Chat with us, powered by LiveChat

A melhor consola de jogos retro

Retro gaming on a handheld? It's more likely than you think...

Best Retro Gaming Handheld
Best Retro Gaming Handheld

As melhores consolas de jogos retro de 2022

Reunimos 5 das melhores consolas portáteis para jogos retro na nossa lista abaixo. Veja só! O primeiro da lista é…

1. RG351MP

ANBERNIC RG351MP Cor verde menta vista frontal

O RG351MP é o mais recente (no momento da publicação) dispositivo portátil de jogos retro da ANBERNIC, fabricante popular de uma variedade de dispositivos de jogos portáteis.

O RG351MP pode ser considerado a forma “definitiva” da família RG351 de portáteis para jogos retro (a que gostamos de nos referir como a terceira geração). Combina várias características das iterações anteriores num único dispositivo “completo”.

Possui um ecrã de 640x480p com um rácio de aspeto 4:3, o que o torna ideal para muitos títulos mais antigos que foram concebidos com um ecrã 4:3 em mente. 4:3 é o rácio de aspeto mais comum para os televisores nos anos 90/início dos anos 2000.

O dispositivo inclui também uma segunda ranhura para cartões microSD. Permitindo ao utilizador separar o sistema operativo, os emuladores e a coleção de jogos em diferentes cartões SD. Tornando-os muito mais fáceis de gerir (uma vez que não é necessário mexer em partições).

Para saber mais sobre o RG351MP, pode consultar a nossa análise do RG351MP. Também pode adquirir um RG351MP nesta hiperligação.

Do que gostamos!

  • Um ecrã 4:3 nítido permite um dimensionamento perfeito da grande maioria das plataformas retro.
  • Concha metálica de qualidade superior e com sensação de peso.

Do que não gostamos!

  • A ausência de Wi-Fi interno implica a utilização de um dongle.
  • É um pouco tarde – com a próxima “geração” de portáteis a aproximar-se.

2. Miyoo Mini

A Miyoo Mini é uma consola retro muito portátil, com um preço baixo mas com muitas funcionalidades. Mede cerca de 6,5 x 9,35 x 1,8 cm (2,55 x 3,68 x 0,70 polegadas) e pesa apenas 110 gramas, o que o torna um dos dispositivos portáteis retro mais leves.

O Miyoo Mini possui um ARM Cortex-A7 dual core com uma frequência de até 1,2 GHz. 128 MB de RAM pode não parecer muito, mas é suficiente para executar o sistema operativo e os emuladores, bem como os jogos que suporta. Tem um ecrã IPS de 2,8″ com uma resolução de 640×480, ideal para jogar as suas consolas retro favoritas!

O sistema operativo com que é fornecido cumpre bem a sua função, é fácil de utilizar e de navegar. No entanto, para obter o melhor desempenho e funcionalidades da consola de jogos, recomendamos a instalação do Onion OS CFW (Custom Firmware). É um excelente firmware de substituição com melhorias que incluem um excelente suporte para a PlayStation e um melhor aspeto visual dos menus. O custo do dispositivo portátil é inferior a cerca de metade do custo de outros dispositivos, pelo que apresenta uma excelente relação qualidade/preço.

Se a nossa breve descrição geral o interessou, pode saber mais sobre o Miyoo Mini através da nossa análise completa do Miyoo Mini.

Do que gostamos!

  • Baixo custo, metade do custo de alguns outros dispositivos
  • Muito portátil, pequeno e leve
  • Belo ecrã de 2,8 polegadas
  • Sistema operativo fácil de utilizar
  • Bateria recarregável substituível

O que não gostamos…

  • O software oficial poderia ser melhorado. É necessário instalar o Onion OS para tirar o máximo partido do Miyoo Mini.

3. Gameforce Chi

Vista frontal da Gameforce chi cor verde

Ao contrário dos outros dispositivos deste artigo. O Gameforce Chi não tem um grande historial, tendo sido criado pela empresa Gameforce em meados de 2021. O Gameforce Chi oferece uma visão alternativa da ideia de uma consola de jogos retro.

Tal como o RG351MP (e os seus antecessores), o Gameforce Chi utiliza o mesmo SoC Rockchip juntamente com 1GB de RAM. Também possui Wi-Fi integrado e um design de cartão SD único (o que significa que o SO, os jogos e os emuladores estão todos presentes num único chip).

O aspeto mais marcante do Gameforce Chi reside no seu design físico. Atualmente, a tendência para consolas de jogos retro é ter uma espécie de forma de “barra” horizontal”, sendo muito poucos os que se desviam desta norma de forma significativa. O Gameforce Chi não só se desvia, como “viola” esta norma com a sua forma extremamente volumosa e divertida e as suas cores brilhantes (que lembram muito o Game Boy Advance).

No entanto, um pequeno pormenor é a ausência dos botões L3/R3, mas isso é facilmente contornado com a utilização da tecla “Home” no centro do dispositivo.

Não se sente desencorajado pelo seu aspeto invulgar? Saiba mais sobre o Gameforce Chi em nossa análise do Gameforce, ou compre um Gameforce Chi na DroiX.

Do que gostamos!

  • Design único e lúdico.
  • Ecrã IPS de alta qualidade.
  • Botões retroiluminados!
  • Apoio oficial da EmuELEC

Do que não gostamos!

  • Falta de roda de volume/rocker.
  • Não L3/R3
  • Não faz nada de especial.

4. Retroid Pocket 2

O Retroid Pocket 2 é o mais recente dispositivo portátil para jogos retro da Retroid, outra empresa especializada em dispositivos portáteis para jogos. É o sucessor do Retroid Pocket original, lançado no início de 2020.

O Retroid Pocket 2 distingue-se dos seus contemporâneos pelo facto de correr um sistema operativo Android, em vez de uma distribuição baseada em Linux. É também uma das raras consolas de jogos retro do seu tempo a não apresentar um SoC Rockchip – em vez disso, apresenta um Cortex-A7. No entanto, o desempenho geral é muito semelhante ao do SoC Rockchip.

A execução do Android concede ao Retroid 2 acesso imediato a uma infinidade de emuladores maduros e optimizados, e pode até atualizar o firmware do Retroid Pocket 2 para o Android 8.1 para uma experiência global mais suave. Até vem com um sistema operativo especial “Retroid OS” que é útil para quem não está familiarizado com a emulação.

Quer saber mais sobre o Retroid Pocket 2 e a sua capacidade Android? Então veja a nossa análise do Retroid Pocket 2 aqui.

Do que gostamos!

  • Pode ser atualizado para o Android 8.1
  • Saída HDMI
  • Bluetooth e Wi-Fi incorporados
  • O Retroid OS é uma ferramenta interessante

Do que não gostamos!

  • Interface de utilizador lenta
  • Os botões são demasiado clicáveis para o nosso gosto
  • Almofada deslizante para o “stick” esquerdo.

5. RG351V

O RG351V é a tentativa da ANBERNIC de criar uma consola de jogos retro orientada “verticalmente”. Com os controlos do dispositivo presentes por baixo do ecrã, em vez de nas suas laterais.

Este seria o primeiro dispositivo portátil vertical não miniatura que a ANBERNIC lançou desde o RG300 original no final de 2019, com uma aparência geral semelhante (com uma metade superior fina e uma metade inferior mais volumosa).

O RG351V foi o primeiro computador de mão ANBERNIC desde o RG300 a apresentar também um ecrã 4:3. Isto significava que o ecrã passaria a ser dimensionado quase na perfeição para jogos mais retro (uma vez que a maioria foi concebida tendo em mente um rácio de aspeto 4:3).

Em termos de desempenho bruto, é o mesmo que os outros dispositivos RG351. Com o mesmo SoC RockChip, garante um desempenho quase perfeito em jogos PS1 e anteriores, um desempenho mediano em jogos N64 e PSP e não é capaz de jogar confortavelmente nada mais recente.

Interessado? Compre um RG351V da DroiX, ou confira nossa análise do RG351V primeiro.

Do que gostamos!

  • Cor de madeira peculiar
  • Wi-Fi incorporado
  • Bonito ecrã 4:3
  • Duas ranhuras para cartões microSD

Do que não gostamos!

  • Apenas um manípulo analógico
  • Altifalante colocado de forma inconveniente

6. RG351P

ANBERNIC RG351 Cor púrpura Vista frontal

O RG351P é o exemplo da terceira geração deportáteis de jogos retro ANBERNIC . Abandonando o SoC Rockchip das antigas unidades RG350, e passando para um SoC mais potente (que também era da Rockchip).

Enquanto o RG350 podia jogar confortavelmente a grande maioria dos jogos da Playstation 1, bem como outras plataformas retro de 8 e 16 bits, o RG351P ganhou a capacidade de jogar plataformas ligeiramente mais avançadas, como a N64 e a Playstation Portable. Embora o desempenho nestas plataformas varie de jogo para jogo – alguns são totalmente jogáveis e outros são praticamente impossíveis de jogar).

O 351P também introduziu a funcionalidade em linha na família das consolas portáteis, sendo capaz de procurar metadados em bases de dados em linha (arte da caixa, descrições, etc.) e de participar em experiências multijogador em linha para determinadas plataformas através do RetroArch.

Apesar de ser o mais antigo dispositivo portátil da terceira geração, o RG351P ainda tem algo a oferecer que nenhum outro modelo tem – um ecrã 3:2 num invólucro de plástico. É também o mais económico de todos.

Quer saber mais? Confira nossa análise do RG351P, ou compre um RG351P da DroiX aqui.

Do que gostamos!

  • Salto de desempenho em relação à geração anterior
  • Design confortável
  • Elevada qualidade de construção
  • Fácil de utilizar

Do que não gostamos!

  • Necessita de um dongle Wi-Fi
  • Apenas um cartão microSD
  • O ecrã 3:2 só é ideal para jogos GBA

Recapitulação

Apresentamos abaixo uma recapitulação básica dos 5 dispositivos apresentados na lista de 2022. São todos bastante semelhantes no papel, por isso não deixe de consultar as nossas análises para mais informações!

ModeloProcessadorEcrãSistema operativoLigação de compra
ANBERNIC RG351MPRockChip RK3326; Quad-core a 1,5 GHz640x480p; 4:3; 3,5″EmuELEC (Personalizado)Comprar agora
MIYOO MINIARM Cortex-A7 de núcleo duplo a 1,2 GHz640x480p; 4:3; 2,8″Personalizado (baseado em Linux)Comprar agora
Gameforce Chi RockChip RK3326; Quad-core a 1,5 GHz 640x480p; 4:3; 3,45″EmuELEC (Oficial)Comprar agora
Retroid Pocket 2 Cortex A7; Quad-core a 1,5 GHz 640x480p; 4:3; 3,5″Android 6 (8.1 atualizável)Comprar agora
ANBERNIC RG351V RockChip RK3326; Quad-core a 1,5 GHz 640x480p; 4:3; 3,5″ EmuELEC (Personalizado) Comprar agora
ANBERNIC RG351P RockChip RK3326; Quad-core a 1,5 GHz 480×320; 3:2; 3.5″ EmuELEC (Personalizado) Comprar agora
As melhores consolas de jogos retro – Tabela

Esperamos que este guia sobre as consolas de jogos retro lhe tenha sido útil. Como sempre, até à próxima!

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.