Análise da Anbernic RG 40XXV
-
Design
-
Build Quality
-
Display
-
Performance
-
Features
-
Software
Resumo
Overall
4.6User Review
( votes)Pros
- Excelente ecrã IPS de 4″
- Iluminação RGB personalizável
- Mais de 30 emuladores suportados
- Duas ranhuras para cartões SD
Cons
- O manípulo analógico parece um pouco inútil
- Necessita de um firmware personalizado para tirar o melhor partido dele
A Anbernic está de volta com mais uma consola portátil para jogos retro, alguém contou quantas até agora este ano? 🙂 Na nossa análise da Anbernic RG 40XXV, vamos ver se merece um lugar nas tuas mãos.
Vídeo de avaliação da Anbernic RG 40XXV
Visão geral do Anbernic RG 40XXV
Vamos começar a análise do Anbernic RG 40XXV com uma visão geral. A consola de jogos clássica Anbernic RG 40XXV está disponível em três cores: branco, preto transparente e azul índigo.
Mede cerca de 5,47 x 3,6 x 0,86 polegadas (13,9 x 9..2 x 2,2 cm) e pesa 216g (0,47 lbs).
Tem um ecrã IPS de 4″ com uma resolução de 640×480 e uma moldura pequena. A qualidade da imagem é muito impressionante, como poderás ver quando começarmos a jogar alguns jogos.
Na parte frontal do Anbernic RG 40XXV temos um D-Pad e botões de jogo juntamente com um botão de menu. Há um único manípulo analógico rodeado de iluminação RGB. Podes personalizá-lo nas definições para alterar o modo de iluminação, o brilho e a velocidade, ou desligá-lo se não for do teu agrado.
No lado esquerdo, encontra os botões de volume e a primeira de duas ranhuras para cartões micro SD. À direita, encontra o botão de alimentação, o botão de reiniciar e a segunda ranhura para cartões micro SD. Na parte superior, encontra uma porta mini HDMI para ligar a uma televisão ou monitor. A parte inferior da consola de jogos retro portátil tem uma porta USB-C para carregamento e uma entrada de áudio de 3,5 mm.
E por último, mas não menos importante, a parte de trás tem quatro botões que funcionam como botões de ombro e de gatilho. São confortáveis para apoiares os dedos, funcionando como uma espécie de punho quando não estão a ser utilizados.
Especificações técnicas do Anbernic RG 40XXV
Continuamos a análise do Anbernic RG 40XXV com um breve olhar sobre as suas especificações técnicas.
CPU | H700 quad-core ARM Cortex-A53, frequência de 1,5GHz |
GPU | Mali G31 MP2 de núcleo duplo |
RAM | 1GB LPDDR4 |
ARMAZENAMENTO | 64 GB para o SO, 128 GB para jogos |
VISUALIZAR | Ecrã IPS de 4,0 polegadas, laminação total OCA, resolução: 640*480 |
SO | Linux 64-bit |
COMUNICAÇÕES | 2.4/5G WIFI 802.11a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.2 |
BATERIA | Bateria de polímero de lítio de 3200mAh, até 6 horas dependendo da utilização. |
Visão geral do SO
A seguir, na nossa análise do Anbernic RG 40XXV, abordamos o sistema operativo e as caraterísticas do frontend. Vemos o já conhecido frontend baseado em Linux que a Anbernic tem usado nas suas consolas de jogos portáteis este ano. Houve melhorias ao longo do tempo, o que é ótimo de ver. Tens dois menus para emuladores nativos baseados em Linux e outro para o RetroArch.
Suporta no Anbernic RG 40XXV sistemas que vão desde o Atari 2600 até à PS1 e PSP. O desempenho e a compatibilidade podem variar, pelo que um emulador pode ser melhor do que o outro. Geralmente, os núcleos do emulador RetroArch funcionam muito bem e têm funcionalidades mais fáceis de utilizar, como guardar estados, avanço rápido, capturas de ecrã, etc.
Desempenho da emulação
Todos os sistemas de 8 e 16 bits devem funcionar bem sem qualquer problema, tudo até à era PS1 funciona muito bem nesta consola de jogos móvel.
Irás reparar que, na N64 e na Dreamcast, o desempenho é imprevisível, dependendo do jogo. Terás de utilizar o salto de fotogramas para conseguires jogar jogos mais exigentes.
A PSP também é suportada, mas, mais uma vez, o desempenho é variável. Os jogos menos exigentes serão jogáveis, os médios talvez com salto de fotogramas, mas podes esquecer os jogos mais exigentes como God of War, mesmo com salto de fotogramas.
Firmware personalizado
Vale a pena mencionar na nossa análise do Anbernic RG 40XXV os firmwares personalizados. Existem os excelentes firmwares personalizados MinUI e Knulli disponíveis se quiseres extrair algum desempenho extra do Anbernic RG 40XXV. Para além de melhorar o desempenho, também obténs frontends mais bonitos e uma grande variedade de opções e funcionalidades. O Knulli deve voltar a estar disponível em breve, assim que alguns bugs forem corrigidos.
Considerações finais
É altura de resumir as nossas ideias nesta análise do Anbernic RG 40XXV. O Anbernic RG 40XXV é, no geral, um dispositivo portátil decente. O ecrã de 4″ tem um aspeto fantástico e, para mim, é o tamanho certo para uma consola de jogos vintage. Pessoalmente, acho que podia passar sem o manípulo analógico, que só é necessário para os sistemas suportados mais tarde, que têm um sucesso misto em termos de desempenho.
Embora o firmware stock tenha melhorado ao longo dos últimos meses, precisamos de voltar a olhar para os firmwares personalizados para tirar o melhor partido destas consolas. Mas pelo preço, em comparação com um dispositivo portátil de boa qualidade com um ecrã maior de 4″, é uma excelente relação qualidade/preço. Se estás à procura de um computador de mão vertical, não procures mais!
Podes saber mais e encomendar o Anbernic RG 40XXV aqui.
Esperamos que tenhas achado útil a nossa análise do Anbernic RG 40XXV. Se tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar nos comentários.