Revisão
-
Build Quality
-
Performance
-
Emulators
Resumo
O novo rei das consolas de jogos retro
Overall
4.9User Review
( votes)Pros
- Processador mais rápido do que a série RG350
- Mais RAM/WiFi incorporado
- EmuELEC e RetroArch OS
- Uma maior escolha de emuladores
- Suporta consolas de jogos mais recentes
- Caixa metálica
Cons
- Não é suficientemente rápido para todos os jogos nas consolas de topo de gama
Olá! DroiX aqui com outro artigo sobre um de nossos muitos handhelds. Desta vez, apresentamos-lhe uma análise do RG351M.
O que é o RG351M?
A RG351M é uma das mais recentes consolas de jogos retro da ANBERNIC – criadores da consola antecessora com uma posição semelhante, a RG350M. O RG351M pode ser considerado um sucessor do RG351P. Tal como o RG350M foi para o RG350.
Sim, é um pouco confuso. Mas quando se dá um passo atrás e se olha para o todo, os esquemas de nomes começam a encaixar-se.
Comparado com o RG351P, o RG351M traz duas actualizações fundamentais (para além destas, não existem outras diferenças):
Embora isto possa parecer pouco surpreendente, muitos argumentariam que a estrutura metálica dá realmente à unidade uma sensação de qualidade superior na mão, graças à combinação de uma estrutura mais robusta e de um peso mais elevado.
[Video] Análise do RG351M
Como de costume, compilámos a maior parte das nossas ideias neste vídeo – a nossa análise do RG351M. Existe também uma versão em texto abaixo para facilitar a leitura.
Dentro da caixa temos o RG351M, que veremos em mais pormenor em breve. Existe um cabo de carregamento USB tipo C. Recomendamos a utilização deste cabo em vez do seu próprio cabo para carregar a unidade portátil. Além disso, existe um manual do utilizador totalmente em inglês. Abrange tudo o que é necessário para começar a funcionar.
O RG315M está disponível em duas cores: preto mate e cinzento espacial. A novidade do RG351M é uma estrutura em liga de alumínio, que é muito agradável de segurar e tem um aspeto de qualidade superior.
RG351M Descrição geral
O RG351M mede aproximadamente 5,98 x 2,8 x 0,71 polegadas e pesa 260 gramas. Na parte da frente, existem dois joysticks analógicos que podem ser utilizados na maioria dos emuladores. São clicáveis para dois botões extra.
Se preferir jogar com o D-Pad, este é muito reativo e oferece uma precisão perfeita. Existem botões SELECT e START e quatro botões de jogo. Na parte inferior do dispositivo encontram-se altifalantes estéreo. Existe uma ranhura para cartões Micro SD que contém o sistema operativo EMUELEC e os jogos. Além disso, existe um botão de reinicialização.
Na parte de trás encontram-se os botões de ombro e de gatilho esquerdo e direito. Existem duas portas USB OTG Type-C, uma é utilizada para carregar e a outra pode ser utilizada para ligar periféricos externos, como um rato USB. No meio está a porta de 3,5 mm para auscultadores. E, de lado, o seletor de volume.
Especificações técnicas do RG351M
PROCESSADOR | RockChip RK3326 |
CORES: | 4 |
FREQUÊNCIA | 1.5Ghz |
GPU | Correio G31 MP2 |
RAM | 1GB DDR3L |
VISUALIZAR | IPS de 3,5″ com resolução de 32×240 |
ARMAZENAMENTO | 64 GB através de cartão Micro SD |
BATERIA | Li-Polímero 3500mAh. Até 8 horas, consoante a utilização. |
USB | 2x USB Tipo C |
ÁUDIO | Tomada para auscultadores de 3,5 mm |
Sistema operativo
Uma vez ligado, entra diretamente no frontend. A partir daqui, pode navegar pelas muitas consolas de jogos, incluindo todos os sistemas populares de 8 bits, como a Master System e a GameBoy. Até aos sistemas mais recentes, incluindo a Dreamcast, a PlayStation e a PSP.
O menu pode ser acedido premindo o botão Iniciar e permite-lhe alterar várias definições para o frontend, como temas, definições de jogo e som.
A partir daqui, também pode ligar o Wi-Fi ao seu ponto de acesso. Com acesso à Internet, pode fazer scraping de todos os jogos recentemente adicionados para obter imagens e descrições de texto. Também pode descarregar e instalar quaisquer futuras actualizações de firmware.
Demonstração de multijogadores sem fios
Para além da caixa metálica, a outra grande mudança neste modelo é a inclusão da conetividade Wi-Fi. Isto permite-lhe alojar ou participar em jogos multijogador através da Internet com outros utilizadores do RG351.
Os únicos requisitos são a utilização do mesmo emulador suportado e do mesmo ficheiro ROM para garantir a compatibilidade. O modo multijogador funciona muito bem e é ótimo jogar com os amigos através da Internet durante o confinamento!
Testes de emulação RG351M
A série RG de consolas portáteis da Anbernic tem funcionado com todos os sistemas populares de 8 e 16 bits quase na perfeição há já algum tempo. Por isso, não abordaremos em pormenor sistemas como a Mega Drive, a SNES, a Neo Geo, etc. Todos eles funcionam muito bem e não deverá ter quaisquer problemas em desfrutar destes sistemas. Em vez disso, concentrar-nos-emos nos sistemas mais recentes.
A olhar para fora com a Nintendo 64. Em geral, a emulação da N64 é bem suportada. Poderá ocorrer alguma lentidão ocasional ou artefactos gráficos, mas, em geral, os jogos são jogáveis.
O Capcom Play System 3 funciona muito bem e não tive quaisquer problemas. Esses jogos agora podem ser jogados no RG351M, principalmente graças à maior quantidade de memória e ao processador mais rápido encontrados neste dispositivo portátil.
A emulação da PlayStation é muito melhor do que a da antiga série RG350, mais uma vez graças ao processador e ao emulador utilizados. Mais jogos são compatíveis e também funcionam a velocidades mais rápidas do que o seu antecessor.
O Gameboy Advance tem um aspeto fantástico no Anbernic RG351M e praticamente todos os jogos que experimentei funcionam muito bem. Esta consola portátil é perfeita para o GBA!
A Dreamcast continua a ser um saco misto, dependendo do jogo que se está a jogar. Poderá ser necessário alterar algumas definições aqui e ali para obter o melhor desempenho.
Tal como a Dreamcast, a PSP tem alguns jogos muito jogáveis, mas para os jogos mais exigentes será necessário ajustar algumas definições para melhorar o desempenho. No entanto, os jogos menos exigentes são muito fáceis de jogar e têm um excelente aspeto no ecrã.
A Nintendo DS sofre de problemas de desempenho, dependendo dos jogos que estiver a jogar. É possível ver algumas quedas de fotogramas no Mario Kart, por exemplo. No entanto, outros jogos menos exigentes funcionam bem.
Resumo
O RG351M da Anbernic melhora o modelo P original com uma caixa em liga de alumínio de grande qualidade e conetividade Wi-Fi integrada. Para além destes dois factores, os dois modelos têm um desempenho praticamente idêntico.
Assim, a escolha entre os dois modelos resume-se a uma caixa de plástico ou de metal e a uma fácil conetividade sem fios. Pessoalmente, eu escolheria este modelo M, uma vez que o estojo tem um bom peso e é muito agradável de segurar. E a conetividade à Internet é perfeita para jogar com os amigos online, bem como para adicionar e atualizar novos jogos.
Seja qual for o modelo que escolher, pode ter a certeza de que a série RG351 é um excelente dispositivo portátil que se situa no topo de uma massa de muitos outros dispositivos portáteis retro. Tem também um excelente suporte em termos de firmware personalizado, como o ARKOS, se isso for algo que lhe interesse.
Onde comprar RG351M
Obrigado por dar uma olhada rápida na nossa análise do RG351M. Se quiser comprar um RG351M, pode comprar um RG351M aqui, ou clicar no link no final da página. E veja a nossa gama de consolas portáteis para jogos retro, há algo para todos.