Há alguns dias, começaram a surgir na Internet imagens de mais uma das alegadas consolas portáteis de jogos retro da ANBERNIC. Diga olá ao ANBERNIC RG503!
Neste artigo, vamos rever o que sabemos sobre o ANBERNIC RG503 e actualizaremos este artigo à medida que forem surgindo mais informações!
Especificações do RG503
Os rumores actuais sobre as especificações do (combinando informações existentes com informações que nós próprios obtivemos) são os seguintes
CPU/SoC | Rockchip RK3566 (Quad-Core Cortex-A55, até 1,8GHz) |
RAM | N/A |
Armazenamento | 2x microSD |
Ecrã | OLED de 4,95 polegadas |
Bateria | 3500mAh |
SO | N/A (o SoC suporta Android e Linux) |
Wi-Fi | 5GHz |
Outras características | Saída Mini HDMI 2x USB-C (USB/DC + OTG) Altifalantes duplos |
RG503 vs. RG552
A comparação mais imediata a fazer com esta unidade portátil é com o lançamento mais recente da ANBERNIC, o ANBERNIC RG552.
O RG503 inclui um SoC Rockchip RK3566. Isto em comparação com o SoC RK3399 do RG552.
Embora não existam comparações directas de desempenho no mundo real neste momento, é possível ter uma noção da diferença bruta entre os dois, verificando as referências online.
A partir daqui, podemos esperar que o RG503 seja cerca de 60 a 70% mais rápido do que o RG552. Embora isto não faça muita diferença em títulos retro, poderá notar-se em títulos 3D mais difíceis de executar.
A capacidade e o tipo de memória RAM do ANBERNIC RG503 tambémainda não foram anunciados. Em escalas mais pequenas, uma diferença de 1-2GB de RAM pode fazer uma enorme diferença no desempenho geral do sistema.
O RG503 também inclui a funcionalidade Wi-Fi de 5GHz. Tornando-o mais compatível com o streaming de jogos (ou seja, Moonlight) do que o RG552, devido à largura de banda melhorada.
O ecrã do RG503 é também ligeiramente mais pequeno (4,96 polegadas em vez de 5,36 polegadas).
Globalmente, com base nas informações de que dispomos, podemos concluir o seguinte:
- O RG503 será mais fraco e terá um ecrã mais pequeno, mas terá um melhor desempenho Wi-Fi. A duração da bateria também pode ser melhor graças ao SoC de especificações mais baixas.
- O RG552 é mais caro, mas é mais potente e tem um ecrã maior.
Ou seja, o RG503 situar-se-á num ponto intermédio estranho entre a terceira geração (RG351) e a quarta geração (RG552) de dispositivos portáteis ANBERNIC. Talvez possamos chamar-lhe uma unidade portátil da geração 3.5?
Jogos suportados pelo RG503
De acordo com as especificações preliminares, o RG503 inclui emuladores para as seguintes plataformas, prontos a utilizar:
- Playstation Portable (PSP)
- Nintendo 64 (N64)
- Dreamcast (DC)
- Sega Saturn (SS)
- Playstation 1 (PS1)
- Capcom Play System 1 (CPS1)
- Capcom Play System 2 (CPS2)
- Final Burn Alpha (FBA)
- Game Boy (GB)
- NEOGEO
- Game Boy Advance (GBA)
- Game Boy Color (GBC)
- Super Famicom (SFC / SNES)
- Famicom (FC / NES)
- Sega Megadrive / Sega Genesis (MD)
- Sega Master System (SMS)
- MSX
- PC-Engine (PCE)
- Wonderswan Color (WSC)
É provável que sejam adicionados mais emuladores após o lançamento pela comunidade de firmware personalizado, embora isso dependa da popularidade do dispositivo.
Ergonomia melhorada?
Pela primeira vez desde… bem, desde sempre. A ANBERNIC começou a afastar-se do seu icónico layout em forma de “barra”. Com o RG503 a apresentar saliências, ranhuras e um aspeto geral mais arredondado em comparação com os seus antecessores.
Pensamos que isto deve ajudar muito na ergonomia. Um problema com o RG552 é que a forma retangular não se adaptou muito bem ao tamanho maior (à medida que o corpo aumenta, é necessário ter em conta a forma como o dispositivo assentará na mão).
No entanto, visualmente, o dispositivo não é o mais apelativo. Também parece não ter ainda botões de ombro empilhados (os botões de ombro empilhados sacrificam a espessura do dispositivo, mas tendem a ser mais confortáveis em termos de ergonomia).
RG503 Data de lançamento, preço, etc.
Atualmente, não foi anunciada qualquer data de lançamento ou preço para o RG503.
Não podemos estimar uma data de lançamento neste momento, mas em termos de preço, esperamos (sinceramente) que seja mais barato do que o RG552.