Análise da ONEXPLAYER ONEXGPU 2
-
Design
-
Build Quality
-
Performance
-
Features
Resumo
A ONEXPLAYER ONEXGPU 2 proporciona um desempenho de jogo poderoso com a AMD Radeon RX 7800M, 12 GB de RAM GDDR6 e armazenamento expansível,
Overall
4.6User Review
( votes)Pros
- GPU AMD Radeon RX 7800M de elevado desempenho
- Conectividade OCuLink e USB 4
- Saída adicional USB, Ethernet, HDMI e DP
- Ranhura SSD para armazenamento extra
- Orientação vertical para poupar espaço
Cons
- Fonte de alimentação grande em comparação com as internas
As estações de ancoragem GPU externas ganharam popularidade, oferecendo uma forma poderosa de aumentar o desempenho dos jogos em dispositivos portáteis, mini PCs e computadores de secretária. A ONEXPLAYER ONEXGPU 2 pretende desenvolver a sua antecessora actualizando-a para a AMD Radeon 7800M, prometendo um melhor desempenho e maior conetividade. Mas qual é a diferença que realmente faz? E será que é a atualização certa para ti? Vamos dar uma vista de olhos e descobrir na nossa análise do ONEXPLAYER ONEXGPU 2.
Vídeo de avaliação da ONEXPLAYER ONEXGPU 2
Visão geral do ONEXPLAYER ONEXGPU 2
Começamos a nossa análise do ONEXPLAYER ONEXGPU 2 com um olhar sobre a própria estação de ancoragem eGPU. O ONEXPLAYER ONEXGPU 2 mede cerca de 22,9 x 17,5 x 4,3 cm (9,03 x 6,8 x 1,6 polegadas) e pesa cerca de 1,6 kg (3,5 lbs) sem a fonte de alimentação, 2,3 kg com a fonte de alimentação. A ONEXGPU 2 fica na vertical para ocupar menos espaço na secretária. Na parte da frente tem um botão de alimentação, um botão turbo e um botão de ciclo de modo RGB.
O botão Turbo alterna entre os 180W predefinidos e os 130W. Isto é útil se quiseres uma ventoinha mais silenciosa, por exemplo. O botão RGB alterna entre diferentes modos de luz que se encontram nas áreas superior e inferior do ONEXGPU 2.
Na parte de trás, de cima para baixo, tens o conetor da fonte de alimentação, uma porta USB-C 4 e OCuLink para transferência rápida de dados. De seguida, temos uma porta HDMI 2.1 e duas DisplayPorts 2.0 para saída até três televisores ou monitores. Ao lado da segunda DisplayPort está um leitor de cartões micro SD, e abaixo duas portas USB-A, terminando com uma porta ethernet.
No lado esquerdo, por baixo da grelha da ventoinha, existe uma tampa amovível presa por ímanes onde podes instalar o teu SSD M.2 NVMe PCI-E Gen 3.0 para armazenamento extra.
E dá uma breve vista de olhos à fonte de alimentação, pois é um rapaz grande! Mede cerca de 4,7 x 3,7 x 1,1 polegadas (12 x 9,5 x 3 cm), sem incluir o tipo de ficha, ou podes usar uma ficha de chaleira. É um carregador GaN de 330W, que não só alimenta o ONEXGPU 2, como também pode carregar o teu dispositivo até 65W. Ter a fonte de alimentação externa ao ONEXGPU ajuda com as temperaturas, mas também significa algo extra para carregar se estiveres em movimento.
Especificações técnicas da ONEXPLAYER ONEXGPU 2
Como parte da nossa análise da ONEXPLAYER ONEXGPU 2, analisamos as especificações técnicas e efectuamos os nossos próprios testes de ruído da ventoinha e de temperatura.
GPU | AMD Radeon RX 7800M |
ARQUITECTURA | Navi 32 |
RAM | 12 GB GDDR6 |
FREQUÊNCIA | 2145MHz |
PROCESSADORES DE FLUXO | 3840 |
UNIDADES DE COMPUTAÇÃO | 60 |
UNIDADES DE RASPADOR | 96 |
DESEMPENHO COMPUTACIONAL MÁXIMO DE MEIA PRECISÃO | 71,73 TFLOPs |
DESEMPENHO MÁXIMO DE COMPUTAÇÃO DE PRECISÃO ÚNICA | 35,84 TFLOPs |
Nos nossos testes de ruído da ventoinha e temperatura, utilizámos o Forza Horizon 5 num monitor externo com definições gráficas 4K Extreme para forçar realmente o hardware a 180W. Obtivemos uma temperatura máxima de 60 °C e um ruído da ventoinha máximo de 65 dB. Não vimos grande diferença a 130W, como nota.
Referências
Não poderíamos fazer uma análise do ONEXPLAYER ONEXGPU 2 sem alguns benchmarks. Não faremos os habituais benchmarks baseados em CPU e nos concentraremos nos de GPU. Usaremos o ONEXPLAYER X1 Pro com CPU HX 370 que tem uma porta OCuLink. E o ONEXFLY F1 Pro com CPU HX 365 apenas com USB. Incluímos resultados de benchmark para monitores internos e externos, bem como com e sem conetividade OCuLink no X1 Pro, para ver as diferenças de desempenho.
3DMARK
Começaremos com os nossos habituais testes de Benchmark 3DMARK, Time Spy, Night Raid e Fire Strike. No Time Spy, vemos o X1 Pro via OCuLink assumir naturalmente a liderança, com o USB a ficar para trás. O F1 Pro sai-se bastante bem aqui com bons resultados apenas por USB.
Em Night Raid vemos mais de uma mistura de resultados. Com o F1 Pro podes ver a diferença entre ecrãs internos e externos, bem como com OCuLink e USB. Surpreendentemente, o F1 Pro com ecrã externo ocupa o primeiro lugar nas pontuações.
Para o benchmark Fire Strike, os resultados são um pouco mais próximos. O X1 Pro lidera novamente via OCulink, com uma queda no desempenho apenas via USB. E o F1 Pro via USB tem um desempenho bastante bom nos diferentes testes.
Forza Horizon 5
É quando executamos alguns benchmarks de jogos que podemos ver as vantagens do OCuLink em relação às ligações apenas USB. O X1 Pro com OCuLink beneficia de um enorme aumento de desempenho em todos os testes. Quando ligado apenas por USB, podemos ver que ambos os dispositivos têm fotogramas por segundo muito próximos, limitados pela largura de banda do USB 4.
Shadow of the Tomb Raider
Para o Shadow of the Tomb Raider, vemos o mesmo padrão com o X1 Pro via OCuLink. Obtém um enorme aumento de desempenho em comparação com o USB apenas. Voltamos a ver pontuações semelhantes com USB nos seus testes relativos para ambos os dispositivos.
Cyberpunk 2077
E o nosso último parâmetro de referência é o Cyberpunk 2077. Vemos boas pontuações para o X1 Pro via OCuLink, embora uma queda notável em 4K no monitor externo. E para o F1 Pro via USB, vemos pontuações esperadas em linha com as pontuações USB do X1 Pro.
Resumo da referência
O ONEXPLAYER ONEXGPU 2, tal como vimos, é ótimo para o desempenho, mas vemos alguns estrangulamentos quando utilizamos apenas USB 4. A largura de banda do USB 4 não é suficiente para acompanhar, e vemos uma grande diferença no desempenho em comparação com o OCuLink. Na estação de ancoragem ONEXPLAYER ONEXGPU eGPU original, a diferença não era tão grande, uma vez que a GPU tinha menos desempenho, mas continuava a existir um estrangulamento. Na verdade, obtivemos pontuações bastante semelhantes via USB 4 em ambos os dispositivos devido a isso.
No entanto, quando ligado através do OCuLink, vemos pontuações mais elevadas do que a GPU 7600M. Por exemplo, a 4K no Forza Horizon 5, vemos uma diferença de cerca de 38% no desempenho. Resoluções mais baixas serão semelhantes entre as duas, mas se aumentares a qualidade gráfica, verás a diferença entre elas crescer rapidamente.
Podes saber mais sobre as duas unidades portáteis que utilizámos nesta análise; Análise do ONEXPLAYER X1 Pro e Análise do ONEXPLAYER F1 Pro.
Desempenho do jogo
Os testes de referência são todos muito bons, mas o que dizer dos jogos no mundo real? Vamos dar uma olhadela a alguns dos jogos mais exigentes. Para isso, estamos a utilizar o ONEXPLAYER X1 Pro com uma ligação OCuLink com uma resolução de 1600P.
Cyberpunk 2077
Se quiseres uns sólidos 60 ou mais fotogramas por segundo, optámos por 1600P nas definições gráficas Ray Tracing Low predefinidas, com qualidade de textura elevada e AMD FidelityFX Super Resolution 2.1 definida para Auto.
Forza Horizon 5
Para obteres uns sólidos 60+ fotogramas por segundo, optámos por 1600P nas definições gráficas Extreme predefinidas. Uma configuração fácil e agradável para este jogo
Se tiveres uma taxa de atualização mais elevada no teu ecrã, digamos 120Hz com o X1 Pro. Então podes optar por gráficos médios de 1600P. Ou podes baixar para 1200P e optar por gráficos High, se preferires.
Aprovado
Mais um rápido para 60+ FPS. Usámos 1600P nas definições gráficas predefinidas da Epic, com o Ray Tracing ligado e o NVIDIA DLSS 3 definido para Qualidade.
Considerações finais
Vamos resumir os nossos pensamentos sobre a análise do ONEXPLAYER ONEXGPU 2. O ONEXPLAYER ONEXGPU 2 é uma excelente adição para os proprietários de PCs portáteis, mini ou de secretária, com algumas condições. Vamos resumir-te porquê.
O formato pode parecer muito grande, mas se o comparares com uma placa gráfica, é maior em profundidade. Também tens a comodidade de a colocar de pé em vez de a colocar na tua secretária, o que ocupa menos espaço.
Tem também em conta que não se trata apenas de uma placa gráfica no interior. Tens aqui um conjunto completo de acessórios de doca, com suporte para até três ecrãs externos, duas portas USB adicionais, porta Ethernet e uma ranhura SSD para armazenamento extra. Por isso, o tamanho extra, em comparação com uma GPU normal, compensa-o aqui.
O desempenho é o fator mais importante. Vemos um desempenho superior ao da geração anterior de ONEXGPU. Quando o OCuLink é usado, vemos um aumento de desempenho de cerca de 50%, de 103 para 153 FPS no Forza Horizon 5 a 4K, quando comparado com o 7600M mais antigo.
No entanto, se o teu dispositivo não suportar OCuLink, não poderás tirar o máximo partido do desempenho do ONEXPLAYER ONEXGPU 2 devido às limitações de largura de banda do USB 4. Em alguns casos, isto pode resultar em grandes quedas de desempenho. Por exemplo, no Forza Horizon 5 a 4K, registámos 208 FPS com uma ligação OCuLink, mas apenas 73 FPS com USB 4. Se planeias usar exclusivamente USB 4, a diferença de desempenho em comparação com o modelo 7600M anterior é muito menor, tornando-o uma escolha mais económica.
Com tudo isto em mente, se tens ou estás a planear adquirir um dispositivo com OCuLink, então o ONEXPLAYER ONEXGPU 2 é uma excelente opção. Tens a ligação mais rápida possível para o desempenho gráfico, várias saídas de vídeo, ethernet e uma ranhura SSD para mais armazenamento. Esta é definitivamente uma opção a considerar!
Com isto concluímos a nossa análise do ONEXPLAYER ONEXGPU 2, esperamos que te tenha sido útil. Se tiveres alguma dúvida, não hesites em perguntar nos comentários e teremos todo o gosto em ajudar.