AYANEO AG01 Starship Análise
-
Design
(5)
-
Build Quality
(4.5)
-
Performance
(5)
-
Features
(5)
Resumo
Com um impressionante design “Starship”, a estação de ancoragem AYANEO AG01 eGPU aumenta o desempenho do dispositivo com uma GPU AMD Radeon RX 7600M XT, oferecendo conetividade OCuLink e USB-C versátil, saída para quatro monitores e ranhuras M.2 SSD e para cartões SD integradas.
Em geral
4.9Comentário do utilizador
( votes)Prós
- Design altamente único e estético
- Caraterísticas de valor acrescentado integradas
- Opções de conetividade versáteis
- Solução integrada tudo-em-um
- Desempenho equilibrado em relação ao preço e às caraterísticas
Contras
- Falhaste um truque ao não colocar RGB nas naceles dos dois motores
Diário do Capitão, data estelar 25149.1. A nossa missão: conduzir uma avaliação completa dos sistemas de um artefacto recentemente encontrado, a doca gráfica AYANEO AG01 Starship. Avaliaremos o seu desempenho operacional, concentrando-nos no seu núcleo gráfico AMD Radeon, e determinaremos na nossa análise da AYANEO AG01 se este dispositivo oferece realmente um salto quântico para as experiências de jogo.
Vídeo de análise da nave estelar AYANEO AG01
AYANEO AG01 Starship Descrição geral
Vamos começar esta análise do AYANEO AG01 com uma visão geral da eGPU. A doca gráfica AYANEO AG01 Starship mede cerca de 9,4 x 4,6 x 2,0 polegadas (24,0 x 11,8 x 5,1 cm) e pesa cerca de 960g (2,11 lbs).
Não podíamos fazer esta análise sem prestar especial atenção ao design. Este é facilmente o melhor design para uma estação de ancoragem eGPU que já vimos. Comparado com os designs da GPD e da ONEXPLAYER, vai corajosamente onde nenhuma eGPU foi antes.



Este é o modelo Nebula Red, e as suas cores contrastantes de vermelho e preto com texto prateado destacam-se realmente. As entradas da ventoinha parecem janelas de observação na parte lateral. E o escape da ventoinha, com o estilo de duas nacelas de motor, grita por uma iluminação RGB que, infelizmente, não existe.
A parte superior inclui um botão de pressão que controla a potência e o perfil de desempenho, permitindo-te desviar a potência. Também podes controlar a iluminação RGB em torno deste botão de comando com os dois botões ao lado, que a desligam/ligam e percorrem vários padrões estelares.
No lado estibordo é onde podes encontrar toda a conetividade. Há duas portas DisplayPort, duas portas HDMI, uma porta OCuLink, uma porta USB-C e a porta de alimentação. Segue-se uma porta gigabit ethernet e uma porta USB-A.
No casco, podes encontrar um compartimento de arrumação - aqui não há contrabando de produtos duvidosos, apenas um espaço útil para um SSD M.2 2280 PCIe 3.
E dá uma breve olhada na fonte de alimentação de 330W incluída. Mede cerca de 4,72 x 3,7 x 1,1 polegadas (12 x 9,5 x 3 cm) e pesa cerca de 667g (1,4 lbs). Vem com o adaptador de ficha para o teu país ou podes ligar diretamente ao carregador com um cabo de chaleira. A caixa inclui ainda um cabo USB 4 e um cabo OCuLink da marca, para que tenhas tudo o que precisas para começar a funcionar de imediato.


E a caixa inclui USB 4 e um cabo OCuLink da marca, para que tenhas tudo o que precisas para começar a funcionar de imediato.
Especificações técnicas da nave estelar AYANEO AG01
Para a análise do AYANEO AG01, vamos dar uma espreitadela debaixo do capô, ou melhor, na sala de máquinas deste cruzador de estrelas da doca gráfica AYANEO AG01 Starship.
| GPU | AMD Radeon RX 7600M XT, 2.300MHz, 32 CU |
| RAM | 8 GB GDDR6 |
| TGP | 100W/120W através do interrutor seletor |
| VÍDEO | 2x DisplayPort 2.0, 80Gbps, 4K@120Hz / 8K@60Hz 2x HDMI 2.1, 48Gbps, 4K@120Hz / 8K@60Hz |
| DADOS | 1x OCuLink, PCIe 4.0×4, 64Gbps 1x USB4, 40Gbps, Suporta fonte de alimentação inversa PD de 100W 1x USB 3.2 Gen 2, 10Gbps (com USB4 ligado) 1x Gigabit Ethernet (com USB4 ligado) 1x SSDM.2 2280 PCIe 3.0 (sem SSD incluído) 1x Leitor de cartões SD 4.0, 300MB/s (com USB4 ligado) |
| TAMANHO | 9,4 x 4,6 x 2,0 polegadas (24,0 x 11,8 x 5,1 cm) |
| PESO | 960g (2.11 lbs) |
Enquanto fazíamos o nosso cruzeiro de teste, também verificámos o ruído da ventoinha e as temperaturas. Obtivemos um máximo de 65 dB e 72 °C.
Referências
Como parte da nossa análise do AYANEO AG01, fizemos alguns testes de referência para comparar o desempenho ao utilizar o OCuLink com o AYANEO 3, com o ecrã interno e um monitor 4K para o ecrã externo.

3DMARK
No 3DMARK corremos os benchmarks Time Spy, Night Raid e Fire Strike. Estas pontuações são impressionantes… muito impressionantes! Com resultados de cerca de 9.600 no Time Spy, mais de 50.000 no Night Raid e cerca de 23.00 no Fire Strike. Existe uma pequena variação entre os ecrãs internos e externos, mas não tanto como vimos no passado em comparação com outras configurações.
Forza Horizon 5
Para o Forza Horizon 5, estamos a correr nas definições gráficas Muito Baixas sem FSR ativado. A 4K vemos 107 fotogramas por segundo. Quando baixamos as resoluções para 720P, vemos 190 fotogramas por segundo. O ecrã interno também se sai muito bem, com 26 fotogramas por segundo adicionais a 720P!
Shadow of the Tomb Raider
Para Shadow of the Tomb Raider, estamos a correr nas definições gráficas baixas sem FSR ativado. Em 4K, obtém 91 fotogramas por segundo ligeiramente acima da média. Há um bom salto no desempenho a 1440P e estabiliza a 1080P e 720P. No ecrã interno, perdemos alguns fotogramas, mas conseguimos o mesmo nivelamento.

Cyberpunk 2077
Para o Cyberpunk, estamos a correr nas definições gráficas baixas sem FSR ativado. Este jogo exigente apenas obtém cerca de 41 fotogramas por segundo a 4K e vemos algumas melhorias, duplicando para 93 FPS a 720P. No ecrã interno, vemos praticamente o mesmo desempenho.
Desempenho do jogo
Os testes de referência são úteis, mas como é que a nave se comporta em voo real? Continuamos a nossa análise do AYANEO AG01 com um conjunto de jogos com as melhores definições gráficas para um mínimo de 60 FPS.
Clair Obscure Expedição 33
O fantástico Clair Obscure Expedition 33 corre muito bem em ecrãs externos a 1440P nas definições gráficas Médias com algum aumento de escala XeSS. Para o ecrã interno, podes aumentar as definições gráficas para Alta.
Forza Horizon 5
O Forza Horizon 5 corre muito bem em GPUs AMD, e podemos facilmente definir a rota para 1080P 120Hz em definições gráficas elevadas sem necessidade de FSR. Podes ativar a FSR e traçar uma rota para uma fidelidade gráfica ainda maior, se quiseres.
Não te esqueças do céu
Não podíamos fazer uma análise do AYANEO AG01 sem um jogo com temática espacial! Em No Man’s Sky, podes explorar mundos infinitos com definições gráficas Ultra de 1080P, assegurando imagens fantásticas e velocidades de fotogramas suaves à medida que te deslocas entre sistemas.
Indiana Jones e o Grande Círculo
Para o Indiana Jones, estamos a correr a 1080P com uma mistura de definições gráficas Média e Alta para manter a velocidade de fotogramas bem acima dos 60 fotogramas por segundo.
The Elder Scrolls IV: Oblivion Remasterizado
Para Oblivion Remastered estamos a correr a 1080P nos gráficos High com FSR em Balanced para uns sólidos 60+ FPS.
Simulador de Cabras 3
Num ecrã externo, podes correr a 4K com uma mistura de definições gráficas High e Ultra. E, claro, no ecrã interno, a 1080P, podes correr nas definições gráficas Ultra.
DOOM Idade das Trevas
DOOM Dark Ages corre muito bem. A 1080P podes ir até às definições gráficas Ultra Nightmare com FSR Balanced para 60+ FPS.
Considerações finais
Está na altura de resumir a nossa análise da AYANEO AG01. A doca gráfica AYANEO AG01 Starship completou com sucesso a sua viagem inaugural nos nossos testes e é, no geral, uma opção estelar para uma estação de ancoragem eGPU. Vimos um excelente desempenho durante os nossos testes de referência, e isso continuou no jogo no mundo real. Para além do desempenho, a caraterística que mais se destaca é, obviamente, o seu design fora do comum. Faz do AG01 uma peça central no teu ambiente de trabalho, em vez de um monólito sinistro como o GPD G1 ou o ONEXGPU 2. É mais Frota Estelar, menos cubo Borg.
Para além do potente GPU, também tens uma grande variedade de opções de conetividade com suporte para até quatro monitores, ethernet rápida e armazenamento SSD, o que é sempre útil em dispositivos portáteis. Transforma efetivamente o teu dispositivo portátil numa estação de batalha completa… ou numa configuração de secretária produtiva.
Embora existam naves de maior desempenho a patrulhar a galáxia, a base gráfica AYANEO AG01 Starship oferece uma alternativa mais acessível, mantendo-se uma nave de elevado desempenho para o seu preço. Encontra um ponto ideal no cosmos das eGPUs, oferecendo um pacote atraente que está pronto para lançar os teus jogos a novos patamares.
Podes saber mais e comprar a AYANEO AG01 Starship Graphics Dock aqui.
Diário de bordo do capitão Entrada final: Esperamos que este relatório forneça a informação crucial de que necessitas. Se tiveres alguma dúvida sobre a análise do AYANEO AG01 ou se tiveres as tuas próprias ideias sobre esta estação de ancoragem eGPU, deixa-as nos comentários abaixo.

















