Análise do AYANEO Pocket DS
-
Design
(4.5)
-
Build Quality
(5)
-
Display
(5)
-
Performance
(5)
-
Features
(4.5)
-
Software
(4)
Resumo
O AYANEO Pocket DS é um poderoso dispositivo portátil Android de ecrã duplo, com um ecrã principal OLED de 7 polegadas a 165 Hz e um LCD secundário de 5 polegadas, tudo equipado com o chip Snapdragon G3x Gen 2 e uma enorme bateria de 8.000 mAh.
Em geral
4.7Comentário do utilizador
( votes)Prós
- Ecrã principal OLED de 7 polegadas e 165 Hz
- Ecrã secundário de 5 polegadas
- Excelente desempenho térmico
- Comparação entre os sticks TMR e os sticks Hall no AYN Thor
Contras
- Mistura de OLED e LCD em comparação com o OLED duplo do AYN Thor
- Não é tão fácil de levar no bolso como o AYN Thor
O segmento dos computadores portáteis com ecrã duplo para jogos Android tem sido muito popular ultimamente com as ofertas da AYANEO e da AYN, bem como com o recém-anunciado computador portátil da Anbernics. Seguindo esta tendência, na nossa análise da AYANEO Pocket DS, vamos analisar mais de perto o que a distingue da AYN.
Vídeo de análise do AYANEO Pocket DS
Visão geral do AYANEO Pocket DS
Vamos começar a análise do AYANEO Pocket DS com uma inspeção minuciosa do mesmo. O dispositivo de jogo Android AYANEO Pocket DS mede cerca de 7,07 x 4,0 x 0,98 polegadas (17,98 x 10,18 x 2,5 cm) e pesa cerca de 540g (1,19 lbs). Além disso, está disponível em três cores: Preto Sombra, Cinzento Retro e Amarelo Estrelado, mostrados aqui.
Em termos de construção, o mecanismo da dobradiça é bastante rígido e permite-te ajustar o ângulo para o que quiseres até 180 graus. É muito robusto e, consequentemente, não se move enquanto jogas.
Ao abrir a tampa, revela o ecrã superior, que é um ecrã tátil OLED de 7″ com uma resolução de 1920×1080 que suporta 60, 90, 120, 144 e 165Hz. Por baixo, na parte inferior, temos um LCD de 5″ com uma resolução de 1024×767 que suporta 60Hz.
De cada lado do ecrã inferior, temos os sticks analógicos duplos TMR, um D-Pad e os botões de jogo habituais. Além disso, existem botões em baixo para SELECT & START, a sobreposição AYA e regressar ao ambiente de trabalho.
Por baixo do ecrã, existe ainda outra fila de botões, incluindo os que permitem aceder aos controlos de ecrã duplo, alternar o modo de desempenho, ligar/desligar e controlar o volume. Passando para o exterior, a parte inferior da unidade portátil tem um leitor de cartões micro SD coberto.
Por fim, a parte superior tem botões de ombro duplos e gatilhos de efeito Hall lineares, botões macro redefiníveis e uma porta USB 3.2 Gen 2 Type-C para dados e carregamento.
AYANEO Pocket DS Look & Feel
A Pocket DS é relativamente confortável de segurar para uma consola de jogos Android. No entanto, reparei que a parte de cima dos manípulos analógicos é bastante pequena. Tendo experimentado isto depois do AYN Thor, que tem topos maiores, parece-me estranho. De facto, também é um pouco maior e mais pesado do que o Thor, o que o torna mais adequado para um bolso de casaco ou mala maior do que para os bolsos das calças de ganga, como o Thor.
Análise da AYANEO Pocket DS Especificações técnicas
Como parte da nossa análise da AYANEO Pocket DS, abordamos as especificações técnicas, bem como os nossos próprios testes de duração da bateria, ruído da ventoinha e temperatura.
| ECRÃ PRINCIPAL | Ecrã OLED 1080P de 7″ com alta taxa de atualização vibrante Dobradiça ajustável em ângulo completo Ângulo máximo de abertura: 180° Resolução: 1920 x 1080 Suporta HDR 150% do volume da gama de cores sRGB 800 nits de brilho máximo 90% da gama de cores DCI-P3 Cinco opções de taxa de atualização: 165Hz / 144Hz / 120Hz / 90Hz / 60Hz |
| ECRÃ SECUNDÁRIO | Ecrã LCD de 5″ com resolução de 1024 x 768 Rácio de aspeto 4:3 256PPI Volume da gama de cores 100% sRGB Brilho máximo de 550 nits |
| CPU/GPU | Plataforma de jogos Snapdragon G3x Gen 2, até 15W Qualcomm Adreno A32 |
| RAM/ARMAZENAMENTO | 8GB+128GB (LPDDR5X 8533Mbps/UFS3.1) 12GB+256GB (LPDDR5X 8533Mbps/UFS 4.0) 16GB+512GB(LPDDR5X 8533Mbps/UFS 4.0) 16GB+1TB (LPDDR5X 8533Mbps/UFS4.0) |
| E/S | 1 x Função completa USB 3.2 Gen 2 Type-C 丨10Gbps 1 x Ranhura para cartão Micro SD 丨100MB/s |
| BATERIA | 8.000mAh, carregamento PD de 40W |
| CORES | ShadowDance Preto / Amarelo estrelado / Cinzento retro |
| TAMANHO | 7,05 x 3,98 x 0,98 polegadas (17,9 x 10,1 x 2,5 cm) |
| PESO | 540g (1.19lbs) |
| SO | Android 13 |
A alimentar tudo isto está uma bateria de 8.000 mAh. Realizámos o nosso habitual teste de duração da bateria com as definições máximas, executando o Antutu em loop, brilho total em ambos os ecrãs, definição de Desempenho MÁX. com as ventoinhas à velocidade máxima. No final, obtivemos uma duração de bateria de 2 horas e 17 minutos. Esta é uma das principais conclusões da nossa análise do AYANEO Pocket DS. A utilização média dependerá, naturalmente, do que estiveres a jogar, mas podes esperar cerca de 6 a 8 horas.
Quanto aos nossos testes de ruído da ventoinha e de temperatura, obtivemos um ruído máximo da ventoinha de 68db, uma média de 43db, e quase inaudível em Low. Além disso, no que diz respeito às temperaturas, funcionou extremamente frio no geral, atingindo apenas cerca de 45°C nas áreas do ecrã.
Análise do sistema AYANEO Pocket DS Benchmarks
Para os nossos testes de referência nesta análise da AYANEO Pocket DS, vamos testar com o ecrã inferior ligado e desligado para ver as diferenças de desempenho. Também o vamos comparar com o AYN Thor, que tem um processador diferente, e com o AYANEO Pocket ACE e o DMG, que têm o mesmo.
Geekbench 6
O Geekbench 6 testa o desempenho single e multi-core do processador. Olhando para os resultados, as pontuações single-core, com ambos os ecrãs ligados, mostram boas pontuações. Curiosamente, vemos uma diferença maior no multi-core em relação ao Pocket ACE e ao DMG, mas pontuações semelhantes às do Thor.
Antutu
O Antutu testa o desempenho geral dos dispositivos portáteis de jogos Android. Aqui, vemos excelentes resultados em ambas as pontuações de ecrã duplo e único, ficando em primeiro lugar em relação ao mesmo CPU Pocket ACE e AYANEO Pocket DMG. É verdadeiramente impressionante!
3DMARK
Para o benchmark 3DMARK Wildlife Extreme, vemos novamente resultados muito impressionantes. Especificamente, há um aumento decente no desempenho em relação ao Pocket ACE & DMG com ambos os ecrãs ligados, e com apenas um ecrã, tem uma vantagem muito confortável sobre eles.
Software AYANEO Pocket DS
Como parte desta análise do AYANEO Pocket DS, também damos uma vista de olhos ao sistema operativo e ao software que o acompanha. A AYANEO Pocket DS corre o Android 13 e tem o seu próprio software de ecrã inicial, o que faz dela uma consola de jogos Android versátil. Este ecrã inicial tem atalhos no topo para as aplicações utilizadas regularmente, e os outros são mostrados abaixo.
Além disso, o seu lançador de jogos, o AYA Space, não mudou muito ao longo do tempo. Podes adicionar a tua coleção de jogos e ROMs aqui e o programa irá listá-los. No entanto, gostaríamos de ver uma funcionalidade de recolha de jogos integrada para completar este software AYANEO.
O software AYA Settings dá-te controlo sobre o dispositivo com ajustes de desempenho, controlador e definições do dispositivo, incluindo a falsificação do dispositivo para desbloquear gráficos melhorados nos jogos. Também podes atualizar o software e o firmware do AYA a partir daqui.
Crucialmente, para tirar partido dos dois ecrãs, existe um menu de fácil acesso com controlos de ecrã duplo para desligar/ligar e bloquear a focagem do controlador em ecrãs individuais. Além disso, a opção Aplicação inicia a aplicação selecionada no ecrã inferior em vez do superior, e a opção "Controlo" configura o brilho individual, os volumes e outras funções comuns.
Jogos para Android
Nenhuma análise da AYANEO Pocket DS estaria completa sem alguns testes de jogos Android. Sabemos que, com base em dispositivos portáteis semelhantes para jogos Android, jogar jogos AAA não será um problema. Por exemplo, experimentámos o nosso conjunto habitual de jogos, incluindo Alien Isolation, Prince of Persia, Horizon Chase e Dungeon Hunter. Tudo correu bem sem qualquer abrandamento.
Claro que, para os jogos que não têm suporte nativo para joystick, tens o software de mapeamento de ecrã incorporado. É muito fácil de configurar e utilizar com uma variedade de jogos. Basta arrastar e largar o respetivo controlo na área do ecrã e estás pronto para começar.
Emulação
A série Snapdragon é excelente para emulação e, por conseguinte, executa praticamente tudo até à era da PlayStation 2 sem esforço. Na maioria dos casos, podes aumentar a resolução de renderização para melhorar os visuais, adicionar ajustes gráficos, etc. Além disso, os controladores gráficos Turnip melhoraram muito no último ano e estamos a ver melhorias especialmente nos emuladores de topo de gama. Vamos dar uma vista de olhos a alguns:
DraStic
Para que os emuladores de dois ecrãs funcionem em ambos os ecrãs, tens de executar a aplicação a partir do ecrã inferior e fazer algumas alterações nas definições para que sejam apresentados corretamente. Quando estiveres a funcionar, por exemplo, não terás problemas em executar o emulador DraStic. Podes até reduzir as definições de desempenho, etc., para aumentar a duração da bateria.
Azahar
Da mesma forma, o emulador de ecrã duplo 3D Azahar funciona muito bem. Mais uma vez, terás de fazer uma pequena configuração para que seja apresentado em ambos os ecrãs. Uma vez configurado, todos os jogos compatíveis funcionam muito bem e podes aumentar a resolução de apresentação para 1080P.
Cemu
O emulador Cemu está numa fase bastante inicial de desenvolvimento, por isso não é muito compatível. Terás de usar uma versão Cemu bifurcada deste emulador para teres suporte de ecrã duplo. No entanto, não há muitos jogos que usem os dois ecrãs, por isso, por agora, não perdes grande coisa.
Vita3K
O emulador Vita3K, como é óbvio, funciona muito bem. Dependendo do jogo e da compatibilidade, podes configurá-lo para uma resolução de renderização de 2 ou 3x para melhorar o aspeto visual. Como resultado, os jogos ficam muito bem neste ecrã.
Éden
Finalmente, o emulador Eden funciona muito bem com os controladores Turnip instalados. Poderás correr muitos jogos à velocidade máxima no modo de ancoragem. Para os jogos originais que não podemos mencionar, correm bastante bem, com muitos definitivamente a velocidades jogáveis. Na verdade, o desempenho geral da emulação é um destaque definitivo desta análise do AYANEO Pocket DS.
Análise da AYANEO Pocket DS Considerações finais
Resume a nossa análise do AYANEO Pocket DS com as nossas considerações finais. No geral, o AYANEO Pocket DS é um fantástico dispositivo portátil para jogos Android. Nos nossos testes de benchmark, por exemplo, vimos alguns resultados de topo contra os mesmos dispositivos com CPU. Penso que o facto de o dispositivo ser fisicamente maior e o seu arrefecimento contribuíram para isso.
Os dois ecrãs de grandes dimensões destacam-se realmente contra o AYN Thor, por exemplo. É realmente agradável jogar nos ecrãs maiores, o que faz com que te sintas como uma consola de jogos Android de primeira qualidade. Mas, claro, com os ecrãs maiores vem uma consola maior. A Pocket DS é um pouco maior do que a Thor e, consequentemente, não tem aquela portabilidade de bolso, sendo mais adequada para um bolso grande de um casaco ou mala.
Portanto, quanto à escolha entre os dois, ambos têm as suas vantagens e desvantagens em termos de desempenho, design, tamanho, portabilidade, etc. Recentemente, tivemos uma discussão popular no Reddit, e não há um vencedor claro decidido nos comentários. Em última análise, trata-se de uma preferência pessoal para este tipo de dispositivo portátil Android para jogos.
Qual é que escolheria? O AYANEO Pocket DS ou o AYN Thor? Deixe-nos saber nos comentários!
