Análise do AYANEO Pocket AIR
-
Design
-
Build Quality
-
Display
-
Performance
-
Features
-
Software
Resumo
Descubra o AYANEO Pocket Air: um poderoso dispositivo portátil para jogos com especificações de ponta, um ecrã AMOLED vibrante e um design elegante.
Overall
4.5User Review
( votes)Pros
- Design de tema retro com tema clássico branco e vermelho
- Ecrã tátil AMOLED de 5,5″ de excelente aspeto
- A interface AYA HOME e SPACE dá uma sensação de interface de utilizador mais premium
- Desempenho mais rápido com RAM LPDDR5
Cons
- Software AYA HOME & SPACE incompleto
- Nenhum software de mapeamento de ecrã (TBA)
O AYANEO Pocket AIR é o primeiro dispositivo portátil Android da AYA num mercado que já é muito competitivo. Será que a sua abordagem diferente, com um design de qualidade superior e software personalizado, será suficiente para justificar uma compra? Descubra-o na nossa análise completa do AYANEO Pocket AIR!
Vídeo de análise do AYA NEO Pocket Air
Desembalagem do AYA NEO Pocket Air
Começamos a nossa análise do AYANEO Pocket AIR com o unboxing. Dentro da caixa, temos primeiro o próprio AYANEO Pocket Air, que veremos mais de perto em breve.
Dentro da caixa da marca está um cabo USB tipo C. A embalagem inclui alguns folhetos e um guia do utilizador em inglês. Talvez tenha reparado que não é incluído um carregador de série. Incluiremos um para o seu país quando nos comprar.
Descrição geral do AYA NEO Pocket Air
Continuamos a nossa análise do AYANEO Pocket AIR com uma visão geral do próprio dispositivo portátil. O AYANEO Pocket Air mede 8,8 x 3,5 x 0,6 polegadas (22,4 x 8,9 x 1,7 cm) e pesa 380g. A edição retro está disponível apenas numa cor, o vermelho e o branco inspirados na Famicom, com algumas tampas dos polegares amareladas que dão um aspeto envelhecido, um toque agradável da AYANEO!
O ecrã tátil AMOLED de 5,5″ tem uma resolução de 1920×1080. O seu aspeto é excelente, com cores vivas muito agradáveis que se destacam.
Na parte da frente, temos os controlos de jogo normais com análogos do sensor de sala, existem dois botões adicionais no canto inferior direito para abrir a sobreposição AYA SPACE.
A parte superior tem botões de acionamento do sensor de ombro e de hall que são bastante confortáveis de utilizar. Existem dois botões macro mesmo ao lado dos botões de ombro. À direita estão os botões de volume e um botão de alimentação com sensor de impressões digitais incorporado.
A parte inferior tem uma ranhura coberta para colocar o Nano-SIM e o cartão Micro SD. Ao lado está uma porta de 3,5 mm para auscultadores, seguida de uma porta USB Type-C 3.2. Com um dos nossos hubs USB, pode utilizá-lo para saída HDMI para um televisor ou monitor. Pegue um hub USB DroiX NT8 Clear ou um hub NH8 com armazenamento NVMe.
Especificações técnicas do AYA NEO Pocket Air
Incluídas nesta análise do AYA NEO Pocket AIR estão as especificações técnicas completas.
CPU | MediaTek Dimensity 1200, 8 núcleos, até 3,0GHz |
GPU | Mali G77 |
RAM | 8GB LPDDR5 |
ARMAZENAMENTO | 256GB UFS 3.1 |
VISUALIZAR | Ecrã AMOLED de 5,5″ com resolução de 1920×1080, ângulo de visualização amplo e ampla gama de cores |
ESPECIFICAÇÕES DO ECRÃ | 404 PPI, 185% do volume da gama de cores sRGB, 109% do volume da gama de cores NTSC, 100% de cobertura da gama de cores sRGB, 96% de cobertura da gama de cores Adobe RGB, 99% de cobertura da gama de cores DCI P3 |
JOYSTICK | Joystick com sensor Hall. Edição Android do controlador principal, iluminação LED personalizável |
DISPARADORES | Acionamento do sensor Hall |
VIBRAÇÃO | Motor linear do eixo X |
GIROSCÓPIO | Giroscópios duplos de seis eixos |
E/S | 1x USB 3.2 Gen 1 Type-C com todas as funcionalidades 1x Tomada para auscultadores de 3,5 mm 1x Nano-SIM 4G-LTE para dados e ranhura para cartão Micro SD de nível UHS-I |
COMUNICAÇÕES | Wi-Fi 6 Bluetooth 5.2 4G LTE através de Nano-SIM |
BIOMETRIA | Chave de alimentação com reconhecimento de impressões digitais integrado |
ORADORES | Altifalantes duplos estéreo Hyper Sound |
DESCEPÇÃO DE CALOR | Sistema de arrefecimento de nível X86 arrefecido a ar |
BATERIA | Bateria recarregável de 7350mAh |
SO | Android 12 |
SOFTWARE | AYAHome Android Launcher, aplicação AYASpace para gestão de software portátil e sobreposição de ecrã “Quick Tool”. |
A bateria recarregável de 7350mAh, nos nossos testes com o Antutu em loop, permitiu-nos obter cerca de 3 horas. Os tempos variam consoante o software que estiver a utilizar.
Existe uma ventoinha incorporada com duas definições: Equilibrada e Máxima. O ruído máximo da ventoinha era de cerca de 70 decibéis, mas na maioria dos casos pode deixá-la em Equilibrada a cerca de 60 decibéis e não haverá problemas.
Também medimos as temperaturas enquanto testávamos a duração da bateria e obtivemos uma temperatura máxima de 34°C com as definições equilibradas da ventoinha, muito fixe!
Visão geral do sistema operativo e do software Android
O AYANEO Pocket Air funciona com o Android 12, que não é o mais recente, com o Android 14 a ser lançado, mas está bastante atualizado. Vamos dar uma olhada mais de perto no software personalizado da AYA para esta análise do AYA NEO Pocket AIR.
O frontend utiliza o software HOME da AYA, que é bastante agradável de utilizar. Tem um atalho para o frontend do AYA SPACE e espaço para adicionar as suas aplicações utilizadas regularmente. Ao deslocar-se para cima, aparece a lista completa de aplicações, tal como acontece num telemóvel Android.
O Android é bastante simples e inclui apenas as aplicações habituais, como a Google Play Store, o conjunto de aplicações Google, o gestor de ficheiros, etc. Terá de instalar todas as aplicações, como jogos e emuladores, você mesmo. Pode obtê-los nas lojas Google Play e APKPure, ou descarregá-los manualmente.
Ao premir o botão AYA SPACE no dispositivo, é apresentada uma sobreposição útil com informações e atalhos para definições comuns. O separador Desempenho permite-lhe alterar as definições de desempenho e da ventoinha. O separador Controlador tem várias definições e ajustes do controlador. A unidade de mão tem definições de brilho e volume, bem como definições de padrões de LED RGB. E os Widgets têm acesso fácil a capturas de ecrã, definições de Wi-Fi, definições de localização, etc.
O lançador AYA SPACE permite-lhe importar as suas configurações Pegasus e Emulation Station, se as tiver. Não temos estas configurações, pelo que não nos demos ao trabalho de as testar, mas é provavelmente útil se as tiver. Mas pode simplesmente copiar os seus ROMs para a pasta PocketGames no armazenamento interno e eles aparecerão aí. No entanto, o lançamento de jogos a partir dele não foi muito bem sucedido.
Não existe uma ferramenta de mapeamento do ecrã, que é absolutamente indispensável para estes dispositivos portáteis Android. Mesmo os portáteis de baixo custo costumam ter esta funcionalidade. Aparentemente, será acrescentado numa data posterior, seja ela qual for.
Comparativos de desempenho do sistema operativo Android
Como sempre, incluímos referências sempre que possível nesta análise do AYANEO Pocket AIR. Uma vez que se trata de um sistema operativo Android, vamos efetuar alguns testes de referência e comparar o desempenho do AYANEO Pocket AIR com outros dispositivos baseados em Android. Estes incluem o AYN Odin 2, o Retroid Pocket Flip e o Anbernic RG552.
3DMark
Começando com o 3DMark e o benchmark Slingshot. Atingiu o máximo, o que é um bom sinal.
Só agora começámos a fazer testes de referência para o Wildlife Extreme, pelo que não temos muitos dados de comparação, mas pode ver que o AYN Odin 2 tem mais do dobro da pontuação. No entanto, é 10 vezes mais rápido do que o Retroid Pocket 2S, recentemente analisado!
Geekbench
Nas pontuações de núcleo único e múltiplo do Geekbench, temos melhores dados de comparação. Podemos ver que a pontuação de 891 é o dobro da dos dispositivos baseados no Tiger T618, como o Retroid Pocket Flip, e também é mais rápida do que a do GPD XD+, que tem o mesmo CPU mas RAM LPDDR4x, a RAM LPDDR5 proporciona um aumento decente no desempenho.
Antutu
Para o teste de referência Antutu, obtemos boas pontuações. É um pouco superior ao GPD XP+, mas não chega aos calcanhares do poderoso Odin 2. Para este processador, é uma boa pontuação, mas teremos de considerar a relação preço/desempenho mais tarde.
Desempenho em jogos
Devido à falta de mapeamento do ecrã, não pudemos experimentar os nossos jogos Android habituais, como o Call of Duty Mobile. Por isso, descarregámos alguns outros jogos que suportam comandos e não requerem mapeamento do ecrã.
Não deverá ter problemas para jogar, embora tenha de utilizar os controlos do ecrã tátil. Não é nada de especial, mas é muito mais agradável com um comando.
E em vez de brincar com os controlos, lembrei-me que o Horizon Chase suporta controlos giroscópicos, por isso aqui estão algumas imagens a controlá-lo desta forma. Demora um pouco a habituar-se, mas funciona muito bem!
Desempenho do emulador
E agora vamos aos testes de desempenho do emulador com a análise do AYA NEO Pocket AIR. Não entraremos em pormenores sobre os sistemas de 8 e 16 bits até à era PS1 e Dreamcast, uma vez que todos eles funcionarão perfeitamente bem. Na maioria dos casos, é possível aumentar a renderização para 1080P e ativar filtros, etc., sem qualquer problema.
Em vez disso, vamos olhar mais de perto para as consolas que surgiram antes e depois da era PS1.
Golfinho
No caso do emulador Dolphin, o desempenho é globalmente bom. Experimentámos uma série de jogos em ambos os sistemas que o emulador suporta. De vez em quando, havia algumas descidas abaixo dos 30 ou 60 FPS, mas nada que estragasse demasiado os jogos. Isto aplica-se a ambos os sistemas que o emulador suporta.
DeSmuME
O emulador de ecrã duplo DeSmuME funciona perfeitamente. Com o ecrã tátil, é possível jogar a maioria dos jogos sem problemas. É claro que pode ter ambos os ecrãs ou um único ecrã visível enquanto joga, alterando-o nas definições.
PSP
O emulador de PlayStation PPSSPP funciona incrivelmente bem. Estamos a fazer upscaling até 1080P e temos várias melhorias gráficas activadas juntamente com a filtragem anisotrópica 16x. Conseguimos uns sólidos 60 FPS no God of War com o AYANEO Pocket AIR, o que é suficientemente bom para nós.
Citra
Para o emulador Citra no Sonic Generations, vemos os habituais abrandamentos de cache de sombreamento que esperamos. O desempenho é muito melhorado quando não há armazenamento em cache do sombreador ou quando se reduz a resolução de renderização. Para outros jogos menos exigentes, a experiência é muito mais suave, com taxas de fotogramas bastante sólidas.
PS2
Com o AetherSX2, verificamos um desempenho misto. Com o meu jogo favorito, Outrun, vemos boas taxas de fotogramas, com algumas descidas de vez em quando, quando o disco está a ser acedido. Com o Gran Turismo 3, vemos quedas regulares de fotogramas abaixo dos 60, mas podes acelerar um pouco as coisas baixando a resolução de renderização, se quiseres.
Vita3K
O emulador Vita parece funcionar bem. Obtivemos maioritariamente 60 FPS com algumas pequenas quedas no nosso jogo Street Fighter vs Tekken. Não experimentámos um grande número de jogos neste emulador, uma vez que a compatibilidade não é fantástica, mas todos os que funcionaram foram muito fáceis de jogar no AYANEO Pocket AIR.
Yuzu
Para a Yuzu, estamos a obter cerca de metade do desempenho necessário para a velocidade máxima do Crusin Blast. Os jogos menos exigentes funcionarão melhor. A maior parte dos títulos da primeira geração não terá muita sorte se forem jogáveis.
Considerações finais
Concluímos esta análise do AYA NEO Pocket AIR com as nossas ideias sobre o dispositivo portátil. O AYA NEO Pocket Air é um bom aparelho, mas que tem algumas desvantagens. O AYA SPACE transforma o sistema operativo Android em algo mais semelhante a uma consola de jogos. Mas parece um pouco inacabado em alguns pontos, especialmente a falta de suporte para mapeamento de ecrã, embora isso esteja supostamente previsto para uma data posterior.
O desempenho do AYANEO Pocket Air é um fator importante a considerar. Registámos excelentes resultados quando comparados com o GPD XP+, que utilizava o mesmo processador mas uma RAM mais lenta. O XP+ foi lançado há dois anos.
Em comparação com o AYN Odin 2, vemos que este tem cerca do dobro do desempenho. Ambos os dispositivos foram lançados mais ou menos na mesma altura e com gamas de preços semelhantes. O Pocket Air não é muito bom em termos de preço e desempenho quando comparado.
Mas, pelo seu dinheiro, obtém um dispositivo portátil baseado no Android com um design retro clássico que é muito confortável para jogar. O software AYA SPACE, quando estiver concluído, é um excelente complemento, dando um aspeto e uma sensação mais premium.
Pode encomendar o AYANEO Pocket AIR aqui. E veja a nossa gama de consolas portáteis para jogos retro aqui.
Assim terminamos a nossa análise do AYA NEO Pocket Air, esperamos que a tenha achado útil. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário e teremos todo o prazer em responder!