Análise do AYANEO Pocket ACE
-
Design
(5)
-
Build Quality
(4.5)
-
Display
(4.5)
-
Performance
(5)
-
Features
(4.5)
-
Software
(4.5)
Resumo
Oferecendo um desempenho potente para jogos Android modernos e emulação retro com o seu processador de alto desempenho, o AYANEO Pocket ACE destaca-se como um dispositivo portátil Android de alta qualidade e altamente portátil.
Em geral
4.7Comentário do utilizador
( votes)Prós
- Processador Snapdragon G3x Gen 2 potente e eficiente
- Qualidade de construção e componentes de primeira qualidade
- Ecrã tátil IPS de 4,5″ de alta resolução
- Design compacto e altamente portátil
- Conjunto abrangente de software e personalização
Contras
- O ecrã IPS de 60 Hz pode não ser para todos
Estás cansado de escolher entre potência e portabilidade? E se pudesses ter ambos? Hoje, vamos mergulhar a fundo no AYANEO Pocket ACE! Esta besta inclui o poderoso processador Snapdragon G3x Gen 2 num design portátil para jogos Android que cabe perfeitamente no bolso. Fica connosco enquanto o levamos aos seus limites e descobre na nossa análise do AYANEO Pocket ACE se vale a pena dar-te atenção.
Vídeo de avaliação do AYANEO Pocket ACE
Visão geral do AYANEO Pocket ACE
Vamos começar a análise do AYANEO Pocket ACE com uma visão geral do dispositivo portátil Android. O AYANEO Pocket ACE mede cerca de 6,9 x 3,2 x 0,72 polegadas (17,6 x 8,25 x 1,84 cm) e pesa cerca de 310g (0,68 lbs).
O ecrã tátil IPS de 4,5″ com uma resolução de 1620×1080 ocupa a maior parte da parte frontal. Os ecrãs AYANEO são sempre de grande qualidade, com uma boa luminosidade e cores que sobressaem do ecrã.
Nas laterais estão o D-Pad, dois manípulos analógicos de efeito Hall e os teus botões de jogo habituais. Na extremidade inferior estão dois pares de botões que são o botão Voltar e o botão do Modo de Desempenho, e os botões de plástico transparente são para a sobreposição AYA Space e Home. Estranhamente, os dois botões transparentes parecem ter iluminação RGB, mas não têm.



No lado direito, encontra uma ranhura para cartões Micro SD coberta para expandir o armazenamento.
Ao longo do topo estão os triggers lineares de meio efeito e botões de ombro mais pequenos em ambos os lados. Ao lado destes estão os botões LC e RC que podem ser configurados no software AYA Space. Tens botões de volume e um botão de ligar/desligar que tem um sensor de impressões digitais incorporado para um início de sessão rápido. A parte inferior tem uma porta USB 3.2 Gen 2 Type-C que podes utilizar para saída de vídeo, ligar armazenamento externo, etc.
O modelo em que nos estamos a concentrar é o modelo Retro Power, mas também está disponível nas cores ShadowDance Black e Light White. O tamanho e a sensação enquadram-se na categoria certa, em que não é demasiado pequeno como o Pocket Micro e não é enorme como o AYANEO Pocket S ou o AYANEO Pocket Evo. Obtém a compensação com um ecrã de bom tamanho, mantendo-se muito portátil, fácil de guardar no bolso de um casaco, por exemplo.
Especificações técnicas do AYANEO Pocket ACE
Continuamos a nossa análise do AYANEO Pocket ACE com um olhar sobre as especificações técnicas, bem como com os nossos próprios testes de duração da bateria, ruído da ventoinha e temperatura.
| VISUALIZA | Ecrã completo IPS Original Colour sem margens de 4,5″, 1620 x 1080, 433PPI, gama de cores sRGB de 130%, 400nits |
| CPU/GPU | Plataforma de jogos Snapdragon G3x Gen 2, até 15W Qualcomm Adreno A32 |
| RAM/ARMAZENAMENTO | 8GB+128GB (LPDDR5X 8533Mbps/UFS3.1) 12GB+256GB (LPDDR5X 8533Mbps/UFS 4.0) 16GB+512GB(LPDDR5X 8533Mbps/UFS 4.0) 16GB+1TB (LPDDR5X 8533Mbps/UFS4.0) |
| E/S | 1 x Função completa USB 3.2 Gen 2 Type-C 丨10Gbps 1 x Ranhura para cartão Micro SD 丨100MB/s |
| BATERIA | 6000mAh, carregamento PD de 40W |
| CORES | ShadowDance Preto / Lightblade Branco / Retro Power |
| TAMANHO | 6,92 x 3,2 x 0,72 polegadas 17,6 x 8,25 x 1,84 cm |
| PESO | 310g 0.68 lbs |
| SO | Android 13 |
A alimentar tudo isto está uma bateria recarregável de 6.000mAh que suporta um carregamento rápido PD de até 40W. Nos nossos testes de duração da bateria com o perfil de desempenho e brilho total, para levar tudo ao máximo enquanto corre o Antutu, obtivemos uma duração da bateria de 2 horas e 55 minutos. A utilização média coloca-te bem dentro do intervalo de 6-8 horas, e mais tempo com uma gestão de energia mais baixa.
Nos nossos testes de ruído da ventoinha e temperatura, também efectuados com a Antu a funcionar, obtivemos um ruído quase inaudível na velocidade mais baixa da ventoinha, uma média de 48dB e a mais alta de 70dB com a velocidade máxima da ventoinha. Obtivemos um ruído quase inaudível para a velocidade mais baixa da ventoinha, uma média de 48 dB e a mais alta de 70 dB com a velocidade máxima da ventoinha, embora provavelmente não precises da ventoinha na velocidade mais alta, a média parece suficiente. Obtivemos cerca de 48 °C durante a realização destes testes.
VISÃO GERAL DO SISTEMA OPERATIVO E DO SOFTWARE DO AYANEO POCKET ACE
O AYANEO Pocket ACE utiliza o Android 13, que é uma versão bastante actualizada e amplamente utilizada em dispositivos portáteis Android. Como parte da nossa análise do AYANEO Pocket ACE, vamos dar uma olhadela ao software incluído. O ecrã inicial do AYANEO é bastante básico, mas funcional. É rápido e fácil de utilizar e não há queixas.
O frontend AYA Space é para a tua coleção de jogos. Terás de o configurar manualmente e, idealmente, ter os ficheiros de configuração do Pegasus ou da Emulation Station para obteres a arte da caixa e a informação do jogo. Caso contrário, apenas obterás o nome do jogo.
A aplicação AYA Settings abrange tudo o que podes controlar na consola de jogos Android, desde as definições de desempenho, configuração do controlador, definições do sistema e atualização do software. É um toque agradável que lhe dá um aspeto e uma sensação mais premium
BENCHMARKS DO SISTEMA
A seguir, na nossa análise do AYANEO Pocket ACE, executamos alguns testes de referência do sistema para veres o desempenho do dispositivo de jogos Android, bem como para o comparares com outros modelos e veres como se comporta.
Geekbench 5
Para fins de legado, testando o Geekbench 5, obtemos as pontuações esperadas para o desempenho da CPU de núcleo único e múltiplo. O AYN Odin2 Portal ocupa o primeiro lugar nos resultados, e o ACE tem uma mistura de segundo e terceiro lugar com o Pocket S.
Geekbench 6
No novo Geekbench 6 obtemos novamente boas pontuações. Há pontuações de núcleo único semelhantes às do Pocket S, mas vemos uma diferença notável nas pontuações multi-core.
3DMark
No 3DMARK, como esperado, atingimos a pontuação máxima no benchmark Sling Shot. No benchmark Wildlife Extreme obtivemos uma excelente pontuação de 4.227, ficando em primeiro lugar nos resultados, o que é bom de ver. É também aqui que vemos o Portal cair alguns lugares devido ao desempenho inferior da GPU.
Antutu
O Antutu realiza uma série de testes em várias funcionalidades do Android. O AYANEO Pocket ACE saiu-se muito bem com as pontuações mais elevadas que temos nos nossos testes de referência, logo à frente do AYANEO Pocket S.
RESUMO DE REFERÊNCIA
No geral, o AYANEO Pocket ACE sai-se muito bem nos testes de referência. Vemos que ocupa algumas posições de primeiro lugar, bem como de segundo ou terceiro, o que era de esperar devido a duas outras portáteis Android para jogos que partilham o mesmo processador. O desempenho está à altura dos outros dispositivos portáteis.
DESEMPENHO EM JOGOS
Continuamos a análise do AYANEO Pocket ACE com um breve olhar sobre a nossa seleção habitual de jogos para Android. Estes jogos vão desde os menos exigentes aos mais exigentes e não tiveram problemas de desempenho.


O CPU é altamente capaz, permitindo-te jogar a maioria dos jogos Android sem problemas. Além disso, o software inclui uma opção para falsificar o seu tipo, permitindo a compatibilidade com jogos restritos a determinados modelos de telemóvel, como o Xiaomi 14 Pro, para permitir taxas de fotogramas mais elevadas nos jogos.
Para os jogos que não suportam controlos, podes obviamente utilizar a função de mapeamento de ecrã incorporada, que funciona muito bem. Mapeia os controlos do jogo para a entrada no ecrã e torna uma grande variedade de jogos jogáveis com os controlos.
DESEMPENHO DO EMULADOR
E não podíamos esquecer de verificar alguns emuladores na nossa análise do AYANEO Pocket ACE. Como vimos quando analisámos o AYANEO Pocket S e o DMG, o CPU é muito capaz para emulação. Não terás problemas em correr praticamente todos os emuladores até à era PS2 sem preocupações de desempenho. Vamos dar uma breve olhada em alguns deles em ação no AYANEO Pocket ACE.
AETHERSX2
Com o AetherSX2, agora descontinuado, não deverás ter problemas em correr jogos compatíveis. Dependendo do grau de exigência do jogo, podes aumentar a resolução de renderização, bem como alguns ajustes gráficos para melhorar o aspeto visual.
CITRA
No emulador Citra, vemos um desempenho geral muito bom. Mais uma vez, dependendo do jogo, podes melhorar o aspeto visual com algum upscaling. Poderás encontrar alguns jogos mais exigentes com algum atraso inicial na cache de shader, mas não o suficiente para estragar a jogabilidade.
VITA3K
O emulador Vita Vita3K funciona muito bem no Pocket ACE. Para jogos de baixa a média exigência, podes aumentar a resolução de renderização para obteres resultados impressionantes. O emulador está sempre a melhorar e só podemos esperar um desempenho ainda mais rápido com o tempo.
YUZU
Com o emulador YuZu, agora descontinuado, e as suas bifurcações, vemos um desempenho misto. Os títulos menos exigentes e de terceiros são jogáveis e obténs alguns bons resultados. Podes obter alguns aumentos de desempenho com as drivers Turnip, bem como diminuir a resolução de renderização, para obteres alguns jogos de terceiros a velocidades jogáveis.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Está na altura de resumir as nossas ideias para a nossa análise do AYANEO Pocket ACE. O AYANEO Pocket ACE está situado no meio da família AYANEO de dispositivos portáteis baseados em Android. Temos os modelos mais pequenos AYANEO Pocket Micro com CPU de desempenho inferior, e os maiores Pocket S e AYANEO Pocket Evo, todos com o impressionante processador Snapdragon G3x Gen 2. Existe um excelente equilíbrio entre portabilidade e tamanho do ecrã, mantendo o elevado desempenho.



E o Pocket ACE tem um excelente desempenho, ficando em primeiro lugar em alguns resultados e em segundo ou terceiro lugar em relação a outras consolas de jogos Android com especificações semelhantes. Não tivemos quaisquer problemas com temperaturas ou ruídos elevados da ventoinha. No entanto, a duração da bateria foi um pouco inferior à do AYANEO Pocket DMG, mas não o suficiente para te preocupares.
No entanto, com o AYANEO Pocket ACE tens alguns sacrifícios, como um ecrã IPS a 60 Hz em vez do OLED ou taxas de atualização mais elevadas encontradas nos outros modelos. Para alguns, isto é importante e talvez seja o teu fator de decisão sobre qual o dispositivo de jogos Android a comprar. Se estás à procura de um dispositivo Android de alto desempenho e muito portátil, o AYANEO Pocket ACE é uma excelente escolha!
Podes saber mais e comprar o AYANEO Pocket ACE aqui.
Assim terminamos a nossa análise do AYANEO Pocket ACE. O que achas deste dispositivo portátil Android? Achas que é uma boa combinação de potência e portabilidade? Deixa-nos saber nos comentários abaixo.


















