Chat with us, powered by LiveChat

As melhores alternativas ao Steam Deck

There's always a choice!

O mais recente projeto de hardware da Valve, o Steam Deck, foi uma surpresa bem-vinda para muitos. Chamando a atenção para um nicho que estava a ganhar força nos últimos 2-3 anos. Devido à enorme procura, não se espera que as pré-encomendas da Steam Deck sejam satisfeitas antes de 2022. Para aqueles que não podem esperar pelos jogos de PC portáteis, nós do DroiX apresentamos nove excelentes alternativas ao Steam Deck!

O que é o Steam Deck?

O Steam Deck é um PC de jogos portátil com um design semelhante ao da Nintendo Switch. Com um grande ecrã central, ladeado de ambos os lados por conjuntos de controlos de jogo dedicados.

O Steam Deck é alimentado por um processador AMD personalizado. A intenção por detrás do Steam Deck é fornecer um dispositivo portátil de jogos que possa suportar a grande maioria dos dispositivos a um mínimo de 30FPS (o que inclui tanto jogos independentes como títulos AAA mais exigentes).

Antes do desenvolvimento deste tipo de dispositivos, quando se tratava de jogar em movimento, havia apenas duas opções reais. A primeira delas são as consolas de jogos retro, que são muito inconsistentes quando se trata de emular plataformas mais recentes do que a PS1. A segunda opção são os computadores portáteis para jogos, que podem ser demasiado grandes e volumosos para alguns.

O Steam Deck será fornecido com uma versão actualizada do SteamOS – um sistema operativo baseado em Linux concebido para funcionar de forma integrada com a plataforma de jogos Steam da Valve.

Alternativas ao Steam Deck

#1: O GPD Win 3 – O favorito em todos os aspectos

O GPD WIN 3 é o primeiro da nossa lista de concorrentes do Steam Deck. Proveniente da GPD, o fabricante de vários mini-portáteis, e o antecessor direto do WIN 3, o GPD WIN 2.

Equipado com um processador Intel de 11ª geração, o slogan do GPD Win 3 é “A primeira consola de jogos AAA portátil do mundo” e a sua fama é correr jogos AAA – o que faz surpreendentemente bem.

Apesar de ser um dispositivo portátil, o GPD WIN 3 é verdadeiramente capaz de executar jogos AAA. A ressalva é que (e este é um tema comum a todas as consolas portáteis para jogos), terá de fazer algumas concessões em termos visuais para que os jogos funcionem a taxas de fotogramas mais elevadas.

É um concorrente perfeitamente viável do Steam Deck graças ao seu desempenho respeitável numa variedade de jogos, bem como ao seu formato semelhante. Também é extremamente bom em emulação.

O GPD WIN 3 inclui também um teclado tátil integrado, útil para introduzir rapidamente credenciais em jogos e formulários online sem ter de abrir um teclado no ecrã.

O GPD Win 3 está disponível para compra na DroiX, com envio para todo o mundo a partir do Reino Unido. Também pode consultar a nossa análise do GPD WIN 3 para obter mais informações.

GPD Win 3 vs Steam Deck – Qual é o melhor?

Relativamente à questão do GPD Win 3 versus o Steam Deck, é difícil dizer qual é o melhor. Em última análise, depende do seu caso de utilização.

O GPD Win 3 é uma consola de jogos portátil lançada e finalizada. Com muitos testes de desempenho que podem ser consultados em todo o Youtube, e apenas análises do GPD Win 3 em geral, é mais fácil ter uma ideia daquilo em que se está a meter.

Entretanto, o baralho Steam não tem, até à data, modelos de produção reais à solta. Só existem protótipos do Steam Deck. Juntamente com o facto de a Steam Deck utilizar uma APU personalizada em vez de um modelo já existente, não existe sequer uma referência no mundo real a partir da qual possamos extrapolar dados.

No geral, embora mais caro, acreditamos que o Win 3 é a opção topo de gama mais potente para jogos portáteis. A não ser que a Valve esteja a vender a Steam Deck com prejuízo, é improvável que consiga superar o desempenho do Win 3 aos preços indicados.

O GPD Win 3 também tem a vantagem de ser compatível com GPUs externas, o que significa que pode funcionar como um PC para jogos completo por si só.

Como nota, ambos os modelos são compatíveis com estações de ancoragem – que aumentam visivelmente a conetividade do dispositivo. A estação de ancoragem do GPD Win 3 pode ser adquirida aqui.

Tanto o Steam Deck como o GPD Win 3 podem ser ligados a estações de ancoragem, permitindo uma utilização mais convencional.
CategoriaGPD Win 3Convés de vapor
ProcessadorIntel Core i5 1135G7 (Quad-core, 2,4-4,2GHz)
Intel Core i7 1165G7 )Quad-core, 2,8-4,7GHz)
APU AMD Zen 2 personalizada (Quad-core, 2,4-3,5GHz)
GráficosGráficos Intel Iris XeGráficos RDNA 2 personalizados
RAM16GB LPDDR4x (@4266MHz)16GB LPDDR5 (@5500MT/s)
Opções de armazenamento1TB M.2 NVMe64GB eMMC
256GB M.2 NVMe
512GB M.2 NVMe
Expansão do armazenamentomicroSD
M.2 NVME
microSD
M.2 NVMe
EcrãAtivado por toque
5,5 polegadas
1280x720p (16:9)
IPS
Ativado por toque
7 polegadas
1280x800p (16:10)
IPS
Wi-FiIEEE 802.11a/b/g/n/ac/ax (WiFi 6)IEEE 802.11a/b/g/n/ac (WiFi 5)
Bluetooth5.05.0
ControlosA B X Y botões
D-pad
Accionadores analógicos L e R
Para-choques L e R
2x botões de aperto atribuíveis
2x manípulos analógicos; clicáveis (L3/R3)
Botões Iniciar e Selecionar
Botão Guia da Xbox
A B X Y botões
D-pad
Accionadores analógicos L e R
Para-choques L e R
Botões Ver e Menu
4x botões de aperto atribuíveis
2x manípulos analógicos tácteis capacitivos; clicáveis (L3/R3)
2x trackpads
Portos1x USB Tipo C (Thunderbolt 4)
1x USB 3.2 Gen 2 Tipo A
1x Tomada para auscultadores de 3,5 mm
1x USB 3.2 Gen 2 Tipo C (c/ modo DP 1.4 Alt)
1x Tomada para auscultadores de 3,5 mm.
Outras característicasSensor de impressões digitais
Ruído incorporado
Teclado tátil capacitivo
Interruptor de comutação do modo controlador/rato
Compatível com eGPU
Compatível com a estação de ancoragem
Giroscópio
Sensor de luz ambiente
Microfone estéreo
Ruído incorporado
Compatível com a estação de ancoragem
Bateria~45Whr; aprox. 3-8 horas de jogo~40Whr; aprox. 2-8 horas de jogo
Tamanho198 mm x 92 mm x 27 mm298 mm x 117 mm x 49 mm
Peso~550g~669g
Preço£869.95
£989.98
£349.00
£459.00
£569.00
Especificações da plataforma de vapor vs GPD WIN 3

Do que gostamos!

  • Muito portátil
  • Leve
  • Alto desempenho
  • Executa todos os seus jogos favoritos do Windows
  • Muito bom para emulação

O que não gostamos…

  • A disposição dos botões analógicos e dos botões da direita pode ser controversa.

#2: O AYA NEO – Um concorrente da AMD

O AYA NEO 2021 é um PC de jogos portátil – e um excelente concorrente do Steam Deck – lançado em 2021 pela start-up chinesa AYANEO após uma campanha de crowdfunding no início do ano.

À semelhança do WIN 3, o objetivo do AYA NEO é proporcionar uma experiência de jogo AAA numa embalagem semelhante à do Switch. Utilizando um ecrã tátil central, ladeado de ambos os lados por controlos de jogo dedicados.

Comparado com o GPD WIN 3, o AYA NEO 2021 tem um aspeto muito mais semelhante ao Steam Deck. sem o design em forma de berço e o ecrã deslizante do primeiro.

O AYA NEO 2021 também se afirma como uma das melhores alternativas de convés a vapor no processador. Utiliza uma APU AMD Ryzen 5 4500. Embora não seja exatamente a APU Zen 2 personalizada encontrada no Steam Deck, é o mais próximo que se pode obter.

Para saber mais sobre este computador de mão para jogos AMD, recomendamos que você verifique nossa análise do AYA NEO 2021! Você também pode comprar um AYA NEO 2021 da DroiX agora mesmo.

A seguir ao WIN 3, foi anunciado o AYA NEO. Mais um PC para jogos portáteis financiado por crowdfunding de um novo interveniente na cena, a AYA.

O AYA, tal como o WIN 3, também pretende trazer a experiência do PC de jogos para um formato portátil. A principal diferença é o facto de o AYA NEO ter um processador AMD, em vez de um processador Intel.

Do que gostamos!

  • Tamanho perfeito para um PC de jogos portátil
  • O ecrã de 7″ tem um ótimo aspeto
  • Leve e portátil
  • Muito confortável para jogar
  • Botões responsivos
  • Mais barato do que os computadores de mão Intel i7-1195G7

O que não gostamos…

  • Não é potente em comparação com os PCs portáteis Intel i7-1195G7

#3: O OneXPlayer – Ecrã enorme, alto desempenho

Interessada em obter uma fatia da torta portátil para jogos, a One Netbook também produziu um PC portátil para jogos, chamado OneXPlayer.

Para quem não conhece o One Netbook, trata-se de um fabricante de vários mini-portáteis, tal como o GPD. Mais conhecidos pela sua linha de ultrabooks One Mix, os dispositivos One Netbook são uma alternativa elegante à estética mais utilitária da GPD.

O OneXPlayer possui componentes internos semelhantes aos do GPD Win 3, com opções de processador i5 e i7 de 11ª geração. No entanto, o principal aspeto que distingue o OneXPlayer da concorrência é o seu enorme ecrã de 8,3 polegadas com uma resolução de 2560×1600.

O seu desempenho nos jogos é semelhante ao do WIN 3 em geral, quando limitado a 800p. No entanto, se pretender utilizar a resolução total de 1600p, o desempenho será afetado de forma significativa.

Devido ao grande ecrã, o OneXPlayer ultrapassa os limites do que se pode considerar realisticamente “portátil” (porque o seu peso não está muito longe de um pequeno portátil). De qualquer forma, é uma óptima alternativa ao convés a vapor para aqueles que consideram o ecrã do convés demasiado pequeno.

O OneXPlayer pode ser encomendado à DroiX. Também pode consultar a nossa análise do OneXPlayer 1S!

Do que gostamos!

  • Tamanho perfeito para um PC de jogos portátil
  • Enorme ecrã tátil FHD IPS de 8,3 polegadas com resolução de 2560×1600
  • Manípulos analógicos, D-Pad e botões responsivos e de alta qualidade
  • CPU, RAM e SSD de elevado desempenho
  • Executa alegremente jogos AAA para Windows com definições óptimas
  • Reproduz emulação de consolas topo de gama
  • Duas portas USB tipo C WiFi 6 e Bluetooth 5 para uma transferência de dados rápida

O que não gostamos…

  • É muito grande, não cabe no bolso!
  • O ecrã é muito refletor quando não está a jogar

#Nº 4: O GPD Win MAX 2021 – Um híbrido portátil/portátil

O WIN MAX 2021 é uma revisão do popular híbrido portátil para jogos/portátil da GPD, o GPD Win MAX.

Concebido para preencher um espaço entre o computador de mão para jogos e o computador portátil para jogos, o GPD WIN MAX 2021 é maior do que as ofertas habituais da GPD.

Esta revisão do GPD Win Max está puramente relacionada com os componentes internos do dispositivo. Com a possibilidade de escolher entre um processador Ryzen 4800U ou um processador Intel i7-1195G67. O WIN MAX 2021 promete executar uma grande quantidade de jogos AAA com elevadas taxas de fotogramas.

Em todos os outros aspectos, exceto no que se refere ao processador/RAM, o WIN MAX 2021 é idêntico ao WIN MAX.

Como alternativa a uma Steam Deck, é muito mais viável como dispositivo portátil de utilização diária em geral, em vez de ser exclusivamente para jogos.

Interessado? Veja a nossa análise do GPD WIN MAX 2021 para saber mais. Ou então compre você mesmo um GPD WIN MAX 2021 da DroiX!

Embora não tenhamos imagens do WIN MAX no momento em que escrevemos este artigo, pode consultar o nosso blogue com tudo o que precisa de saber sobre o WIN MAX 2021 para obter mais informações.

Do que gostamos!

  • Ecrã tátil IPS de 8″ de grandes dimensões
  • O teclado retroiluminado é bom para escrever durante longos períodos de tempo
  • Os controlos de jogo são muito confortáveis
  • Processador Intel rápido
  • Excelente para jogos AAA em Windows
  • Excelente para emulação com sistemas mais modernos

O que não gostamos…

  • É difícil jogar enquanto o cabo Ethernet está ligado, uma vez que a porta se encontra do lado direito.

#5 OneXPlayer 1S AMD – Mais alternativas AMD

O OneXPlayer AMD é, como o nome indica, uma variante do OneXPlayer do One Netbook que inclui um processador AMD em vez do típico processador Intel.

O processador AMD utilizado está disponível em duas variedades. O primeiro é um Ryzen 7 4800U, e o segundo é um Ryzen 7 5700u. Não se sabe por que razão a One Netbook optou por duas versões do dispositivo, tendo em conta o seu desempenho muito semelhante (com o 5700u a ser ligeiramente mais potente), mas suspeitamos que se deva mais à disponibilidade de peças do que a qualquer outra coisa.

No entanto, o desempenho da variante AMD também é de primeira classe entre os PCs portáteis para jogos. É totalmente comparável ao OneXPlayer e ao GPD WIN 3 de especificação mais elevada em termos de desempenho, se não mesmo superior em alguns jogos.

A única ressalva real é que a variante AMD não tem uma porta Thunderbolt 4, pelo que não pode ser utilizada com GPUs externas.

Para saber mais sobre o OneXPlayer AMD, recomendamos que consulte a nossa análise do OneXplayer AMD. Ou se quiser comprar um, compre um OneXPlayer AMD na DroiX hoje mesmo!

Do que gostamos!

  • Enorme ecrã tátil FHD IPS de 8,3 polegadas com resolução de 2560×1600
  • Manípulos analógicos, D-Pad e botões responsivos e de alta qualidade
  • Executa alegremente jogos AAA para Windows com definições óptimas
  • Reproduz emulação de consolas topo de gama
  • Duas portas USB tipo C WiFi 6 e Bluetooth 5 para uma transferência de dados rápida

O que não gostamos…

  • É muito grande, não cabe no bolso!
  • Não tão potente como o ONEXPLAYER 1S ou o AYA NEO Pro

#6 AYA NEO 2021 PRO – Um AYA NEO melhorado

O AYA NEO 2021 Pro é uma variante ligeiramente melhorada do AYA NEO 2021. Este modelo foi revelado mais tarde no ciclo de vida de desenvolvimento do AYA NEO 2021 e seria lançado cerca de 1-2 meses depois do seu antecessor mais fraco.

O coração do AYA NEO 2021 Pro é um processador AMD Ryzen 7 4800U. Embora não seja uma atualização revolucionária que mude o jogo, oferece uma melhoria agradável e percetível em todos os tipos de jogos. Desde títulos AAA até à emulação mais humilde.

No entanto, para além do processador, é essencialmente idêntico ao AYA NEO 2021. Este modelo é talvez a melhor e mais próxima alternativa ao Steam Deck que poderá encontrar no mercado durante algum tempo.

Para saber mais sobre o AYA NEO 2021 Pro, encorajamo-lo a verificar a nossa análise do AYA NEO 2021 Pro, bem como a comprar o seu próprio AYA NEO 2021 Pro da DroiX hoje!

Está prevista uma versão actualizada do AYA NEO, denominada AYA NEO 2021. Apresenta numerosas melhorias de hardware feitas a partir do feedback recebido dos apoiantes originais do projeto. Está também planeada uma versão mais potente do AYA NEO 2021, denominada AYA NEO 2021 PRO.

Para saber mais sobre este PC de jogos portátil, consulte o nosso guia que cobre tudo o que precisa de saber sobre o AYA NEO. Consulte a nossa publicação no blogue sobre o AYA NEO 2021 Pro para obter mais informações sobre o modelo melhorado.

O AYA NEO 2021 pode ser encomendado à DroiX por 849,95 €. A data de lançamento do AYA NEO 2021 Pro ainda não foi anunciada.

Do que gostamos!

  • Tamanho perfeito para um PC de jogos portátil
  • O ecrã de 7″ tem um ótimo aspeto
  • Leve e portátil
  • Muito confortável para jogar
  • Botões responsivos
  • Mais barato do que os computadores de mão Intel i7-1195G7

O que não gostamos…

  • Não é potente em comparação com os PCs portáteis Intel i7-1195G7

#7 OneXPlayer Mini – Uma alternativa mais pequena

Revelado no final de 2021, o OneXPlayer Mini é uma iteração com o mesmo nome da consola de jogos OneXPlayer que é visivelmente mais pequena do que o modelo original.

Uma crítica comum ao OneXPlayer 1S prende-se com o seu tamanho. Estava a esticar os limites do que muitos considerariam confortavelmente uma “unidade portátil”.

O ecrã do OneXPlayer Mini tem aproximadamente 7 polegadas. Não se trata de uma diminuição gigantesca em relação ao ecrã de 8,4 polegadas do modelo original, mas é suficiente para o alinhar com outros dispositivos portáteis contemporâneos, como o AYA NEO 2021 Pro. A resolução também é ligeiramente mais pequena, com 1920x1200p em vez dos 2560x1600p originais.

O OneXPlayer Mini também vem com uma ligeira reorganização das interfaces, com algumas a serem deslocadas (como os botões de volume) e outras a serem removidas (como a ranhura para cartões microSD).

Fora isso, no entanto, o dispositivo é praticamente o mesmo que o OneXPlayer 1S, só que numa embalagem mais pequena e mais prática. Tornando-o uma alternativa preferível ao Steam Deck, para quem tem mãos mais pequenas.

Consulte a nossa análise do OneXPlayer Mini para obter mais informações sobre o OneXPlayer Mini. Também é possível pré-encomendar um OneXPlayer Mini da DroiX!

Do que gostamos!

  • Tamanho excelente.
  • Ecrã de 7 polegadas 1920x1200p de alta qualidade.
  • Manípulos analógicos, D-Pad e botões responsivos e de alta qualidade
  • CPU, RAM e SSD de elevado desempenho
  • Funciona bem com jogos AAA para o seu tamanho
  • A emulação de consolas topo de gama é muito fácil
  • Portas USB na parte superior e inferior do dispositivo.

O que não gostamos…

  • Os controladores Intel podem ser um pouco duvidosos
  • O ecrã é muito refletor quando não está a jogar

#8 O WIN MAX AMD – Um híbrido portátil/portátil AMD?

O WIN MAX AMD era uma variante do GPD WIN MAX 2021, lançado no final de 2021. Embora estivesse inicialmente planeado para ser lançado ao mesmo tempo que o WIN MAX 2021, os atrasos nos componentes fizeram com que o seu lançamento fosse adiado algumas semanas.

Tal como outras variantes de dispositivos existentes, o WIN MAX AMD é essencialmente o mesmo dispositivo, mas com um conjunto diferente de componentes internos que alimentam todo o sistema.

Desta vez, em vez de conter um processador Intel i7 1195G7, o coração do dispositivo é um AMD Ryzen 7 4800U.

Isto tem os seus próprios altos e baixos, uma vez que a AMD e a Intel utilizam controladores gráficos diferentes. É preciso ter em atenção que a porta Thunderbolt 4 foi substituída por uma porta USB Type-C normal.

Para saber mais sobre esta alternativa de deck a vapor, consulte a nossa análise do WIN MAX 2021 AMD. Ou compre um WIN MAX 2021 AMD da DroiX hoje mesmo!

Do que gostamos!

  • Ecrã tátil IPS de 8″ de grandes dimensões
  • O teclado retroiluminado é bom para escrever durante longos períodos de tempo
  • Os controlos de jogo são muito confortáveis
  • Processador AMD rápido
  • Excelente para jogos AAA em Windows
  • Excelente para emulação com sistemas mais modernos

O que não gostamos…

  • É difícil jogar enquanto o cabo Ethernet está ligado, uma vez que a porta se encontra do lado direito.

#9 O AYANEO NEXT – Uma alternativa de qualidade superior

O AYANEO NEXT é um PC de jogos portátil recentemente anunciado. Lançado no final de dezembro e revelado no início de janeiro.

Em vez de ser apenas uma simples atualização do processador, o AYANEO next é mais como um dispositivo totalmente novo! Com um processador AMD Ryzen série 5000 e RAM LPDDR4x.

Um destaque especial do modelo são os novos manípulos analógicos “Hall-sensor” que prometem eliminar (ou reduzir significativamente) o desvio do manípulo, bem como o desgaste geral.

(Para os desinformados – stick drift é o que acontece quando o manípulo analógico fica gradualmente descentrado após horas e horas de utilização)

A ergonomia melhorada também pode ser observada, com o dispositivo a ter contornos mais naturais para descansar as mãos.

De todas as unidades portáteis referidas neste artigo, o AYANEO NEXT é verdadeiramente uma das melhores alternativas ao steam deck, graças ao seu desempenho exemplar nos jogos, igualando e até superando o deck em algumas áreas.

Para saber mais sobre o AYANEO NEXT, consulte as nossas FAQ AYANEO NEXT! Saiba também mais na nossa análise do AYANEO NEXT ADVANCE!

Do que gostamos!

  • Processador Ryzen 5800U de elevado desempenho
  • Fantástico ecrã de 7 polegadas
  • Joysticks de efeito Hall e botões de acionamento
  • Muito portátil e confortável de segurar
  • Muitos jogos AAA jogáveis
  • Os emuladores de topo de gama têm um ótimo desempenho

O que não gostamos…

  • Aumentar o TDP para além de 20W não faz uma diferença significativa

#10 AYANEO AIR – O mais pequeno dispositivo portátil Windows com OLED

O AYANEO Air é o computador de mão Windows mais pequeno com um ecrã OLED. O ecrã OLED de 5,5 polegadas tem um aspeto fantástico, com cores brilhantes e vibrantes que sobressaem do ecrã enquanto joga.

Existem três modelos disponíveis: o AYANEO Air, com processador AMD Ryzen 5 5560U e bateria de 28W, e o AYANEO Air, que terá o mesmo processador e o AMD Ryzen 5 5825U alternativo, ambos com baterias de 38W.

Mencionamos as baterias porque a duração da bateria é um pouco mais curta do que noutros dispositivos portáteis. O Air dura cerca de 90 minutos em média e o Pro ronda as 2 horas. Leia a nossa análise do AYANEO Air aqui e a comparação de desempenho com outros modelos AYANEO para mais pormenores

Apesar da duração da bateria, adoramos o AYANEO Air. É fornecido com o AYA SPACE, que é um frontend completo para o dispositivo portátil, que o transforma numa experiência mais parecida com uma consola do que com o Windows. Também possui iluminação LED personalizável à volta dos joysticks. Os accionadores e as varas utilizam sensores Hall, o que reduz o desgaste em comparação com os métodos tradicionais, aumentando a vida útil e a precisão da entrada.

Pode saber mais e comprar o AYANEO Air aqui.

Do que gostamos!

  • Fantástico ecrã OLED de 5,5 polegadas
  • Joysticks e botões de acionamento com sensor de efeito Hall
  • Extremamente portátil e confortável de segurar
  • Iluminação LED RGB personalizável à volta dos sticks

O que não gostamos…

  • A duração da bateria é um pouco problemática

#11 GPD WIN MAX 2 – Trabalho e lazer

O GPD WIN MAX 2 junta o trabalho e os jogos com algumas funcionalidades muito interessantes. Com um teclado de grandes dimensões, pode fazer o seu trabalho aborrecido durante o dia e jogar à noite! Existem controlos de jogo completos com um design inteligente de dois painéis amovíveis que ocultam os controlos de jogo, mantendo um aspeto profissional.

O ecrã tátil IPS de 10,1 polegadas com uma resolução de 1920×1200 é o maior dos portáteis e os jogos têm um excelente aspeto. Dispõe também de um touchpad para facilitar a navegação com o rato, em alternativa à utilização do ecrã tátil.

Existem dois modelos disponíveis, um Intel Core i7-1260P e um AMD Ryzen 7 6800U, que terão especificações semelhantes. A decisão aqui é qual é a mais adequada para si? O modelo Intel tem um excelente desempenho diário para tarefas relacionadas com o trabalho, bem como suporte para a emulação de consolas de jogos mais recentes. Mas fica aquém, como notámos na nossa análise do modelo Intel, quando se trata de jogar jogos AAA para Windows, em comparação com o AMD Ryzen 6800U, que o supera por uma diferença notável.

Pode obter mais informações e encomendar o seu GPD WIN MAX 2 aqui.

#12 ANBERNIC WIN 600 Orçamento para jogos Windows

O Anbernic Win 600 é o primeiro computador de mão para Windows da Anbernic. Foi concebido como um dispositivo portátil Windows económico com um preço inferior ao de todos os outros modelos. Apesar do seu baixo custo, o Win 600 tem alguns pontos fortes.

O Win 600 tem dois modelos disponíveis, o primeiro com um processador AMD Athlon Silver 3020e e o segundo com um processador 3050e. Ambos têm 8 GB de RAM DDR4 e SSD SATA de 128 GB e 256 GB, respetivamente. Tem um ecrã IPS de 5,94 de alta qualidade a 1280×720, o que é ótimo para a era dos jogos para os quais esta consola foi concebida.

Com um processador de desempenho inferior, não poderá jogar os jogos AAA mais recentes do Windows. O Win 600 é, no entanto, ótimo para jogos Windows mais antigos, provavelmente tem muitos deles incompletos na sua biblioteca Steam? 😉 Também é bastante impressionante para jogos retro, suportando facilmente todos os grandes jogos desde o Atari 2600 até à era PSP.

Pode obter mais informações sobre o Win 600 e comprar o seu aqui. E lê a nossa análise aqui, onde vemos o tipo de jogos que esta consola portátil é capaz de fazer.

Do que gostamos!

  • Ótimo preço, muito mais barato do que os outros modelos.
  • Ecrã de 5,94″ de bom tamanho a 720P
  • Bom tamanho e peso, o que o torna muito portátil
  • Boa autonomia da bateria

O que não gostamos…

  • Não foi concebido para os jogos mais modernos, mas esperamos ver isto no seu próximo modelo.

Quando é que o Steam Deck será lançado?

O prazo de entrega atual do Steam Deck depende da data em que foi possível efetuar a pré-encomenda e do modelo escolhido!

O Steam Deck será lançado oficialmente a 25 de fevereiro, de acordo com a Valve numa publicação no seu blogue. O primeiro lote de pré-encomendas pode esperar que as suas unidades comecem a ser enviadas a partir desta data. No entanto, se encomendar agora, não espere receber o seu dispositivo antes do segundo trimestre de 2022 (julho de 2022 ou mais tarde).

As reservas antecipadas podem contar com o início do envio em dezembro de 2021. No entanto, devido à procura extremamente elevada, se tentar efetuar uma encomenda agora (a partir de 27/07/2021), a disponibilidade prevista para o Steam Deck é atualmente posterior ao segundo trimestre de 2022 . Assim, se fizer uma encomenda neste momento, é provável que não veja a sua unidade antes de um ano, no mínimo.

Inicialmente, os primeiros utilizadores poderiam esperar receber a Steam Deck em dezembro de 2021. Mas devido a atrasos inesperados, espera-se agora que o Steam Deck comece a ser comercializado em fevereiro de 2022.

Se não pode esperar por uma experiência de jogo AAA numa consola portátil, recomend amos que escolha uma das muitas consolas portáteis de qualidade que viu neste artigo, bem como outras consolas portáteis para jogos.

Quanto custa um deck a vapor?

Atualmente, existem três versões diferentes do Steam Deck, com preços de 349, 459 e 569 euros, respetivamente. Os modelos mais caros apresentam um armazenamento superior (64 GB, 256 GB e 512 GB).

Curiosamente, a variante mais barata do Steam Deck apresenta um tipo de armazenamento diferente dos outros dois. Tem um armazenamento eMMC mais lento (tal como acontece nos telemóveis).

O Steam Deck é visivelmente mais barato do que a maioria das alternativas, mas isso deve-se ao facto de a Valve poder subsidiar o custo. Como a Valve fica com uma parte de todos os jogos vendidos no Steam, espera recuperar o custo de todos os jogos subsequentes que comprar.
Isto é comparável ao modelo de negócio das lâminas de barbear. Neste caso, um aparelho de alta qualidade é vendido com prejuízo, mas tem um componente mais barato que terá de substituir frequentemente.

O Steam Deck pode substituir um PC?

Por si só? Não. Mas com a estação de ancoragem que a Valve está a promover com o dispositivo, o Steam Deck pode facilmente substituir o seu PC.

Como nota, o AYA NEO 2021 tem uma estação de ancoragem especial disponível. O GPD WIN 3 também pode ser adquirido com uma estação de ancoragem. As estações de ancoragem permitem ligar um dispositivo mais pequeno a mais periféricos e ecrãs, melhorando drasticamente a sua capacidade de utilização sem os enraizar a longo prazo.

O Steam Deck (ou qualquer UMPC) valerá a pena?

Achamos que estes PCs de jogos portáteis, bem como o Steam Deck, valem absolutamente a pena! Mas é preciso ir com expectativas moderadas. Embora estes dispositivos sejam perfeitamente capazes de jogar muitos jogos AAA recentes a 30/60 fps, muitas vezes não são capazes de o fazer nas definições mais elevadas. Isto deve-se ao facto de não possuírem uma GPU discreta.

Outro fator importante a considerar é o facto de não necessitar de quaisquer periféricos adicionais com estes dispositivos. Não precisa de comprar um teclado extra, não precisa de comprar um monitor, nem sequer precisa de comprar um rato ou altifalantes. Se tivermos em conta todos estes custos e o estado atual do mercado, será difícil encontrar um PC que supere estes dispositivos por um preço semelhante.

Um portátil para jogos é melhor do que o Steam Deck (ou qualquer UMPC)?

Isto depende sobretudo das suas prioridades.

Se optar por um computador portátil, é provável que obtenha uma melhor relação qualidade/preço, uma vez que o tamanho maior permite um interior e um arrefecimento mais robustos. Também pode utilizar o portátil para jogos como um equipamento de uso diário sem qualquer investimento adicional, graças aos seus teclados dedicados.

No entanto, a favor de uma consola portátil para jogos, não é necessário comprar um controlador de jogos – e há simplesmente alguns jogos que funcionam melhor com controladores do que com teclados (como os jogos de corridas). Os aparelhos portáteis são também muito mais leves, o que os torna mais fáceis de transportar.
Por último, pode adquirir estações de ancoragem para expandir consideravelmente as funções do seu computador de mão.

Tudo se resume às suas prioridades.

Se viaja muito e tem um PC/laptop com o qual apenas trabalha ou navega ocasionalmente, um PC de jogos portátil é uma proposta muito mais apelativa.

Entretanto, se precisar apenas de um computador portátil, considere um computador portátil (ou um GPD WIN MAX 2021!)


Revelado o “Steam Deck” – o mais recente projeto de hardware da Valve

PC para jogos portátil Valve Steam Machine Ryzen

Postado originalmente por benjamin em: 16/07/2021

No início deste ano, começaram a circular rumores de que a Valve estava a desenvolver uma consola de jogos portátil semelhante à Nintendo Switch. Ontem, este rumor tornou-se realidade, uma vez que a Valve anunciou oficialmente um PC de jogos portátil chamado “Steam Deck”

Isto foi uma surpresa para muitos, especialmente devido à linha de “máquinas a vapor” que a Valve tentou lançar em 2015. Desde então, a Valve tem estado em silêncio no que diz respeito ao hardware (excluindo o seu bem sucedido Valve Index VR Headset).

Especificações do Steam Deck – Um dispositivo portátil Ryzen?

O Steam Deck também pode ser ligado a uma estação de ancoragem, permitindo a saída para TV/Monitor. E mais periferias.

O Steam Deck é alimentado por uma APU AMD personalizada, capaz de atingir velocidades de relógio de até 3,5 GHz, com a arquitetura Zen 2. Desenvolvido em parceria com a AMD – resta saber qual será o desempenho do Steam Deck no mundo real.

No entanto, dado o historial da AMD com os Mini PCs ultimamente, estamos confortáveis em dizer que temos uma perspetiva positiva sobre o desempenho da consola portátil.

Esta consola portátil também possui 16 Gb de RAM LPDDR5 de última geração, que deverá proporcionar um excelente desempenho numa variedade de jogos em conjunto com a APU AMD personalizada.

O Steam Deck também é fornecido com três configurações de armazenamento diferentes. O primeiro destes modelos, e o mais barato, é um modelo de 349€ que vem com 64GB de memória eMMC. Os dois últimos modelos, de 459 e 569 €, incluem SSD NVMe de 256 GB e 512 GB.

Alegadamente, o modelo de 512 GB possui um SSD mais rápido do que o modelo de 256 GB. No entanto, ainda não vimos o desempenho no mundo real. Todos os modelos incluem armazenamento expansível através de uma ranhura para cartões microSD.

No que diz respeito à funcionalidade sem fios, inclui compatibilidade com Bluetooth 5.0 e funcionalidade Wi-Fi 5, que é a norma para a maioria dos dispositivos portáteis atualmente.

Controlos do Steam Deck – Haptics Galore?

O Steam Deck possui um ecrã de 7 polegadas 1280x800p com capacidade de introdução tátil. O rácio de aspeto é de 16:10, o que é normal e deve funcionar bem para a maioria dos títulos modernos.

Deck a vapor Vista frontal
O Steam Deck tem uma semelhança notável com a Nintendo Switch

Curiosamente, o Steam Deck tem dois trackpads por baixo dos manípulos analógicos. Esta tecnologia foi vista anteriormente no já descontinuado Steam Controller da Valve e teve uma receção mista.

A consola portátil também possui mira giroscópica, uma caraterística que foi amplamente notada pela primeira vez na Wii U.

Quando é que o Steam Deck é lançado?

O Steam Deck começa a ser enviado em dezembro de 2021 para os Estados Unidos, Canadá, Europa e Reino Unido. No entanto, é possível efetuar uma reserva para o Steam Deck na loja da Valve, mediante o pagamento de uma pequena taxa.

Note-se que esta data de lançamento é provisória.

Existem alternativas ao Steam Deck?

Está à procura de uma alternativa ao Steam Deck? Se assim for, tem três opções principais a considerar.

GPD Win 3

GPD WIN 3 i7 Space Grey Novo AAA Gaming Portátil Portátil com teclado deslizante

O GPD Win 3 é um PC de jogos portátil desenvolvido pela GPD que inclui um CPU Intel de 11ª geração. Tal como o Steam Deck, o GPD Win 3 pode jogar jogos AAA com facilidade.

Tal como a Steam Deck, o GPD WIn 3 tem um aspeto semelhante ao da Nintendo Switch. Com um ecrã central ladeado por comandos de cada lado. O GPD Win 3 possui um teclado tátil que é ocultado por um ecrã deslizante.

AYA NEO

O AYA NEO é um PC de jogos portátil em ascensão que inclui uma APU AMD. A APU no AYA NEO não é um design personalizado, sendo um Ryzen 7 4800u.

A AYANEO informou-nos que o AYA NEO irá receber uma atualização de hardware no próximo lote de dispositivos, sendo a data prevista de chegada o final de agosto de 2021.

OneXPlayer

PC de jogos portátil OneXPlayer

O OneXPlayer é outro PC de jogos portátil desenvolvido pela One Netbook, a empresa por detrás de dispositivos como o One GX1 e o One Mix 3 Series. O OneXPlayer contém um processador Intel de 11ª geração.

Este PC portátil possui o maior ecrã com 8,4 polegadas. Para além disso, porém, não há muito a dizer. Atualmente, não há forma de comprar o OneXPlayer. No entanto, esta situação irá sem dúvida mudar no futuro, quando o dispositivo atingir a fase de produção em massa.


Iremos manter-nos atentos ao Steam Deck, uma vez que este irá, sem dúvida, chamar mais a atenção para a cena dos PCs de jogos portáteis como um todo. Para obter as últimas actualizações, não hesite em seguir-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.