Chat with us, powered by LiveChat

Os melhores mini-portáteis

Best Mini Laptops

Reunimos os melhores Mini Portáteis de toda a Internet para que possa escolher!

Os computadores portáteis estão a ficar cada vez maiores. Com a Apple a oferecer computadores portáteis de 13 a 16 polegadas, já lá vão os dias dos computadores portáteis de 11 polegadas ou, o meu preferido, o adorado MacBook de 12 polegadas. Basta olhar para o MacBook Air de 15 polegadas para ver que a tendência é para aumentar. Para não mencionar a besta indisciplinada que é o Acer Predator 21x

Foto de Amelia Holowaty Krales / The Verge

Tenta carregar isso por uma cidade cheia de gente. Algumas pessoas querem apenas um computador portátil mais pequeno e manejável, sem abdicar do desempenho que se obtém com os computadores de maiores dimensões. Se é esse o seu caso, então está no sítio certo. Vamos dar uma vista de olhos a alguns dos melhores mini portáteis que o dinheiro pode comprar

O termo“mini portátil” pode ser considerado um subconjunto do termo ultrabook. Mais do que isso, os mini-portáteis são frequentemente muito mais portáteis do que um computador portátil normal.

Nos casos mais extremos, os mini-portáteis podem ser suficientemente pequenos para caberem no seu bolso! São excelentes companheiros para deslocações diárias ou como dispositivos de fácil acesso em bancadas de trabalho e locais semelhantes. Para quando precisa das funções de um computador portátil (teclado incorporado, portas USB, etc.) mas quer manter as coisas leves.

Os melhores mini-portáteis 2023

Vamos começar e dar uma vista de olhos às suas melhores opções de mini portáteis em 2023. Vamos dividi-lo com base no caso de utilização. O jogador, o criador de conteúdos e o escritor. O Writer é o portátil do dia a dia, mas o Writer soava melhor. Dê uma vista de olhos e faça a sua escolha com base nas suas necessidades!

Melhor mini portátil para jogos 2023 – GPD WIN Max 2 2023

Começando pelo topo, o melhor dos melhores, a nata da colheita, o melhor, aquele que todos os miúdos querem, o GPD WIN Max 2. O modelo 2022 também foi o vencedor do nosso guia de melhores mini portáteis no ano passado, e por boas razões. Uma pequena e elegante consola portátil para jogos que é muito mais portátil do que seria de esperar.

O fruto do amor entre o GPD Win 4 e o GMKTec GBook, pode jogar todos os seus jogos favoritos num chassis incomparável que pode ir consigo para todo o lado. Não ficaria deslocado num escritório, em casa, num café ou numa LAN Party. Não há, de facto, nada igual.

Pode equipar o seu GPD WIN MAX 2 2023 com um processador AMD Ryzen 7 7840U com oito núcleos e dezasseis threads a funcionar até 5,1GHz a 30W TDP e até uma AMD Radeon 780M discreta a 2.700Mhz. Existe a possibilidade de escolher entre 16 GB ou 32 GB de RAM LPDDR5 e 1 TB ou 2 TB de SSD com uma ranhura para um SSD adicional. Tem WiFi 6 e Bluetooth 5.2 com suporte através de um módulo 4G LTE adquirido separadamente para dados móveis para levar os seus jogos para qualquer lugar. Não lhe faltará qualquer potência com este menino mau, é realmente único no espaço dos mini portáteis.

Conheça o GPD WIN Max 2 2023 um pouco mais de perto com a nossa análise aqui e o vídeo do YouTube acima.

Do que gostamos!

  • Processador de desempenho muito elevado
  • Muito boa duração da bateria
  • Grande ecrã tátil de 10,1 polegadas
  • Ótimo para jogos e emulação
  • Design de construção sólido

O que não gostamos…

  • O teclado pode ser um pouco pequeno para sessões de escrita prolongadas

Melhor Mini Portátil de Criação de Conteúdos 2023 – GMKTec GBook

Está bem, estou a ouvir. Não estás totalmente interessado em jogos. Talvez não precise do comando incorporado muito confortável do WIN Max 2. O que é justo, os jogos não são do agrado de toda a gente. Talvez seja um designer, um programador ou prefira descontrair com um bom filme, mas ainda assim quer algo resistente, então o GMKTec GBook é para si.

Com um belo ecrã 4K HDR alojado em molduras tão finas que nem se aperceberá que está a transportar um computador portátil de 14 polegadas até o abrir para ver o pitoresco ecrã. Pode pensar que está a olhar através de uma janela que pode atravessar, mas não se preocupe, isso é apenas o ecrã. Esta é para os artistas, os cineastas, os designers, os criadores. Quando precisa de ver cada pixel da sua criação, este é o ecrã que deve utilizar. Com um Delta E inferior a dois e 100% de acesso à gama sRGB da Adobe, irá deliciar-se com a glória de 16,7 milhões de cores. Obtenha o aspeto de cinema para os seus filmes, qualidade de revista para os seus desenhos onde quer que esteja.

Não é apenas bonito de se ver, não se deixem enganar. O GMKTec GBooké o cavalo de batalha que continua a trabalhar. Pode não ter as melhores especificações portáteis que o WIN Max 2 tem para suportar os jogos, mas o GBook não o vai desiludir. Ostentando um processador Intel Core i5-1235U de 12ª geração com 10 núcleos e 12 threads, pode funcionar até 4,4 GHz para fazer face a muitas das suas necessidades. Para suportar esse CPU, encontrará 16 GB de RAM DDR5 para manter todos os seus pratos a girar, independentemente do número de pratos que tenha de fazer. Além disso, pode até expandir o já cavernoso SSD de 1 TB incluído para todos os projectos com rolos de filmagens intermináveis. Se quer fazer o melhor, precisa de espaço para armazenar o melhor, e o GBook tem tudo o que precisa.

Tem todas as portas de que precisa, não é a experiência do MacBook em que tem de carregar dongles atrás de dongles para qualquer tarefa. Tem três portas USB-A, uma porta HDMI e o famoso USB-C. Mesmo com estes cheios, pode continuar a carregar o seu dispositivo. Está pronto, fora da caixa.

Para saber mais sobre esta beleza, consulte a nossa análise aqui e o vídeo do YouTube acima.

Do que gostamos!

  • O ecrã 4K de 14″ é fantástico
  • Excelente desempenho para tarefas não relacionadas com jogos
  • Até 7 horas de autonomia da bateria
  • Muito portátil

O que não gostamos…

  • A memória RAM integrada de 16 GB não pode ser actualizada.

Melhor computador portátil mini versátil – GPD Pocket 3

Estou a perceber, estou a perceber. Não é um jogador e não é um influenciador que está constantemente a produzir conteúdos, apenas quer algo que possa levar consigo facilmente e que suporte as suas necessidades. Talvez seja um escritor, um artista ou queira apenas consultar o correio eletrónico e ver o YouTube no comboio. Este é o portátil ideal para si.

O GPD Pocket 3 é o rei portátil da lista. O melhor e o mais pequeno de todos. Com o ecrã mais pequeno do mercado, com apenas 8 polegadas, apresenta uma incrível resolução de 1900×1200, garantindo sempre imagens perfeitas. Não se deixe enganar pelo tamanho, esta mini-máquina não deixa de ser potente. Com um i7-1195G7 com 4 núcleos, 8 threads e uma frequência máxima de 5GHz, não lhe faltará potência. Juntamente com 16 GB de RAM DDR4 e gráficos Iris Xe e um Terabyte de armazenamento, está pronto para muito tempo.

Para quem não precisa de muita potência, se se limita a escrever, verificar e-mails, ver um filme ou outro, existe também uma versão menos potente com um processador Intel Pentium. Não é tão sofisticado como o i7, mas é definitivamente suficiente para lidar com todas as suas tarefas diárias e muito mais.

Coloque-o na sua mala para escrever algumas páginas do seu romance ou para ver alguns e-mails durante o trajeto para o trabalho. Ou rabiscar com o ecrã reversível e o estilete. Coloque o dispositivo no modo tablet para criar o bloco de notas que pode levar para todo o lado e que nunca ficará sem páginas. Tire algumas horas para relaxar durante um voo longo, coloque-o no modo de filme e sente-se e relaxe. Não será uma missão para carregar, leve-o para qualquer lado.

Poderá sempre ligar-se com as 2 portas USB-A incluídas, HDMI, Ethernet e a porta Thunderbolt 4 extremamente rápida e capaz. Como se isso não bastasse, existe uma secção modular do dispositivo onde pode escolher a porta adicional que pretende. Seja um módulo USB 3.2 incluído, uma porta de série RS-232 para comunicação de dados industriais ou um módulo de controlo KVM de porta única com suporte HDMI e USB. O GPD Pocket 3 dá-lhe cobertura.

Para saber mais sobre esta pequena potência, consulte a análise aqui ou o vídeo do YouTube acima.

Do que gostamos!

  • Processador Intel i7 1195G7 rápido
  • Extremamente portátil e leve
  • Até 8 horas de autonomia da bateria
  • Portas modulares para expansibilidade
  • Ecrã rotativo para se transformar num tablet
  • Ótimo para jogar também

O que não gostamos…

  • Bastante caro

Assim, tem três opções diferentes para três pessoas diferentes, qual é o Mini Portátil que vai escolher? Se ainda não tem a certeza, dê uma vista de olhos às escolhas do ano passado para o ajudar a decidir.

Para saber mais sobre as nossas outras ofertas e produtos, consulte a nossa base de dados de conhecimentos clique aqui

Os melhores mini-portáteis de 2022

Abaixo está uma lista dos melhores mini laptops atualmente disponíveis para compra na DroiX.

O melhor mini portátil: GPD WIN MAX 2 AMD

O mini-portátil GPD WIN MAX 2 AMD faz simplesmente tudo! Para o trabalho, processa grandes documentos de escritório altamente exigentes e, para os jogos, pode jogar os mais recentes jogos AAA para Windows.

O mini-portátil para jogos GPD WIN MAX 2 AMD inclui o processador AMD Ryzen 7 6800U com oito núcleos e dezasseis threads que funcionam até 4,7 GHz a 28 W TDP. Existe a possibilidade de escolher entre 16 GB ou 32 GB de RAM LPDDR5 e 1 TB ou 2 TB de SSD com uma ranhura para um SSD adicional. Tem WiFi 6 e Bluetooth 5.2 com suporte através de um módulo 4G LTE adquirido separadamente para dados móveis.

Por baixo das tampas amovíveis que o transformam de um mini-portátil de trabalho num mini-portátil para jogos, existem controlos para jogos que são muito confortáveis de utilizar. Inclui sticks analógicos de efeito Hall e botões de gatilho para maior precisão e menor desgaste dos componentes.

O mini portátil GPD WIN MAX 2 é excelente para jogos. Consegue jogar os mais recentes jogos AAA para Windows, como o Overwatch 2, em definições elevadas a uns sólidos 60 FPS, por exemplo. Não só é ótimo para jogos, como também é uma besta quando se trata de emulação. Pode desfrutar de todos os sistemas clássicos de 8 e 16 bits até às consolas de jogos mais recentes, como a Vita e muito mais!

Pode ler a nossa análise detalhada do GPD WIN MAX 2 aqui e ver porque é que achamos que é o melhor mini portátil aqui… Pode saber mais e comprar o seu GPD WIN MAX 2 aqui.

Do que gostamos!

  • Processador de desempenho muito elevado
  • Grande ecrã tátil de 10,1 polegadas
  • Teclado de bom tamanho
  • Ótimo para jogos e emulação
  • Muito boa duração da bateria

O que não gostamos…

  • Nada de que nos possamos lembrar!

O melhor mini portátil para utilização quotidiana: P2 Max 2022

O GPD P2 Max 2022 é uma atualização do popular melhor mini portátil de 2019. Criada pela GPD, especializada em dispositivos electrónicos de pequeno formato desta natureza (dispositivos portáteis para jogos, mini computadores portáteis, etc.).

Ao contrário do modelo original, o P2 Max 2022 só tem uma variante. Esta variante possui um processador melhorado – um Pentium N6000. 16 GB de RAM LPDDR4x e um processador M.2 SSD NVMe.

Ao contrário de computadores portáteis semelhantes, a filosofia de design subjacente ao P2 Max não é a de ser uma estação de trabalho potente que faz tudo. Em vez disso, o objetivo é fornecer um computador portátil elegante e leve para o utilizador casual gerir e-mails, escrever artigos e realizar tarefas informáticas gerais ao longo do dia. Sem acrescentar demasiado peso ao seu transporte diário (pode simplesmente colocá-lo na sua mala sem dar por isso).

A verdadeira peça central do P2 Max 2022 é o seu grande ecrã tátil. Com uma dimensão considerável de 8,9 polegadas e uma resolução muito elevada de 2560x1600p, um brilho de 300nits e uma classificação de píxeis por polegada de 340 PPI. A qualidade visual proporcionada por este portátil é extremamente elevada em comparação com os seus contemporâneos.

Este ecrã de grandes dimensões torna-o um pouco menos portátil, mas, no fim de contas, há que fazer cedências.

Sendo globalmente maior, o GPD P2 Max 2022 possui um teclado de estilo chiclet enganadoramente confortável. Que, ao contrário de outros teclados mais pequenos, é suficientemente confortável para escrever durante longos períodos de tempo. No entanto, a disposição dos botões é um pouco invulgar e leva algum tempo a habituar-se (ainda QWERTY, mas com alguma pontuação em sítios estranhos para maximizar o espaço).

O P2 Max 2022 também possui uma seleção bastante normal de interfaces, incluindo uma porta Micro-HDMI. Infelizmente, não possui um leitor de cartões microSD incorporado, pelo que terá de adquirir um leitor USB dedicado para essa funcionalidade.

No geral, o P2 Max é sem dúvida um dos melhores mini portáteis para utilização quotidiana no mercado atual.

Saiba um pouco mais sobre o P2 Max 2022 na nossa análise do GPD P2 Max 2022 – ou clique no vídeo acima para o ver aqui!

Do que gostamos!

  • Ecrã de alta resolução e alta fidelidade.
  • Teclado confortável.
  • Design elegante e fino.
  • Boa duração da bateria.

O que não gostamos…

  • Sem ranhura para microSD.
  • O Micro-HDMI é uma interface frágil.
  • A potência bruta não é o mais importante.

Segundo classificado Melhor mini portátil para o trabalho: GPD Pocket 3

A GPD Pocket 3 é a mais recente iteração da segunda das duas principais linhas de produtos da GPD. A família GPD Pocket.

Afasta-se totalmente dos modelos anteriores ao abandonar o mantra da “portabilidade a todo o custo”, adoptando uma abordagem ligeiramente mais utilitária. Com um aspeto e um conjunto de características muito semelhantes aos do Micro PC GPD e do mini portátil A1 da One Netbook.

O GPD Pocket 3 também está disponível em duas variantes!

O primeiro deles é o modelo “base”, com um processador Intel Pentium N6000 (também visto no P2 Max 2022), 8 GB de RAM LPDDRR4x e 512 GB de armazenamento NVMe.

O segundo modelo, designado por “topo de gama”, inclui um processador i7-1195G7 significativamente mais potente, bem como 16 GB de RAM LPDDR4x (que também tem uma frequência mais elevada) e um SSD NVMe de 1 TB.

Voltando ao comentário “utilitário” anterior, o GPD Pocket 3 apresenta uma boa seleção de interfaces. Incluindo uma tomada ethernet, HDMI de tamanho normal e até uma porta Thunderbolt 4 USB Type-C (para compatibilidade com eGPU, entre outras coisas).

O número de interfaces pode ser AINDA mais alargado através do “sistema de interface modular”. Através de uma porta aparafusada na parte de trás do dispositivo, os utilizadores podem ligar um dos (atualmente) três módulos. Uma porta USB tipo A adicional para funcionalidade geral. Uma porta KVM com entradas USB e HDMI para permitir que o GPD Pocket 3 actue como um ponto de acesso para servidores. E uma porta RS232 como uma variante mais “industrial e de baixa especificação” da porta KVM.

Outro destaque do dispositivo é o seu ecrã. Capaz de rodar 180 graus no seu eixo X e depois voltar a dobrar-se sobre o teclado. Transformando o GPD Pocket 3 numa espécie de tablet PC robusto.

Para saber mais sobre um dos melhores mini portáteis, consulte a nossa análise do GPD Pocket 3!

Do que gostamos!

  • Multifuncional; muito versátil.
  • Pode mudar de interface; raro em computadores portáteis.
  • Pode ser convertido numa forma de comprimido.

O que não gostamos…

  • O teclado é um pouco apertado.
  • O modelo básico é caro.

Menção Honrosa Mini Portátil: GPD WIN MAX 2021

O GPD WIN Max 2021 é uma atualização do portátil para jogos WIN MAX da GPD que foi lançado em meados de 2020. Esta atualização chegou ao público em geral no último trimestre de 2021. Assim, embora seja tecnicamente um modelo do ano passado, é comparável ao P2 Max 2022 e ao GPD Pocket 3 na sua janela de lançamento.

O objetivo do GPD WIN MAX 2021 é proporcionar uma experiência abrangente de computador portátil para jogos que seja também suficientemente confortável para ser utilizado como um condutor diário. Com um tamanho grande, um arrefecimento potente e muitas funções úteis que são apreciadas pelos jogadores em movimento.

Por isso, apesar de estar na nossa lista dos melhores mini portáteis, o GPD WIN MAX 2021 é mais comparável a um portátil para jogos do que qualquer outra coisa.

Em termos de potência, o GPD WIN MAX 2021 é o mais potente da nossa lista. Com um processador Intel i7-1195G7, 16 GB de RAM LPDDR4x (com uma velocidade impressionante de 4266 MHz) e um SSD NVMe de 1 TB.

Há duas atracções centrais no GPD P2 Max. O primeiro é o seu ecrã de 8 polegadas com uma resolução de 1280x800p. Embora de tamanho decente, as molduras são reconhecidamente grandes.

O segundo ponto de atração são os controlos de jogo integrados. Com os botões frontais, os manípulos analógicos e os botões de ombro/trigger integrados no sistema, não é necessário comprar um comando separado para jogar com a unidade. Existe também um interrutor de hardware que transforma a funcionalidade do gamepad na de um teclado/rato – permitindo mover o cursor do rato com o joystick, entre outras alterações.

Tal como o Pocket 3, a seleção de interfaces no WIN MAX 2021 também é excelente. Com várias portas USB (incluindo uma Thunderbolt Type-C, que permite a compatibilidade com eGPU), uma porta HDMI de tamanho normal e uma tomada ethernet RJ45!

Existe também uma variante do GPD WIN MAX 2021 que inclui uma APU AMD Ryzen 7 4800U no centro do sistema. Embora ligeiramente mais barato, este modelo sofreu um atraso de alguns meses devido a dificuldades de fabrico e atualmente – tanto quanto sabemos – já está em “fim de vida” (qualquer stock que possa encontrar agora é o último do seu género).

A variante AMD é ligeiramente mais barata do que a variante Intel, mas substitui a porta Thunderbolt USB-C por uma porta USB-C normal. Em todos os outros factores (processador/desempenho gráfico à parte), é idêntico à variante Intel.

Para conhecer as diferentes versões do WIN MAX 2021, convidamo-lo a consultar a nossa análise do GPD WIN MAX 2021 e a nossa análise do GPD WIN MAX 2021 AMD!

Do que gostamos!

  • Extremamente poderoso.
  • Controlos de jogo incorporados.
  • Pode ligar-se à eGPU para aumentar ainda mais a potência.

O que não gostamos…

  • Um pouco volumoso, em comparação com outros mini computadores portáteis.
  • As molduras grandes são feias.

O melhor mini-portátil da indústria: GPD Micro PC

O Micro PC GPD é um dos poucos modelos da GPD que não possui um ecrã tátil.

O GPD Micro PC é a tentativa da GPD de criar um mini portátil mais “amigo do técnico”. As curvas elegantes e suaves que se viam habitualmente desapareceram, sendo substituídas por um design mais volumoso e utilitário.

O nome do jogo para o Micro PC GPD é “compatibilidade”. Este mini portátil está repleto de interfaces para algo tão pequeno. Devido à sua identidade de melhor amigo dos técnicos. Para além das várias portas USB que se encontram na maioria dos mini portáteis, o GPD Pocket 3 também inclui uma porta HDMI de tamanho normal e até um comutador Ethernet gigabit RJ45.

O Micro PC GPD apresentava originalmente um processador Intel Celeron N4100, mas foi atualizado cerca de um ano e meio depois com o CPU N4120, ligeiramente mais potente. Ambos os modelos apresentam uma elevada eficiência energética, mas um desempenho bastante baixo. O Micro PC não é adequado para tarefas intensivas, mas é ótimo para tarefas simples como o processamento de texto.

No entanto, um aspeto positivo é que este mini portátil possui RAM LPDDR4 – 8GB para ser exato. E um SSD que pode ser atualizado

Entre outros modelos, o Micro PC GPD é também substancialmente mais económico, graças ao invólucro de plástico e ao processador de menor especificação.

Em suma, este é um dos melhores mini portáteis que se pode encontrar se estiver à procura de um computador barato e económico para colocar na sua bancada de trabalho ou utilizar para outros fins práticos.

Pode obter mais informações e comprar o GPD Micro PC aqui.

Do que gostamos!

  • Muitas interfaces
  • Teclado retroiluminado
  • Trackpad confortável

O que não gostamos…

  • Baixa potência
  • Sem ecrã tátil

GPD Pocket 2 – Edição M3

O GPD Pocket 2 apresenta um design elegante e fino.

O GPD Pocket 2 é o segundo membro da emblemática série “Pocket” de mini computadores portáteis da GPD. Tal como a maior parte da linha de produtos da GPD, a intenção subjacente ao GPD Pocket 2 é fornecer um dispositivo que “satisfaça as necessidades de computação móvel de primeira qualidade dos profissionais das empresas”.

Lançado no final de 2018/início de 2019, o GPD Pocket 2 foi uma atualização notável em relação ao modelo de bolso original em muitos aspectos. Apresenta um design muito mais fino, bem como um desempenho melhorado.

O GPD Pocket 2 possui um processador M3-8100y. Este CPU dual-core funciona a uma frequência impressionante de até 3,4 GHz quando está sob carga, mas por defeito utiliza uma frequência muito mais modesta de 1,10 GHz como método para poupar energia e prolongar a vida útil da bateria quando não é necessário. Inclui também 8 GB de RAM LPDDR3 de canal duplo e um SSD de 256 GB.

Anteriormente, existia um modelo com especificações ligeiramente inferiores, com um CPU Intel Celeron 3965Y. No entanto, este projeto foi interrompido por razões atualmente desconhecidas.

Fiel ao seu nome, o GPD Pocket 2 é um dos poucos dispositivos que cabem confortavelmente num bolso de tamanho relativamente “normal” (não são necessárias calças de trabalho ou casacos enormes!). O facto de ser mais fino do que o seu antecessor ajuda muito, tornando-o o melhor mini portátil no que diz respeito à portabilidade.

Além disso, o processador Celeron torna este mini-portátil altamente eficiente em termos energéticos, com um TDP de aproximadamente 6 watts, pode esperar geralmente cerca de 5-8 horas de vida útil com uma utilização ligeira.

No geral, o GPD Pocket 2 é uma opção interessante – embora um pouco desactualizada – para um PC portátil. Para quem precisa da flexibilidade de um PC sem aumentar demasiado o seu peso diário.

Do que gostamos!

  • Altamente portátil
  • Belo ecrã (tátil)

O que não gostamos…

  • Desatualizado
  • O touchpad é incómodo

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.