Um dia, o título desta página estará incorreto. Se transmitir fluxos 4K 3D com taxas de bits de vídeo elevadas, aplicar-se-ão regras diferentes, mas para a maioria dos fluxos HD actuais (seja 720 ou 1080), a menos que esteja ligado a um servidor privado, 25 Mbit é mais do que suficiente. 5 Mbps pode ser suficiente, se estiver disposto a sacrificar um pouco de velocidade para que a primeira reprodução ocorra e se for seletivo quanto aos servidores das empresas de alojamento que utiliza.
Testes efectuados numa ligação em que as transferências de 40-50Mbit são normais em servidores privados. XBMC para Windows, versão 13.2 (17 de agosto). Foi utilizada uma plataforma Windows para facilitar o registo da largura de banda e da utilização de recursos.
Para efetuar estes testes, queria garantir que o hardware do meu lado não criava instâncias em que a reprodução teria sido suave, por isso o equipamento de teste foi configurado para velocidades de relógio OEM originais (por isso, é menos provável que sejam criados problemas depois de o servidor a ser testado ter enviado os dados):
Asus P8Z77-V LE Plus
CPU Intel i5 2500K à velocidade de stock
16 Gb de RAM com temporizações de 1600 de stock
Asus GTX 650Ti DC2 Top com temporizações de stock
Resumindo, se um fluxo continuar a gaguejar num dispositivo potente, podemos ter a certeza de que o problema não se verifica apenas em dispositivos com menos potência.
Os anfitriões “VK” e “GVideo” são normalmente mais do que suficientemente rápidos, tanto no PC como nos dispositivos Android, na minha ligação PlusNet.
Por vezes, dependendo do seu ISP (fornecedor de serviços de Internet, por exemplo, PlusNet, Sky, TalkTalk, Virgin, BT e EE), poderá encontrar empresas de alojamento diferentes que funcionarão melhor para si. Também vale a pena ter em consideração o momento em que o fluxo está a ser visto. Um anfitrião pode funcionar de forma brilhante às 14 horas de uma terça-feira à tarde, mas ser dolorosamente lento na sexta-feira à noite (quando há mais pessoas em linha).
Esta lista mostra quais as empresas de alojamento (o termo do meio) que têm uma cópia deste vídeo, bem como a resolução (a seguir ao nome da empresa de alojamento).
O Tusfiles tem a única transmissão de 1080p para este vídeo, mas é demasiado lenta para ver o filme, mesmo permitindo o armazenamento inicial em buffer para encher a cache.
23 segundos depois de o fluxo ter finalmente sido reproduzido, a largura de banda disponível com este anfitrião ainda era demasiado baixa para uma reprodução contínua. 800 Kbit/s não é nem de longe suficiente para este (ou qualquer) fluxo de 1080p.
Ao mudar para o stream hospedado pelo GVideo, a resolução caiu para 720, mas a reprodução começou instantaneamente, com picos de cerca de 16Mbit/s do servidor quando necessário. Não há pausas, atrasos iniciais ou armazenamento em buffer à espera que a cache se encha.
Incluí uma imagem rápida comparando os dois hosts e a largura de banda disponível. À esquerda era demasiado lento com o Tusfiles, a transferência do GVideo era suficientemente rápida para uma reprodução quase instantânea e cerca de 2Mbit/seg era suficiente para o manter.
Ocasionalmente, houve mais picos quando a cache precisava de ser completada (apenas a ligação GVideo mostrada nesta imagem).
Como contraste rápido, aqui temos um fluxo de vídeo semelhante de 1080p, mas desta vez alojado no GVideo. Pode ver-se pelo pico inicial, à medida que enche a cache, e pelo valor estabilizado depois, que a empresa de alojamento conseguiu fornecer largura de banda suficiente para que o fluxo de 1080p começasse quase instantaneamente e não tivesse problemas de reprodução.