ACEPC Picobox Pro
-
Design
-
Build Quality
-
Performance
-
Features
Resumo
O Mini PC ACEPC PicoBox Pro destaca-se pelo seu desempenho notável, equipado com o processador Intel N100, . O seu design elegante e compacto, aliado à capacidade de suportar a resolução 4K em dois ecrãs, torna-o uma escolha de topo para utilização profissional e pessoal.
Overall
4.5User Review
( votes)Pros
- Design de formato pequeno
- Espaço para 2,5″ HDD/SSD
- Suporte para monitor duplo até 4K 60Hz
- Iluminação LED RGB personalizável
- Excelente relação preço/desempenho
- Muitas portas USB
Cons
- Desempenho ligeiramente inferior ao da ACEPC Picobox Mini
No seguimento da nossa recente análise da ACEPC Picobox Mini, é agora a vez do seu irmão maior, a ACEPC Picbox Pro.
Vídeo de análise do ACEPC Picobox Pro
Desembalagem do ACEPC Picobox Pro
Em primeiro lugar, na caixa temos um manual do utilizador que está em várias línguas, incluindo inglês, francês e alemão. De seguida, temos o próprio mini PC ACEPC Picobox Pro. Vamos ver isso mais de perto daqui a pouco.
No interior da caixa de cartão encontra-se uma fonte de alimentação. Incluiremos o adaptador correto para o seu país. Existe um cabo HDMI para ligar ao seu televisor ou monitor e terminamos com um suporte VESA e parafusos para o fixar.
Descrição geral do ACEPC Picobox Pro
O ACEPC Picobox Pro mede cerca de 5,04 x 5,04 x 2,03 polegadas e pesa cerca de 386g. O lado direito tem o botão de alimentação, duas portas USB 3 e uma porta USB 2 para ligação de periféricos.
A parte de trás deste mini PC para escritório em casa, da esquerda para a direita, tem a porta de alimentação, uma porta USB 2, duas portas HDMI para um ecrã duplo até 4K, uma porta ethernet gigabit e uma tomada para auscultadores de 3,5 mm.
A base contém um espaço para um disco rígido SATA de 2,5″ ou SSD. É muito fácil de colocar, basta desapertar e levantar a tampa. Pode então inserir a sua unidade, voltar a colocar a tampa e os parafusos e está pronto a funcionar. Existem dois fechos deslizantes que, quando desbloqueados, permitem separar a base do mini PC principal, o que é útil, por exemplo, em viagem.
Quando ligado, a iluminação LED aparece na zona superior do mini PC Picobox Pro. A iluminação pode ser configurada no software e permite diferentes padrões e brilhos, bem como a sua desativação se o distrair.
Especificações técnicas do ACEPC Picobox Pro
ACEPC PICOBOX MINI | ACEPC PICOBOX PRO | |
CPU | Intel N100 4 núcleos e 4 threads a funcionar até 3,4 GHz com um TDP de 6 W. | Intel N100 4 núcleos e 4 threads a funcionar até 3,4 GHz com um TDP de 6 W. |
GPU | Gráficos Intel UHD a 750Mhz | Gráficos Intel UHD a 750Mhz |
RAM | 8GB/16GB LDPPR5 | 16GB RAM DDR4 SO-DIMM |
ARMAZENAMENTO | 512GB m.2 2280 SSD (Max 1TB) | 512GB m.2 2280 SSD (máx. 2TB) Espaço para 2,5 HDD/SSD |
WIFI | 5.0 | 6 |
BLUETOOTH | 4.2 | 5.2 |
ETHERNET | 2x Gigabit Ethernet | 1x Gigabit Ethernet |
Ao executar os benchmarks seguintes, testámos a utilização de energia, o ruído da ventoinha e as temperaturas deste mini PC com processador Intel. Obtivemos um consumo de energia muito baixo de 23,7 W, um pico de ruído de 41 decibéis e uma temperatura máxima de 36 °C.
Comparativos de desempenho do ACEPC Picobox Pro
Como sempre, efectuamos alguns testes de referência para podermos comparar o desempenho com outros mini PC para empresas. Vamos compará-lo com o Picobox Mini, que partilha o mesmo processador, mas com uma configuração de RAM diferente.
PCMark
Começamos os nossos testes de referência com o PCMARK, que testa tarefas reais do dia a dia, desde a navegação na Web e videoconferência, até ao trabalho com documentos de grandes dimensões, edição de imagens e muito mais.
Podemos ver que o Picobox Mini está ligeiramente à frente por apenas 87 pontos. Colocando estes computadores compactos Intel lado a lado, quase não se notaria qualquer diferença.
Cinebench
O Cinebench mede o desempenho dos núcleos simples e múltiplos do processador. Mais uma vez, vemos que a Picobox Mini supera ligeiramente a Picobox Pro da ACEPC com 911 contra 904. Vemos uma maior diferença de desempenho em multi-core com 2164 versus 2848. O tipo de RAM ajuda definitivamente a aumentar o desempenho neste caso.
3DMark
O 3DMark testa o desempenho da CPU e da GPU. Vemos que o Picobox Mini está ligeiramente à frente nas pontuações com 360 contra 349 no ACEPC Picobox Pro. Mais uma vez, não se notaria grande diferença quando comparados lado a lado.
Reprodução 4K do Youtube
Tal como o ACEPC Picobox Mini, o Pro consegue reproduzir vídeo 4K sem problemas. Estamos a reproduzir um vídeo de teste 4K do YouTube e não há qualquer perda de fotogramas. Pode ter a certeza de que qualquer suporte 4K será apresentado exatamente como deve ser.
Jogos ligeiros
Embora o ACEPC Picobox Pro não seja um mini PC para jogos, tal como o Mini, é adequado para jogos muito ligeiros. Estamos novamente a testar o fantástico Double Dragon a correr a 4K e não tivemos problemas em correr a 60 fotogramas por segundo. Tentámos algo mais desafiante com Oceanhorn 2 com as definições a 720P e gráficos baixos. Também aqui estamos a obter 60 fotogramas sólidos, mas não esqueçamos a resolução e os níveis gráficos mais baixos.
Desempenho da emulação
Para a emulação, já sabemos, com o Picobox Mini, que estes processadores são de facto muito bons para a emulação. Pode utilizar todos os sistemas de 8 e 16 bits sem problemas. Pode até correr o emulador DuckStation da PlayStation 1 e aumentar a resolução de renderização até 1080P ou mais, dependendo do jogo. Também vimos um bom desempenho no emulador Dolphin, com a maioria dos quadros completos por segundo.
Para o emulador PSP PPSSPP também vimos um bom desempenho, o God Of War funciona a toda a velocidade com uma resolução de renderização de 1x e, dependendo do jogo, é possível aumentá-la para melhorar a qualidade visual. E para a emulação da PS2, infelizmente não é suficientemente potente para executar a maioria dos jogos a toda a velocidade. No entanto, é muito impressionante o facto de estes sistemas poderem ser executados nestes computadores de secretária Mini Intel.
Considerações finais
Resumimos a análise com as nossas considerações finais. Tal como acontece com o Mini, o ACEPC Picobox Pro não é ótimo para jogos. Embora possa jogar alguns jogos ligeiros, terá dificuldades com qualquer coisa mais elevada. Uma boa alternativa são os serviços de transmissão de jogos, como os serviços Xbox e Luna, que funcionam muito bem.
Para emulação, o Pro é muito capaz. Obtém um desempenho decente nos emuladores DuckStation, Dolphin e PPSSPP, bem como em todos os sistemas clássicos de consolas e computadores mais antigos
E para a reprodução de multimédia, este Mini PC para streaming também é muito bom. Vimos uma reprodução perfeita em 4K sem atrasos. A ventoinha é muito silenciosa e definitivamente não é algo que se possa ouvir mesmo com o áudio no mínimo.
E é ótimo para trabalhar em casa ou no escritório, desde os trabalhos de casa dos seus filhos até ao trabalho com documentos de escritório de grandes dimensões, passando por uma ligeira edição de imagens. A opção de instalar uma unidade de 2,5″ proporciona mais armazenamento para estas tarefas.
Que modelo deve comprar, o Mini ou o Pro? O modelo ACEPC Picobox Pro é um pouco mais barato, por isso, se quiser poupar algum dinheiro, opte por esse modelo. Tem a vantagem de ter espaço para uma unidade de 2,5″, o que é ótimo para armazenamento extra. Perde a terceira porta HDMI e a segunda porta ethernet, mas obtém uma porta USB 2 adicional.
Com o Mini obtém um pouco mais de conetividade, o que é perfeito para a configuração de três monitores, utilizando-o como um servidor multimédia, etc. O Mini também foi mais rápido nos nossos testes, especialmente no desempenho multi-core. Depende das suas necessidades, pois ambos têm as suas vantagens e desvantagens.
Pode saber mais e comprar o ACEPC Picobox Pro aqui.
Obrigado por ler a nossa análise do ACPC Picobox Pro! Deixe-nos saber nos comentários qual o modelo que compraria.