Análise do Geekom A8
-
Design
-
Build Quality
-
Performance
-
Features
Resumo
O mini PC Geekom A8 é um mini PC de alto desempenho com processadores AMD Ryzen, armazenamento SSD muito rápido e suporte para até quatro ecrãs. É excelente para o teu trabalho em casa e no escritório, e também não é mau para jogar!
Overall
4.5User Review
( votes)Pros
- Processadores AMD Ryzen 7 8845HS e Ryzen 9 8945HS de alto desempenho
- Suporte para até quatro ecrãs
- Armazenamento SSD muito rápido
Cons
- A ventoinha é bastante ruidosa, com 67dB
Esta é a primeira vez que analisamos um mini PC Geekom, por isso estamos interessados em ver como se comporta em relação aos outros. Na nossa análise do Geekom A8, abordamos o unboxing e a visão geral, uma gama aprofundada de benchmarks de sistema e de jogos, bem como a utilização na vida real para comparação.
Desembala o Geekom A8
Começamos a nossa análise do Geekom A8 com um breve unboxing. Dentro da caixa está o Geekom A8, que veremos mais de perto em breve. Por baixo, encontra um guia de início rápido que mostra como configurar o mini PC.
A seguir, há um cabo HDMI para ligar ao teu ecrã. Inclui um bloco de alimentação e um cabo de alimentação com uma ficha localizada para o teu país. E por último, mas não menos importante, uma placa de montagem VESA para fixar o A8 na parte de trás do teu ecrã.
Visão geral do Geekom A8
A seguir, na nossa análise do Geekom A8, analisamos mais de perto o próprio minicomputador. O Geekom A8 mede cerca de 4,42 x 4,42 x 1,45 polegadas (11,24 x 11,24 x 3,7 cm) e pesa 432g. É feito de uma caixa de alumínio com acabamento metálico que fica bem no teu ambiente de trabalho.
Na parte da frente estão duas portas USB 3.2 Gen 2 Tipo A, uma porta para auscultadores de 3,5 mm e o botão de alimentação.
O lado esquerdo tem uma ranhura para cartões SD de tamanho normal, que é sempre preferível a uma ranhura para cartões Micro SD.
Na parte de trás, da esquerda para a direita, tens a entrada de alimentação, uma porta USB 4 Gen 3 Type-C e, por baixo, a primeira de duas portas HDMI 2.0. Segue-se uma porta ethernet de 2,5 Gbps. De seguida, temos uma porta USB 3.2 Gen 2 Tipo A e uma boa e velha porta USB 2.0 Tipo C. À direita destas encontra-se uma porta USB 3.2 Gen 2 Type-C e a segunda porta HDMI 2.0.
Com a utilização das duas portas HDMI e 2 portas USB Type-C, podes utilizar até quatro monitores com suporte para uma resolução até 8K, o que é muito impressionante.
A porta USB 4 Gen 3 suporta até 40Gbps, até 15W PD 3.0 e dispositivos externos, incluindo SSDs e eGPUs, como a estação de ancoragem GPD G1 eGPU. Iremos verificar uma eGPU mais tarde na análise.
Especificações técnicas do Geekom A8
Existem dois modelos de Geekom A8. O primeiro com os processadores AMD Ryzen 7 8845HS e o segundo com os processadores AMD Ryzen 9 8945HS. Ambos vêm com a GPU AMD Graphics 780M que já vimos em muitos mini PCs e PCs de jogos portáteis, como o GPD WIN MAX 2 2024. Estamos a analisar o modelo 8945HS com 32GB de RAM e 2TB SSD.
Inclui 32GB de RAM DDR5 5600 MT/s (até 64GB suportados) e opções de 1TB ou 2TB M.2 2280 SSD PCIe Gen 4. Para as comunicações, dispõe de Wi-Fi 6E rápido, Bluetooth 5.2 e ethernet de 2,5 Gbps.
Nos nossos testes de utilização de energia obtivemos uma utilização inativa de cerca de 4,6 W, e ao executar o benchmark Cinebench num loop obtivemos um máximo de 78,4 W.
Também testámos o ruído da ventoinha e a temperatura durante a execução do Cinebench. Obtivemos um ruído máximo da ventoinha de 67 dB e uma temperatura máxima de 65 °C. O sistema de arrefecimento IceBlast 1.5 faz um excelente trabalho ao manter os componentes internos frios, mas o resultado final é que a ventoinha é bastante barulhenta e será definitivamente notada se trabalhares com software mais exigente num escritório silencioso, por exemplo.
Referências de sistema
Como parte da nossa análise do Geekom A8, vamos comparar o mini PC AMD com a geração anterior da série 7840HS de CPU. Além disso, em comparação com o novo CPU 8840U encontrado em portáteis para jogos como o GPD WIN MAX 2 2024. Todos eles têm o GPU 780M, por isso não esperamos grandes diferenças no desempenho do GPU, mas veremos diferenças no desempenho do CPU.
PassMark
Começamos os benchmarks com o PassMark, que realiza uma série de testes na CPU, GPU, RAM e armazenamento. Obtivemos uma pontuação de 8327,0 no 1º lugar, o que é muito impressionante. Para a CPU, RAM e SSD obtemos pontuações muito elevadas. E para gráficos 2D e 3D obtemos pontuações médias a altas, mas lembra-te que a 780M é uma GPU integrada, e uma pontuação muito respeitável.
PCMark
O PCMark testa as tuas utilizações diárias normais de um PC, desde a navegação na Web, videoconferência, trabalho com documentos de escritório até à edição e renderização de imagens.
Obtivemos uma pontuação de 7,469, o que é bastante bom. Em geral, vemos resultados muito bons na utilização quotidiana, na produtividade e na criação de conteúdos digitais. O UM780 XTX ganha aqui por uma grande margem.
Cinebench R23
A seguir, nos nossos testes de referência, temos o Cinebench R3, que testa o desempenho de um e vários núcleos do CPU. Obtivemos pontuações de 1.782 e 15.778 para o Geekom A8, respetivamente. Fica perto da média para um único núcleo e não muito longe do primeiro lugar do Minisforum UM780 XTX.
3DMARK
O nosso último benchmark de sistema é o 3DMark, que testa a CPU e a GPU a trabalharem em conjunto. Não se trata apenas de jogos, uma GPU forte é ideal para edição de imagem e vídeo, por exemplo.
Em Time Spy obtivemos 3.242, em Fire Strike 7.715 e em Night Raid 27.934. Todas as três pontuações estão em torno da média, especialmente quando comparadas com outros dispositivos que utilizam a GPU Radeon 780M.
Comparativos de jogos
Se tiveres um bom GPU, não resistimos a alguns benchmarks de jogos! Estamos novamente a comparar os mesmos dispositivos em 720P, 1080P, 1440P e 4K para a análise do Geekom A8.
Forza Horizon 5
Para o Forza Horizon 5, estamos a utilizar as definições gráficas Muito baixas. Ao longo das quatro resoluções, obtemos uma mistura de valores acima e abaixo da média. Vemos o valor mais elevado de 159 fotogramas por segundo no A8, o que é ótimo!
Shadow of the Tomb Raider
Estamos a executar o Shadow of the Tomb Raider nas definições gráficas mais baixas. Em geral, o desempenho é inferior ao esperado em comparação com os outros modelos. Isto pode dever-se a diferenças nas versões dos controladores gráficos, uma vez que já notámos diferenças semelhantes no passado neste jogo.
Street Fighter VI
Para levares o Geekom A8 aos limites, estamos a correr com as definições gráficas mais elevadas. Na maior parte dos casos, vemos um desempenho médio em comparação com os dispositivos Beelink e GPD,
Comparações da estação de ancoragem EGPU
Como o Geekom A8 tem uma porta USB 4, podemos ligá-lo a uma eGPU, como a estação de ancoragem GPD G1 2024 eGPU. Isto dará ao mini PC um enorme impulso no desempenho gráfico, o que não só é ótimo para jogos, como também é perfeito para tarefas como a edição de imagem e vídeo.
Podemos ver que uma vez que a AMD Radeon 780M iGPU está fora de cena, o CPU Geekom A8 funciona muito bem com a eGPU. Tem um desempenho muito superior ao de outros dispositivos quando ligado via USB. Continuas a obter o melhor desempenho de uma porta OcuLink, mas o A8 infelizmente não a tem.
Desempenho em jogos
Fizemos os testes de referência na nossa análise do Geekom A8, mas e os jogos a sério? Com que resoluções e definições gráficas podes jogar jogos de forma realista?
Horizonte Oeste Proibido
Há algumas combinações diferentes de definições gráficas que podes jogar. Escolhi a definição gráfica 720P Medium. Limitei-o a 30 FPS e activei o AMD FSR 2.2 Balanced para proporcionar uns sólidos 30+ FPS mesmo em cenas mais movimentadas.
Cavalo Marinho 2
Para obteres mais de 60 FPS, optei por 720P nas definições gráficas altas. Assim, não terás problemas de desempenho. Se quiseres, podes passar para 1080P e baixar os gráficos.
Homem Aranha
Optei por 720P nas definições gráficas baixas e limitei a 30 fotogramas por segundo. Normalmente, podes ir um pouco mais alto, mas penso que a versão do controlador gráfico que estava a utilizar teve alguns problemas com este jogo.
Simulador de Cabras 3
Escolhi 720P com definições gráficas médias e limitei a 30 fotogramas por segundo. Podias baixar as definições gráficas e aumentar para 60, mas há uma diferença notável na qualidade gráfica entre Baixa e Média que vale a pena manter na Média.
Hades II
Podes correr este excelente jogo a 4K nas definições gráficas elevadas a 60+ FPS sem problemas. Que dias felizes!
Desempenho da emulação
Sabemos que, com a unidade portátil 8840U, verificámos um excelente desempenho de emulação até às gerações mais recentes. Todos os teus jogos da era 8-bit até à PS2 vão funcionar perfeitamente. Na maioria dos casos, se o emulador o suportar, podes aumentar a renderização interna da resolução da consola original até 1080P e até 4K. Além disso, podes adicionar uma variedade de ajustes gráficos para melhorar o aspeto visual e torná-lo realmente fantástico! Vamos ver como se comportam alguns dos sistemas mais exigentes na nossa análise do Geekom A8.
Para a PS2, podes aumentar a renderização para 1080P com filtragem anisotrópica de 16x e todos os jogos funcionarão bem. Para jogos menos exigentes, podes aumentar para 4K se quiseres. Para a PS3, experimentámos uma série de jogos diferentes e, à exceção de alguns atrasos ocasionais no cache de sombreamento, todos os jogos compatíveis funcionaram incrivelmente bem!
Passando para o emulador portátil Ryujinx, vemos uma jogabilidade quase perfeita para jogos menos exigentes e títulos de terceiros. No entanto, não terás tanta sorte com jogos muito exigentes ou títulos originais. Precisarás de uma eGPU para as pôr em condições de jogar. O mesmo acontece com o emulador Xenia da Xbox 360: os jogos pouco exigentes funcionam muito bem, os jogos muito exigentes terão um desempenho inferior.
Considerações finais da nossa análise do Geekom A8
É altura de resumir a nossa análise do Geekom A8. Obtivemos excelentes resultados nos benchmarks do sistema, quer nos primeiros resultados, quer perto deles. Em particular, vimos excelentes resultados no desempenho da CPU, e o rápido armazenamento SSD faz realmente a diferença quando trabalhas com grandes documentos de escritório, edição de vídeo e tempos de carregamento de jogos.
No caso dos jogos, vemos uma mistura de desempenho superior e inferior à média. No Forza, vimos que obtém os fotogramas por segundo mais elevados da nossa comparação, mas noutros jogos vimos alguns abaixo da média. A Radeon 780M iGPU atrasa o desempenho quando usada com a CPU. Quando o GPD G1 eGPU está ligado, verifica-se um aumento geral do desempenho superior ao de outros CPUs.
O meu único ponto negativo em relação ao Geekom A8 é o ruído elevado da ventoinha. O máximo que conseguimos foi cerca de 67dB, o que é bastante alto. Isto é bom para jogos em que talvez tenhas o áudio do jogo ligado, mas é menos do que ideal se trabalhares numa sala ou escritório silencioso e estiveres a utilizar software mais exigente.
O resultado é que o Geekom A8 é um mini PC impressionante. Para o teu trabalho diário, seja em casa ou no escritório, podes esperar um desempenho muito elevado para realizar estas tarefas de forma eficiente e sem qualquer atraso. No que diz respeito aos jogos, podes desfrutar de um grande número de jogos, mas os mais exigentes terão de ser executados com resoluções e definições gráficas mais baixas. E para a emulação, podes desfrutar de todos os clássicos até aos sistemas mais recentes.
Onde comprar o Geekom A8
Podes saber mais e comprar o Geekom A8 nas seguintes lojas. Utiliza o código de desconto droixGKA8 para obteres 5% de desconto na Amazon e na Loja Geekom. O código expira a 31 de agosto de 2024.
Geekom A8 Ryzen 9 8945HS: Amazon US, Loja Geekom
Geekom A8 Ryzen 7 8845HS: Amazon US, Loja Geekom
Esperamos que tenhas gostado da nossa análise do Geekom A8! Se tiveres alguma dúvida, não hesites em perguntar nos comentários.