Chat with us, powered by LiveChat

GPD G1 Portable eGPU – Tudo o que sabemos sobre esta base de dados eGPU de elevado desempenho

GPD G1 portable eGPU

Todas as informações sobre a futura base de dados GPD G1 com eGPU integrada podem ser encontradas aqui. Actualizaremos este artigo regularmente à medida que forem sendo conhecidas mais informações sobre este novo e excitante produto da GPD!

Vista frontal da GPD G1 Portable eGPU
Vista frontal da GPD G1 Portable eGPU

fevereiro de 2024 Revisão do GPD G1:

Foi anunciada uma nova revisão do GPD G1 com algumas adições e melhorias.

Botão de ligação à corrente

Revisão do GPD G1 com botão de modo
Revisão do GPD G1 com comutador de modo

Foi adicionado um botão físico de comutação de alimentação que permite alternar entre os modos Silencioso e Equilibrado. O modo Silencioso funciona a 60W e tem um ruído de ventoinha mais baixo, e o modo Equilibrado funciona a 100W, mas será mais ruidoso do que o modo Silencioso, próximo dos níveis do atual GPD G1.

Interface HDMI actualizada

A interface HDMI foi actualizada para a versão 2.1 do protocolo TMDS. Suporta uma saída até 4K/120Hz.

Melhorias na porta USB 4

A porta USB 4 passa a suportar uma fonte de alimentação até 65W.

Data de lançamento da revisão da GPD G1

A produção em massa e o lançamento estão previstos para o final de fevereiro.

O que é a GPD G1 eGPU portátil?

A GPD G1 eGPU portátil é uma GPU externa combinada (eGPU) com portas de estação de ancoragem tradicionais. Isto permitirá aos utilizadores ligar os seus dispositivos, tais como os futuros PCs para jogos portáteis GPD WIN Mini e GPD P4 MAX. Outros modelos também serão suportados, como o GPD WIN 4 e o GPD WIN MAX 2.

Vista traseira da GPD G1 Portable eGPU
Vista traseira da GPD G1 Portable eGPU

Uma vez ligado, transformará o computador de mão num ambiente de trabalho completo com rato, teclado, ligações para controladores, saída para vários ecrãs e muito mais. A GPU externa assume o controlo da iGPU e proporciona um desempenho gráfico de topo de gama que rivaliza com muitos PC de secretária.

Quais são as especificações técnicas da GPD G1 eGPU portátil?

Foi confirmado que a estação de ancoragem GPD G1 eGPUutilizará a placa gráfica AMD Radeon RX 7600M XT. A 7600M XT tem 32 unidades de computação (CU) a funcionar até 2300 MHz com 8 GB de RAM GDDR6 e 120 W de TDP. Tem aproximadamente o mesmo desempenho que uma Nvidia GeForce RTX 3070 e 4060.

AMD Radeon 7600M XT
AMD Radeon 7600M XT

Especificações técnicas da AMD Radeon RX 7600 XT

Unidades de cálculo32
Frequência de jogo2300 MHz
Taxa de preenchimento de textura de picoAté 334,7 GT/s
Pico de desempenho de computação de meia precisão42,8 TFLOPs
Pico de desempenho de computação de precisão única21,4 TFLOPs
ROPs64
Processadores de fluxo2048
Contagem de transístores13.3 B
Potência da GPUAté 120 W
Tipo de memóriaGDDR6
Tamanho máximo da memória8 GB

GPD G1 eGPU para conetividade de dispositivos

Terá uma porta direta PCIe compatível com OcuLink-2 que será utilizada com os futuros GPD WIN Mini e GPD P4 MAX. O OCuLink é uma alternativa à utilização do USB Thunderbolt e pode oferecer velocidades até 16GB/s em comparação com o Thunderbolt 4 de 5GB/s. Para “compatibilidade com versões anteriores” com outros dispositivos, existe o USB Type-C Thunderbolt 4 de alta velocidade.

G1 Tamanho da doca

A base é muito portátil e, com um tamanho de 20,5 x 11,0 x 2,9 cm (8,07 x 4,3 x 1,14 polegadas), é mais pequena do que uma Steam Deck e uma Nintendo Switch.

Que portas de utilizador terá a base de ligação portátil GPD G1?

Esta informação ainda não foi confirmada e baseia-se nas imagens de que dispomos.

Haverá uma porta PCIe direta e uma porta USB Tipo C na parte frontal, que suporta a transferência de dados de alta velocidade para vídeo.

Na parte de trás existem três portas USB 3, um leitor de cartões SD de tamanho normal, duas portas DisplayPort e uma porta HDMI.

Que fonte de alimentação é suportada?

A base de ligação eGPU portátil G1 terá uma fonte de alimentação GaN de 240 W (possivelmente incorporada) que será suficiente para alimentar a base e a consola de jogos portátil ligada.

Quando será lançada a eGPU portátil GPD G1?

Estarão disponíveis amostras para análise por volta de maio/junho de 2023, pelo que é de esperar que a versão para o consumidor esteja disponível pouco tempo depois. Em breve será possível efetuar uma pré-encomenda na DroiX.

Vista superior da GPD G1 Portable eGPU
Vista superior da GPD G1 Portable eGPU

Quanto custará o GPD G1?

A gama de preços atual não está finalizada, mas a estação de ancoragem GPD G1 eGPU custará cerca de 700 dólares/645 libras sem incluir quaisquer impostos. Assim que tivermos o preço final, actualizá-lo-emos aqui.

É de salientar que se trata de um preço muito competitivo. Quando comparada com a base de ligação ASUS ROG XG eGPU, que custa cerca de 1.868 dólares/£1.506, é mais do dobro do preço, para uma Nvidia GeForce 3080. A 3080 é cerca de 11% mais rápida, em média, do que a 3070, com a qual a AMD Radeon RX 7600M XT se compara em termos de desempenho.

Vista frontal da doca portátil GPD G1
Vista frontal da doca portátil GPD G1

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.