Revisão
-
Build Quality
-
Performance
-
OS
Resumo
Um dos melhores Mini PCs para jogos do momento!
Overall
5User Review
( votes)Pros
- Lida com jogos AAA recentes sem problemas
- Pode reproduzir emuladores de consolas mais avançadas
- Jogos com uma resolução respeitável de 1080P com definições gráficas de grande qualidade
Cons
- Não é suficientemente rápido para todos os jogos a 4K
Temos uma nova análise do DroiX Stheno F5 para si!
Mini PC para jogos DroiX Stheno F5 é, para simplificar, uma configuração de jogos impressionante e de elevado desempenho. Com um processador Intel i5-9300H Quad Core e uma placa gráfica dedicada Nvidia GeForce GTX 1650, pode desfrutar dos melhores jogos AAA com definições visuais fantásticas!
O Mini PC com Windows está disponível em três versões de RAM DDR4 e M.2 PCI-e NVMe Configurações de armazenamento SSD; 16GB/256GB, 16GB/512GB e um enorme 32GB/1TB. Existe espaço no interior para adicionar um HDD/SSD interno de 2,5″ para aumentar a capacidade de armazenamento.
Vídeo de Avaliação do DroiX Stheno F5
No nosso resumo da gama de Mini PCs para jogos, este é um dispositivo que se destaca?
DroiX Stheno F5 Unboxing
Em primeiro lugar, temos um guia do utilizador, que está totalmente em inglês e que o colocará a funcionar num instante. Existe o minicomputador Stheno F5, que analisaremos com mais pormenor em breve. Inclui um bloco de alimentação e um cabo. Incluiremos o adaptador correto para o seu país. E por último, mas não menos importante, um cabo HDMI para ligar ao seu televisor ou monitor.
DroiX Stheno F5 Visão Geral
O F5 mantém um aspeto elegante e limpo, com apenas um botão de alimentação na parte da frente. Mede 8,6 x 7,6 x 1,5 polegadas (22 x 19,5 x 4 cm)
Na parte de trás encontram-se todas as portas.
Segue-se a porta da fonte de alimentação e uma porta USB tipo C. É ideal para ligar periféricos de alta velocidade. Existem DisplayPort 1.4 e HDMI 2.0, para ligação ao televisor ou monitor.
Para além destas, existem duas portas USB 2 e quatro portas USB 3. Existe uma Gigabit ethernet de alta velocidade para uma transferência de dados rápida e fiável. E, por fim, existe uma porta para auscultadores de 3,5 mm
A conetividade sem fios é portátil com 802.11 WiFi e Bluetooth.
Stheno F5 Internals
Se olharmos para o interior, podemos ver as duas ventoinhas e o exaustor para manter os componentes internos frescos e com bom desempenho em cargas elevadas.
Existe espaço no interior para instalar o seu próprio disco rígido de 2,5″ ou SSD, como já fizemos, para armazenamento adicional.
Por baixo, pode também atualizar a RAM e o SSD, se necessário.
Especificações técnicas do Stheno F5
CPU | Intel Core™ i5-9300H |
CORES | 4 |
ROSCAS | 8 |
FREQUÊNCIA MÁXIMA | 4,10 GHz |
GPU | NVIDIA GeForce GTX 1650 |
RAM | 4GB GDDR5 |
FREQUÊNCIA MÁXIMA | 1665 Mhz |
RAM | 16GB/32GB |
ARMAZENAMENTO | 256GB/512GB/1TB M.2 SSD PCI-e NVMe, compartimento de 2,5″ para HDD/SSD |
LAN | Adaptador Ethernet 10/100/1000M (RJ45) |
WIFI | Módulo 802.11a/ac/b/g/n – Banda dupla |
E/S | 4x Porta USB Tipo A 3.0; 2x Porta USB Tipo A 2.0; 1x USB Tipo C |
VÍDEO | 1x porta HDMI 2.0 (4K@60Hz) ; 1x porta DisplayPort 1.4 (4K@60Hz) |
ÁUDIO | 1x porta HDMI 2.0 (4K@60Hz) ; 1x porta DisplayPort 1.4 (4K@60Hz) |
O Stheno F5 inclui um processador Intel Core™ i5-9300H com 4 núcleos e 8 threads a funcionar até 4,10 Ghz. Os gráficos estão equipados com uma placa gráfica integrada Intel UHD Graphics 630 e uma placa gráfica dedicada Nvidia GeForce GTX 1650. O Windows alternará entre os dois conforme e quando necessário, por exemplo, a GeForce 1650 é utilizada para jogos. Isto ajuda a conservar a energia e a poupar nas contas de eletricidade.
Há uma escolha de três opções de RAM e armazenamento: 16 GB e 256 GB e 16 GB e 512 GB. E, finalmente, uma enorme RAM de 32 GB DDR4, canal duplo, 2.666 MHz e 1 TB de memória M.2 SSD PCI-e NVMe
Visão geral do Windows
O F5 vem com uma versão totalmente licenciada do Windows 10 Professional, que lhe dá acesso a todas as actualizações mais recentes e acesso total à Windows Store para descarregar qualquer software e actualizações.
Com a Nvidia GeForce, tem todas as opções como num computador de secretária de tamanho normal, com acesso à GeForce Experience. Isto irá otimizar automaticamente as definições dos seus jogos para as especificações deste Mini PC. Também pode fazer capturas de ecrã, gravar vídeos, transmitir e muito mais.
Análise do DroiX Stheno F5: Parâmetros de referência
Vamos começar por mostrar alguns benchmarks na nossa análise do DroiX Stheno F5, para ver o desempenho deste Mini computador.
PassMark
Primeiro, vamos dar uma vista de olhos ao PassMark, que dá uma indicação geral do desempenho, testando o processador, os gráficos 2D e 3D, a memória RAM e a velocidade do disco.
A pontuação de 3,437 é muito boa. Em todos os testes, podemos ver grandes velocidades para gráficos 3D, memória e velocidade de disco, o que é perfeito como um Mini PC para jogos
PCMark
Em seguida, executamos o PCMark, que testa o desempenho de tarefas quotidianas, desde navegação na Web, reprodução de multimédia, edição de fotografias, renderização de gráficos e muito mais.
Como nota, devido à forma como o PCMark funciona com duas placas gráficas, alguns dos testes não puderam ser efectuados, o que resulta numa pontuação mais baixa do que o habitual.
Apesar de alguns testes não terem sido efectuados, o F5 continua a obter uma excelente pontuação de 5.043. Comparando isto com o GPD Win 3, que tem um processador i7, as pontuações são quase idênticas, pelo que se pode ter uma boa ideia do excelente desempenho do F5.
3DMark
Analisando mais detalhadamente o desempenho para jogos, executámos o 3DMark, que testa o processador e os gráficos.
O TimeSpy tem uma pontuação impressionante de 3.491. Em comparação, o GPD Win 3 obteve apenas 1.791 pontos, pelo que existe uma grande diferença no desempenho para jogos, com o F5 a ser muito superior.
DiskMark
Terminaremos os testes de referência do sistema com o DiskMark, que testa o desempenho. Estamos a testar a unidade M.2 incluída SSD PCI-e NVMe aqui e não o disco rígido de 2,5.
Os resultados de cerca de 1400 MB por segundo são muito bons. Isto ajuda muito em tudo, desde o arranque mais rápido do Windows até aos tempos de carregamento dos jogos.
Visão geral dos jogos
Agora vamos ao que interessa, os jogos!
Começamos com o Street Fighter 5, que tem um benchmark incorporado e algumas sequências de luta espectaculares. Estamos a correr a 1080p com tudo no máximo. Como pode ver, a taxa de fotogramas mantém-se praticamente constante nos 60 fotogramas por segundo, com descidas quase imperceptíveis para 59,9 de vez em quando.
Para o Forza Horizon 4, começámos por utilizar as definições gráficas recomendadas pela GeForce a 1080p, ou seja, uma mistura de definições médias, altas e ultra para obter um bom equilíbrio entre desempenho e efeitos visuais.
O parâmetro de referência regista uma média impressionante de 78 fotogramas por segundo. Com uma mínima de 68 e uma máxima de 93. Portanto, dentro dos parâmetros de um mínimo de 60 FPS.
Alterámos as definições gráficas para as definições Ultra predefinidas do Forza e executámos o mesmo teste de referência que anteriormente. Isto altera algumas das definições, tais como Médio para Alto e Alto para Ultra. O parâmetro de referência regista uma média ainda muito impressionante de 76 fotogramas por segundo, com um mínimo de 64 e um máximo de 93. Mas lembre-se de que este é um valor de referência definido, pelo que o desempenho real em jogos pode ser um pouco inferior.
Embora não seja uma referência totalmente exacta, uma vez que as cenas podem variar um pouco de cada vez que é executada, podemos ter uma boa visão geral do desempenho. Estamos a utilizar uma mistura de definições, maioritariamente Muito Alta e algumas definições Alta e Ultra, a 1080p. Os fotogramas por segundo estão fixados em cerca de 60 e mantêm-se assim durante a maior parte do tempo. Há pequenos desvios de vez em quando, durante cenas muito movimentadas, mas nada que estrague o jogo.
E terminamos os jogos com Total War Saga TROY, depois disto temos alguns emuladores a funcionar, por isso continuem a ver! Total War está a correr nas definições Ultra predefinidas do jogo a 1080p, o que implica requisitos de sistema muito elevados. Obtemos uma pontuação média de 33 fotogramas por segundo, o que é muito bom tendo em conta os requisitos. Comparando-o com o i7 GPD Win 3, que obteve apenas 19 pontos, é possível ver uma diferença notável no desempenho.
Visão geral dos emuladores
Agora vamos à parte dos jogos retro da nossa análise do DroiX Stheno F5. Como este mini PC tem especificações elevadas, pode desfrutar de tudo, desde sistemas de 8 a 32 bits, sem qualquer problema. Por isso, não vamos gastar muito tempo com elas e, em vez disso, vamos testar algumas consolas de topo de gama.
PlayStation Portable
Começando com a PlayStation Portable e God of War. Aumentei as definições gráficas para melhorar a qualidade num monitor. Como pode ver, a taxa de fotogramas está praticamente fixada nos 60FPS. Já vimos este jogo ter dificuldades noutros dispositivos retro devido à falta de potência, mas no F5 não há problema.
PlayStation 2
A emulação da PlayStation 2 também é muito boa, com alguns melhoramentos nos gráficos para ficarem mais bonitos num monitor. Os jogos correm a toda a velocidade sem problemas e, como tal, é provável que possa passar algum tempo a ajustar as definições para obter uma qualidade visual ainda maior.
PlayStation 3
Num esforço inútil para aprender a jogar jogos de skate, estou a testar novamente o Skate 3 🙂 O F5 lida melhor com o PlayStation 3 do que eu esperava, com uma geração de cache de sombreamento quase impercetível, em comparação com o Win 3, que tinha um atraso percetível na geração de cache de sombreamento. Isto não será igual para todos os jogos, especialmente nesta fase de desenvolvimento do emulador. Mas é possível ter uma excelente ideia do desempenho.
Xbox 360
Terminamos os emuladores com um olhar sobre a emulação da Xbox 360. O emulador está em desenvolvimento e, como tal, nem todos os jogos funcionam, mas há alguns que são muito jogáveis, como o Trials HD. Como se pode ver, o desempenho é muito bom, tendo em conta que o emulador está numa fase inicial. Estou ansioso por ver o desempenho do emulador no futuro, uma vez que deverá funcionar muito bem no F5.
DroiX Stheno F5 Análise: Resumo
Após esta análise do DroiX Stheno F5, para simplificar, é um dos melhores Mini PCs para jogos do momento. Como se pode ver pelos vários testes de referência e imagens de jogo, consegue lidar com jogos AAA recentes sem problemas. E também pode reproduzi-los a uma respeitável resolução de 1080P com definições gráficas de grande qualidade. Poderá optar por jogos em 4K, mas terá de baixar as definições. Pessoalmente, prefiro ficar com 1080P.
Este mini PC é ótimo como sistema de jogos autónomo e perfeito se quiser um segundo PC para jogos na sala de estar. Com o seu formato pequeno, pode ficar escondido atrás do televisor ou ocupar muito pouco espaço na secretária, por exemplo.
Onde comprar o DroiX Stheno F5
Esperamos que esta análise do Stheno F5 tenha sido útil para si. Pode obter mais informações e comprar o Stheno F5 aqui ou clicar na ligação Comprar agora abaixo.