Chat with us, powered by LiveChat

Análise do GPD Micro PC – Um mini-portátil para profissionais

Revisão
  • Performance
    (4)
  • Design
    (5)
  • Display and Battery
    (4.5)
  • Keyboard
    (4)
  • OS
    (5)

Resumo

Um mini-portátil para profissionais com excelente portabilidade, muitas portas e funções

Overall
4.5
Sending
User Review
4 (2 votes)

Pros

  • Relação preço/desempenho muito conveniente para quem procura um UMPC e tem uma ideia clara de como e onde o vai utilizar.
  • Muito portátil.
  • Grande variedade de portas (RJ45 Gigabit, 3 portas USB 3.0, USB Type-C, COMM, HDMI)
  • O SSD pode ser trocado.
  • Teclado retroiluminado, agradável ao toque
  • Teclado tátil multifunções.
  • Botões do rato.
  • Inclusão de orifícios para a instalação de acessórios criados pelo utilizador.

Cons

  • O ecrã não é tátil.
  • Som muito básico e plano.
  • O teclado não tem a tecla ALT-GR.

Bem-vindo à nossa análise do GPD Micro PC. Interessado em comprar este mini portátil? Pode comprar o GPD Micro PC aqui.

Introdução e apresentação

O fabricante GPD (GamePad Digital) enviou-me uma unidade do produto GPD-MicroPC para escrever este artigo de análise informativo e, desta forma, dar a conhecer este produto.

O GPD-MicroPC é, como o nome indica, um MicroPC (computador ultra-pequeno) orientado para o sector técnico industrial, uma vez que foi concebido para suportar muitas portas de ligação para diferentes ambientes de trabalho.

O conceito do dispositivo é um pouco diferente daquele a que o GPD, ou os produtos existentes no mercado, estão habituados, uma vez que foi concebido para ambientes técnicos ou profissionais em que um pequeno dispositivo, mas com muitas possibilidades de conetividade, pode ser uma ferramenta muito versátil, e tudo isto com o tamanho de um dispositivo que cabe num bolso.

É de salientar que este produto NÃO se destina a um perfil de utilizador padrão, em que o que se procura é algo que já seja confortável para jogos (como as consolas GPD-WIN ou GPD-WIN2), ou um produto para substituir um computador portátil/laptop que seja mais adequado para utilização em tarefas que não sejam jogos (como o GPD-Pocketo GPD-Pocket2). Em ambos os casos, embora os dispositivos sejam suficientemente potentes para serem utilizados na maioria dos ambientes técnicos profissionais, a falta de portas e/ou a necessidade de utilizar adaptadores externos para alargar as possibilidades de ligação com periféricos, tornam-nos menos adequados para uma utilização mais profissional, pelo que a GPD pensou numa alternativa que tenta precisamente abranger este segmento de utilizadores mais técnicos.

No seu sítio Web ou nos seus meios de comunicação oficiais, encontramos as seguintes informações relevantes sobre o dispositivo, que coloco aqui como referência.

De acordo com a descrição do produto na página da campanha Indiegogo:

(Tradução livre que fiz da sua apresentação).

“O GPD-MicroPC é um minicomputador portátil/laptop, desenvolvido e concebido pela empresa GPD para profissionais da indústria e para vários cenários móveis.

Pesa apenas 440 g e tem muitas interfaces de ligação, podendo substituir perfeitamente os computadores portáteis convencionais.

Destina-se a pessoas que trabalham em ambientes relacionados com a energia eléctrica, exploração, mineração, arqueologia, formação educacional, fabrico, cadeia de serviços, centros de atendimento, serviços comerciais, instituições públicas, governo militar e muitos outros domínios”.

Nota do revisor: Embora possa parecer um projeto muito ambicioso, por querer chegar a tantos e tão variados campos de trabalho, a verdade é que, ao ter a capacidade de substituir as funções de um computador portátil convencional, as características do dispositivo podem ser alargadas à utilização destes computadores portáteis e aos seus campos de trabalho.

Principais características do GPD-MicroPC

GPD Micro PC by DroiX - Computador de mão com Windows 10 para profissionais; Design de concha fechado
GPD Micro PC by DroiX – Computador de mão com Windows 10 para profissionais; Design de concha fechado

As seguintes características são enumeradas pelo fabricante e podem ser consultadas na sua página IGG.

Elevado desempenho com consumo de energia ultra-baixo: Processador Intel N4100, quad-core, quad-thread e design térmico de 10 W
128 GB de alta capacidade M.2 SSD para leitura e escrita rápidas (leitura: 576MB/s, escrita: 465MB/s), substituível e com expansão de capacidade infinita;
Interface RJ45 para acesso à rede com fios (porta Gigabit),
Wi-Fi de banda dupla 2.4G / 5G
Bluetooth 4.2
Interface de série RS-232 incorporada, amplamente utilizada no controlo e automação industrial;
Três interfaces USB 3.0 para maximizar os dispositivos USB alargados;
Uma interface de carregamento Tipo C com todas as funcionalidades para transmissão de áudio, vídeo e dados;
Uma ranhura microSDXC para cópia de segurança manual ou migração de dados num ambiente não ligado em rede;
Touchpad (com funcionalidade total de touchpad), bem como todos os botões esquerdo, central e direito do rato no lado esquerdo do dispositivo (para utilização por canhotos), num design que torna conveniente a utilização do dispositivo quer apenas com o touchpad quer em conjunto com estes botões.
Teclado QWERTY com um design retroiluminado para satisfazer as necessidades de emergência à noite, com pouca ou nenhuma luz;
Conceção de arrefecimento ativo e solução de arrefecimento ao nível do PC;
Duas porcas de cobre embutidas na parte de trás para fixação em vários ambientes complexos;
Indicador de alimentação, indicador de inatividade e indicador RJ45 para manter o controlo da máquina em qualquer altura;
Orifício para instalar uma pulseira anti-queda.

A campanha fez uma análise comparativa do dispositivo Microsoft Surface Go, e muitas das suas referências são para comparação com esse dispositivo.

Com esta informação como base, testei o dispositivo e criei este artigo de análise que espero que seja interessante e informativo, tanto para as pessoas que procuram informações específicas sobre este produto, como uma apresentação para aqueles que não o conheciam.

Especificações técnicas do GPD Micro

Nesta secção, colocarei informações publicamente disponíveis sobre o produto, que podem ser obtidas no sítio Web oficial do fabricante, do vendedor ou mesmo na própria embalagem do produto.

CPUProcessador Gemini Lake Intel® Celeron® N4100
CORES4
ROSCAS4
FREQUÊNCIA MÁXIMA2,40 Ghz
GPUGráficos lntel UHD 600
UNIDADES DE EXECUÇÃO12
FREQUÊNCIA MÁXIMA700,00 MHz
RAM8GB LPDDR4
ARMAZENAMENTO128GB SSD M.2 2242(22×42mm) SATA NGFF/M.2 Tomada 2
Wi-Fi802.11 a/b/g/n/ac, 2.4G/5G Wi-Fi de banda dupla, taxa de transmissão máxima de 433Mbps
LAN10 / 100 / 1000Mbps Ethernet
Bluetooth4.2
E/S3 × portas USB 3.0, 1 × porta USB 3.0 (carregamento PD, transferência de dados, saída HDMI), 1 × RS-232
BATERIAPolímero de lítio 2 × 3100mAh, em série
Especificações técnicas do GPD Micro

Primeiras impressões e comentários gerais

GPD Micro PC by DroiX - Computador de mão com Windows 10 para profissionais; Totalmente aberto
GPD Micro PC by DroiX – Computador de mão com Windows 10 para profissionais; Totalmente aberto

Tendo experiência com outros produtos GPD, já tinha uma ideia do que esperar relativamente à qualidade de construção e aos materiais do produto.

O MicroPC tem uma construção que, ao tato, parece ainda mais firme e sólida do que o WIN2, um dispositivo que é geralmente muito bem construído.

Neste caso, a primeira coisa que notei é que a dobradiça do ecrã é muito mais dura e firme do que nos dispositivos anteriores.

A abertura do ecrã não é totalmente completa, mas tem o ângulo certo para que seja muito confortável de utilizar.

As portas do dispositivo não estão amontoadas lado a lado, algo que inicialmente me preocupou quando vi os desenhos do dispositivo, pois pensei que não haveria espaço suficiente para encaixar todas as portas que foram colocadas neste pequeno computador, mas depois de o ter analisado, posso confirmar que não há problemas de espaço em geral entre as diferentes portas.

Outro ponto que me preocupou inicialmente foi o facto de a posição dos USBs estar diretamente acima da saída de ar quente do dispositivo, mas, mais uma vez, depois de testar este microPC durante alguns dias, posso confirmar que o calor não afecta significativamente as unidades flash que se podem colocar na saída, pelo menos, não mais do que um WIN2.

Finalmente, e depois de ter pedido muito esta funcionalidade ao GPD (eu e acho que mais pessoas), incluíram um orifício para instalar uma pulseira anti-queda. Pessoalmente, considero que, para dispositivos móveis como este, é essencial ter este tipo de pulseiras, e mais ainda nos ambientes em que a sua utilização e aplicação foi pensada (utilização no terreno em diferentes áreas), e onde as quedas são mais do que frequentes.

Porta áudio frontal

Esta é outra caraterística nova em comparação com os dispositivos GPD anteriores. Optaram por colocar a porta de áudio do conetor de 3,55 mm na parte da frente do dispositivo, e penso que esta posição é mais adequada em geral.

Temos também o orifício do microfone na parte da frente, para captar o áudio de uma forma mais direta e frontal.

Interruptor para ativar a ventilação ativa (ventoinha)

Outra caraterística interessante é que o equipamento tem uma ventoinha que pode ser ligada ou desligada, dependendo das necessidades do utilizador.

Isto é interessante porque, por exemplo, se estivermos a executar aplicações que não necessitam de muita energia, o CPU não vai aquecer muito e, com o dissipador de calor passivo que o dispositivo tem, pode funcionar perfeitamente bem com este tipo de aplicações que não exigem muita energia.

Isto também tem um impacto direto na vida útil da bateria, uma vez que não há perda por ter um motor elétrico a funcionar).

Teclado

GPD Micro PC by DroiX - Computador de mão com Windows 10 para profissionais; Teclado QWERTY completo com trackpad e botões de rato
GPD Micro PC by DroiX – Computador de mão com Windows 10 para profissionais; Teclado QWERTY completo com trackpad e botões de rato

O teclado é uma evolução dos teclados GPD anteriores.

As teclas têm um tato muito bom, o que não tem nada a ver com um GPD-WIN2 (para dar um exemplo).

Além disso, a retroiluminação foi incluída, o que permite que o dispositivo seja utilizado em ambientes com pouca luz para que as teclas possam ser vistas.

O teclado de base está em inglês (e não há planos para outras versões).

O Windows pode ser configurado para funcionar como um teclado espanhol, mas há um pequeno problema: para além de não termos a tecla “ñ”, também não temos a tecla Alt-Gr, que é necessária para alguns caracteres comuns na nossa língua, como “@”, “€”, “\”, etc., pelo que é aconselhável utilizar o teclado inglês em geral.

Como a máquina está orientada para um ambiente técnico, onde o mais comum é usar caracteres ingleses (não há acentos, nem símbolos extra), será muito mais conveniente usar o teclado inglês que vem por defeito, além de que possivelmente os utilizadores deste tipo de ambiente estarão mais habituados a esta configuração.

O teclado não foi concebido para ser utilizado com as duas mãos, nem para escrever textos muito longos.

Em todo o caso, é prático para textos curtos, como comandos de linha e afins, que é o objetivo da máquina.

Para uma estação de trabalho, recomendo a utilização de um teclado, rato e monitor externo para trabalhar confortavelmente na máquina.

Como em qualquer produto, estamos perante um dispositivo que tem os seus pontos positivos a destacar, encontramos também aqueles pontos ou características que ou não cumprem corretamente o que lhes é pedido, ou simplesmente não incorporam uma funcionalidade que, na minha opinião, deveria estar incluída. Além disso, e em parte com base nesta lista de pontos contra, dou o meu ponto de vista sobre os aspectos que devem ser tidos em consideração no caso de se gerar uma versão evoluída ou actualizada do dispositivo.

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.