Avaliação do ONEXPLAYER X1 Mini
-
Design
-
Build Quality
-
Display
-
Performance
-
Features
-
Software
Resumo
Overall
4.7User Review
( votes)Pros
- Ecrã tátil de 8,8″ 144Hz com resolução de 1600P
- Mais portátil do que o modelo X1 AMD
- Mini portátil 3 em 1, tablet e PC de jogos portátil
- CPU AMD Ryzen 7 8840U de alto desempenho
- Teclado e controladores amovíveis
Cons
- A extensão de teclado não permanece fechada
- A porta OCuLink na parte inferior do Mini é um pouco irritante
Recebemos recentemente os PCs para jogos portáteis ONEXPLAYER X1 Mini e AMD para análise. Se ainda não leste a nossa análise do ONEXPLAYER X1 AMD, consulta-a para uma cobertura mais aprofundada. Esta é uma análise do ONEXPLAYER X1 Mini com algumas comparações com o modelo AMD.
Visão geral do ONEXPLAYER X1 Mini 8840U
Começamos a análise do ONEXPLAYER X1 Mini com um olhar mais atento ao PC portátil para jogos. O ONEXPLAYER X1 Mini mede cerca de 8,2 x 5,07 x 0,78 polegadas (21,0 x 12,9 x 2,0 cm) e pesa 737g (1,62 lbs) sem os controladores acoplados. Com os comandos, mede cerca de 31,5 cm (12,4 polegadas) e pesa 859 g (1,89 lbs).
O ecrã é um ecrã tátil LTPS de 8,8″ 144Hz com uma resolução de 2560×1600. Em comparação com o seu irmão mais velho, que tem um ecrã maior de 10,95″ e uma taxa de atualização inferior de 120Hz, existem algumas diferenças.
Como nota, se as tuas opções de resolução de ecrã desapareceram depois de actualizares os controladores gráficos, consulta a nossa correção muito rápida e fácil para isto na nossa publicação da Base de Dados de Conhecimento.
Existe uma câmara de 1MP no topo que suporta o Windows Hello para desbloqueio facial.
Nos lados esquerdo e direito há ranhuras cobertas para prenderes os controladores.
Ao longo da parte superior, temos um botão de alimentação com leitor de impressões digitais integrado, botões de volume e um botão para abrir a sobreposição do centro de controlo ONEXPLAYER. Segue-se uma porta USB 4, seguida de uma porta USB-A 3.2 e de uma porta para auscultadores de 3,5 mm.
Na parte inferior há uma porta USB-C 4, uma porta OCuLink coberta e uma ranhura para cartões micro SD.
A parte de trás tem um suporte ajustável incorporado.
Visão geral dos controladores ONEXPLAYER
De seguida, vamos passar algum tempo com os comandos como parte da análise do ONEXPLAYER X1 Mini. Estes estão disponíveis separadamente e vêm num par de controlos do lado esquerdo e direito que se fixam nas laterais do ONEXPLAYER X1 Mini e dos PCs de jogos móveis AMD. Tem os teus controlos de jogo normais, incluindo análogos de efeito de salão. Também inclui uma parte superior do D-Pad amovível para se adequar à tua preferência.
Os comandos deslizam e encaixam simplesmente nas laterais do X1 Mini. Existe um pequeno botão na parte de trás para os desbloquear e voltar a deslizar. A ligação é forte e há muito pouco movimento entre o comando e o dispositivo.
Também podes comprar o conetor do controlador. Este funciona como uma base para os teus comandos e, mais uma vez, desliza e encaixa no lugar. Tem uma bateria recarregável de 1200mAh no interior. Liga-se através de um dongle USB que se encontra no interior do conetor. Se quiseres, podes ligá-lo a qualquer dispositivo Windows. Notámos um pouco de movimento entre os dois comandos e o conetor.
Teclado ONEXPLAYER
A seguir, na nossa análise do ONEXPLAYER X1 Mini, temos o teclado acoplável. Liga-se muito facilmente através de pinos de pogo e ímanes para o manter no lugar. A ligação é suficientemente forte para não se desligar quando o ONEXPLAYER X1 Mini é levantado, mas não tentes levantá-lo com o teclado 🙂
As teclas têm um perfil de bom tamanho e altura para o tamanho do teclado, um pouco mais pequeno do que o que encontrarias num teclado de portátil. Escrevi esta análise utilizando o teclado e, no geral, a experiência foi boa, mas o teclado maior do X1 AMD era definitivamente mais confortável.
Um problema é que não existe um íman na parte superior do X1 Mini para ajudar a manter o teclado fechado. O X1 AMD tem um, tem um aspeto muito mais agradável e, consequentemente, mantém-se fechado.
Mala de transporte ONEXPLAYER
Por último, mas não menos importante, tens a bolsa de transporte para o ONEXPLAYER X1 Mini. Tem um acabamento forte no exterior e um material mais macio no interior. É suficientemente grande para acomodar o X1 Mini e o acessório do teclado. Vale mesmo a pena usá-la para o proteger de choques e arranhões quando não está a ser utilizado.
Especificações técnicas do ONEXPLAYER X1 Mini
Como parte da nossa análise do ONEXPLAYER X1 Mini, analisamos e comparamos as especificações técnicas com a AMD.
Comparação entre ONEXPLAYER X1 AMD e X1 Mini
ONEXPLAYER X1 AMD | ONEXPLAYER X1 Mini | |
VISUALIZAR | 10,95″ LTPS, 2560×1600, 120Hz, 16:10,sRGB: 133%, 540 nits, suporte tátil de 10 pontos | 8,8″ LTPS, 2560×1600, 144Hz, 16:10, sRGB: 133%, 500 nits, suporte tátil de 10 pontos |
DIMENSÕES | 9,9 x 6,4 x 0,5 polegadas (25,2 x 16,3 x 1,3 cm) | 8,2 x 5,07 x 0,78 polegadas (21,0 x 12,9 x 2,0 cm) |
PESO | 969g (1.73 lbs) | 710g (1.56 lbs) |
Especificações técnicas do ONEXPLAYER X1 Mini
CPU | AMD Ryzen 7 8840U, 8 núcleos / 16 threads, até 5,10GHz com 28W TDP |
GPU | AMD Radeon 780M, 12 núcleos até 2.700MHz |
RAM | Até 64GB LPDDR5X de canal duplo 7500Mhz |
ARMAZENAMENTO | SSD M.2 2230 NVME PCIe Gen 4.0 até 2TB |
COMUNICAÇÕES | Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2 |
CÂMARA | Câmara frontal de 1MP com IA (compatível com Windows Hello) |
E/S | 2x USB-C 4.0 1x USB A 3.2 1x porta de áudio de 3,5 mm 1x porta OCuLink 1x leitor Micro SD |
BATERIA | Bateria recarregável de 65,02Wh 16,890mAh |
SISTEMA OPERATIVO | Windows 11 Home |
A alimentar tudo isto está uma bateria recarregável de 65,02Wh e 16.890mAh. Executamos o Cinebench em um loop e obtivemos uma duração da bateria de exatamente 2 horas, 3 minutos a mais do que o modelo ONEXPLAYER X1 AMD. A utilização média varia, mas espera cerca de 6-8 horas.
Durante a execução do Cinebench, também testámos o ruído e a temperatura da ventoinha. Obtivemos um ruído mais elevado da ventoinha de 60dB e uma temperatura mais elevada de 62 °C. Ambos ligeiramente inferiores ao modelo AMD em 2dB e 2 graus, respetivamente.
Referências de sistema
Agora vamos executar alguns benchmarks de sistema para ver como se comporta com o seu homólogo X1 AMD, bem como com alguns outros computadores portáteis para jogos baseados no 8840U.
PCMark
Começamos com algumas pontuações de benchmark bastante baixas para o ONEXPLAYER X1 Mini, para ser justo, o modelo X1 também teve pontuações baixas. Ambas as pontuações são mais baixas do que as dos modelos GPD, talvez uma RAM ligeiramente mais lenta ou velocidades SSD estejam a atrasá-lo um pouco, mas não é um bom começo.
Cinebench R23
Para o Cinebench, que testa o desempenho de um só núcleo e de vários núcleos do CPU, vemos aproximadamente as mesmas pontuações para um só núcleo. O ONEXPLAYER X1 Mini assume a liderança em primeiro lugar para o desempenho multi-core, com o X1 AMD muito próximo. Um grande resultado aqui!
3DMark
Para o 3DMark, estamos a executar os benchmarks Time Spy, Night Raid e Fire Strike. Vemos essencialmente as mesmas pontuações para o Time Spy, ligeiramente acima no Night Raid e uma diferença visivelmente menor quando comparado com o modelo X1 AMD. No geral, no entanto, as pontuações estão geralmente na faixa mais alta, se não a mais alta, o que é ótimo de se ver.
Referências de jogos
E como é um computador portátil para jogos, também comparamos uma variedade de jogos em diferentes configurações de TDP para avaliar o seu desempenho como parte da nossa análise do ONEXPLAYER X1 Mini.
Forza Horizon 5
No Forza Horizon 5 a 1080P, vemos excelentes resultados a 98 fotogramas por segundo.
E a 720P em toda a gama de TDP, vemos novamente quadros por segundo elevados. Troca o primeiro e o segundo lugar com o X1 AMD. Muito impressionante!
Shadow of the Tomb Raider
Para Shadow of the Tomb Raider, vemos o X1 Mini em segundo lugar, atrás do X1 AMD a 1080P.
Em 720P, vemos geralmente excelentes resultados em toda a gama de TDP, iguais ou ligeiramente inferiores aos do X1 AMD, mas superando os outros.
Lutador de rua VI
Para o Street Fighter VI, levamos as portáteis aos seus limites, correndo com as definições gráficas mais elevadas. A 1080P, no geral, vemos quadros por segundo muito bons para o ONEXPLAYER X1 Mini.
E a 720P as velocidades de fotogramas continuam a ser das mais elevadas.
Call of Duty Modern Warfare III
E o nosso último parâmetro de comparação é o Call of Duty Modern Warfare III. Vemos apenas uma diferença de dois fotogramas para o primeiro lugar, bem dentro da margem de erro.
E a 720P, vemos pontuações essencialmente idênticas às do X1 AMD. Este é um jogo baseado em GPU e a GPU 780M tem basicamente o mesmo desempenho.
Benchmarks ONEXGPU
Podemos tirar partido de uma eGPU, como a estação de ancoragem ONEXPLAYER ONEXGPU eGPU ou GPD G1. Isto dá-nos um enorme aumento de desempenho não só para jogos, mas também para tarefas como a edição e codificação de imagens e vídeos.
Ligámos a ONEXGPU através do OCuLink para obter o melhor desempenho e executámos os seguintes jogos com uma resolução de 2560×1600. No Forza Horizon 5 obtivemos 130 fotogramas por segundo. Em Shadow of the Tomb Raider obtivemos 131 FPS e em Call Of Duty Modern Warfare II obtivemos 92 FPS.
É um grande aumento de desempenho, especialmente tendo em conta a resolução de ecrã superior a 1600P!
Desempenho em jogos
A seguir, na nossa análise do ONEXPLAYER X1 Mini, vamos ver alguns jogos com a melhor resolução e definições gráficas que são realmente jogáveis. Além de algumas outras definições, se quiseres obter mais fotogramas por segundo.
Forza Horizon 5
2560×1600 Gráficos baixos para mais de 60 FPS, ou altos bloqueados para 48 FPS. Baixa a resolução para obteres mais fotogramas por segundo e/ou qualidade gráfica.
Crash Bandicoot N’sane Trilogy
A qualidade gráfica Ultra de 2560×1600 com um TDP de cerca de 15W deve funcionar muito bem.
Masmorras de Hinterburgo
Podes desfrutar deste jogo de exploração de masmorras/puzzles com uma resolução de 2560×1600 nos gráficos da mais alta qualidade com cerca de 20W TDP
Branco néon
Podes correr este jogo estilo speed run com uma resolução de 2560×1600 nas definições gráficas mais elevadas. Podes bloquear a velocidade de fotogramas para 144Hz e desfrutar de velocidades de fotogramas suaves.
Desempenho da emulação
PS3
A maioria dos jogos compatíveis com a PlayStation 3 funcionará na perfeição. Poderás ter algumas quedas ocasionais de fotogramas durante cenas movimentadas, mas nada que estrague o jogo.
Vita
Dependendo da compatibilidade e do jogo, não deves ter problemas. Podes correr o Street Fighter X Tekken a uma resolução de 2x com quedas ocasionais de FPS.
Xbox 360
Há muitos jogos que podes jogar, especialmente jogos de terceiros. No caso dos jogos de terceiros, verás uma queda no desempenho.
Ryujinx
Os jogos compatíveis menos exigentes são muito fáceis de jogar. Quando passares para jogos mais exigentes, verás uma queda no desempenho.
ONEXPLAYER X1 Mini Análise das considerações finais
Chegou a hora de resumir as nossas considerações finais da nossa análise do ONEXPLAYER X1 Mini. Tal como o PC para jogos compacto X1 AMD, o ONEXPLAYER X1 Mini enquadra-se num nicho interessante de tablets 3 em 1, computadores portáteis e portáteis para jogos. Podes começar o dia a navegar com um tablet, escrever um documento de texto com o teclado acoplado e, mais tarde, acoplar os comandos ou utilizar o conetor e desfrutar de alguns jogos, quer como dispositivo portátil, quer como dispositivo apoiado numa secretária.
Com isto, tens um pouco mais de escolha sobre a forma como queres utilizar o ONEXPLAYER X1 Mini. No entanto, considero a falta de um íman para manter o teclado fechado um pouco irritante e feio quando está dobrado em cima de uma secretária.
Uma coisa de que não nos podemos queixar é o desempenho. Vimos alguns excelentes resultados de benchmark do ONEXPLAYER X1 Mini. Isto deve-se em parte ao facto de os novos controladores gráficos da AMD funcionarem bem quando comparados com os controladores mais antigos. Lembra-te também que tem suporte para OCuLink, o aumento de desempenho é excelente e não temos queixas.
O ONEXPLAYER X1 Mini é talvez adequado para alguém que deseja um computador portátil para jogos menos orientado para o trabalho de escritório devido ao ecrã e teclado mais pequenos. Claro que ainda o pode fazer, mas é preferível o modelo X1 AMD maior. Este é mais para o teu tablet e definitivamente para jogos portáteis, nos quais é excelente.
Podes saber mais e encomendar os modelos ONEXPLAYER X1 Mini e AMD nos respectivos links abaixo.
Com isto concluímos a nossa análise do ONEXPLAYER X1 Mini, esperamos que te tenha sido útil. Se tiveres alguma dúvida, não hesites em perguntar nos comentários.