Análise do Anbernic RG556
-
Design
-
Build Quality
-
Display
-
Performance
-
Features
-
Software
Resumo
O Anbernic RG556 é um dispositivo portátil para jogos que brilha com o seu vibrante ecrã AMOLED de 5,48 polegadas, proporcionando imagens excepcionais para os jogadores em movimento. O seu processador T820, em conjunto com o GPU Mali-G57, garante uma experiência de jogo suave numa vasta gama de jogos e emuladores Android.
Overall
4.5User Review
( votes)Pros
- O excelente ecrã AMOLED 1080P de 5,84″ tem um aspeto cristalino
- Boa qualidade de construção
- O Android 13 e o software de lançamento incluído funcionam muito bem
- Ruído silencioso da ventoinha e temperaturas baixas
Cons
- Não tem um desempenho tão elevado como os portáteis de preço semelhante
O Anbernic RG556 é o mais recente dispositivo portátil Android da Anbernic destinado ao segmento superior do mercado. Será que o novo processador T820 será suficiente para acompanhar os processadores Dimensity e Snapdragon encontrados nos portáteis mais recentes baseados em Android? Vamos descobrir isso na nossa análise do Anbernic RG556, enquanto desembalamos, olhamos mais de perto para a unidade portátil, fazemos alguns testes de referência para comparação e depois verificamos o desempenho de uma série de jogos.
Vídeo de análise do Anbernic RG556
Desembalagem da Anbernic RG556
Começamos a nossa análise do Anbernic RG556 com um breve unboxing. O primeiro a sair da caixa é o próprio Anbernic RG556, que analisaremos mais de perto em breve.
Por baixo da embalagem temos um guia do utilizador que está em inglês e chinês. Dentro da caixa encontra-se um cabo USB tipo C para carregamento. E, por último, mas não menos importante, um protetor de ecrã e toalhetes para o aplicar.
Visão geral do Anbernic RG556
A seguir, na nossa análise do Anbernic RG556, o Anbernic RG556 mede cerca de 8,7 x 3,5 x 0,5 pol. (22,3 x 9 x 1,5 cm) e pesa 331 g.
O dispositivo de jogos Android está disponível em duas cores: preto e azul transparente. O material é ligeiramente diferente, a caixa preta tem um acabamento mais mate, enquanto a caixa azul tem um aspeto e toque brilhantes nas mãos.
O ecrã é um ecrã tátil AMOLED de 5,48 polegadas com uma resolução de 1080P. Sendo OLED, o ecrã tem um ótimo aspeto, com cores e brilho agradáveis. No lado esquerdo temos os análogos do efeito hall e um D-Pad, por baixo temos um botão de função e de retorno. No lado direito, existem botões de jogo com SELECT e START por baixo do manípulo analógico direito.
A parte superior tem botões de acionamento do efeito de ombro e de hall, seguidos dos botões de alimentação e de volume.
A parte inferior tem uma porta para auscultadores de 3,5 mm, uma porta tipo USB-C e uma ranhura para cartões micro SD coberta.
Especificações técnicas do Anbernic RG556
A seguir, na nossa análise do Anbernic RG556, verificamos as especificações técnicas, seguidas dos testes de duração da bateria, ruído da ventoinha e temperatura. O Anbernic RG556 inclui o processador Unisoc T820, que é a primeira vez que vemos este CPU, pelo que será interessante ver o seu desempenho em comparação com os processadores Retroid Pocket 4 PRO e AYN Odin 2.
CPU | Processador Unisoc T820, chip SOC EUV 5G de 6 nm. Octa-core 1x A76 @2.7GHz, 3x A76 @2.3GHz, 4x [email protected] |
GPU | Mali G57 de núcleo quádruplo a 850 MHz |
RAM | 8GB LPDDR4X |
ARMAZENAMENTO | 128G UFS 2.2 |
VISUALIZAR | Ecrã AMOLED de 5,48 polegadas, OCA full fit 1080*1920 |
COMUNICAÇÕES | Wi-Fi 6 Bluetooth 5.0 |
BATERIA | Bateria de polímero de lítio de 5500mAh |
SO | Android 13 |
OUTRAS CARACTERÍSTICAS | Joystick Hall integrado, sensor de giroscópio de seis eixos, gatilho Hall, ventoinha de alta velocidade + dissipação de calor ativa do tubo de calor, suporte para atualização sem fios FOTA, netplay, streaming, screencasting sem fios, USB Type-C suporta saída Display Port 1080p, motor de vibração, auscultadores estéreo de 3,5 mm, definições de poupança de energia, controlo da luz do joystick, brilho do ecrã, etc. |
O RG556 é alimentado por uma bateria recarregável de 5500mAh. Nos nossos testes com o Antutu em loop, obtivemos pouco mais de quatro horas.
Durante a execução do Antutu, também testámos o ruído da ventoinha e a temperatura. Obtivemos um ruído da ventoinha de 60 db e uma temperatura máxima de cerca de 39 graus C. Como nota, a ventoinha geralmente não está ativa com frequência, a não ser que esteja a ser muito solicitada, pelo que tivemos de a definir manualmente para a velocidade máxima para obter o ruído máximo.
Visão geral do sistema operativo Android
Continuamos a nossa análise do Anbernic RG556 com um olhar sobre o sistema operativo, as suas características e o software. O Anbernic RG556 funciona com o Android 13, que está bastante atualizado. No primeiro arranque, é apresentado um breve ecrã de configuração que instala previamente alguns emuladores. No entanto, recomendo que se vá diretamente à Play Store para os atualizar, uma vez que se trata de versões mais antigas.
Pode optar por executar os emuladores individuais ou utilizar o lançador Anbernic para navegar e jogar os seus jogos. Se tiveres jogos no teu cartão micro SD, o iniciador irá procurar e adicionar jogos. Uma vez verificado, terá uma série de sistemas e jogos para navegar e jogar. O software é bastante simples, mas é fácil de configurar e utilizar e tem um desempenho muito bom.
Em alternativa, pode executar os emuladores individualmente. Isto exigirá um pouco mais de configuração, mas muitas vezes, especialmente nos sistemas mais exigentes, os emuladores estão mais optimizados do que os utilizados no RetroArch, por exemplo. Se os jogos ficarem lentos no RetroArch, veja se existe um emulador autónomo que ajude a melhorar o desempenho, pois pode fazer uma grande diferença.
No menu suspenso, existem opções para o mapeamento de teclas, o modo de velocidade do processador e o controlo da ventoinha. Se não estiver familiarizado com o mapeamento de teclas, este permite-lhe mapear os controlos no ecrã para os controladores físicos do dispositivo. Permite-lhe jogar a maioria dos jogos com um controlador, mesmo que estes não suportem um.
É suportada a saída de vídeo através de USB C. É necessário um dock adequado com saída HDMI, como o nosso DroiX SD1, ou melhor ainda, o hub USB DroiX NH8 com NVME. Ah, e a nossa gama de monitores portáteis funciona muito bem com esta configuração!
Uma vez ligado, terá a opção de alternar entre o espelhamento de ecrã ou uma interface semelhante a um ambiente de trabalho no seu televisor com entrada de ecrã tátil no dispositivo. O modo de espelhamento de ecrã funciona perfeitamente, mas tivemos alguns problemas menores ao entrar nos menus de definições ou ao sair enquanto jogávamos emuladores. No entanto, em termos gerais, o aspeto e a reprodução são óptimos num monitor portátil.
Referências de sistema
Como se trata de um sistema operativo Android, podemos fazer alguns testes de referência do sistema e comparar o desempenho com o de outros dispositivos portáteis Android para jogos, como parte desta análise do Anbernic RG556.
3DMARK
Começamos os testes de referência com o 3DMark, que testa o desempenho da CPU e da GPU. Nos resultados da Slingshot, obtemos 4,736 para a RG556, o que é uma pontuação média. O AYN Odin 2, o AYANEO Pocket Air e o Retroid Pocket 4 PRO atingiram todos o máximo das suas pontuações.
No parâmetro de referência Wildlife Extreme, mais exigente, o RG556 obtém 564. Apesar de ser a pontuação mais baixa, alguns dos dispositivos portáteis com menor desempenho conseguem executar o teste de referência, quanto mais obter uma pontuação.
Antutu
O Antutu é uma série global de testes de referência que analisa tudo, desde o desempenho da interface do utilizador até às velocidades de armazenamento.
O Anbernic RG556 tem uma pontuação respeitável de pouco menos de meio milhão. No entanto, os dispositivos de preço e desempenho mais elevados têm uma vantagem considerável.
Geekbench
O nosso terceiro e último parâmetro de referência é o Geekbench, que testa o desempenho de um e vários núcleos.
Vemos pontuações decentes para o RG556, novamente em quarto lugar atrás dos dispositivos mais caros, mas não por diferenças enormes.
Resumo da referência
O Anbernic RG556 continua em quarto lugar, atrás das poderosas consolas de jogos Android AYN Odin 2, AYANEO Pocket Air e Retroid Pocket 4 Pro. Não se esqueça de que os dois primeiros custam pelo menos o dobro do preço do RG556, mas a diferença de preço em relação ao Retroid Pocket 4 PRO é muito menor.
Desempenho em jogos
Recomendamos que veja o vídeo de análise do Anbernic RG556 acima para ver as imagens do jogo. Experimentámos alguns jogos diferentes, incluindo Diablo, Dan the Man, Horizon Chase e Magic Rampage.
Todos os jogos funcionam muito bem, sem qualquer abrandamento ou atraso. Tal como mencionado, existe um mapeamento de ecrã integrado e conseguimos configurá-lo sem problemas.
Desempenho do emulador
Mais uma vez, recomendamos que veja o vídeo de análise do Anbernic RG556 acima para ver as imagens do emulador num bom número de sistemas. Essencialmente, todos os sistemas de 8 e 16 bits até à PlayStation 1 e à Dreamcast funcionarão sem qualquer problema. Poderá também aumentar as resoluções de renderização interna para 1080P para tornar os gráficos 3D muito mais suaves.
Para os sistemas mais exigentes, a partir da PlayStation 2, o sucesso será misto. No caso da PlayStation 2, os jogos mais exigentes serão executados lentamente, a menos que se baixe a resolução de processamento. No entanto, para os jogos menos exigentes, pode aumentar a resolução de renderização e continuar a funcionar à velocidade máxima.
Para os sistemas mais recentes, incluindo as consolas portáteis, o sucesso será mais uma vez variável. Na Vita, por exemplo, há um bom número de jogos compatíveis que funcionam a 30 ou 60 FPS. No entanto, jogos como Street Fighter X Tekken funcionavam a cerca de 40 FPS.
Para as consolas portáteis da atual geração, apenas os jogos 2D menos exigentes serão jogáveis. Se quiser emular a este nível, recomendamos o AYN Odin 2 Pro
Considerações finais
Resumiremos a nossa análise do Anbernic RG556 com os nossos pensamentos sobre a consola de jogos Android. O Anbernic RG556 é, de um modo geral, um bom dispositivo portátil retro, mas o desempenho é inferior ao do Retroid Pocket 4 PRO, de preço semelhante. Mas, por esta diferença de preço, obtém um ecrã AMOLED de alta resolução de 5,48″ maior, em comparação com o ecrã IPS de 4,7″ de resolução inferior do 4 PRO. Dependendo da sua preferência, pode querer um ecrã maior ou mais pequeno, mas a qualidade do AMOLED supera a do IPS em qualquer dia da semana.
Gostamos do lançador Anbernic, fácil de utilizar, que analisa simplesmente o cartão micro SD e adiciona jogos aos menus do sistema adequados. Funciona muito bem e é excelente para começar a funcionar rapidamente. No entanto, não se esqueça de que, para os sistemas mais exigentes, vai querer utilizar as aplicações dedicadas em vez dos núcleos RetroArch. As aplicações dedicadas requerem uma pequena configuração, mas o aumento de desempenho obtido vale a pena.
Se um ecrã maior e de alta qualidade, com uma configuração bastante rápida, é algo que lhe interessa, então vale a pena considerar o dispositivo de jogos Anbernic RG556 para Android. Se pretender um desempenho um pouco mais elevado, opte pelo Retroid Pocket 4 Pro.
Pode saber mais e comprar o Anbernic RG556 aqui. Utilize o código de desconto “RG5565OFF” para obter 5% de desconto. O código expira um mês após a publicação desta análise e não pode ser utilizado durante as vendas ou promoções da loja.
Obrigado por ler (ou ver) a nossa análise do Anbernic RG556. Deixe-nos saber a sua opinião sobre este dispositivo portátil para jogos Android nos comentários. Vale a pena comprá-lo ou está à procura de outro dispositivo portátil?