Análise do One Netbook 5
-
Design
(4.5)
-
Build Quality
(4.5)
-
Display
(5)
-
Performance
(4.5)
-
Features
(4.5)
Resumo
Em geral
4.6Comentário do utilizador
( votes)Prós
- CPU Intel i7-1250U de alto desempenho
- Design 3 em 1 para portátil e tablet
- Ecrã tátil de 10,1″ de excelente dimensão
- Teclado utilizável
- Bateria de longa duração com carregamento rápido
Contras
O ONENETBOOK 5 é um ultrabook com tecnologia Intel com um design dobrável que o transforma num tablet. Vamos examiná-lo mais de perto, fazer alguns testes de desempenho, jogar um pouco e descobrir na nossa análise do ONENETBOOK 5 se vale o teu dinheiro?
Vídeo de avaliação do One Netbook 5
One Netbook 5 Unboxing
Em primeiro lugar, na nossa análise do ONENETBOOK 5, o unboxing. No interior, temos o ONENETBOOK 5 propriamente dito, que veremos com mais pormenor daqui a pouco.
Por baixo do envelope, encontra um guia do utilizador em inglês e chinês. Dentro da caixa tens um carregador e um cabo USB tipo C. Incluiremos o adaptador correto para o seu país.
Visão geral do One Netbook 5
A seguir, na nossa análise do ONENETBOOK 5, analisamos mais de perto o ultrabook. O ONENETBOOK 5 mede cerca de 23,2 x 16,7 x 1,5 cm (9,1 x 6,5 x 0,59 polegadas) no seu ponto mais fino. Pesa cerca de 970 g.
O ecrã é um ecrã tátil LTPS de 10,1 polegadas que também suporta canetas stylus. Tem uma resolução de 2560×1600, o que é ótimo para este tamanho de ecrã.
Na parte inferior do ultrabook encontra-se um teclado QWERTY retroiluminado. As teclas têm um tamanho ótimo e senti-me quase imediatamente à vontade a escrever no teclado. As teclas são bastante discretas, fáceis de premir e rápidas de escrever. Logo abaixo do teclado encontra-se um tapete de rato com botões clicáveis integrados.

No lado esquerdo temos uma porta USB-C 4 à qual podes ligar uma eGPU, por exemplo. Dispõe de uma porta de áudio de 3,5 mm e de uma ranhura para cartões micro SD.
No lado direito, encontra o botão de alimentação com leitor de impressões digitais integrado e uma porta USB 3.2.
O ONENETBOOK 5 pode ser utilizado como um mini notebook e como um tablet dobrável. Basta abri-lo como um computador portátil normal e, em seguida, empurrar suavemente a metade superior do ecrã para o dobrar sobre a metade inferior.
Pode então ser utilizado como um tablet com entrada de dedo ou uma caneta stylus compatível para entrada. Para voltar ao modo de computador portátil, basta levantar o ecrã e este voltará naturalmente à sua posição.
ONENETBOOK 5 Especificações técnicas
Como parte da nossa análise do ONENETBOOK 5, listamos as especificações técnicas, bem como efectuamos os nossos próprios testes de duração da bateria, ruído da ventoinha e temperatura.
| CPU | Intel Core i7-1250U de 12ª geração, 10 núcleos totais (2 núcleos de desempenho + 8 núcleos eficientes), 12 threads, 4,70 GHz |
| GPU | Gráficos Intel Iris Xe, 96 unidades de execução. |
| RAM | 16GB/32GB LPDDR5-5200MHz de canal duplo |
| ARMAZENAMENTO | 1TB/2TB M.2 2280 SSD PCIe 4.0*4 |
| VISUALIZAR | Ecrã LTPS FHD de 10,1 polegadas Resolução: 2560×1600 Densidade de pixels: 300 PPI sRGB: 108,8% de volume elevado de gama de cores Suporte Multi-Touch de 10 pontos Suporte para caneta Stylus com 4096 níveis de pressão Relação de aspeto: 16:10 |
| COMUNICAÇÕES | WiFi 6.0 de banda dupla 2.4G/5G Bluetooth 5.2 |
| E/S | USB-C 4.0*1 (Suporta monitor Hub/4K, estação de ancoragem eGPU) USB-C 3.2*1 Porta de áudio de 3,5 mm*1 Micro SD (TF)*1 (protocolo micro 4.0, velocidade máxima de leitura de cerca de 300MB/s, suporta expansão de capacidade até 2TB) |
| BATERIA | 11.000mAh (3,85V, 42,35Wh) Carregador GaN padrão de 65W Suporte para carregamento rápido PD |
| DIMENSÕES | 9,1 x 6,5 x 0,59 polegadas (23,2 x 16,7 x1,5 cm) |
| PESO | 970g / 2.13 lbs |
O ONENETBOOK 5 é alimentado por uma bateria de 42,35Wh. Nos nossos testes de duração da bateria, executando o Cinebench em loop, obtivemos uma duração da bateria de 2 horas e 30 minutos. Para uma utilização geral, terás cerca de 5 horas.
Também testámos o ruído da ventoinha e as temperaturas durante a execução do Cinebench. Obtivemos um ruído mais elevado da ventoinha de 51 dB e uma temperatura mais elevada de 52 graus C.
Referências de sistema
A seguir, na nossa análise do ONENETBOOK 5, estamos a executar alguns benchmarks de sistema que podemos utilizar para descobrir o seu desempenho, bem como comparar com outros ultrabooks. E como tem uma porta USB 4, também podemos ligar uma eGPU para aumentar o desempenho gráfico.
PassMark
O nosso primeiro teste de referência é o PassMark, que testa a CPU, GPU, RAM e armazenamento.
Obtemos uma pontuação de 36.163, que é estranhamente inferior à do A1 Pro e do GPD Pocket 3. Por alguma razão, os testes de GPU não obtiveram grandes resultados, apesar de terem um GPU mais rápido do que os outros dois dispositivos.
PCMark
Segue-se o nosso benchmark PCMark, que testa o desempenho do software utilizado nas tarefas diárias. Isto inclui tudo, desde navegação na Web, trabalho com documentos de escritório de grandes dimensões e até edição de imagens.
Vemos melhores pontuações para o ONENETBOOK 5 com 4.883, um bom aumento de desempenho em relação aos outros dois ultrabooks.
Cinebench
O Cinebench testa o desempenho de um e vários núcleos das CPUs.
Obtivemos uma pontuação de 1.462 e 4.835, respetivamente. O desempenho de núcleo único é muito bom e o excelente desempenho multi-core é mais de 4 vezes superior ao do A1 Pro.
3DMark
O nosso último teste de referência é o TimeSpy da 3DMark. Obtivemos uma pontuação de 1.271, que é mais do dobro do que a dos outros dois dispositivos que estamos a comparar. Claramente, o desempenho da GPU foi melhor do que o relatado pela PassMark.
E no nosso teste de eGPU obtivemos pontuações respeitáveis de 6.659, 18.953 e 13.548 em Time Spy, Night Raid e Fire Strike enquanto corríamos no ecrã interno. E, em comparação com PCs portáteis para jogos, vemos uma diferença de cerca de 30% no desempenho, o que é bastante bom, considerando que não é um CPU para jogos.
Referências de jogos
Não resistimos a ver se os jogos correm bem na nossa análise do ONENETBOOK 5. Embora o ONENETBOOK 5 não seja um PC para jogos, é suficientemente potente para executar jogos mais leves e jogos mais exigentes com uma eGPU.
Há uma grande variedade de jogos menos exigentes que funcionam bem com ultrabooks. Com muitos, podes correr com resoluções e definições gráficas mais elevadas. E não te esqueças que também tens serviços de streaming de jogos, como o Xbox Cloud gaming.
Com uma eGPU, como a estação de ancoragem GPD G1 eGPU, aumenta o número de jogos e obtém um desempenho decente. Mas lembra-te que não é apenas para jogos, também é útil para renderização de vídeo e imagem, por exemplo.
Considerações finais
É altura de resumires as nossas ideias para a avaliação do ONENETBOOK 5. O ONE NETBOOK 5 é um ultrabook impressionante. Obteve resultados muito superiores aos de outros dispositivos nos testes de benchmark e tem um excelente desempenho para as tuas tarefas diárias. E enquanto não estiveres ocupado com o trabalho, podes desfrutar de algum tempo de inatividade com um vídeo 4K ou jogar alguns jogos.
O ecrã de 10″ e o teclado utilizável são os verdadeiros destaques para mim, é suficientemente grande para ver tudo no ecrã com clareza e escrever qualquer documento de qualquer tamanho. A possibilidade de trocar de portátil e de tablet é também uma caraterística interessante, pois podes tirar partido dela quando alternas entre tarefas de trabalho, por exemplo.
Na minha opinião, o tamanho é perfeito, suficientemente pequeno para caber numa mala de ombro ou mochila, mas não tão grande para ser volumoso e ocupar espaço. É ideal para trabalhar em casa ou no escritório, bem como para viajar em trabalho ou em lazer.

Se estás à procura de um ultrabook portátil e de alto desempenho, então o ONENETBOOK 5 é uma escolha altamente recomendada a considerar.
Podes saber mais e comprar o ONENETBOOK 5 aqui. Utiliza o código de desconto ONB5OFF no Checkout para obteres 5% de desconto. O código expira um mês após a publicação desta análise e não pode ser utilizado durante os saldos da loja ou outras promoções.
Esperamos que tenhas achado útil a nossa análise do ONENETBOOK 5. Se tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar nos comentários.
















