Chat with us, powered by LiveChat

Arquivos

Análise completa da capa RetroFlag GPi para Raspberry Pi

Revisão
  • Build Quality
    (3.5)
  • Performance
    (4)
  • Features
    (4.5)

Resumo

A caixa Retroflag GPi é uma recriação fiel de uma histórica consola de jogos retro que mistura filosofias de design clássicas com delícias modernas.

Em geral
4
Envio
Comentário do utilizador
0 (0 votes)

Prós

  • Recriação fiel do design clássico do Game Boy.
  • Compatível com vários tipos de Raspberry Pi.
  • O sistema de cartuchos é um truque divertido.
  • Compatível com muitos jogos diferentes, dependendo da imagem e do modelo de Pi utilizado.

Contras

  • Uma recriação fiel significa uma ergonomia algo pobre.
  • O sistema de cartucho significa que a ligação pode tornar-se instável se o dispositivo sofrer qualquer tipo de choque.

O Gameboy DMG é uma consola de jogos retro portátil icónica que vendeu mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo. Houve muitas tentativas de recriar o design clássico com hardware moderno no interior, mas nenhuma delas acertou em cheio até agora.

Gameboy DMG e uma mala Retroflag GPi
Gameboy DMG original e uma capa Retroflag GPi com Retropie

A caixa Retroflag GPi é uma recriação fiel do DMG, a familiar caixa cinzenta, a grelha do altifalante e até o D-Pad são muito semelhantes ao original. Medindo 135*81*32mm, é um pouco mais pequeno e um pouco mais leve, com 178g. Tem um tamanho agradável e é mais confortável de segurar durante longos períodos de tempo.

O ecrã é um LCD retroiluminado de 2,8 polegadas 320×240 que ocupa a maior parte da largura do GPi, em comparação com o muito mais pequeno ecrã de 2 bits 160×144 do DMG. O ecrã do GPi é grande, colorido e brilhante. Não se verifica o efeito de "tearing" do ecrã em jogos de deslocação lateral de ritmo acelerado. E o mais importante é que não precisa de estar sentado debaixo de uma luz para ver o ecrã.

Ecrã Retroflag GPi
O ecrã Retroflag GPi é fantástico muito nítido e brilhante

O GP casei é executado através de um Raspberry Pi Zero ou Zero W, com a diferença de que o Zero W tem conetividade WiFi e Bluetooth. Têm um CPU single-core de 1Ghz e 512MB de RAM, o que não parece muito, mas medindo apenas 65mm x 30mm é suficientemente pequeno para caber na caixa GPi e não necessitar de ventoinhas de arrefecimento, por exemplo.

RetroPie no GPi Retroflag
O Retroflag GPi com RetroPie

Em teoria, é possível executar qualquer software compatível com o Pi Zero na caixa GPi, mas muitos vão querer utilizá-la apenas para jogos retro portáteis. A escolha popular é Retropie com roms, mas também pode experimentar o RecalBox ou o Lakka (todos os 3 são comparados aqui ). É possível descarregar imagens básicas para ambos nos fóruns DroiX fóruns e adicionar seus próprios jogos ou baixar imagens pré-construídas de outras fontes. Estas imagens são gravadas num cartão Micro SD . Cartão e, uma vez escrito, está pronto a funcionar.

A caixa GPi pode ser alimentada através de três pilhas AA para uma sensação autêntica dos anos 80 ou, se preferir, pode utilizar o cabo de alimentação USB incluído para ligar a um carregador de telemóvel ou, se não estiver perto de uma tomada de parede, a um banco de energia recarregável. Existem mods de terceiros que utilizam uma bateria recarregável se desejar algo mais adequado.

Se já experimentou o Retropie Consoles, estará familiarizado com os menus que mostram uma gama de computadores e consolas clássicos, como o Atari 2600, Amiga, C64, Game Gear, Gameboy, Genesis/Megadrive e SNES. O Pi Zero pode reproduzir a maior parte dos sistemas até à PlayStation, mas os jogos da PlayStation de gama baixa funcionam bem, mas os de gama alta não podem ser reproduzidos.

Os controlos do GPi são bastante fiéis ao original, o D-Pad tem a pressão certa para premir. Os botões frontais são óptimos, tal como os botões SELECT e START. Os dois "botões de ombro" traseiros estão um pouco mais baixos na caixa do que eu preferia e é preciso habituar-se a isso. No entanto, a maioria dos jogos pode ser jogada utilizando quatro ou menos botões, pelo que está bem servido com os quatro botões frontais.

Tendo experimentado muitas consolas retro com jogos como o LDK e o Bittboy, achei o GPi muito melhor em termos de qualidade. A qualidade de construção da caixa GPi é sólida e definitivamente não é barata. O ecrã, em particular, tem um aspeto muito impressionante, é muito reativo e não apresenta qualquer "screen tearing", que é a ruína de algumas outras consolas portáteis. A caixa Retroflag GPi é agora a minha consola de mão de eleição quando quero jogar jogos retro portáteis.

Pode obter mais informações e comprar o Retroflag GPi em https://droix.eu/pt-pt/product/retroflag-gpi-handheld/

Comprar mala Retroflag GPi com Raspberry Pi Zero W
Consola Retro GPi
RetroPie GPi
Menu GPi RetroPie
author avatar
DaveC
Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DROIX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern. Contact me at [email protected]

Correio eletrónico

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DROIX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern. Contact me at [email protected]