Miyoo Mini Plus+ Avaliação
-
Design
-
Build Quality
-
Display
-
Performance
-
Features
-
Software
Resumo
O Miyoo Mini Plus+ é uma atualização decente do modelo original da consola de jogos retro. Mas todo o seu potencial é desbloqueado com o excelente firmware personalizado disponível para ele.
Overall
4.3User Review
( vote)Pros
- Preço fantástico
- Um pouco maior do que o modelo original e mais confortável de utilizar
- O firmware de reserva é básico mas utilizável
- O firmware personalizado transforma-o numa fantástica consola de mão retro
Cons
- Alguns jogos não funcionam à velocidade máxima, mas a maioria funciona.
- Pode ser difícil de obter devido à produção limitada
Mais vale tarde do que nunca, a nossa análise do Miyoo Mini Plus+ baseia-se no modelo mais recente que estamos a vender, sem ecrãs destacados da caixa 🙂
Vídeo de avaliação do Miyoo Mini Plus+
Antes de começarmos, gostaria de agradecer rapidamente a todos os 10 000 subscritores que alcançámos recentemente. Agradecemos imenso o vosso apoio e feedback! Obrigado por subscrever e, se ainda não o fez, já sabe o que tem de fazer!
Desembalar o Miyoo Mini Plus+
Começamos a nossa análise do Miyoo Mini Plus com o unboxing. Em primeiro lugar, temos o manual do utilizador, que está em chinês e inglês. Tem tudo o que é necessário para começar a funcionar.
Em seguida, temos a própria consola de jogos da velha guarda Miyoo Mini Plus+, que mostraremos mais detalhadamente em breve. Existe um cartão Micro SD de 64 GB já instalado. Por baixo, encontra-se o protetor de ecrã e alguns toalhetes para a sua aplicação.
Existe um cabo USB tipo C para carregar o Miyoo Mini Plus. E por último, mas não menos importante, existe um leitor de cartões Micro SD.
Miyoo Mini Plus Descrição geral
Como parte da nossa análise do Miyoo Mini Plus+, queremos comparar o novo modelo com o Miyoo Mini original e o seu rival semelhante, o RG35XX.
O Miyoo Mini Plus+ mede 4,25 x 3,07 x 0,8 polegadas (10,8 x 7,8 x 2,2 cm) e pesa 165g. É maior do que o Miyoo Mini e ligeiramente mais pequeno do que o Anbernic RG35XX. Está disponível em quatro cores: cinzento, branco, preto transparente e roxo transparente.
O ecrã IPS tem 3,5 polegadas, com uma resolução de 640×480, a mesma do RG35XX. Ambos os ecrãs têm uma qualidade decente, é difícil ver na câmara, mas o Miyoo é um pouco mais escuro nas definições predefinidas. Pode ajustar a Luminosidade, a Tonalidade, a Saturação e o Contraste nas definições para obter melhores resultados.
Na parte da frente estão os botões normais dos jogos, que respondem bem e são bastante confortáveis de utilizar. No meio está um botão Menu para utilizar enquanto joga nos emuladores.
Na parte inferior do emulador de computador de mão retro encontra-se uma entrada para auscultadores, uma ranhura para cartões Micro SD e a porta de carregamento USB tipo C. O lado esquerdo tem botões para aumentar e diminuir o volume. E na parte superior existe um botão de alimentação.
A parte de trás tem quatro botões adicionais com um design ligeiramente diferente do original. Os botões interiores são ligeiramente mais altos do que os botões exteriores. Isto torna a pressão sobre eles muito mais cómoda, para além de evitar pressionar acidentalmente os botões exteriores ao premir os interiores.
No geral, o Miyoo Mini Plus+ é confortável de segurar, mas o comprimento extra do RG35XX é ligeiramente mais fácil de manusear enquanto toca. No entanto, ambos são definitivamente mais confortáveis do que o modelo Miyoo Mini original.
Especificações técnicas do Miyoo Mini Plus+
CPU | ARM Cortex-A7 dual core a funcionar até 1,2GHz |
RAM | 128MB |
ARMAZENAMENTO | Cartão Micro SD de 64 GB fornecido. Suporta até 128 GB |
WIFI | Wi-Fi 5 |
BATERIA | 3000mAh Li-polímero que dura até 8 horas, dependendo da utilização |
Mais uma vez, como parte da nossa análise do Miyoo Mini Plus+, comparámo-lo com o RG35XX. As especificações são praticamente as mesmas em termos de desempenho, embora o RG35XX tenha o dobro da RAM, bem como duas ranhuras para cartões micro SD que suportam até 512 GB. Também vale a pena notar que o RG35XX tem uma porta HDMI para saída para uma TV ou monitor, algo que o Miyoo Mini Plus+ infelizmente não tem.
O Miyoo Mini Plus+ tem uma bateria de 3000mAh que, dependendo do sistema que estiveres a emular, te dará até cerca de oito horas de jogo. O RG35XX tem uma mAh inferior e até cerca de 5 horas, dependendo da utilização.
Miyoo Mini Plus+ UI & OS Overview
Os menus do Miyoo Mini Plus são bastante básicos, mas definitivamente utilizáveis. Existem algumas opções de menu que podem ser exploradas com o D-Pad. O menu Jogo apresenta uma série de sistemas em que podes jogar, basta selecionar um para veres os jogos instalados. Se houver capturas de ecrã disponíveis para o jogo, estas serão apresentadas no lado direito. Basta selecionar um jogo para que este seja carregado. Tudo muito fácil!
Durante o jogo, pode premir o botão de menu para abrir algumas opções. A partir daqui, pode criar estados guardados e, mais tarde, retomar exatamente onde parou. O menu nativo mostrará o menu retroarch se desejar efetuar alguma alteração. A Netplay irá criar um jogo online com outros jogadores do Miyoo Mini Plus. Para que isto funcione, é necessário utilizar o mesmo emulador e o mesmo ficheiro ROM.
A opção de menu RetroArch dá acesso aos sistemas suportados no RetroArch. Aqui tem consolas de jogos portáteis com Game & Watch, e consolas incluindo Atari Lynx, NeoGeo CD e mais. Pessoalmente, não me importava de ver os menus Jogos e RetroArch combinados num só, para simplificar.
De um modo geral, os menus e as funcionalidades são suficientemente bons para uma consola de jogos retro nesta gama de preços. Tem uma apresentação mais agradável do que o RG353XX, que parece muito básico em comparação. Mas, como sabemos, o firmware personalizado é o que muda o jogo, e vamos dar uma olhada nisso mais tarde nesta análise do Miyoo Mini Plus+.
Emulação e desempenho
Continuamos a nossa análise do Miyoo Mini Plus+ com um olhar sobre os emuladores incluídos e o seu desempenho. O firmware predefinido vem com um número razoável de sistemas, desde os primeiros Arcade até à PlayStation 1, que é onde a consola de jogos portátil Miyoo Mini Plus+ atingirá o limite em termos de desempenho. Estão incluídos todos os suspeitos do costume: SEGA Master System, Mega Drive, NeoGeo, PCE Engine e WonderSwan, para citar apenas alguns.
O desempenho dos sistemas é globalmente muito bom. No entanto, alguns jogos da SNES com chips personalizados, como o Star Fox, são demasiado lentos e alguns jogos da PlayStation 1 apresentam problemas de desempenho. Também vi alguns jogos de arcada a funcionar lentamente. Vale a pena notar que o RG35XX corre estes jogos um pouco mais depressa e isso é especialmente notório no Star Fox, com quase nenhuns estalos ou saltos no áudio.
Mas estamos a ser minuciosos: na maior parte dos casos, o Miyoo Mini Plus+ funciona muito bem com a maioria dos jogos.
Firmware personalizado
O firmware personalizado pode literalmente elevar uma consola portátil retro bastante normal a níveis de topo. E foi o firmware personalizado que talvez tenha feito do Miyoo Mini um dispositivo portátil tão fantástico, era o meu favorito de 2022 até ao lançamento do RG35XX.
O Onion OS é, para o dizer de forma simples, um must-have se estiver a comprar um Miyoo Mini +. É necessário um pouco de configuração, veja este excelente guia Miyoo Mini Plus aqui. Mas, uma vez instalado, transforma o Miyoo Mini numa excelente unidade portátil.
O sistema de menus é semelhante ao original, mas simplificado, com apenas uma opção para os emuladores e outra para as aplicações incluídas.
A abertura do menu Jogos dá acesso a todos os emuladores, dos quais existem muitos outros que não se encontram no firmware de origem, incluindo Amiga, CPC, consolas Atari clássicas, Commodore, NeoGeo CD, SEGA 32X e CD, Vectrex e até o Speccy. Só isto já vale o esforço de configurar o Onion OS, pois dá acesso a algumas consolas e jogos clássicos fantásticos.
Mas os sistemas extra não são tudo o que este SO traz. Game Switcher é uma ideia simples mas executada na perfeição. Com um toque no botão de menu, pode aceder a uma lista navegável de jogos jogados anteriormente e, com um toque no botão A, saltar quase instantaneamente para o ponto exato em que ficou no jogo. Num minuto, pode estar a jogar Metal Slug 2 no Neo Geo e, no minuto seguinte, pode jogá-lo no Neo Geo Pocket, exatamente onde o deixou.
Pode haver um pequeno atraso entre carregar o emulador e guardar o estado, mas é quase como se estivesse a fazer multitarefas e a alternar entre emuladores no Windows.
Existem outras funcionalidades, como o registo do tempo de jogo e o total de jogos na própria consola, o que é interessante. O botão de menu pode ser utilizado em combinação com outros botões para mostrar o rácio de fotogramas, guardar e carregar estados guardados e outras funções.
O menu Apps (Aplicações) mostra as aplicações instaladas. Algumas das aplicações mais notáveis incluem o alternador de temas, o menu Avançado, os leitores de livros electrónicos e PDF, o explorador de ficheiros, o servidor FTP, os leitores multimédia e muito mais. Embora possa não necessitar de tudo isto, pode escolher o que instalar na configuração inicial, está lá se precisar. Algo que falta no firmware original.
O Onion OS está, aquando da realização deste vídeo, em fase beta para o Miyoo Mini Plus+, mas funciona muito bem. É altamente recomendável que o instale, pois nunca mais voltará a olhar para o firmware original. Um guia útil do Miyoo Mini Plus para saberes como o instalar.
Considerações finais
Terminamos a nossa análise do Miyoo Mini Plus+ com as nossas considerações finais sobre a consola de jogos retro. O Miyoo Mini Plus+ beneficia da popularidade da unidade portátil original, pelo que não é de surpreender que o Plus seja muito popular. Será que parte deste medo de ficar de fora se deve ao facto de, neste momento, ser difícil comprá-los devido ao número limitado de exemplares, algo com que o original também se ressentiu?
Penso que este facto contribui de facto para a popularidade do Miyoo Mini, mas o preço e a simplicidade são talvez os factores que mais contribuem. O Miyoo Mini Plus+ de origem é um dispositivo portátil simples, sem menus extravagantes e com um conjunto decente de emuladores para jogar muitos jogos. O computador de mão é muito portátil e tem uma duração de bateria decente. O que há para não gostar a este preço?
Miyoo Mini Plus+ ou Anbernic RG35XX?
Em comparação com o RG35XX, existem alguns prós e contras. Pelo menos para mim, o RG35XX foi um pouco mais confortável de segurar devido ao comprimento ligeiramente maior que proporciona mais aderência. No que diz respeito aos menus e ao sistema operativo, o Miyoo ganha definitivamente, embora ambos sejam bastante básicos, têm um aspeto muito mais agradável no Miyoo.
No geral, o RG35XX tem um desempenho melhor do que o Miyoo Mini Plus+. Vimos que alguns jogos tiveram dificuldades no Miyoo, mas correram bem no RG35XX. Não é um grande problema para a maioria dos jogos com firmware stock, mas vale a pena ter em atenção quando se utiliza firmware personalizado. Verá certamente um melhor desempenho no RG35XX e no seu firmware personalizado Garlic OS.
Isto não quer dizer que não valha a pena comprar o Miyoo Mini Plus. Penso que perdeu um pouco do seu encanto desde a consola portátil original. Para mim, pelo menos, é pegar ou largar e ficar com o RG35XX com Garlic OS, muito mais fácil de comprar, como alternativa. Mas o Miyoo Mini Plus+ com Onion OS é excelente, e vale a pena comprar um Miyoo Mini Plus+ só por essa experiência!
Pode obter mais informações e comprar o MIyoo Mini Plus+ aqui.
Obrigado por ler a nossa análise do Miyoo Mini Plus+, esperamos que tenha sido útil. Diz-nos o que achas desta consola portátil retro nos comentários.