Chat with us, powered by LiveChat

Apresenta o GPD Pocket 3 2024: Desempenho melhorado com o processador Intel Pentium Gold 7505

GPD Pocket 3 2024
GPD Pocket 3 2024

A GPD renovou o seu mini portátil Pocket 3 para 2023, actualizando o modelo de entrada de gama com um processador Intel Pentium Gold 7505 mais potente e 16 GB de RAM. O Pocket 3 atualizado oferece um melhor desempenho de núcleo único e capacidades gráficas em comparação com a versão anterior que inclui o chip Pentium Silver N6000.

Especificações do GPD Pocket 3 2024

GPD Pocket 3 com stylus e outras portas um computador portátil e um stylus

liliputing.com

A atualização do GPD Pocket 3 2024 traz algumas melhorias notáveis nas especificações do modelo de entrada deste versátil mini portátil:

ComponenteGPD Pocket 3 2024
ProcessadorIntel Pentium Gold 7505 2 núcleos / 4 threads 2,0 GHz base / 3,5 GHz boost 4MB cache 15W TDP Arquitetura Tiger Lake
GráficosGráficos Intel UHD com 48 unidades de execução 350 MHz base / 1,25 GHz máx. 384 shaders Saída 4K/60Hz DirectX 12.1 / OpenGL 4.6
RAM16GB LPDDR4x a 3733 MHz
Armazenamento512GB M.2 2280 SSD PCIe 3.0 x4 NVMe
Mostra8″ 1920×1200 IPS LCD 500 nits de brilho Multi-toque de 10 pontos Dobradiça de 180
Portos1x Thunderbolt 4 2x USB 3.2 Gen 2 Type-A 1x HDMI 2.0b 1x Ethernet 2.5Gbps 1x Áudio 3.5mm Porta modular (USB-A / RS-232 / KVM)

O modelo 2024 inclui um processador Pentium Gold 7505 mais rápido e o dobro da memória RAM em comparação com a anterior versão Pentium Silver N6000. O suporte Thunderbolt 4 também foi adicionado, permitindo a conetividade eGPU. Estas actualizações proporcionam um aumento significativo do desempenho, mantendo o formato ultra-portátil do Pocket 3 e as características versáteis, como o ecrã tátil rotativo de 180°.

Ecrã giratório de 180° sem esforço

Peneira rotativa GPD Pocket 3

O ecrã tátil rotativo de 180° do GPD Pocket 3 é uma das suas características mais únicas e versáteis, oferecendo várias vantagens:

  • Design inovador da dobradiça: O Pocket 3 utiliza uma dobradiça especialmente concebida com tecnologia avançada de metalurgia do pó que permite uma rotação suave de 180° do ecrã com uma só mão em torno do eixo Y. Isto permite uma conversão sem esforço entre os modos portátil e tablet.
  • Excelente durabilidade: A dobradiça robusta da GPD provou a sua fiabilidade, completando com sucesso 100.000 operações contínuas de rotação, abertura e fecho em testes de laboratório com uma impressionante taxa de fiabilidade de 99,3%.
  • Rotação automática do ecrã: Ao contrário de alguns protótipos anteriores, o Pocket 3 final inclui um sensor giroscópio que detecta a orientação do ecrã e se ajusta automaticamente entre os modos paisagem e retrato, conforme necessário, quando em forma de tablet.
  • Painel de ecrã de alta qualidade: O ecrã tátil IPS de 8 polegadas possui uma resolução nítida de 1920×1200, 500 nits de brilho e uma gama de cores 100% sRGB para uma imagem vívida e detalhada. O seu rácio de aspeto 16:10 é ideal tanto para a produtividade como para o consumo de multimédia.
  • Suporte de caneta de precisão: Com compatibilidade com o Microsoft Pen Protocol 2.0 e 4096 níveis de sensibilidade à pressão, o ecrã tátil do Pocket 3 funciona perfeitamente com um stylus ativo para uma escrita fluida, esboços e controlo preciso. A tecnologia de rejeição da palma da mão impede a introdução acidental de dados.
  • Modos de utilização versáteis: A dobradiça de 180° permite utilizar o Pocket 3 no modo de computador portátil normal, no modo de tablet para tomar notas e desenhar, no modo de tenda para apresentações ou multimédia e no modo de suporte para interação baseada no toque.

Ao combinar um mini-portátil orientado para a produtividade com uma ardósia de escrita digital de alta qualidade, o design exclusivo do ecrã tátil dobrável do GPD Pocket 3 oferece uma flexibilidade inigualável para um dispositivo tão portátil.

Suporte de caneta para precisão

uma pessoa com um mini portátil GPD Pocket 3 e um estilete

O mini portátil GPD Pocket 3 oferece um excelente suporte para stylus, tornando-o numa ferramenta versátil para escrita digital, esboços e navegação precisa. É compatível com stylus activos que utilizam o Microsoft Pen Protocol 2.0, como a Surface Pen e o stylus oficial GPD Pocket 3.Com 4096 níveis de sensibilidade à pressão, o estilete do Pocket 3 permite escrever à mão e desenhar de forma natural e precisa, como se estivesses a utilizar uma caneta sobre papel. Esta elevada sensibilidade à pressão permite traços expressivos com espessura de linha variada com base na força com que pressionas. A tecnologia de rejeição da palma da mão impede a introdução acidental da tua mão enquanto escreves ou desenhas.O estilete do Pocket 3 é ideal para tomar notas manuscritas, anotar documentos ou PDFs, esboçar ideias, criar trabalhos artísticos e assinar documentos digitais. Oferece uma forma confortável e intuitiva de interagir com o ecrã tátil, especialmente quando o Pocket 3 está dobrado em modo tablet, utilizando o seu ecrã rotativo de 180°.Para os utilizadores que preferem escrever à mão em vez de escrever, ou que precisam de esboçar diagramas e imagens, o excelente suporte da caneta stylus do Pocket 3 é uma caraterística fundamental. Permite a introdução de tinta digital sem fricção num formato altamente portátil, tornando a Pocket 3 uma ferramenta atraente para estudantes, artistas, designers e profissionais que precisam de escrever ou desenhar em movimento.

Ecrã tátil rotativo de 180

GPD Pocket 3 portátil com ecrã de 180 graus e teclado

O GPD Pocket 3 possui um inovador ecrã tátil rotativo de 180 graus que permite que o mini-laptop se converta num formato de tablet. Utilizando tecnologia avançada de metalurgia do pó, o ecrã pode ser rodado sem esforço com uma mão para ficar afastado do teclado e dobrado na parte de trás do dispositivo.No modo tablet, o ecrã IPS 1920×1200 de 8 polegadas do Pocket 3 suporta multi-toque de 10 pontos e é compatível com uma caneta ativa, permitindo escrever à mão, fazer esboços e navegar com precisão. Com 4096 níveis de sensibilidade à pressão, a Pocket 3 proporciona uma sensação natural de caneta sobre papel para tomar notas, fazer anotações em documentos ou criar trabalhos artísticos digitais em movimento.A dobradiça giratória exclusiva da Pocket 3 foi submetida a testes de durabilidade extensivos, suportando mais de 100.000 ciclos contínuos de abertura/fecho com uma taxa de fiabilidade de 99,3%. Um sensor giroscópio ajusta automaticamente a orientação do ecrã com base na forma como o dispositivo é segurado, alternando entre os modos paisagem e retrato.Ao combinar um mini-portátil orientado para a produtividade com um bloco de notas digital e um caderno de esboços, o versátil ecrã tátil dobrável de 180 graus do GPD Pocket 3 oferece uma solução atraente para trabalho e criatividade num formato altamente portátil.

Funcionalidade KVM no Pocket 3

GPD Pocket 3 KVM e um computador com um ecrã ligado a ele

O GPD Pocket 3 inclui um módulo KVM (teclado, vídeo, rato) único que lhe permite controlar servidores e outros dispositivos. Com o módulo KVM ligado, o Pocket 3 pode ligar-se a servidores ou computadores que não tenham teclado e rato, e controlá-los utilizando os dispositivos de entrada do próprio Pocket 3.1 O ecrã do Pocket 3 apresentará a saída de vídeo do dispositivo ligado.1 A funcionalidade KVM funciona com os sistemas operativos Windows e Linux no Pocket 3.1. Não são necessários controladores ou configurações especiais – o sinal de vídeo do dispositivo ligado aparece como uma webcam que pode ser visualizada com aplicações como VLC ou OBS, e o controlo do teclado/rato é feito no hardware.Para além dos servidores, o módulo KVM também permite a interface com máquinas industriais e outros equipamentos. O módulo de série RS-232 pode ser utilizado para aplicações como a depuração de sistemas incorporados ou o controlo de máquinas CNC.No geral, a funcionalidade KVM acrescenta muita flexibilidade ao já muito portátil e capaz GPD Pocket 3. É uma funcionalidade de destaque para os utilizadores que precisam de gerir a infraestrutura de TI ou interagir com dispositivos especializados enquanto estão em movimento.1

RS-232 para aplicações especializadas

GPD Pocket 3 2024 com conetor RS232

O GPD Pocket 3 oferece um módulo opcional de porta serial RS-232 que permite a integração de uma interface RS-232 genuína, tornando-o útil para uma variedade de aplicações industriais e comerciais. Alguns dos principais casos de utilização da porta RS-232 do Pocket 3 incluem:

  • Depuração do sistema: A porta RS-232 permite a ligação a sistemas incorporados e outros dispositivos para depuração e diagnóstico de baixo nível. Muitos controladores industriais, instrumentos científicos e equipamento de rede ainda dependem de portas de série para configuração e resolução de problemas.
  • Interface com máquinas CNC: O módulo RS-232 torna o Pocket 3 adequado para operar fresadoras CNC profissionais e outros equipamentos de controlo numérico por computador que utilizam comunicação em série.
  • Suporte de dispositivos antigos: Muitos dispositivos mais antigos, como sistemas de ponto de venda, leitores de códigos de barras, instrumentos de laboratório e controladores de automação, têm apenas portas RS-232 e podem ser ligados através do módulo de série do Pocket 3.
  • Serviço de campo e engenharia: O Pocket 3 com RS-232 fornece uma solução portátil para técnicos e engenheiros de campo que necessitam de se ligar a equipamento baseado em série para manutenção, actualizações e reparações enquanto estão no local em locais remotos.

O módulo RS-232 pode ser trocado pelos módulos USB-A ou KVM padrão no Pocket 3, permitindo que o dispositivo seja personalizado para diferentes casos de uso. Este design modular torna o Pocket 3 adaptável como uma ferramenta portátil e capaz para aplicações de TI e OT (tecnologia operacional) que requerem conetividade em série.

Aumenta o desempenho com o Pentium Gold 7505

youtube.com

O processador Intel Pentium Gold 7505 proporciona um aumento significativo do desempenho do mini portátil GPD Pocket 3 2024 em comparação com o anterior modelo Pentium Silver N6000. Baseado na arquitetura Tiger Lake-U da Intel, o 7505 possui 2 núcleos e 4 threads com uma frequência base de 2,0 GHz e uma frequência turbo máxima de 3,5 GHz. Integra também os novos gráficos Xe da Intel, oferecendo um desempenho gráfico substancialmente melhor do que os antigos gráficos UHD. Embora continue a ser um chip de nível de entrada, o Pentium Gold 7505 é cerca de 19% mais rápido do que o processador Microsoft SQ2 e apenas ligeiramente atrás do Core i3-1005G1, o que o torna capaz de realizar tarefas informáticas básicas. O design SuperFin de 10nm do 7505 permite este desempenho num pacote de 15W com baixo consumo de energia, adequado para um sistema compacto como o GPD Pocket.

Atualização da placa gráfica em relação à N6000

A atualização do GPD Pocket 3 2024 com o processador Intel Pentium Gold 7505 oferece um aumento substancial do desempenho gráfico em comparação com o modelo anterior com o Pentium Silver N6000. O 7505 inclui a Intel UHD Graphics baseada na mais recente arquitetura Xe, que apresenta melhorias significativas em relação à antiga UHD Graphics do N6000.

De acordo com a Notebookcheck, o Pentium Gold 7505 médio obtém cerca de 550 pontos no benchmark de gráficos 3DMark Time Spy, enquanto o Pentium Silver N6000 médio apenas consegue cerca de 190 pontos, o que significa que os gráficos UHD baseados em Xe do 7505 proporcionam quase 3 vezes o desempenho dos gráficos UHD do N6000. Os gráficos UHD do Pentium Gold 7505 incluem 48 unidades de execução (UEs) a funcionar até 1,25 GHz, duplicando as 24 UEs do Pentium Silver N6000. Mais importante ainda, o 7505 beneficia das muitas melhorias arquitectónicas dos gráficos Xe da Intel, tais como melhor desempenho por watt, escalonamento de números inteiros, sombreamento de taxa variável e melhor codificação/descodificação.Os dados do 4Notebookcheck mostram que o desempenho gráfico do Pentium Gold 7505 é semelhante ao Intel UHD Graphics G1 encontrado em alguns processadores Core i3 Ice Lake, como o i3-1005G1. Embora ainda não seja uma potência para jogos, isto permite que o GPD Pocket 3 2024 lide com jogos 3D ligeiros e tarefas aceleradas por GPU muito melhor do que o modelo N6000 anterior.4Combinados com a porta Thunderbolt 4 para suporte de eGPU, os gráficos Xe melhorados do Pocket 3 2024 tornam-no num mini portátil muito mais capaz para aplicações que beneficiam de um desempenho de GPU mais rápido em comparação com o seu antecessor.

Reforço gráfico Intel Xe

A atualização do GPD Pocket 3 2024 traz capacidades gráficas significativamente melhoradas em comparação com o anterior modelo Pentium Silver N6000, graças ao processador Intel Pentium Gold 7505 atualizado com gráficos Intel UHD baseados na mais recente arquitetura Xe.O Pentium Gold 7505 integra gráficos Intel UHD com 48 unidades de execução (EUs) a funcionar a uma frequência base de 350 MHz e máxima de 1,25 GHz. Isto é o dobro das 24 UEs encontradas nos gráficos UHD do Pentium Silver N6000.

Mais importante ainda, os gráficos do 7505 baseiam-se na mais recente arquitetura Xe da Intel, que traz grandes melhorias em termos de desempenho por watt e novas capacidades, como escalonamento de números inteiros, sombreamento de taxa variável e codificação/descodificação melhorada.Em benchmarks, os gráficos UHD baseados em Xe do Pentium Gold 7505 marcam cerca de 550 pontos no 3DMark Time Spy, quase o triplo dos 190 pontos dos gráficos UHD mais antigos do Pentium Silver N6000. Isto permite ao Pocket 3 2024 lidar com jogos 3D ligeiros e executar aplicações aceleradas por GPU de forma muito mais suave.Apesar de ainda não ser tão potente como a gráfica Iris Xe no modelo Core i7-1195G7, a gráfica UHD baseada em Xe do Pocket 3 2024 proporciona um avanço muito notável nas capacidades gráficas em relação ao modelo de entrada de gama anterior. Combinado com a porta Thunderbolt 4 para ligar uma GPU externa, o Pocket 3 2024 tem muito mais flexibilidade para tarefas que beneficiam de um desempenho gráfico mais rápido.

Suporte para Thunderbolt 4 e Doca Gráfica Externa

droix.net

O mini portátil GPD Pocket 3 2024 adiciona suporte Thunderbolt 4, permitindo a compatibilidade com docas gráficas externas como a caixa GPD G1 eGPU. O Thunderbolt 4 oferece uma ligação de 40 Gbps, com 32 Gbps disponíveis para dados PCIe, permitindo dispositivos de elevada largura de banda, como GPUs externas. O Pocket 3 pode ser ligado à base de ligação G1 para aumentar significativamente o seu desempenho gráfico quando necessário para jogos ou criação de conteúdos. O Thunderbolt 4 também suporta dois ecrãs 4K ou um único ecrã 8K e é compatível com dispositivos e cabos Thunderbolt 3, USB4 e USB 3.x.

Melhorias na duração da bateria

liliputing.com

O GPD Pocket 3 2024 refresh mantém a impressionante duração da bateria do seu antecessor. Inclui uma bateria de alta capacidade de 10.000mAh (38,5Wh) incorporada que permite aproximadamente 8,5 horas de reprodução local de vídeo 1080p a 8Mbps no formato H.264, com base nos testes reais do GPD. Apesar de os jogos ou as tarefas com muitos recursos, como a edição de vídeo, resultarem provavelmente em 4-5 horas de autonomia, o Pocket 3 continua a oferecer uma grande autonomia para um mini portátil. O processador Intel Pentium Gold 7505, de baixo consumo de energia, ajuda a maximizar a duração da bateria neste formato compacto.1

Comparação de desempenho do Pocket 3

GPD Pocket 3 N6000 Análise e comparação com o modelo i7 1195G7

Aqui está uma comparação do desempenho entre o GPD Pocket 3 2024 com Pentium Gold 7505, o GPD Pocket 3 N6000 e o GPD Pocket 3 1195G7:

ReferênciaGPD Pocket 3 2024 (Pentium Gold 7505)GPD Pocket 3 N6000GPD Pocket 3 1195G7
PassMark CPU Mark3,7311,9035,9182
Geekbench 5 Single-Core1,0505681,5212
Geekbench 5 Multi-Core2,6001,4335,1152
Gráficos 3DMark Time Spy5501901,3252

O GPD Pocket 3 2024 com o Pentium Gold 7505 oferece um aumento significativo de desempenho em relação ao modelo N6000 anterior. A sua pontuação PassMark CPU Mark de 3.731 é quase o dobro dos 1.903 do N6000. As pontuações Geekbench 5 de um e vários núcleos também mostram que o 7505 supera o N6000 em 85% e 81%, respetivamente.No entanto, o Pocket 3 1195G7 com o seu processador Core i7 continua a oferecer o melhor desempenho. Obtém uma pontuação 59% superior à do 7505 no PassMark e 45% superior no Geekbench 5 single-core.2 Os gráficos Iris Xe do 1195G7 são também significativamente mais potentes, com uma pontuação no 3DMark Time Spy Graphics superior ao dobro dos gráficos UHD do 7505.2Assim, em resumo, o GPD Pocket 3 2024 proporciona uma boa atualização de desempenho em relação ao modelo N6000 de base a um preço inferior ao da versão premium 1195G7. Consegue um equilíbrio perfeito entre desempenho, duração da bateria e custo.

Compra o teu GPD Pocket 3 na DROIX

ca.trustpilot.com

A atualização do GPD Pocket 3 2024 é uma atualização convincente para um mini portátil já impressionante. Com o processador Intel Pentium Gold 7505 mais potente, 16 GB de RAM e suporte Thunderbolt 4, oferece um aumento significativo de desempenho em relação ao modelo de entrada de gama anterior a um preço atrativo.As características versáteis do Pocket 3, como o ecrã tátil rotativo de 180°, o suporte de stylus ativo e as portas modulares, fazem dele uma excelente ferramenta de produtividade e criatividade para profissionais móveis, técnicos de TI, engenheiros, estudantes e artistas.5Se estás à procura de um portátil Windows ultra-portátil com capacidades únicas, podes comprar o GPD Pocket 3 à DroiX, um revendedor autorizado com sede em Londres, Reino Unido. A DroiX oferece toda a gama de modelos e acessórios do Pocket 3, incluindo a atualização 2024, a versão high-end 1195G7, stylus e módulos de expansão. Com um envio rápido para todo o mundo, suporte de garantia local e excelente serviço ao cliente, a DroiX é uma fonte confiável de produtos GPD.