Regressamos da nossa recente visita à China com uma amostra do futuro mini PC AYA NEO AM02. Este não é um modelo final de análise do AYANEO AM02, por isso não o estamos a testar na totalidade, é mais uma visão geral com alguns testes de jogos e emuladores.
Vídeo de avaliação do AYANEO AM02
Desembalagem do AYA NEO AM02
Como sempre, começamos com o unboxing para a análise do AYANEO AM02. Em primeiro lugar, os manuais de utilizador estão disponíveis em chinês e inglês. Em seguida, temos o próprio mini PC para jogos AYA NEO AM02. Iremos analisá-lo mais detalhadamente em breve.
A primeira caixa contém um cabo HDMI, um conjunto de parafusos e ferramentas para abrir a caixa. Por baixo, encontra-se uma caixa com um cabo USB tipo C.
A segunda e terceira caixas contêm o carregador e os adaptadores de ficha para o Reino Unido e a Europa. Existem também dois adaptadores USB Tipo C para Tipo A.
AYA NEO AM02 Descrição geral
A seguir, na nossa análise do AYANEO AM02, analisamos mais de perto o mini PC. O AM02 mede cerca de 5,7 x 5,27 x 1,8 (14,6 x 13,4 x 4,8cm) e pesa cerca de 538g.
Na parte superior, existe um botão para abrir a tampa frontal e, no centro, um ecrã tátil de 4 polegadas. Vamos mostrá-lo com mais pormenor daqui a pouco. E à direita está o botão de alimentação.
A parte frontal é aberta com o botão e revela uma porta USB4 Type-C, duas portas USB 3.2 Gen2 e uma tomada de áudio de 3,5 mm.
A parte de trás tem duas portas USB 2, uma porta DisplayPort e uma porta HDMI para até três monitores com a porta USB 4. Para além destas, existem duas portas ethernet, uma de 2,5 Gbps e outra de 1 Gbps. E por último, mas não menos importante, há uma porta USB Tipo C para a alimentação.
O ecrã de 4″ interage com o software AYA Space e pode apresentar informações no ecrã. O ecrã predefinido é o das estatísticas do sistema, que apresenta informações como os Frames por segundo actuais, o TDP, a velocidade da ventoinha, bem como dados da CPU e da GPU. Pode tocar no ecrã para definir o TDP e a velocidade da ventoinha a partir de algumas predefinições.
Deslizar o ecrã muda para um ecrã de data e hora, e deslizar novamente para um ecrã de definições mínimas onde pode desligar o ecrã e definir o nível de volume.
No momento em que esta análise foi efectuada, estas eram as únicas opções disponíveis. Deveria existir uma opção de proteção de ecrã, mas não existe na versão mais recente do AYA Space. Sinceramente, tal como está atualmente, é tudo bastante básico e mais uma novidade que se desgasta rapidamente do que algo de utilidade prática.
Especificações técnicas do AYANEO AM02
Como parte da nossa análise do AYANEO AM02, analisamos as especificações técnicas. Testámos a utilização de energia, mas guardaremos o ruído da ventoinha e as temperaturas para a análise final deste potente mini PC para jogos.
CPU | AMD Ryzen 7 7840HS, 8 núcleos 16 threads até 5,1GHz até 35W TDP |
GPU | AMD Radeon 780M |
RAM | 16GB / 32GB DDR5 5600Mhz |
ARMAZENAMENTO | 512GB / 1TB PCIe 4.0 m.2 2280. Suporta até 8TB |
COMUNICAÇÕES | Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, ethernet de 1 Gbps, ethernet de 2,5 Gbps |
ECRÃ INCORPORADO | Ecrã tátil de 4 |
Nos nossos testes de utilização de energia, obtivemos uma utilização de energia no ambiente de trabalho em inatividade de cerca de 25,6 e, durante a execução do Cinebench, obtivemos um pico de utilização de energia de 89,4.
Jogos
Iremos guardar os benchmarks do sistema e dos jogos para comparação com outros modelos, incluindo o Beelink SER7, assim que recebermos o modelo final. Por isso, nesta parte da análise do AYANEO AM02, como é um mini PC para jogos, vamos ver alguns jogos e, depois, alguns emuladores.
Forza Horizon 5
Para o Forza Horizon 5, estamos a correr a 1080P com uma mistura de definições gráficas médias e altas para nos mantermos acima dos 60 fotogramas por segundo, normalmente a rondar os 70. Funciona muito bem, sem problemas durante o jogo.
Bola Go Mecha
Um novo lançamento aleatório do Xbox Game Pass é o Go Mecha Ball, que está a correr a 4K e obtém uns sólidos 60 FPS. Não é um jogo extremamente exigente, mas funciona muito bem, é adequado como um Mini PC para jogos 4K com jogos ligeiros a alguns jogos de exigência média.
Simulador de Cabras 3
Algo um pouco mais desafiante com o Goat Simulator 3. Estamos a correr a 1440P nas definições gráficas médias. Se quiser, pode baixar para 1080P e aumentar para Alta definição gráfica.
Palworld
Quanto ao Palworld, pode escolher entre gráficos médios 720P e gráficos baixos 1080P. Pessoalmente, prefiro o 720P e gráficos de maior qualidade, mas a escolha é tua. O jogo não está bem optimizado, mas corre suficientemente bem. Mais adiante, na produção dos jogos, o desempenho deverá melhorar.
Desempenho da emulação
O 7840HS é excelente para a emulação num PC de jogos de formato pequeno e vimos que suporta a era da PlayStation 1 sem qualquer problema. Se tiver um monitor portátil 4K, por exemplo, pode aumentar a resolução de renderização interna para 4K e obter imagens melhoradas.
Para a PS2 também não terá problemas, pois em muitos jogos também pode aumentar a resolução de renderização interna. No entanto, com jogos mais exigentes, como o OutRun, não será possível aumentá-lo tanto como os outros.
No que respeita à PS3, também registamos um desempenho muito bom. Há, naturalmente, a habitual acumulação de sombreadores e algumas texturas em falta que surgem durante o jogo. Mas uma vez gerados, os jogos funcionam muito bem.
No caso da Yuzu e da Ryujinx, registamos um desempenho decente. Nem todos os jogos, especialmente os jogos originais, funcionam na perfeição. Mas há um bom número de jogos que pode jogar sem problemas.
E um olhar rápido sobre o emulador da Xbox 360 Xenia. No Project Gotham Racing 2, estamos a obter cerca de 30 fotogramas por segundo na maior parte dos casos. No entanto, existem alguns jogos jogáveis.
Considerações finais
Eis a nossa breve análise do AYANEO AM02. Adoramos o design do AM02, é uma boa mudança em relação aos mini PCs de aspeto simples que normalmente analisamos. O que esperamos é que a exposição seja bem aproveitada pela AYANEO. Ter o Stream Deck como atalhos para abrir software, executar macros, etc., seria uma óptima utilização da funcionalidade. Coisas como a integração de software e notificações, por exemplo, animações quando se recebe um e-mail. Há muitas possibilidades e estamos interessados em ver o que se pode fazer com ele.
Faremos uma análise completa quando o modelo AM02 final estiver disponível. Com os nossos habituais testes de referência aprofundados e comparações com outros modelos que utilizam o processador 7840HS, incluindo o Minisforum UM780 XTX e o Beelink SER7. Se tiveres alguma dúvida, não hesites em perguntar nos comentários.