HDMI | SIM | SIM | NÃO |
COMPRAR | COMPRAR AQUI | COMPRAR AQUI | COMPRAR AQUI |
Anbernic RG35XX vs RG35XX Plus vs Miyoo Mini Plus
E agora, como parte da análise do Anbernic RG35XX Plus, vamos comparar os modelos RG35XX original vs RG35XX Plus vs Miyoo Mini Plus+ para ver as diferenças.
Anbernic RG35XX vs Anbernic RG35XX Plus
Fisicamente, o modelo Anbernic RG35XX Plus é ligeiramente mais grosso, com 2,0 contra 2,2 cm. Os botões na parte de trás têm um design diferente, mais ergonómico para os dedos.
As principais alterações são a nível interno. Temos o processador H700 no plus e o ARM Cortex-A9 no original. Pode ler a nossa análise do Anbernic RG35XX aqui. Existe agora 1GB de LPDDR4, em vez de 256MB de RAM DDR3. Existe agora suporte para WiFi 2.4 e 5G.
O Anbernic RG35XX Plus também tem uma bateria de 3300mAh de maior capacidade, em comparação com os 2600mAh do original, o que deverá permitir-lhe obter até mais duas horas de bateria, dependendo do software que estiver a utilizar.
Anbernic RG35XX Plus vs Miyoo Mini Plus
E agora com o Anbernic RG35XX Plus vs Miyoo Mini Plus, lê a nossa análise completa do Miyoo Mini Plus aqui. Vemos que o RG35XX Plus é um pouco maior no seu conjunto, o que lhe permite ter um pouco mais de espaço para as mãos. O processador H700 com GPU funciona mais rapidamente do que o processador Miyoo.
O Miyoo Mini Plus tem apenas 128 MB de RAM, mas na maioria dos casos é tudo o que precisa. O Anbernic RG35XX, em comparação com o Miyoo Mini Plus, tem uma bateria ligeiramente inferior, com 3000mAh, mas terá aproximadamente a mesma duração que o 35XX Plus. Uma coisa que falta no Miyoo é uma porta HDMI, algo que ambos os modelos RG35XX têm.
Existem algumas melhorias de hardware decentes em comparação com o RG35XX original e o Miyoo Mini Plus. Veremos mais tarde se isto se traduz em aumentos de desempenho.
Visão geral do SO e do software
Continuamos a nossa análise do Anbernic RG35XX Plus com um olhar sobre o sistema operativo e o software. O Anbernic RG35XX Plus utiliza a mesma parte frontal encontrada no modelo original. Há um novo emulador nativo para os sistemas suportados, que é um emulador de PSP, cujo desempenho veremos mais adiante na análise.
Tem uma boa lista de sistemas por onde escolher, incluindo vários emuladores de arcada, sistemas de 8 e 16 bits, incluindo a Master System e a Mega Drive, e portáteis como a NeoGeo Pocket e a WonderSwan. Todos os sistemas habituais que se esperam encontrar.
A secção RetroArch tem núcleos para uma grande variedade de sistemas e portas, incluindo OpenBOR, Dreamcast, Pico8, Atari 2600, PC Engine e muito mais. Há muito por onde escolher, mas alguns emuladores funcionam melhor do que os emuladores nativos, pelo que poderá ter de experimentar um pouco o que é melhor para o jogo.
Existe um menu de favoritos e histórico onde pode encontrar jogos guardados e jogados anteriormente. E o menu de definições tem uma série de definições que pode alterar, como o brilho do ecrã, a data e a hora, o idioma, as definições RetroArch e muito mais.
A saída HDMI é suportada através de Mini HDMI e funciona muito bem em todos os emuladores que testámos.
O Anbernic RG35XX Plus é um sistema operativo e um frontend de aspeto básico, mas faz o trabalho na perfeição, é rápido e fácil de utilizar.
Visão geral do emulador
A seguir, na nossa análise do Anbernic RG35XX Plus, testamos o desempenho dos emuladores. Como seria de esperar, todos os sistemas de 8 e 16 bits vão funcionar absolutamente bem. Por isso, iremos abordar os sistemas mais recentes com mais pormenor e, mais tarde, mostraremos algumas imagens de sistemas mais antigos.
PlayStation 1
Os jogos PlayStation 1 prontos a utilizar são muito fáceis de jogar no modelo Plus. Experimentámos os nossos jogos de teste habituais e não encontrámos problemas com o desempenho. Entre os jogos testados estão o Crash Bandicoot 3, que funciona na perfeição, e o Gran Turismo 2, que foi suave como a seda.
Dreamcast
Experimentámos alguns jogos diferentes e, em geral, o desempenho é muito bom. Não vimos, ou melhor, não ouvimos nenhum atraso no Crazy Taxi, e todos os jogos habituais estavam a funcionar bem. Verá algumas quedas de fotogramas de vez em quando, mas o RetroArch ajusta o salto de fotogramas e, na maioria dos casos, os jogos funcionam bem. O mesmo se aplica aos emuladores Namoi e Atomiswave.
NDS
Experimentámos alguns jogos diferentes e todos eles eram bastante jogáveis. Um fator importante é o facto de o ecrã não ser tátil, pelo que alguns jogos serão muito difíceis de jogar se necessitarem de ser introduzidos no ecrã tátil. No geral, é bastante bom, mas não esperes que todos os jogos sejam perfeitos.
PSP
No Tekken 6, sem saltos de fotogramas activados e com uma resolução de renderização de 1x, estamos a obter cerca de 70% de velocidade para fotogramas completos por segundo. Pode utilizar o salto de fotogramas para acelerar o processo. Em God of War, obtivemos cerca de 20 FPS para comparar com o desempenho de outras consolas portáteis que analisámos. Os jogos pouco exigentes são geralmente jogáveis com alguns saltos de fotogramas.
Considerações finais
Resumimos a nossa análise do Anbernic RG35XX Plus com as nossas considerações finais. O Anbernic RG35XX Plus é uma boa atualização em relação à versão original. O novo processador H700 proporciona um aumento de desempenho razoável em relação ao original, com um desempenho mais rápido na PlayStation 1 e na Dreamcast. Os jogos no RG35XX original que estavam a correr um pouco mais devagar estão agora a funcionar muito bem. Também encontrará mais jogos jogáveis com a PSP, embora muitos ainda não estejam a funcionar à velocidade máxima e exijam saltar fotogramas.
O Garlic OS 2 está atualmente a ser desenvolvido para o modelo Plus. Ainda não está pronta para uma versão completa, pelo que não a experimentámos. Quando for totalmente lançado, deverá estar ao mesmo nível da versão original e ser tão bom como o Onion OS nos dispositivos portáteis Miyoo Mini.
Depois de comparar o RG35XX, o RG35XX Plus e o Miyoo Mini, se já tiver um Anbernic RG35XX, talvez não valha a pena actualizá-lo, a menos que pretenda uma emulação mais rápida da PS1 e da Dreamcast. O mesmo se pode dizer se já tiveres uma unidade portátil Miyoo Mini ou Miyoo Mini Plus.
Se está a pensar comprar o seu primeiro computador de mão, então o Anbernic RG35XX Plus é a escolha certa. Tem um desempenho superior ao do RG35XX e do Miyoo Mini Plus e, para além da falta de firmware personalizado neste momento, é globalmente o melhor dispositivo portátil. Até lá, pode continuar a jogar os mesmos jogos e muito mais, mas sem uma interface sofisticada.
Pode obter mais informações e encomendar o Anbernic RG35XX aqui. Estamos em saldos durante todo o mês de dezembro, por isso compre já o seu a um preço excelente!
Obrigado por ler ou ver a nossa análise do Anbernic RG35XX Plus, o que acha dele, diga-nos nos comentários!
E se comprar um Anbernic RG35XX Plus, consulte o nosso guia de iniciação aqui para configuração, utilização e resolução de problemas.