Já alguma vez se interrogou sobre o que é um M.2 SSD é? Qual é a diferença entre os diferentes tipos de SSD? Com a nossa recente mudança para a venda de uma maior variedade de mini PCs, NUCs e muito mais. Nós, no DroiX, pensámos que poderia ser útil escrever um pequeno guia sobre os tipos de armazenamento que normalmente encontrará em dispositivos como estes.
Quando se procura um novo dispositivo, pode ser complicado ter em conta todos os diferentes aspectos a ter em conta, mas esperamos que este guia seja um resumo sem conversa técnica que o ajude a fazer uma escolha um pouco mais informada sobre quaisquer futuras compras que faça!
O que é a M.2 Armazenamento?
A primeira coisa em que provavelmente reparará quando estiver à procura de um novo mini PC é a menção de algo conhecido como armazenamento “M.2”.
Para simplificar, o M.2 é um formato mais recente de SSD que se destina a economizar espaço, tornando-o uma solução de armazenamento cada vez mais popular em todos os tipos de computadores portáteis e PC.
O típico M.2 O SSD pode ser mais ou menos assim:
Muito diferente dos discos rígidos de antigamente, o M.2 Os SSD não são muito maiores do que uma pastilha elástica. Sem a necessidade de passar cabos de alimentação ou de dados pela caixa, também ocupam muito menos espaço.
Muitos dos nossos dispositivos incluem armazenamento M.2. Como o GPD Micro PC, ou o One GX1
Qual é a diferença entre a SSD SATA e a SSD NVMe?
Enquanto M.2 Os SSD foram um grande avanço em termos de eficiência de espaço, mas a sua velocidade real não mudou muito.
Eventualmente, as velocidades dos SSD convencionais com base em SATA atingiram um patamar máximo de 6 GB/s e, com a necessidade de velocidades de carregamento ainda mais rápidas, nasceu o formato NVMe de SSD.
Ao acederem diretamente ao barramento PCI-express (normalmente reservado a componentes como placas gráficas), em vez do antiquado barramento SATA, os SSD NVMe tornaram-se capazes de velocidades de leitura/escrita incrivelmente rápidas – até 5-7 vezes mais rápidas do que os SSD tradicionais baseados em SATA (e cerca de 30 vezes mais rápidas do que um disco rígido normal). Embora o salto na velocidade seja menos percetível do que o salto na velocidade entre discos rígidos e unidades de estado sólido, ainda vale a pena considerar quando se compra um novo sistema.
Muitos dos nossos dispositivos topo de gama suportam SSDs NVMe, como o MINISFORUM H31 e o MINISFORUM DMAF5.
Alguns dispositivos incluem até armazenamento NVMe incorporado, como o One Netbook One GX1. (ocupam ainda MENOS espaço, mas estão ligados diretamente à placa-mãe e não podem ser trocados/atualizados).
O Beelink GT-R é um tipo raro de mini PC que suporta tanto SATA como M.2 SATA e M.2 SSD NVMe em simultâneo.
O que é um ssd mSATA?
Um SSD mSATA é muito semelhante a um SSD SATA e M.2 SSD SATA. A intenção subjacente era a mesma que a do M.2 – proporcionar um espaço mais pequeno para um SSD, de modo a torná-lo mais confortável para utilização em dispositivos de formato pequeno, como os computadores portáteis.
SSDs mSATA ligeiramente maiores do que um m.2 SSD – mais comparável a um cartão de visita do que a uma pastilha elástica. Só são capazes de transferir dados através do barramento SATA, ao contrário do M.2 SSDs que podem utilizar o barramento PCI-express ou o barramento SATA.
A sua utilização foi largamente eclipsada pela M.2 SSDs, mas ainda hoje podem ser encontrados em alguns computadores portáteis e mini PCs. Não se engane, continuam a ser SSDs e continuarão a proporcionar velocidades de leitura/escrita rápidas até 6GB/s, como esperado.
Se estiver à procura de um, talvez ainda o tenhamos em stock aqui.
O que é o armazenamento eMMC?
eMMC significa “embedded multimedia card” (cartão multimédia incorporado) – que, em termos leigos, é essencialmente um cartão SD ou uma unidade flash USB que foi incorporado diretamente na placa-mãe.
Em termos de velocidade, o armazenamento eMMC situa-se algures entre os SSDs e os HDDs em termos de desempenho. As opções de armazenamento eMMC são frequentemente utilizadas em dispositivos portáteis como smartphones e tablets, mas também podem ser encontradas por vezes em mini PCs económicos como forma de poupar no preço e, ao mesmo tempo, proporcionar uma experiência de resposta decente.
A ausência de peças móveis também significa que, tal como os SSD, não são susceptíveis de sofrer danos invisíveis em resultado de choques e pancadas, como acontece com um HDD.
O armazenamento eMMC não se destina a ser modificado ou trocado (ao contrário dos SSD/HDD, que podem normalmente ser actualizados), pelo que, na maior parte dos casos, fica-se preso ao tamanho inicialmente adquirido (+ quaisquer opções de expansão que o dispositivo ofereça).
Muitas das nossas ofertas de mini PCs económicos incluem armazenamento eMMC, como o Beelink BT3-X. A maioria das caixas android, como o DroiX X3, também o incluem.
Procura um SSD para si? Consulte a nossa gama de SSDs em oferta aqui:
https://go.droix.co.uk/HARDWARE
Até à próxima!