Chat with us, powered by LiveChat

Análise do AOKZOE A1 Pro com vídeo – Desempenho do AMD 7840U a um preço mais baixo

AOKZOE A1 Pro review
AOKZOE A1 Pro review
Análise do AOKZOE A1 Pro
  • Design
    (4.5)
  • Build Quality
    (4.5)
  • Display
    (4.5)
  • Performance
    (4.5)
  • Features
    (4)
  • Software
    (4)

Resumo

O AOKZOE A1 Pro é um PC para jogos portátil de baixo custo com o mesmo CPU AMD Ryzen 7 7840U de alto desempenho encontrado em computadores portáteis de gama alta.

Overall
4.3
Sending
User Review
0 (0 votes)

Pros

  • Ótimo preço
  • Ecrã grande de 8
  • Bateria de longa duração
  • O suporte integrado é ótimo

Cons

  • Os manípulos analógicos têm uma qualidade inferior à das consolas portáteis mais caras
  • O design é básico, mas é mais uma questão visual do que de conforto

A gama AOKZOE de PCs para jogos portáteis talvez não seja tão popular como a GPD ou a AYA NEO, mas a sua gama de preços mais baixos continua a ser bastante forte. Não há pegas em “posição de dormir do bebé”, sensores de impressões digitais e outras coisas para as quais provavelmente reviram os olhos. Então, vamos ver o que ele pode fazer em nossa análise do AOKZOE A1 Pro.

Vídeo de avaliação do AOKZOE A1 PRO

Tirar da caixa o AOKZOE A1 Pro

Começamos a análise do AOKZOE A1 Pro com o unboxing. Em primeiro lugar, temos o PC portátil para jogos AOKZOE A1 Pro, que iremos analisar mais de perto em breve.

Análise do AOKZOE A1 Pro - Unboxed
Análise do AOKZOE A1 Pro – Unboxed

Seguem-se algumas instruções em chinês e inglês. Dentro da caixa encontra-se um carregador de 65 W com adaptador. Incluiremos o adaptador correto para o seu país. E por último, mas não menos importante, um cabo de carregamento USB tipo C.

Análise do AOKZOE A1 Pro - Unboxing
Análise do AOKZOE A1 Pro – Unboxing

Visão geral do AOKZOE A1 Pro

Continuando a nossa análise do AOKZOE A1 Pro, vamos analisar mais detalhadamente as suas características. O PC móvel para jogos AOKZOE A1 Pro está disponível em duas cores: azul Quantum e branco Lunar. Medem 28,5 x 12,5 x 2,1 cm (11,22 x 4,92 x 0,82 polegadas) e pesam 729 g.

Cores AOKZOE A1 Pro Quantum Blue e Lunar White
Cores AOKZOE A1 Pro Quantum Blue e Lunar White

O ecrã é um ecrã tátil IPS de 8 polegadas com uma resolução máxima de 1920×1200. É um ecrã de qualidade decente para o seu tamanho e resolução, com 350 nits de brilho. Não tenho nada a reclamar.

Na parte da frente estão os controlos de jogo habituais, com o D-Pad, os manípulos analógicos duplos e os botões. Existem três botões adicionais, um no canto inferior esquerdo para mostrar o ambiente de trabalho e dois no canto inferior direito para abrir o teclado no ecrã e o software de sobreposição AOKZOE.

Em ambos os lados existem luzes LED que podem ser configuradas para diferentes padrões no software de sobreposição.

AOKZOE A1 Pro Vista superior
AOKZOE A1 Pro Vista superior

Ao longo da parte superior, temos botões de ombro e de acionamento. Existe um botão de alimentação e um botão de volume. No meio, encontra-se uma tomada para auscultadores de 3,5 mm, seguida de uma porta USB 4.0 e de uma porta USB 3.

Análise do AOKZOE A1 Pro Vista inferior
Análise do AOKZOE A1 Pro Vista inferior

Na parte inferior encontra-se uma porta USB 3.2 e uma ranhura para cartões micro SD. A parte de trás tem um suporte prático que é útil para se colocar em pé numa mesa ou secretária.

Especificações técnicas do AOKZOE A1 Pro

CORESAzul Quantum, Branco Lunar
CPUAMD Ryzen 7 7840U, ZEN 4, 8 núcleos 16 threads, relógio base: 3.3GHz, Boost clock: 5.1GHz, TDP: Até 30W
GPUAMD Radeon 780M, RDNA 3, 12 núcleos, frequência gráfica: 2700MHz, compatível com AMD Ryzen AI
RAM32 GB ou 64 GB LPDDR5X 7500
ARMAZENAMENTO2TB M.2 SSD PCIe 4.0×4
VISUALIZAR8″ IPS, resolução 1920×1200, sRGB 100%, 283 PPI, brilho 350 nits
WI-FIWiFi 6E intel AX210
BLUETOOTH5.2
PORTOS1x USB 4.0, 1x USB 3.2, 1x USB 3.0, 1x tomada para auscultadores de 3,5 mm, RANHURA PARA CARTÃO MICRO SD: 3.0
ORADORAltifalantes estéreo duplos
ARREFECIMENTOArrefecido a ar. 1x ventilador. alheta de alumínio e dois dissipadores de calor em cobre puro, com controlo inteligente da temperatura
BATERIABateria recarregável de 65Wh, 17100mAh, 1,5 horas para carregar totalmente com o carregador GaN PD incluído
ORADORAltifalantes estéreo duplos
TAMANHO11,22 x 4,92 x 0,82 pol. (28,5 x 12,5 x 2,1 cm)
PESO729g

Nos nossos testes, ao executar o benchmark Street Fighter 6 a 28W TDP nas definições mais elevadas, obtivemos 1 hora e 33 minutos. E deixando-o inativo no ambiente de trabalho a 28W TDP, obtivemos umas impressionantes 9 horas e 55 minutos.

Referências de sistema

Como parte da nossa análise do AOKZOE A1 Pro, estamos a comparar o AOKZOE A1 Pro com os PCs para jogos compactos AYA NEO 2S, ASUS ROG Ally e GPD WIN MAX 2 2023. Vale a pena notar, no momento de fazer esta análise, que nenhum destes dispositivos portáteis tem controladores gráficos AMD adequados e estão a utilizar o que os fabricantes forneceram. Por conseguinte, estas referências não são definitivas e só devem ser utilizadas como comparação aproximada até a AMD resolver o seu atraso no lançamento de controladores.

PCMARK

Comparação de Benchmark PCMARK
Comparação de Benchmark PCMARK

Os resultados do PCMARK são um pouco dispersos, com pouco mais de mil entre o GPD WIN MAX 2023 mais elevado e o AOKZOE A1 Pro mais baixo. Os resultados podem variar um pouco, mas obtivemos resultados decentes com 7500MT/s de RAM e o armazenamento é rápido com velocidades de leitura superiores a 7GB/s. Portanto, façam destes resultados o que quiserem.

3DMARK

Resultados de referência da 3D Mark
Resultados de referência da 3D Mark

Os resultados dos nossos testes Time Spy, Night Raid e Fire Strike mostram que o AOKZOE A1 Pro está em segundo lugar, atrás do GPD WIN MAX 2 2023, com o AYA NEO 2S logo atrás e o ROG Ally em último lugar.

Cinebench

Comparação de Benchmark Cinebench
Comparação de Benchmark Cinebench

Estamos agora a testar núcleos únicos e múltiplos nos nossos testes de referência Cinebench. Os quatro modelos têm resultados muito semelhantes nos testes de núcleo único. Podemos ver um pouco mais de diferença em multi-core, com o A1 Pro em 3º lugar.

Referências de jogos

Continuamos a nossa análise do AOKZOE A1 Pro com alguns benchmarks de jogos. Para os benchmarks de jogos, testámos com a resolução mais elevada que o dispositivo suporta, neste caso 1200P, com 11, 20 e 28W TDP. Em seguida, efectuamos dois testes a 1200P e 800P a 28W TDP para comparação com outros dispositivos. Como nota, o computador portátil para jogos ROG Ally funciona a 1080P e 720P, por isso não se esqueça desta resolução mais baixa para as pontuações, uma vez que existe uma pequena vantagem.

Forza Horizon 5

Para o Forza Horizon 5, estamos a executar o teste de referência nas definições gráficas de qualidade mais baixa. Em primeiro lugar, temos os testes individuais para o A1 Pro, com resultados decentes para uma resolução de 1200P nos diferentes níveis de TDP.

Comparação de Benchmark do Forza Horizon 5
Comparação de Benchmark do Forza Horizon 5

Podemos ver que, em comparação com o outro dispositivo, as pontuações são mistas. O Win MAX 2 23 ocupa o primeiro lugar, com o AOKZOE A1 Pro logo atrás, enquanto os outros dispositivos têm resultados mistos,

Shadow of the Tomb Raider

Para Shadow of the Tomb Raider, estamos a executar o teste de referência nas definições de qualidade mais baixas. Aqui estão os testes individuais para o A1 Pro. Pontuações acima de 60 para o 1200P a 20W TDP são bastante boas.

Comparação de Benchmark SOTTR
Comparação de Benchmark SOTTR

Em comparação com os outros dispositivos, podemos ver que o Win MAX tem um aumento decente no desempenho. O ROG Ally fica bem no segundo lugar geral, com o A1 Pro e o AYANEO 2S a ficarem para trás.

Cyberpunk 2077

O Cyberpunk 2077 ainda consegue levar os dispositivos aos seus limites, como podemos ver nos resultados dos testes de referência. Estamos a testar com as definições gráficas mais baixas e podemos ver que apenas a 800P obtemos mais de 60 FPS.

Comparações de Benchmark Cyberpunk
Comparações de Benchmark Cyberpunk

Em comparação com os outros dispositivos, vemos novamente o padrão do WIN MAX 2 2023 em primeiro lugar, seguido pelo A1 Pro.

Call of Duty Modern Warfare II

Estamos a executar o Call of Duty Modern Warfare II nas definições gráficas mínimas e obtemos taxas de fotogramas decentes a 800P.

Comparação de benchmarks COD MW2
Comparação de benchmarks COD MW2

Quando comparado com os outros modelos, podemos ver o MAX 2 novamente em primeiro lugar, mas o A1 Pro a cair para o 3º lugar, atrás do PC de jogos portátil AYA NEO 2S.

Street Fighter 6

O nosso último parâmetro de referência é o Street Fighter 6. Estamos a correr a 1080P com as definições gráficas mais elevadas.

Comparação de Benchmark de Street Fighter 6
Comparação de Benchmark de Street Fighter 6

Sem surpresas, o PC móvel para jogos GPD WIN MAX 2 2023 está em primeiro lugar, o AYA NEO 2S em segundo e, em termos gerais, eu colocaria o Ally em terceiro lugar, com o A1 Pro em último.

Resumo da referência

Estes resultados de benchmark não são definitivos, uma vez que cada dispositivo tem os seus próprios controladores gráficos, apesar de ter o mesmo processador. Enquanto a AMD não se mexer e lançar controladores adequados, não podemos fazer uma comparação correcta. Os testes Cinebench, por exemplo, mostram que o desempenho do CPU é essencialmente idêntico, tal como o desempenho do GPU, mas vemos pontuações diferentes nos testes de referência.

Voltaremos a estes testes de referência quando a AMD tiver lançado controladores gráficos adequados. Estamos à espera há mais de um mês, pelo que esperamos que não seja preciso esperar muito mais.

Desempenho em jogos

O desempenho dos jogos é, em geral, muito semelhante ao do computador portátil para jogos AYA NEO 2S que analisámos há algumas semanas. Vamos dar uma breve olhada em alguns jogos como parte da análise do AOKZOE A1 Pro, para os seus melhores gráficos acima de 60 FPS quando possível, e também para a melhor duração da bateria.

Call of Duty Modern Warfare 2

Para o Call of Duty Modern Warfare 2, pode correr a 800P equilibrado com FSR e obter mais de 60 FPS, normalmente à volta da área dos 70-80. Pode desligar a FSR e, na maior parte dos casos, manter-se-á acima dos 60.

Análise do AOKZOE A1 Pro - Jogabilidade CoD MW2
Jogabilidade de CoD MW2

Se quiseres as taxas de fotogramas mais elevadas, reduz os gráficos para Mínimo e estarás na zona dos 90 FPS.

Para obter a melhor duração da bateria, pode definir a opção 800P Gráficos mínimos e limitar os fotogramas a 30. Pode baixar o TDP para cerca de 15W, talvez até um pouco menos, para poupar alguma bateria.

Dave, o mergulhador

Se ainda não jogaram Dave the Diver, vão lá ver, é excelente em PCs de jogos compactos! À primeira vista, parece um jogo aborrecido, mas há uma boa história com muita ação e reviravoltas para o manter interessado. De qualquer modo, pode funcionar a 1920×1200 com cerca de 15W TDP e não deverá ter quaisquer problemas.

Avaliação do AOKZOE A1 Pro - Dave the Diver gameplay
Jogabilidade de Dave the Diver

Se quiser poupar bateria, pode descer para 800P e baixar o TDP para cerca de 10W para mais de 60 FPS. As definições gráficas são inexistentes, mas é possível limitar manualmente o jogo a 30 FPS e baixar um pouco mais o TDP.

Overwatch 2

Sem o FSR com gráficos Ultra de 1200P, obtivemos acima de 60 FPS com quedas ocasionais abaixo. Eu configuraria para Alta para obter uma velocidade de fotogramas mais estável em cenas mais movimentadas e obteria bem mais de 60.

Jogabilidade de Overwatch 2
Jogabilidade de Overwatch 2

Para a autonomia da bateria, pode configurá-lo para gráficos 800P Low bloqueados a 30 FPS e o TDP para apenas 8W, ou para 60 FPS configurá-lo para 12W.

Perdição Eterna

Não consegui obter uma velocidade de fotogramas estável superior a 60 FPS nas definições médias de 1200P. Pessoalmente, eu optaria por 800P e poderias aumentar os gráficos para Ultra Nightmare e ficar acima dos 60 FPS.

Análise do AOKZOE A1 Pro - Jogabilidade de Doom Eternal
Jogabilidade de Doom Eternal

Se quiser poupar bateria, pode optar por gráficos baixos a 60 FPS com cerca de 15W TDP.

Desempenho do emulador

E, claro, não podemos esquecer os emuladores na nossa análise do AOKZOE A1 Pro. Vimos nos computadores portáteis para jogos GPD WIN MAX 2 2023 e AYA NEO 2S que o desempenho da emulação aumentou desde então em relação aos modelos 6800U. Vejamos alguns dos emuladores mais exigentes.

PS3

Jogabilidade no emulador PS3 com Tekken 6
Jogabilidade no emulador PS3 com Tekken 6

Os nossos jogos compatíveis Tekken 6 e WipeoutHD tiveram uma excelente jogabilidade, com algumas quedas ocasionais de fotogramas aqui e ali, mas nada que quebre a jogabilidade. Nem todos os jogos funcionam, mas geralmente funciona muito bem.

Xbox 360

Jogabilidade da Xbox 360 com Vanquish
Jogabilidade da Xbox 360 com Vanquish

O nosso jogo de eleição, Vanquish, funciona lindamente e o desempenho do Project Gotham Racing 2 foi muito bom, embora tenha havido algumas descidas abaixo dos 30 FPS de vez em quando.

Interruptor

Jogabilidade do emulador Yuzu
Jogabilidade do emulador Yuzu

Com o Yuzu e o Ryujin, verá menos tempo a gerar caches de shader. No entanto, os jogos compatíveis funcionam muito bem quando as caches de sombreamento são geradas. Os jogos originais e de terceiros são definitivamente jogáveis.

Considerações finais

Terminamos a nossa análise do AOKZOE A1 Pro com algumas considerações finais sobre este PC de jogos portátil. É uma pena que, passado cerca de um mês, ainda estejamos à espera que a AMD lance alguns controladores adequados para esta série 7000 de processadores. Sabemos definitivamente que há mais desempenho do que o que estamos a ver atualmente, mas até a AMD abanar a perna e lançar algo, não podemos dizer qual será o aumento de desempenho.

Project Gotham Racing 2 na Xbox 360
Project Gotham Racing 2 na Xbox 360

Voltaremos a analisar os testes de referência assim que forem lançados os controladores adequados. Mas, entretanto, vamos utilizando a informação de que dispomos. Em termos de desempenho, o AOKZOE A1 Pro fica logo atrás do GPD WIN MAX 2 2023 e é mais ou menos igual ao AYA NEO 2S.

Pessoalmente, gostei do tempo que passei no PC móvel para jogos AOKZOE A1 Pro. O grande ecrã de 8″, em comparação com o AYA NEO 2S de 7″, parece de facto muito maior e é muito confortável de ver enquanto se joga. É certo que os manípulos analógicos têm uma qualidade inferior à dos outros que experimentámos recentemente. Recomendaria uns punhos de polegar para os tornar mais confortáveis.

Forza Horizon 5 no AOKZOE A1 Pro
Forza Horizon 5 no AOKZOE A1 Pro

Mas, para além disso, não tenho queixas do AOKZOE A1 Pro. Se os scanners de impressões digitais e os designs de “posição de dormir para bebés” não lhe interessam e se pretende um dispositivo portátil de baixo preço com um desempenho idêntico ao dos mais caros, então o AOKZOE A1 Pro é uma excelente escolha.

Pode obter mais informações e comprar o AOKZOE A1 Pro aqui. Utilize o código de desconto AOK5OFF no checkout para obter um desconto de 5%.

Isso encerra nossa análise do AOKZOE A1 Pro, esperamos que tenha sido útil. O que acha do AOKZOE A1 Pro? Barato e foleiro, ou uma óptima alternativa aos modelos mais caros?

Email

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.