Análise do AYANEO Pocket S2
-
Design
(4.5)
-
Build Quality
(5)
-
Display
(4.8)
-
Performance
(5)
-
Features
(4.7)
-
Software
(4.8)
Resumo
O AYANEO Pocket S2 é um dispositivo portátil Android 1440p premium equipado com um processador Snapdragon G3x Gen 3, com configurações que oferecem até 16GB de RAM e 1TB de armazenamento.
Em geral
4.8Comentário do utilizador
( votes)Prós
- Desempenho inigualável com o processador Snapdragon G3x Gen 3
- Qualidade de construção superior
- Ecrã ultrarrápido de 1440p
- Joysticks e accionadores de efeito Hall
Contras
- Não tem OLED, mas tem IPS de alta qualidade
Ainda no ano passado, o AYANEO Pocket S estabeleceu o seu reinado como o rei do desempenho Android. Mas no mundo dos dispositivos portáteis, o trono nunca está seguro. A AYANEO, que nunca se contenta em ficar quieta, já está a desafiar a sua própria criação com o AYANEO Pocket S2 e o chip Snapdragon Gen 3 da próxima geração. Está na altura, na nossa análise do AYANEO Pocket S2, de ver se o herdeiro aparente está pronto para roubar a coroa.
Vídeo de avaliação do AYANEO Pocket S2
Visão geral do AYANEO Pocket S2
Começamos a nossa análise do AYANEO Pocket S2 com uma visão geral do dispositivo e das suas caraterísticas. O AYANEO Pocket S2 mede cerca de 22,8 x 9,1 x 1,59 cm (8,97 x 3,58 x 0,62 polegadas), um pouco maior do que o modelo original. O modelo Pocket S2 standard pesa cerca de 428 g (0,94 lbs), e o modelo Pro é ligeiramente mais pesado, com 440 g (0,97 lbs). A estrutura em liga de alumínio CNC adiciona um pouco mais de peso, mas este é um dispositivo premium e dá-lhe uma vantagem sobre o plástico.
O ecrã, coberto com a frente de vidro de folha única, é um verdadeiro destaque. Agora ligeiramente maior, com 6,3 polegadas, o ecrã tátil IPS de 1440p baseia-se no sucesso do original, proporcionando cores fantásticas e vibrantes e um brilho elevado que lhe confere um aspeto verdadeiramente premium.



À volta do ecrã estão os botões de jogo habituais com um D-Pad que pode ser trocado por um teclado clássico em forma de Plus ou por um teclado circular mais cheio. Existem também dois joysticks analógicos electromagnéticos TMR. Existem alguns botões adicionais para abrir o ecrã inicial e a sobreposição AYASpace, que abordaremos mais tarde.
No lado direito, encontrarás um prático botão de atalho para uma gestão fácil do desempenho. Permite-te percorrer os vários modos, desde Poupança de Energia e Equilibrado até Gaming e Máximo, com um simples toque.
Ao longo da margem inferior, encontrarás as portas essenciais. Há um leitor de cartões micro SD coberto para facilitar a expansão do armazenamento, o fiel conetor de 3,5 mm para auscultadores e uma única porta USB Tipo C que permite o carregamento e a saída de vídeo.
A parte superior da unidade portátil tem os teus botões de ombro e os Linear Hall Effect Triggers texturizados, juntamente com um par de botões macro personalizáveis. No lado direito tens o botão de volume e o botão de ligar/desligar, que tem um sensor de impressões digitais integrado para um desbloqueio seguro.
O AYANEO Pocket S2 é confortável de segurar, mas não tanto como o Odin 2 Portal, que tem algumas pegas na parte de trás. O S2 parece que deveria ter algumas pegas, tendo em conta a forma como a tua palma e os teus dedos são colocados para o segurar.
Especificações técnicas do AYANEO Pocket S2
A seguir, na nossa análise do AYANEO Pocket S2, damos uma vista de olhos às especificações técnicas e efectuamos os nossos próprios testes de duração da bateria, ruído da ventoinha e temperaturas.
| VISUALIZA | Ecrã IPS de 6,3″, sem margens, de elevado brilho e cor natural, 2560 x 1440, 466PPI, 600nits, 120% de volume de gama de cores sRGB, 90% DCI-P3 |
| CPU | Plataforma de jogos Qualcomm Snapdragon G3 Gen 3 8 núcleos: 1 núcleo principal, 5 núcleos de desempenho e 2 núcleos de eficiência, até 20W |
| GPU | GPU Adreno A33 |
| RAM | 8GB/12GB/16GB LPDDR5X 8533Mbps |
| ARMAZENAMENTO | 128GB(UFS3.1) 256GB/512GB/1TB(UFS 4.0) |
| COMUNICAÇÕES | Wi-Fi 7 Bluetooth 5.3 |
| E/S | 1 x Função completa USB 3.2 Gen 2 Type-C 丨10Gbps 1 x Ranhura para cartão Micro SD 丨100MB/s| 1 x Tomada para auscultadores de 3,5 mm |
| BATERIA | Pocket S2: 8000mAh Pocket S2 Pro: 10000mAh |
| DIMENSÕES | 8,97 x 3,58 x 0,62 polegadas (22,8 x 9,1 x 1,59 cm) |
| PESO | Pocket S2: 428g (0,94 lbs) Pocket S2 Pro 440g (0,97 lbs) |
| SO | Android 14 |
O modelo Pro tem uma bateria robusta de 10.000mAh (em comparação com os 8.000mAh do modelo standard), por isso decidimos levá-la ao seu limite absoluto. Fizemos um teste de stress utilizando o AnTuTu no perfil de desempenho máximo, com o brilho do ecrã e a velocidade da ventoinha a 100%. A bateria durou umas sólidas 2 horas e 50 minutos sob esta carga intensa. Para jogos mais normais do dia a dia, podes esperar uma duração de bateria muito mais saudável de 6 a 8 horas.
Nos nossos testes de ruído da ventoinha obtivemos menos de 50dB em Balanced, 57dB em Game e 71dB em perfis de desempenho Max. E quanto às temperaturas, obtivemos um máximo de 44°C, o que é bastante baixo.
Referências
Como parte da nossa análise do AYANEO Pocket S2, vamos ver o que este novo processador de 3ª geração pode realmente fazer. Como o primeiro dispositivo portátil a apresentar este chip, não temos comparações diretas. O verdadeiro teste, então, é ver o quão grande é o salto que dá em relação à geração anterior de dispositivos. Toca a mergulhar!
Geekbench 6
No Geekbench 6, o Pocket S2 mostra ganhos decentes nos dois testes. Vemos um aumento respeitável de 7% no desempenho de núcleo único. Brilha verdadeiramente no teste multi-core com um impressionante salto de 29% sobre o AYANEO Pocket S com chip Snapdragon Gen 2.
Antutu
No AnTuTu, que testa o desempenho geral do dispositivo, o Pocket S2 obteve uma pontuação enorme de 2,18 milhões. É um enorme salto de 34% em relação ao seu antecessor e uma indicação real do poder do novo chip Snapdragon Gen 3.
3DMark
A tendência de pontuações impressionantes continuou no teste 3DMark Wild Life Extreme. Centrando-se na potência combinada da CPU e GPU, o Pocket S2 obteve 5.408, o que marca outro grande salto, um aumento de 25% em relação ao seu antecessor.
Resumo da referência
Os resultados dos testes de referência deixam uma coisa clara: o AYANEO Pocket S2 é o novo campeão de desempenho. Oferece uma sólida melhoria de 7% num único núcleo, mas destrói completamente a sua concorrência mais próxima com um aumento de 25% a 34% noutros testes. Trata-se de um enorme salto em frente, colocando o S2 numa classe própria na nossa análise do AYANEO Pocket S2.
Visão geral do sistema operacional e do software
Continuamos a nossa análise do AYANEO Pocket S2 com um breve olhar sobre o sistema operativo e o software. O AYANEO Pocket S2 funciona com o Android 14 e tem o seu próprio software. O ecrã inicial é rápido e fácil de navegar e faz o seu trabalho muito bem. Tens acesso às definições habituais do Android, bem como ao software da AYA para alterar as definições do dispositivo.


Tens tudo, desde ajustes no modo de desempenho, definições do controlador, configuração do dispositivo e actualizações de software em menus fáceis de encontrar.
Existe também o seu próprio software de emulação front end. Idealmente, precisa de ser importado de outro front end, como o Emulation Station ou o RetroPie, para uma configuração rápida. Se não tiveres um, terás de o configurar manualmente, adicionar o teu próprio boxart local, etc. Vá lá AYA, adiciona alguns serviços automáticos de recolha de imagens para tornar este software de topo.
O AYA Overlay faz um excelente trabalho ao fornecer informações sobre o dispositivo, atalhos para funções comuns, como a alteração do perfil de desempenho, definições do controlador, capturas de ecrã, mapeamento de ecrã e muito mais. Aqui tens nota máxima!
Jogos para Android
Quisemos incluir algum desempenho em jogos Android na nossa análise do AYANEO Pocket S2. O AYANEO Pocket S2 tem potência de sobra para jogos Android. Passa facilmente por títulos de ritmo acelerado como Horizon Chase, Metal Slug e Prince of Persia.


Mesmo os jogos com qualidade de consola, como o Alien: Isolation, funcionam sem falhas, provando que consegue lidar com os jogos mais exigentes da plataforma. Para além deste excelente desempenho de base, podes até falsificar o modelo do dispositivo como um Xiaomi 14 Pro, por exemplo, para desbloquear definições gráficas máximas em jogos que de outra forma as restringiriam.
Um jogo como o Metal Slug Awakening, que não tem suporte nativo para comandos, é um teste perfeito para o software de mapeamento de ecrã. A ferramenta incorporada funciona de forma brilhante. É um simples processo de arrastar e largar: mapeias os ícones dos controlos físicos para os controlos tácteis no ecrã, e funciona. É uma forma fácil e eficaz de jogares os teus jogos favoritos apenas de toque com controlos adequados.
Desempenho da emulação
Não podíamos deixar de falar de jogos retro na nossa análise do AYANEO Pocket S2. O processador Gen 3 do AYANEO Pocket S2 leva o já impressionante desempenho de emulação do chip Gen 2 para o próximo nível. Enquanto os sistemas até à PlayStation 2 funcionam sem falhas, agora tens espaço para fazer mais.


Podes ser eficiente, reduzindo as definições de desempenho em títulos mais antigos para prolongar o teu tempo de jogo, ou podes levar o hardware ao limite, aumentando a resolução dos jogos para 4K e adicionando melhorias gráficas modernas.
O desempenho extra é imediatamente óbvio nas consolas 3D mais antigas. Os jogos da PlayStation 1 e da Dreamcast podem ser facilmente melhorados para o ecrã de 1440p, e podes até apontar para 4K com mods gráficos quando ligado a uma TV.
No que diz respeito à biblioteca da PlayStation 2, embora a compatibilidade e o desempenho variem de acordo com o jogo, não terás problemas em obter uma jogabilidade suave com a resolução padrão. Descobrirás que muitos títulos têm bastante espaço para serem aumentados para resoluções de renderização mais elevadas, tornando-os mais nítidos do que nunca.
O desempenho das consolas portáteis mais antigas é excelente, tanto no dispositivo como num televisor. Com o Citra, podes melhorar os jogos para 1440p no ecrã incorporado para obteres gráficos nítidos. Para o ecrã grande, tens o poder de aumentar a renderização até 8x, permitindo-te desfrutar dos teus jogos em 4K.
O emulador Vita3K também funciona muito bem com jogos compatíveis. Não deves ter problemas em executar a maioria dos jogos com a resolução normal. Dependendo do grau de exigência dos jogos, podes aumentar a resolução de renderização. Com o TxK e o Gravity Rush, obtivemos velocidades de fotogramas estáveis a 3X, que é um pouco mais de 1440P.
E agora passa para Ryujinx e Eden com as drivers Turnip instaladas. O nosso jogo Cruisn’ Blast corre a 60 fotogramas por segundo, como seria de esperar. O grande Yokus Island Express também funciona a 60 fotogramas sólidos no modo de ancoragem. A maioria dos jogos corre bem. Mesmo os títulos originais mais exigentes conseguem velocidades muito jogáveis, como é o caso do popular jogo de RPG de ação inicial.
Considerações finais
Está na altura de resumir a nossa análise do AYANEO Pocket S2. No ano passado, o AYANEO Pocket S original assumiu o trono como o dispositivo portátil Android de melhor desempenho com o seu chip Snapdragon G3x Gen 2. A AYANEO não é uma empresa que gosta de ficar parada, por isso lançou o novíssimo Pocket S2 com um processador Gen 3, com o objetivo de destronar o rei. Este novo modelo é um verdadeiro passo em frente, com grandes ganhos de desempenho que mantêm a AYANEO no topo da lista.
Logo que sai da caixa, o AYANEO Pocket S2 parece premium graças à sua estrutura em liga de alumínio CNC e à frente em vidro de folha única. É um pouco mais pesado, mas parece mais resistente do que os portáteis totalmente em plástico. Agora tem um ecrã IPS 1440p de 6,3 polegadas ligeiramente maior que, tal como o original, tem um aspeto impressionante com cores e brilho excelentes. No interior, o novo processador de 3ª geração mostra realmente o que pode fazer, com uma pontuação até 34% mais elevada nos testes de referência do que a geração anterior.
Este aumento de potência faz uma verdadeira diferença nos jogos. Os jogos Android funcionam sem problemas e dá-te mais opções para jogos retro. A emulação para consolas até à PlayStation 2 funciona muito bem, permitindo-te aumentar as resoluções de renderização para obteres uma imagem mais nítida. Também ajuda com as consolas mais exigentes, onde a potência extra do CPU de 3ª geração simplesmente as ajuda a funcionar melhor.
Algumas pessoas podem queixar-se de que não tem um ecrã OLED, mas, para ser sincero, não me importo. O ecrã IPS tem uma qualidade muito elevada e está muito próximo, como vimos com o Pocket S IPS e o ecrã OLED do AYN Odin 2 Portal.
Depois de passar algum tempo com o AYANEO Pocket S2, tenho de dizer que é um dispositivo portátil Android impressionante e uma besta em termos de desempenho. Se estás à procura de um dispositivo portátil de alta qualidade e desempenho, o AYANEO Pocket S2 deve ser o primeiro que deves considerar. Pode muito bem ser o meu portátil Android para jogos do ano.
Podes saber mais e comprar o AYANEO Pocket S2 aqui.
Obrigado por leres a nossa análise do AYANEO Pocket S2, esperamos que te tenha sido útil. Se tiveres alguma dúvida, não hesites em perguntar nos comentários.



















