Análise do Anbernic RG Cube
-
Design
-
Build Quality
-
Display
-
Performance
-
Features
-
Software
Resumo
O Anbernic RG Cube é um dispositivo de jogo portátil compacto com um ecrã LCD IPS quadrado único de 3,95 polegadas, um potente processador Unisoc Tiger T820 e um design ergonómico, que oferece um desempenho de emulação impressionante para jogos retro e modernos.
Overall
4.6User Review
( votes)Pros
- Ecrã único com uma relação de aspeto de 1:1 e resolução de 720×720
- Design ergonómico com pegas antiderrapantes e botões confortáveis
- Bom desempenho de emulação
- Duração da bateria decente
Cons
- O rácio de aspeto não é muito bom para jogos 16:9
A consola de jogos Android Anbernic RG Cube já foi lançada há algum tempo. O ecrã quadrado é a primeira coisa em que reparas, é ótimo para as consolas retro, mas como é que se adapta às consolas de ecrã largo e às consolas portáteis? Descobre na nossa análise do Anbernic RG Cube.
Vídeo de avaliação do Anbernic RG Cube
Visão geral do Anbernic RG Cube
Começamos a nossa análise do Anbernic RG Cube com uma visão geral. O Anbernic RG Cube está disponível em quatro cores: Branco Bege, Roxo Radiante, Preto e Cinzento. Mede cerca de 6,0 x 3,3 x 0,7 polegadas (15,3 x 8,6 x 1,8 cm) e pesa 260g (0,57 lbs).
O ecrã é a caraterística que mais se destaca neste computador de mão. É um ecrã tátil de 3,95″ com uma relação de aspeto 1:1 e uma resolução de 720×720 pixels. Isto significa que é ótimo para verdadeiras resoluções de jogos retro que têm uma relação 4:3, uma vez que preenche mais o ecrã.
Na parte da frente, temos todos os botões de jogo habituais, incluindo os análogos de efeito Hall. Têm uma iluminação LED à sua volta que podes personalizar nas definições. Há seis definições à escolha e a definição de perseguição é a minha preferida, pois segue a tua entrada.
Existem também dois botões adicionais na área inferior esquerda: o primeiro abre o frontend do Anbernic e o segundo é um botão para voltar.
Ao longo da parte superior estão os gatilhos de ombro e de efeito Hall. Há uma porta para auscultadores de 3,5 mm, uma ranhura para cartões micro SD para armazenamento adicional e uma porta USB Type-C para carregamento. E no lado direito tens os botões de energia e de volume.
A parte de trás tem uma superfície ligeiramente texturizada para os teus dedos, de forma a proporcionar alguma aderência adicional. E na zona superior há uma grelha para a ventoinha.
Especificações técnicas do Anbernic RG Cube
A seguir, na nossa análise do Anbernic RG Cube, damos uma vista de olhos às especificações técnicas, bem como aos nossos próprios testes de duração da bateria, ruído da ventoinha e temperatura da consola de jogos Android.
CPU | Processador Unisoc T820, chip SOC EUV 5G de 6 nm. 8 núcleos: 1*[email protected], 3*[email protected], 4*[email protected] |
GPU | Quad Core Mali-G57 850MHz |
RAM | 8GB LPDDR4X |
ARMAZENAMENTO | 128G UFS 2.2 |
VISUALIZAR | Ecrã IPS de 3,95 polegadas, laminação total OCA, multi-toque, resolução: 720*720 |
ANDROID OS | 13 |
COMUNICAÇÕES | 2.4/5G WIFI 802.11a/b/g/n/ac, Bluetooth 5.0 |
BATERIA | Bateria de polímero de lítio 5200mAh, . Suporta carregamento de 5V/2A, aproximadamente 3 horas para carregar completamente |
TAMANHO | 6,0 x 3,3 x 0,7 polegadas (15,3 x 8,6 x 1,8 cm) |
PESO | 260g (0.57 lbs) |
Testámos a duração da bateria enquanto executávamos o Antutu num loop para obter o desempenho máximo. Obtivemos pouco mais de 4 horas, o que é muito respeitável. Para emuladores pouco exigentes, podes facilmente obter mais de 6 horas de autonomia da bateria.
Verificámos o ruído da ventoinha e as temperaturas enquanto executávamos o Antutu em loop. Obtivemos um ruído máximo da ventoinha de 55 db e uma temperatura máxima de cerca de 40 °C.
Benchmarks do sistema Anbernic RG Cube
Para os parâmetros de referência do sistema, estamos a comparar o Anbernic RG Cube com dispositivos de jogos Android com preços mais baixos e mais elevados para obter uma comparação entre preço e desempenho para a nossa análise do Anbernic RG Cube.
Geekbench 5
O primeiro em nossos testes é o Geekbench 5. Vemos pontuações bastante próximas ao modelo Anbernic 556 que usa a mesma CPU e GPU. Estamos a olhar para um desempenho de gama média, não muito longe do modelo Retroid Pocket 4, lê a nossa análise aqui. No geral, um desempenho decente.
Geekbench 6
Em seguida, utiliza o Geekbench 6, com o qual estamos a testar todos os novos dispositivos. Vemos um desempenho single core inferior ao dos outros, mas em multicore vemos um desempenho quase idêntico ao do modelo Retroid Pocket 4. Não é mau de todo.
Antutu
No Antutu vemos um desempenho um pouco mais baixo do que o esperado do que o modelo RG556. Isto pode ser devido ao benchmarking com diferentes versões, por exemplo, já que o modelo 556 foi testado pela última vez há alguns meses. O AYANEO Pocket S toma a dianteira aqui com a sua combinação de CPU e GPU de gama alta.
3DMark
Nosso último benchmark é o 3DMark Slingshot e o Wildlife Extreme. Vemos boas pontuações em comparação com os modelos RG556 e Retroid Pocket 4 que esperávamos ver. No geral, obtém novamente bons resultados.
Visão geral do Android
Como parte da nossa análise do Anbernic RG Cube, vamos dar uma olhada no sistema operacional e nos recursos. O RG Cube corre no Android 13 e tem uma série de emuladores preparados para ti. Recomendamos que entres na Google Play Store e actualizes tudo para as versões mais recentes, bem como no RetroArch.
O Anbernic launcher pode ser acedido premindo o botão no canto inferior esquerdo ou a partir dos menus pendentes. Procura jogos no teu cartão micro SD e coloca-os nas respectivas categorias de consolas e computadores. Não é perfeito, mas é rápido e faz o trabalho. Claro que podes optar por carregar os emuladores individuais a partir do ecrã inicial e configurá-los dessa forma, se assim o desejares.
Claro que também podes jogar jogos para Android. Não sou um grande jogador de jogos para Android, mas experimentei alguns dos meus jogos favoritos e todos funcionaram bem. Tens o software de mapeamento do ecrã, que é muito útil para os jogos que não têm suporte para gamepad. Basta mapeares os botões do jogo para a área do ecrã e podes utilizar os controlos para jogar. Como sempre, não tivemos problemas em utilizar o software.
A saída de vídeo para um monitor externo é suportada via USB-C. Podes usar um hub USB-C para HDMI, como os nossos modelos DroiX NH8 ou NT8. Ou se o teu monitor suporta entrada USB-C, como o nosso monitor portátil PM14, então podes usar um cabo USB-C para C. O vídeo será inicialmente mostrado no formato quadrado, mas podes mudar para o modo desktop nas configurações para exibição em ecrã inteiro.
Desempenho de emulação do Anbernic RG Cube
A seguir, na nossa análise do Anbernic RG Cube, vamos mostrar o desempenho dos emuladores mais exigentes para dispositivos portáteis e consolas. Todos os sistemas de 8 e 16 bits até à era PS1 e Dreamcast funcionam perfeitamente neste dispositivo de jogos Android, sem qualquer problema.
Golfinho
Os jogos são muito fáceis de jogar. Não tivemos quaisquer problemas com ambas as consolas que este emulador suporta.
PSP
Não há qualquer problema. Em muitos jogos, podes aumentar a renderização e o upscaling para melhorar o aspeto visual. Terás de jogar com uma resolução reduzida ou definir 16:9 nas definições, o que te mostrará sem resolução reduzida, mas com uma vista mais pequena.
Citra
Irás ter alguns atrasos durante o armazenamento em cache de shader nos jogos quando jogares pela primeira vez. Depois disso, os jogos correm geralmente muito bem. O rácio de aspeto é adequado para jogos com dois ecrãs.
PlayStation 2
Para a PlayStation 2, terás uma experiência mista em termos de desempenho. No Tekken Tag Tournament, vimos sobretudo 60 fotogramas por segundo, com algumas descidas ocasionais abaixo disso. Em God Of War II, vimos algumas descidas de fotogramas, mas nada que te fizesse perder o jogo. E no OutRun 2006, o jogo era essencialmente impossível de jogar porque corria demasiado devagar.
Vita3K
Jogos menos exigentes como o TxK são muito jogáveis. Os jogos mais exigentes, como o Street Fighter X Tekken, serão demasiado lentos para serem jogados, embora possas baixar a resolução de renderização para obter algum desempenho extra.
Yuzu
Só poderás jogar jogos 2D ou jogos pouco exigentes. Qualquer coisa superior, como jogos 3D, terás definitivamente problemas de desempenho.
Considerações finais sobre o Anbernic RG Cube
Deixa-nos saber nos comentários o que achas do Anbernic RG Cube. Gostas do formato 1:1 ou preferes 16:9?
Vamos resumir agora a nossa análise do Anbernic RG Cube com as nossas considerações finais sobre a consola de jogos Android. A primeira coisa de que temos de falar é a relação de aspeto do ecrã. Se preferes as tuas consolas mais antigas com formato 4:3, então a RG Cube é perfeita para jogar. Os jogos têm um excelente aspeto quando aumentados e têm molduras correspondentes a muitas das consolas e portáteis.
Para sistemas mais recentes, como a PSP, terás de jogar com um ecrã panorâmico esmagado, a menos que alteres as definições gráficas. E, uma vez alteradas, terás uma área de visualização bastante pequena, uma vez que o ecrã se ajusta ao rácio de aspeto. Na realidade, isto só vai afetar os jogos da PSP, de algumas PS2 e da Vita.
O desempenho é muito bom, tendo em conta o processador. Muitos jogos PS2 correm lindamente, mas há alguns que têm um desempenho muito fraco. Com o Citra, vemos os habituais desfasamentos das caches de shader nos jogos mais exigentes. E com a Vita, os jogos pouco exigentes correm bastante bem, mas apresentam atrasos nos jogos mais exigentes. E com a Yuzu, só vais poder jogar jogos 2D.
O Anbernic RG Cube é confortável para tocares. Os punhos texturizados na parte de trás ajudam a evitar que os teus dedos deslizem enquanto tocas. O tamanho não é muito mau, cabe facilmente no bolso de um casaco. A duração da bateria é uma grande vantagem aqui, dependendo da utilização, podes ter até várias horas.
Se o teu objetivo principal é o lado mais retro da emulação, por exemplo, até à PS1 e Dreamcast, etc., a consola de jogos Android Anbernic RG Cube é definitivamente uma opção a considerar. É o mais adequado para esta tarefa, com o seu rácio de aspeto 1:1 e uma excelente duração da bateria para executar os sistemas menos exigentes.
Podes saber mais e comprar o Anbernic RG Cube aqui.
Com isto concluímos a nossa análise do Anbernic RG Cube. Esperamos que lhe tenha sido útil. Se tiveres alguma dúvida, não hesites em perguntar nos comentários.