A GEEKOM tem fabricado alguns mini PCs para jogos fantásticos no último ano. O novo GEEKOM A6 com processador AMD Ryzen 6800H é uma alternativa de baixo custo ao GEEKOM A8(ver análise aqui). Vamos descobrir na nossa análise do GEEKOM A6 como se compara em termos de preço e desempenho com o A8, bem como com outros mini PCs.
Visão geral do GEEKOM A6
Vamos começar esta análise da GEEKOM A6 com uma visão geral do próprio mini PC para jogos. Dentro da caixa podes encontrar o mini PC para jogos GEEKOM A6, um cabo HDMI, uma fonte de alimentação com uma ficha para o teu país e um suporte VESA com os parafusos necessários para o instalar. O GEEKOM A6 mede cerca de 4,4 x 4,4 x 1,4 polegadas (11,2 × 11,2 × 3,7 cm) e pesa cerca de 433g (0,95 lbs).
Na parte frontal, temos duas portas USB 3.2 Gen 2 Tipo A, sendo que uma suporta Power Delivery.
O lado esquerdo inclui um leitor de cartões SD de tamanho normal.
A parte de trás, da esquerda para a direita, tem uma porta USB 4 Gen 3 Type-C para periféricos de alta velocidade, incluindo eGPUs. Abaixo desta encontra-se a primeira de duas portas HDMI 2.0. De seguida, temos uma porta ethernet de 2,5 Gbps. Segue-se uma porta USB 3.2 Gen 2 e uma porta USB 2.0 Type-A para periféricos. Terminamos com a segunda porta USB 3.2 Tipo-C, que também suporta Power Delivery, e a segunda porta HDMI.
Com as portas HDMI e USB Type-C combinadas, temos suporte para uma impressionante configuração de quatro monitores 4K, ou um único monitor a 8K.
No geral, temos uma grande seleção de portas, incluindo USB-4 Type-C, o que significa que podemos ligar uma eGPU como a GPD G1 ou ONEXPLAYER ONEXGPU e, se quisermos o melhor desempenho, a ONEXPLAYER ONEXGPU 2 com GPU AMD Radeon RX 7800M.
Especificações técnicas do GEEKOM A6
Continuamos a nossa análise do GEEKOM A6 com um olhar sobre as especificações técnicas, bem como os nossos próprios testes de consumo de energia, ruído da ventoinha e temperatura. O GEEKOM A6 vem com o processador AMD Ryzen 6800H com 8 núcleos e 16 threads a funcionar até 4,7GHz. Para os gráficos, temos a AMD Radeon 680M, que é uma GPU capaz para esta gama de preços de mini PC.
Como padrão, vem com 32GB de RAM DDR5 4800MHz Dual Channel, e suporta até 64GB se precisares de mais. Para armazenamento, vem com 1TB M.2 2280 SSD NVMe.
Para as comunicações, existe a já mencionada ethernet de 2,5 Gbps para transferência de dados a alta velocidade, Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2.
Obtivemos uma utilização de energia mais baixa de 9,3W, uma utilização média de 20-25W e uma utilização de energia mais elevada de 72W. Para os nossos testes de ruído da ventoinha e de temperatura, executámos o Cinebench num ciclo até à carga máxima. O ruído da ventoinha atingiu um pico de 55 dB e a temperatura mais elevada de 57°C sob carga total.
Comparações de preços
Abaixo estão algumas comparações de preços RRP com outros mini PCs como parte da nossa análise do GEEKOM A6. Todos os preços são em US $ sem descontos de venda, e sempre que possível para modelos com 32GB de RAM e 1TB SSD, exceto o GT13 Pro que tem 2TB SSD. Vê no final da análise os preços de venda com um desconto adicional!
MODELO | CPU | GPU | PREÇO RRP (US $) | REVISÃO |
GEEKOM A8 | AMD Ryzen 9 8945HS | AMD Radeon 780M | $888 | AQUI |
GEEKOM A6 | AMD Ryzen 7 6800H | AMD Radeon 680M | $599 | |
GEEKOM GT13 Pro | Intel i9-13900H | Gráficos Intel Iris XE | $999 | AQUI |
Referências de sistema
A seguir, na nossa análise do GEEKOM A6, vamos fazer alguns benchmarks para ver o seu desempenho e compará-lo com outros mini PCs para jogos.
PASSARINHO
O PASSMARK testa o desempenho geral do PC, incluindo CPU, GPU, RAM e armazenamento.
Obtemos uma pontuação de 6.200, o que representa uma diferença de cerca de 29% em relação ao GEEKOM A8. Vemos um aumento de cerca de 8% em relação ao GT13 Pro.
PCMARK
O PCMARK efectua uma série de testes que simulam tarefas quotidianas, desde a navegação na Web, videoconferência até tarefas mais exigentes, incluindo o trabalho com grandes documentos de escritório e edição de imagens.
Obtemos uma pontuação de 6.430, o que nos coloca em torno de uma diferença de 14% em relação ao GEEKOM A8, mais caro. Vemos uma pontuação muito próxima em comparação com o GT13 Pro equipado com Intel.
Cinebench R23
O Cinebench testa o desempenho de um e vários núcleos da CPU com benchmarks de renderização.
O GEEKOM A6 obtém 1.509 e 11.973 nos seus respectivos resultados single e multi-core. Vemos um aumento de 16% e 27% no desempenho do G8. O GT13 Pro tem um resultado single core superior, mas uma pontuação multi-core ligeiramente inferior.
3DMARK
Para os benchmarks 3DMARK estamos a utilizar o Time Spy, Night Raid e Fire Strike para descobrir o desempenho geral do CPU e GPU a trabalhar em conjunto.
Obtivemos pontuações muito respeitáveis de 2.610, 25.137 e 6.639 nos três testes. O GEEKOM com a GPU 780M mais potente obtém pontuações mais elevadas com uma diferença de 21, 10 e 14%. O GT13 Pro sofre quando se trata de desempenho gráfico com pontuações visivelmente mais baixas, com uma queda de até 30% em comparação.
Referências de jogos
E como este é um mini PC para jogos, podemos incluir alguns benchmarks de jogos para esta análise do GEEKOM A6. Para estes processadores de jogos mais antigos e de gama baixa, estamos a correr a 720P para obter uma comparação de referência justa.
Forza Horizon 5
O GEEKOM A6 tem uma pontuação muito boa com uns impressionantes 127 fotogramas por segundo a 720P nas definições gráficas muito baixas. Enquanto o GEEKOM A8 tem uma pontuação cerca de 30 fotogramas por segundo superior devido ao GPU 780M de melhor desempenho, vemos que o GT13 Pro com gráficos Intel tem cerca de metade do desempenho com apenas 67 fotogramas por segundo.
Shadow of the Tomb Raider
O A6 obtém uma pontuação muito respeitável de 61 quadros por segundo a 720P no que é um jogo graficamente exigente. Curiosamente, o GT13 Pro tem uma pontuação similar apesar do desempenho gráfico inferior.
Street Fighter VI
Nos nossos testes de referência do Street Fighter, estamos a correr a 720P com as definições gráficas mais elevadas para fazeres valer o hardware. Tem em mente que estes são resultados de fotogramas por segundo.
Vemos algumas pontuações excelentes com o GEEKOM A6, sendo muito competitivo com o A8 com resultados semelhantes. O GT13 Pro sofre novamente com taxas de quadros médias mais baixas.
Desempenho em jogos
Estamos a verificar o desempenho em jogos do mundo real com definições gráficas óptimas para uma mistura de jogos exigentes e menos exigentes como parte da nossa análise do GEEKOM A6.
Forza Horizon 5
Como vimos nos nossos testes de referência, obtivemos excelentes resultados com o Forza Horizon 5. Podes deixar o jogo a 720P nos gráficos High e deverás ver constantemente mais de 60 fotogramas por segundo. Podes optar por uma resolução de 1080P e baixar os gráficos, se quiseres. E isto sem qualquer FSR, por isso tens muito espaço para taxas de fotogramas ainda mais elevadas.
Cyberpunk 2077
Embora não tenhamos conseguido obter mais de 60 fotogramas por segundo, conseguimos definir a resolução para 720P nas definições gráficas baixas e ativar o AMD FSR para uma experiência sólida de mais de 30 fotogramas por segundo.
E para alguns jogos menos exigentes, conseguimos correr a 4K sem problemas.
No Dead Cells, atingimos uns estáveis 60 fotogramas por segundo a 4K. Com Hades II, o jogo correu sem problemas a 4K nas definições gráficas Médias, ou a 1080P Alto se preferires uma resolução mais alta. O TMNT Shredder’s Revenge proporcionou-te 60+ FPS sem esforço a 4K. Para o recém-lançado Heroes of Hammerwatch II, atingimos as definições máximas de 4K com uns sólidos 120+ FPS, desde que o teu monitor o suporte.
O AMD FSR revela-se inestimável para lidar com jogos mais exigentes, como demonstrado com o Cyberpunk. Embora nem todos os jogos graficamente intensivos atinjam mais de 60 FPS, muitos conseguem atingir cerca de 30 FPS – embora seja importante notar que não deves esperar milagres de desempenho.
GEEKOM A6 Review Considerações finais
É hora de resumir a nossa análise do GEEKOM A6. Com uma diferença de preço de aproximadamente 300 dólares em relação ao GEEKOM A8, o GEEKOM A6 oferece uma relação qualidade-preço excecional, especialmente para quem tem um orçamento limitado, com um custo 56% inferior. Apesar disso, a diferença de desempenho entre os dois não é superior a 30% – com uma média de cerca de 20% – tornando o A6 o claro vencedor em termos de relação preço/desempenho.
Para as tarefas diárias, seja em casa ou no escritório, o GEEKOM A6 brilha verdadeiramente. Lida com cargas de trabalho exigentes sem esforço, desde a gestão de grandes documentos de escritório à edição geral de imagens e até à edição ligeira de vídeo.
Além disso, a A6 é perfeita para configurações de escritório em casa ou no trabalho, com suporte para quatro monitores 4K ou um único monitor 8K, melhorando a produtividade e a multitarefa.
O desempenho nos jogos também é impressionante. O Forza Horizon corre lindamente, mesmo com definições mais baixas, e pode ser desfrutado em Alta a 720P ou ligeiramente reduzido a 1080P. O suporte AMD FSR em jogos compatíveis melhora ainda mais o desempenho, como se viu com o Cyberpunk, onde transforma uma experiência que de outra forma seria impossível de jogar numa experiência suave.
Além disso, a adição de uma eGPU através da porta USB-4 aumenta significativamente o desempenho gráfico. Esta atualização beneficia não só os jogos, mas também tarefas exigentes como a edição de vídeo.
O GEEKOM A6 é um excelente mini PC de gama média, perfeitamente adequado para as tarefas do dia a dia em casa ou no escritório. No teu tempo livre, podes desfrutar de uma grande variedade de jogos, desde alguns títulos exigentes a jogos de gama média e baixa com excelentes definições gráficas – tudo isto por um preço muito razoável de 499$!
Podes saber mais e encomendar o GEEKOM A6 nas seguintes lojas. Todos os códigos de desconto são para as lojas GEEKOM e Amazon e têm um desconto de 5%, válido até 1 de abril de 2025.
EUA: GEEKOM | AMAZON (código de desconto de 5%: droixUSA6)
UK: GEEKOM | AMAZON (código de desconto de 5%: droixUKA6)
DE: GEEKOM | AMAZON (código de desconto de 5%: droixA625)
FR: GEEKOM
IT: GEEKOM
ES: GEEKOM
Com isto concluímos esta análise da GEEKOM A6. Se tiveres alguma dúvida sobre ela, não hesites em perguntar nos comentários e teremos todo o gosto em responder.