Chat with us, powered by LiveChat

Análise do AYANEO Pocket Micro – Um dispositivo portátil Android de qualidade superior que é um sucesso!

AYANEO Pocket Micro Review
AYANEO Pocket Micro Review
AYANEO Pocket Micro Review
  • Design
    (5)
  • Build Quality
    (5)
  • Display
    (4.5)
  • Performance
    (4.5)
  • Features
    (4)
  • Software
    (4.5)

Summary

The AYANEO Pocket Micro features a surprisingly powerful MediaTek Helio G99 CPU, Mali-G57 MC2 GPU, up to 8GB RAM, and 256GB storage, offering solid performance in a compact aluminum alloy design.

Overall
4.6
Sending
User Review
0 (0 votes)

Pros

  • Premium building quality with CNC aluminium alloy shell
  • Compact & Portable
  • Impressive emulation performance
  • AYANEOs custom software
  • Hall effect joysticks

Cons

  • Lack of 3.5mm headphone port, with strange choice of USB port usage
  • The 3.5″ display may be too small for some users

O AYANEO Pocket Micro, inspirado no Gameboy Advance Micro, traz os jogos baseados no Android para uma pequena consola de jogos com um toque AYANEO. Vamos descobrir na nossa análise do AYANEO Pocket Micro se ele merece o teu dinheiro, enquanto verificamos as suas caraterísticas, o desempenho do sistema, dos jogos e da emulação e o comparamos com outros dispositivos portáteis baseados no Android.

Vídeo de análise do AYANEO Pocket Micro

Visão geral do AYANEO Pocket Micro

Começamos a nossa análise do AYANEO Pocket Micro com uma visão geral da consola de jogos Android. A AYANEO Pocket Micro mede 6,1 x 2,4 x 0,7 polegadas (15,6 x 6,3 x 1,8 cm) e pesa 233g (0,51 lbs). O invólucro é feito de liga de alumínio, o que lhe dá uma sensação de qualidade muito sólida e parece mais pesado do que parece. Com este tamanho, pode ser guardado no bolso, embora possas querer guardá-lo no bolso do casaco ou na mala devido aos sticks analógicos.

Análise do AYANEO Pocket Micro
Visão geral do AYANEO Pocket Micro

O ecrã é um ecrã tátil IPS de 3,5 polegadas sem margens com uma resolução de 960×640. Esta resolução é exatamente quatro vezes superior à do Gameboy Advance original.

Temos os controlos de jogo habituais com sticks analógicos de efeito Hall. Na parte inferior esquerda e direita tens dois pares de botões para SELECT e START, AYA Overlay e Home.

A parte inferior tem uma porta USB Tipo C que suporta USB 2.0 OTG. Falaremos mais sobre isto daqui a pouco. O lado esquerdo tem um leitor de cartões Micro SD coberto, e o lado direito tem alguns botões macro.

AYANEO Pocket Micro Vista superior
AYANEO Pocket Micro Vista superior

A parte superior tem um par de botões de ombro e de gatilho de cada lado. No centro, à direita, tens um botão de alimentação com leitor de impressões digitais integrado e botões de volume.

AYANEO Pocket Micro comparado com GBA Micro
AYANEO Pocket Micro comparado com GBA Micro

Pensei que tinha o GBA Micro vermelho e dourado para comparação, mas afinal tinha o prateado 🙂 Podes ver alguma inspiração na forma e com os botões SELECT e START nos lados curvos. Tal como o AYANEO Pocket DMG, não pretende ser uma réplica, mas sim um design inspirado.

A porta micro USB de bolso AYANEO

Gostaríamos de mencionar a porta USB Type-C porque a achámos um pouco estranha. A porta USB pode ser utilizada para carregar o Micro como padrão. Mas se quiseres ligar uma unidade flash USB ou utilizar uma tomada de áudio Type-C para 3,5 mm, tens de desligar o gamepad interno através das definições.

Isto significa que não é possível utilizar armazenamento externo ou auscultadores com fios enquanto jogas, uma vez que o gamepad está desligado. Não existe uma porta de áudio de 3,5 mm como a que encontras em quase todos os dispositivos de jogos Android. É claro que podes utilizar auscultadores Bluetooth sem qualquer problema, mas achámos toda a configuração um pouco dececionante. Vejo todos os dias pessoas que continuam a utilizar auscultadores com fios nos seus telemóveis e dispositivos portáteis.

Especificações técnicas do AYANEO Pocket Micro

A seguir, na nossa análise do AYANEO Pocket Micro, analisamos as especificações técnicas e efectuamos os nossos próprios testes de duração da bateria, ruído da ventoinha e temperatura.

CPUMediaTek Helio G99
2x Arm Cortex-A76 até 2,2GHz
6x Arm Cortex-A55 até 2,0GHz
GPUArm Mali-G57 MC2
RAM6GB LPDDR4x
8GB LPDDR4x
ARMAZENAMENTO128GB UFS 2.2
256GB UFS 2.2
COMUNICAÇÕESWi-Fi 5
Bluetooth 5.2
VISUALIZAREcrã tátil IPS de 3,5″ sem margens
Resolução de 960×640
330 PPI
400 nits
Relação de ecrã 3:2
Cobertura 100% sRGB / Volume 115% sRGB
DIMENSÕES6,1 x 2,4 x 0,7 polegadas (15,6 x 6,3 x 1,8 cm)
PESO233g (0.51 lbs)

A alimentá-lo está uma bateria recarregável de 2.600mAh. Para testar a duração da bateria, executámos o teste de referência Antutu em loop, com brilho total e com a definição do modo Desempenho. Obtivemos uma duração da bateria de 3 horas. A utilização média da bateria será de até 6 horas, dependendo das aplicações que estiveres a executar.

AYANEO Mico térmico de bolso
AYANEO Mico térmico de bolso

Nos nossos testes de ruído da ventoinha e temperatura, também realizados com o Antutu, tivemos de encostar o ouvido à grelha da ventoinha para ouvir se a ventoinha estava a rodar. Não serias capaz de ouvir a consola de jogos Android numa área de escritório normal, e mesmo numa sala silenciosa é difícil ouvir alguma coisa. Quanto às temperaturas, obtivemos 46°C, principalmente provenientes do ecrã e não da grelha de exaustão.

Referências de sistema

AYANEO Pocket Micro 3DMARK Benchmark
AYANEO Pocket Micro 3DMARK Benchmark

Como sempre acontece com os dispositivos portáteis para jogos Android, fizemos alguns testes de referência para descobrir o seu desempenho e compará-lo com outros dispositivos portáteis, como parte da nossa análise do AYANEO Pocket Micro. Infelizmente não dispúnhamos de outros dispositivos G99, por isso incluímos alguns dispositivos semelhantes de desempenho popular, bem como o dispositivo portátil Pocket S da AYANEO, de preço e desempenho superiores.

Geekbench 5

AYANEO Pocket Micro GEEKBENCH 5 COMPARAÇÃO DE MARCAS
AYANEO Pocket Micro GEEKBENCH 5 COMPARAÇÃO DE MARCAS

O Geekbench 5 testa o desempenho de um e vários núcleos do CPU. Comparado com o Retroid Pocket 2S, de preço muito inferior, e com o RG Cube, de preço similar, vemos um desempenho próximo ao esperado. Muito mais alto que o Pocket 2S com 43% de diferença, e abaixo do Anbernic RG Cube com uma diferença de 14% no desempenho de um só núcleo.

Geekbench 6

Para o Geekbench 6, infelizmente não temos resultados para o Pocket 2S. Mas podemos ver uma diferença de cerca de 16% no desempenho entre o RG Cube e o AYANEO Pocket Micro para um único núcleo, e cerca de 19% para o multi-core.

AYANEO Pocket Micro GEEKBENCH 6 COMPARAÇÃO DE MARCAS
AYANEO Pocket Micro GEEKBENCH 6 COMPARAÇÃO DE MARCAS

Antutu

Com o Antutu, que realiza uma variedade de testes para o uso diário de um dispositivo Android, vemos novamente o Pocket Micro no meio dos três. Há um aumento de 56% de diferença em relação ao Pocket 2S e 15% de diferença em relação ao RG Cube.

AYANEO Pocket Micro ANTUTU COMPARAÇÃO DE MARCAS
AYANEO Pocket Micro ANTUTU COMPARAÇÃO DE MARCAS

3DMARK

E no nosso teste final com o 3DMARK. No Slingshot, vemos aumentos decentes no desempenho em relação ao 2S, mas uma diferença maior de 33% em relação ao RG Cube. E para o benchmark Wildlife Extreme, vemos novamente uma boa diferença entre o Pocket 2S e cerca de 48% de diferença para o RG Cube.

AYANEO Pocket Micro 3DMARK COMPARAÇÃO DE MARCAS
AYANEO Pocket Micro 3DMARK COMPARAÇÃO DE MARCAS

Resumo da referência

No geral, vemos bons resultados para o AYANEO Pocket Micro. Ultrapassa o Retroid Pocket 2S, que tem uma diferença de preço 35% inferior, mas vemos o Anbernic RG Cube a ganhar com um desempenho superior e um custo inferior de cerca de 15% de diferença. O RG Cube pode ter um custo mais baixo e um desempenho superior, mas a qualidade geral não é de primeira qualidade, ao contrário do dispositivo de jogos Android AYANEO Pocket Micro.

Visão geral do AYANEO Pocket Micro OS

Continuando a nossa análise do AYANEO Pocket Micro, damos uma breve olhada no sistema operacional e no software incluído no dispositivo portátil Android para jogos. O dispositivo portátil Android da AYANEO corre o sistema operativo Android 13 e é fornecido com as habituais aplicações Android, incluindo a Google Play Store e o software Home personalizado da AYANEO.

AYANEO Pocket Micro Frontend
AYANEO Pocket Micro Frontend

Com o software AYA Home tens acesso a uma interface para jogos, bem como a uma série de definições para o sistema operativo e o dispositivo. Terás de configurar a interface de ROM de jogos, o que pode demorar algum tempo, mas vale a pena.

E com o AYA Overlay, com um toque do teu dedo tens acesso fácil a uma série de informações, como o FPS, a temperatura e a velocidade da ventoinha. Além de atalhos para alterares os modos de desempenho, as definições do controlador e muito mais.

AYANEO Pocket Micro Overlay
AYANEO Pocket Micro Overlay

Tal como os outros dispositivos portáteis da AYANEO, o seu software oferece um aspeto e uma utilização mais premium do que os de outros fabricantes, como a Anbernic, a AYN e a Retroid.

Jogos para Android

Experimentámos alguns jogos Android portáteis como parte desta análise do AYANEO Pocket Micro. Com o processador de desempenho inferior ao do AYANEO Pocket S, consegues jogar um número razoável de jogos.

E para os jogos que não são compatíveis com os comandos, podes utilizar o software de mapeamento de ecrã incorporado. Acede a ele a partir da sobreposição e arrasta simplesmente os ícones para as respectivas áreas no ecrã com as quais pretendes simular as pressões no ecrã. É rápido e fácil de configurar e utilizar, como deve ser.

Mapeamento de ecrã micro de bolso AYANEO
Mapeamento de ecrã micro de bolso AYANEO

Desempenho da emulação

A seguir, na nossa análise do AYANEO Pocket Micro, testámos emuladores para sistemas mais antigos e mais recentes. Na verdade, ficámos muito surpreendidos com o desempenho da emulação do AYANEO Pocket Micro. Com base no desempenho do processador, tínhamos uma expetativa geral de quais emuladores funcionariam bem. Mas fica atento a alguns resultados impressionantes.

Neo DriftOut no AYANEO Pocket Micro
Neo DriftOut no AYANEO Pocket Micro

Naturalmente, todas as tuas consolas, computadores e dispositivos portáteis de 8, 16 e 32 bits vão funcionar muito bem. Sempre que possível, podes aumentar a resolução de renderização e adicionar melhorias gráficas, etc.

PPSSPP

O PPSSPP é um excelente emulador e conseguimos definir a resolução de renderização para 3x, sem saltar fotogramas, com filtragem anisotrópica de 16x e alguns outros ajustes no God Of War. Conseguimos uns sólidos 60 FPS, o que é ótimo de se ver.

AetherSX2

No Aether SX2, o nosso jogo de eleição, OutRun, era infelizmente impossível de jogar mesmo com metade da resolução de renderização. Tivemos mais sorte com o Gran Turismo 3 com metade da resolução de renderização. Dependendo do grau de exigência do jogo, podes ir até 0,75 ou 1x a resolução nos jogos inferiores.

Citra

Obtivemos resultados decentes com o emulador Citra. Experimentámos uma série de jogos e muitos ficaram perfeitamente jogáveis. Há algumas quedas de fotogramas e desfasamentos na cache de sombreamento em jogos mais exigentes, mas no geral foram jogáveis!

Vita3K

O nosso jogo trippy TxK no emulador Vita3K correu na perfeição e pudemos aumentar a resolução de renderização para 2x. Com o Street Fighter X Tekken, tivemos de correr com uma resolução normal e, no geral, registámos boas velocidades de fotogramas com alguns atrasos ocasionais no armazenamento em cache, o que é impressionante!

Yuzu

O nosso último emulador é o YuZu, agora descontinuado. Com uma resolução de 1x no Cruisn’ Blast, consegue uma média de 30 a 40 fotogramas por segundo, o que, tendo em conta o processador, é muito bom. Se baixares a resolução para metade, podemos chegar aos 50 fotogramas por segundo. Não esperes que muitos jogos joguem tão bem, mas podes obter alguns resultados decentes em jogos menos exigentes.

Considerações finais

Está na altura de resumir as nossas ideias na nossa análise do AYANEO Pocket Micro. Antes de pôr as mãos no AYANEO Pocket Micro, não tinha a certeza se este seria um dispositivo portátil Android que valesse a pena. Mas, depois de passar algum tempo com ele, as minhas impressões levaram a que fosse um dispositivo portátil a considerar. Eis porquê.

Emulação de arcadas no AYANEO Pocket Micro
Emulação de arcadas no AYANEO Pocket Micro

Começa pelo desempenho. Apesar de ter um processador de gama baixa, faz um excelente trabalho! Vimos um bom desempenho nos benchmarks, embora não tão bom como o Anbernic RG Cube, de custo inferior. Mas ao correr emuladores vimos um desempenho decente para a PS2, Citra e YuZu, e óptimos resultados com o Vita3K.

A qualidade mais premium em termos de aspeto e toque é o que distingue o AYANEO Pocket Micro do cubo Anbernic RG. Tens uma estrutura de liga de alumínio CNC no Micro, em comparação com uma estrutura de plástico no Cube. Também tens o software AYA que funciona muito bem e tem um aspeto fantástico.

Uma coisa que tenho de mencionar é o tamanho do ecrã, com 3,5″, que é um pouco pequeno. Enquanto configurava todos os emuladores e jogava alguns jogos, tive dificuldade em ler algum texto, especialmente nos sistemas emulados mais modernos. Quando chegas a uma certa idade, os teus olhos já não se adaptam tão bem a ecrãs pequenos e a texto pequeno. Por isso, é algo a ter em conta e talvez queiras optar por um ecrã maior.

Zona de fantasia no AYANEO Pocket Micro
Zona de fantasia no AYANEO Pocket Micro

Com isto em mente, podemos recomendar o AYANEO Pocket Micro para os teus requisitos de jogos retro mais antigos, digamos até à era da PlayStation. E para os sistemas mais recentes, os teus resultados podem variar em termos de desempenho, mas há definitivamente margem para os desfrutares se a tua visão o permitir. Além disso, o tamanho e o formato são óptimos para levar no bolso do casaco ou na mala, em termos de portabilidade. Se estás à procura de um dispositivo portátil Android de bolso para jogos retro, o AYANEO Pocket Micro é uma excelente opção!

Podes saber mais e comprar o teu AYANEO Pocket Micro aqui.

Com isto concluímos a nossa análise do AYANEO Pocket Micro. Se tiveres alguma dúvida sobre o produto, não hesites em perguntar nos comentários abaixo e teremos todo o gosto em responder.

Email

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.