Análise do ONEXPLAYER X1 Pro
-
Design
-
Build Quality
-
Display
-
Performance
-
Features
-
Software
Resumo
Overall
4.6User Review
( votes)Pros
- Design 3 em 1 para tablet, portátil e PC de jogos portátil
- Ecrã de alta resolução de 10,95″ 120Hz
- OCuLink com suporte para eGPU
- CPU AMD Ryzen AI 9 HX 370 rápido
Cons
- Maior e mais pesado do que outros PCs portáteis para jogos
O ONEXPLAYER X1 Pro é mais do que apenas mais um PC portátil para jogos –é um verdadeiro portátil 3 em 1, um tablet e um dispositivo portátil para jogos. Quer estejas a tratar de tarefas de produtividade, a desfrutar de uma experiência de navegação cinematográfica ou a mergulhar nos mais recentes jogos AAA, este dispositivo adapta-se às tuas necessidades. Mas qual é o seu desempenho na utilização no mundo real? Nesta análise do ONEXPLAYER X1 Pro, vamos explorar o seu design, especificações técnicas, benchmarks, desempenho em jogos e até capacidades de eGPU para ver se cumpre verdadeiramente a sua versatilidade. Será este o derradeiro dispositivo híbrido de que tens estado à espera? Vamos descobrir.
Vídeo de avaliação do ONEXPLAYER X1 PRO
Visão geral do ONEXPLAYER X1 PRO
Começamos a nossa análise do ONEXPLAYER X1 Pro com uma visão geral do dispositivo. O ONEXPLAYER X1 Pro com suporte amovível mede cerca de 9,9 x 6,4 x 0,6 polegadas (25,2 x 16,3 x 1,7 cm) e pesa cerca de 958g (2,1 lbs).
Com os comandos ligados, torna-o mais largo até 14 polegadas (35,56 cm) e pesa 1,07 kg (2,3 lbs). E com o teclado ligado, torna-o um pouco mais grosso, com cerca de 2,2 cm e pesa 1,35 kg.
O ecrã tátil LTPS de 10,95″, com uma taxa de atualização de até 120Hz e uma resolução de 2560×1600, ocupa a maior parte da parte frontal do PC de jogos portátil. Sabemos que no modelo anterior do X1 AMD o ecrã era muito bonito e é o mesmo neste modelo.
Mesmo por cima do ecrã, no meio, há uma câmara de 1MP no topo que suporta o Windows Hello para desbloqueio facial.
No lado esquerdo temos duas portas USB-C 4.0 para carregar e ligar periféricos de alta velocidade. Por baixo, encontra-se a ranhura para deslizar e fixar o controlador esquerdo. No lado direito, tens uma porta USB-A 3.2 e um leitor de cartões micro SD. Por baixo, tens a ranhura para deslizar e fixar o controlador direito. A parte inferior tem quatro contactos que são utilizados para fixar magneticamente o teclado.
A parte superior, da esquerda para a direita, tem um botão de alimentação com um leitor de impressões digitais integrado. Uma área coberta de borracha para o conetor de auscultadores de 3,5 mm e uma porta OCulink para ligar a uma eGPU. E, à direita, há um botão que abre a sobreposição de ecrã ONEXPLAYER.
Visão geral dos controladores destacáveis
Continuamos a nossa análise do ONEXPLAYER X1 Pro com um breve olhar sobre os controladores amovíveis. Os comandos deslizam facilmente para o PC de jogos móvel ONEXPLAYER X1 Pro. Uma vez colocados, estão prontos para serem utilizados como normalmente farias. Os comandos parecem muito seguros quando estão ligados e quase não há movimento na ligação. Os próprios controlos têm análogos de efeito Hall e gatilhos lineares.
Encontra disponível em separado um conetor de comando. Podes simplesmente colocar os dois comandos e jogar com o ONEXPLAYER X1 Pro numa mesa ou ligá-lo a uma televisão. Tem uma bateria recarregável para alimentar tudo e vem com um dongle USB para a ligação sem fios, pelo que também o podes utilizar com outros dispositivos. É muito útil se não quiseres comprar um gamepad adicional para jogar no modo não portátil.
Descrição geral do teclado amovível
A seguir, em nossa análise do ONEXPLAYER X1 Pro, damos uma olhada mais de perto no teclado destacável. O teclado mede cerca de 10 x 6,5 x 0,2 polegadas (25,4 x 16,5 0,6 cm) e 150g (0,33 lbs). Liga-se sem esforço e permanece firmemente ligado graças aos ímanes bastante fortes. Existem dois níveis de brilho na retroiluminação do teclado, ou podes desligá-la se não for necessária.
As teclas são de baixo perfil e muito fáceis de escrever. Escrevi esta análise utilizando o teclado e não tive quaisquer problemas. O painel tátil tem áreas clicáveis para os botões esquerdo e direito do rato, e também podes utilizar gestos com os dedos para navegar.
O design do ONEXPLAYER X1 Pro, tal como o seu modelo anterior, é um design fantástico que te permite configurá-lo como quiseres. Se queres fazer trabalho de escritório, liga o mini-teclado, se queres tomar notas ou navegar nas redes sociais, utiliza o tablet, ou se queres jogar, liga os dois comandos.
Especificações técnicas
Como parte da nossa análise do ONEXPLAYER X1 Pro, vamos analisar mais detalhadamente as especificações técnicas deste computador portátil para jogos e também os resultados dos nossos testes de duração da bateria, ruído da ventoinha e temperatura.
CPU | AMD Ryzen AI 9 HX 370, 12 núcleos até 5,1GHz |
GPU | AMD Radeon 890M, 16 núcleos até 2.900Mhz |
RAM | 32GB ou 64GB LPDDR5X 7500MT/s |
ARMAZENAMENTO | 1TB, 2TB ou 4TB M.2 2280 NVMe PCIe Gen. 4.0 |
COMUNICAÇÕES | Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2 |
E/S | 2x USB-C 4 1x USB-A 3.2 1x OCuLink 1x Leitor de cartões Micro SD Áudio de 3,5 mm |
BATERIA | Bateria recarregável de 65,02Wh |
DIMENSÕES E PESO | ONEXPLAYER com suporte: 9,9 x 6,4 x 0,6 polegadas (25,2 x 16,3 x 1,7 cm) e pesa cerca de 958g (2,1 lbs). ONEXPLAYER com os comandos ligados: 14 polegadas (35,56 cm) e cerca de 1,07 kg (2,3 lbs). ONEXPLAYER X1 com o teclado ligado: 0,8 polegadas (2,2 cm) e pesa 1,35 kg (2,97 lbs). |
O dispositivo é alimentado por uma bateria recarregável de 65,02Wh. Nos nossos testes, ao executar o Cinebench em loop, com brilho total e 28W TDP, obtivemos uma duração de bateria de 1 hora e 25 minutos. Nos nossos testes HX 370, supera a anterior bateria mais longa do GPD WIN MAX 2 2025 em 5 minutos, o que é ótimo. A utilização média dá-te entre 3 a 6 horas, dependendo da procura.
Nos nossos testes de ruído da ventoinha e térmico, também testados durante a execução do Cinebench, obtivemos um ruído da ventoinha mais elevado de 59dB e uma temperatura mais elevada de 59 °C.
Referências do sistema
Como sempre, como parte da nossa análise do ONEXPLAYER X1 Pro, executamos alguns benchmarks de sistema e de jogos para testar o desempenho do dispositivo, bem como compará-lo com PCs para jogos compactos baseados em HX 370, incluindo o GPD WIN 4 2025 e o ONEXPLAYER ONEXFLY F1 Pro. Tem em atenção que os nossos benchmarks são baseados no mesmo Windows e drivers AMD sem qualquer ajuste do equilíbrio de energia do CPU ou GPU. Vamos ver como se sai o ONEXPLAYER X1 Pro.
PCMARK
O PCMARK executa uma série de testes para as tuas utilizações mais quotidianas, que vão desde a navegação na Web e o trabalho com documentos de escritório de grandes dimensões, até tarefas mais exigentes, como a edição e renderização de imagens.
Obtemos uma pontuação geral de 6.800, o resultado mais baixo em nossos equipamentos HX 370 até agora. Isto pode ser devido a uma velocidade ligeiramente inferior da CPU, RAM ou SSD, por exemplo.
Cinebench 2024
O Cinebench testa o desempenho dos CPUs de núcleo único e múltiplos núcleos. Obtemos uma pontuação de 118 para um único núcleo, que ocupa o primeiro lugar. E em multi-core obtemos 960, novamente em primeiro lugar. Aqui tens excelentes resultados.
3DMARK
Para o 3DMARK, estamos a executar os benchmarks Time Spy, Night Raid e Fire Strike. Obtemos pontuações ligeiramente inferiores à média em Time Spy e Night Raid, e melhores pontuações em Fire Strike. No geral, não é muito mau, fica a meio do parque.
Comparativos de jogos
E para os nossos benchmarks de jogos, uma parte essencial da nossa análise do ONEXPLAYER X1 Pro, testámos a 1080P e 720P numa gama de definições de TDP para ver as diferenças de desempenho. Mais uma vez, todos os computadores portáteis para jogos estão a utilizar os mesmos controladores Windows e AMD sem qualquer ajuste, apenas o valor TDP é alterado.
Forza Horizon 5
Para o Forza Horizon 5, estamos a correr com as definições gráficas padrão mais baixas. A 1080P obtemos 102 fotogramas por segundo, é a pontuação mais baixa comparada com 117 no GPD WIN MAX 2 2025. E a 720P, em todas as gamas de TDP, obtemos resultados mais baixos até cerca de 10W TDP, onde se equilibra.
Shadow of the Tomb Raider
No Shadow of the Tomb Raider estamos a correr nas definições gráficas mais baixas. Novamente a 1080P vemos as pontuações mais baixas de 78 fotogramas por segundo em comparação com 87 no WIN MAX 2 2025. A 720P, vemos algumas pontuações mais competitivas, e a 10W TDP vemos que supera todos os dispositivos.
Cyberpunk 2077
Para o Cyberpunk 2077, estamos a correr com as definições gráficas predefinidas mais baixas sem FSR ativado. A 1080P vemos pontuações mais competitivas em comparação com outros benchmarks. E a 720P vemos novamente pontuações mais competitivas, embora ainda em último lugar, estão mais próximas.
Resumo da referência
Para os benchmarks de sistema, vemos pontuações médias em todos eles, mesmo ficando em primeiro lugar no Cinebench. E para os benchmarks de jogos vemos principalmente pontuações na parte inferior, o que não é ótimo. Mas os resultados do benchmark sugerem que está a ser dada mais potência ao CPU do que ao GPU, o que podes ajustar em software como o Handheld Companion.
Desempenho em jogos
A seguir, na nossa análise do ONEXPLAYER X1 Pro, efectuamos alguns testes de desempenho no mundo real. Estamos a jogar jogos nas suas melhores definições para os manter acima dos 60 fotogramas por segundo. Em muitos casos, podes alterar as definições para 120, se assim o desejares.
Aprovado
Para o Avowed, estamos a utilizar uma resolução de ecrã de 1600P com 28W TDP. Activámos o AMD FidelityFX3 nas definições de Qualidade. Os gráficos estão maioritariamente nas definições baixas, com algumas definições médias.
UFO50
O UFO50 é um jogo muito pouco exigente. Podes executá-lo com uma resolução de ecrã de 1600P com apenas 5W TDP.
Masmorras de Hinterburgo
Para Dungeons of Hinterburg, estamos a correr a 1600P nas definições gráficas de qualidade máxima. Podes baixar um pouco o TDP para poupar bateria.
Palworld
Para o Palworld, estamos a correr a 1600P a 28W TDP. Definimos as definições gráficas para Médio para uma qualidade e desempenho decentes.
Simulador de lavagem eléctrica
E um ótimo jogo de relaxamento é o Powerwash Simulator. Estamos a correr a 1600P, com 28W TDP. Escolhemos as definições de gráficos de alta qualidade para este jogo.
Desempenho da emulação
Podes desfrutar facilmente de todas as tuas consolas retro clássicas, consolas portáteis e computadores até à era da PlayStation 3 sem grandes problemas. Com a maioria dos sistemas, podes melhorar o aspeto visual com aumentos da resolução de renderização e outros ajustes gráficos com pouco impacto no desempenho. Vamos dar uma vista de olhos a alguns sistemas na nossa análise do ONEXPLAYER X1 Pro.
Para a DuckStation, definimo-la para uma resolução de renderização de 8x e podemos até baixar o TDP. Os jogos 3D ficam realmente fantásticos quando aumentados de escala.
No PCSX2, o nosso jogo de eleição, OutRun, funcionou muito bem com uma resolução de renderização de 3x. Para outros jogos, podes ir mais longe, se quiseres. Ou mantém a resolução original e baixa o TDP.
Para a RPCS3, encontrarás muitos jogos compatíveis que funcionam muito bem. Experimentámos os nossos jogos preferidos e não tivemos problemas de desempenho.
No Vita3K, os jogos compatíveis correm muito bem. Em muitos jogos de baixa a média exigência, podes aumentar a resolução de renderização para 2x. Outros jogos podem ter problemas de desempenho devido ao facto de não serem totalmente compatíveis.
E no caso da Yuzu, o desempenho foi bom. Os teus jogos exigentes de gama baixa a média devem funcionar bem. Os jogos mais exigentes podem necessitar de alguns ajustes, até mesmo de baixar a resolução de renderização para serem jogáveis.
eGPU com suporte OCuLink
O PC portátil para jogos ONEXPLAYER X1 Pro tem uma porta OCuLink que podes utilizar com eGPUs, como a série ONEXGPU. Testámos com a nova ONEXPLAYER ONEXGPU 2, fica atento à nossa análise completa em breve, e obtivemos excelentes resultados. Como uma breve comparação, estávamos a obter cerca de 100 FPS no GPU integrado com o Forza Horizon 5, e com o ONEXGPU 2 obtivemos cerca de 180 no ecrã interno e 200 FPS em ecrãs externos com as mesmas definições.
Considerações finais
Está na altura de resumir a nossa análise do ONEXPLAYER X1 Pro. Quando analisámos originalmente o ONEXPLAYER X1 AMD, mencionámos que a configuração era interessante. O design de tablet 3 em 1, mini portátil e portátil para jogos foi algo que o distinguiu de outros PCs móveis para jogos. Torna-o mais versátil como portátil ou tablet para as tuas tarefas diárias e, depois, como dispositivo portátil de jogos para lazer.
Em termos de desempenho, vemos uma mistura de altos e baixos. O equilíbrio de energia para o CPU e GPU pode ser ajustado para estar mais em linha com outros portáteis. Não estamos muito preocupados com o desempenho por causa disso. Mas é algo que deves ter em conta se simplesmente queres um dispositivo plug and play.
Para as tuas cargas de trabalho diárias, seja em casa ou no escritório. O computador portátil para jogos ONEXPLAYER X1 Pro será capaz de as suportar com facilidade. Podes baixar o TDP e ter muitas horas de navegação na Web e reprodução de conteúdos multimédia, etc. Ou, com TDPs mais elevados, as tuas tarefas mais exigentes, como trabalhar com grandes documentos de escritório, edição de imagem ou vídeo.
E basta ligar os comandos para poderes desfrutar dos jogos mais recentes com definições jogáveis. O grande ecrã de 10,95″ com 120 Hz significa que podes desfrutar de taxas de atualização mais elevadas nos jogos que o suportam. O aspeto e a jogabilidade são óptimos!
Éramos grandes fãs do X1 original e o novo X1 Pro, com um processador de maior desempenho, talvez não valha a pena actualizá-lo se tiveres o original. Mas se estás à procura de um tablet 3 em 1, de um portátil e de um dispositivo portátil para jogos, o ONEXPLAYER X1 Pro merece definitivamente a tua consideração!
Podes saber mais e encomendar o ONEXPLAYER X1 Pro aqui.
Com isso, encerramos nossa análise do ONEXPLAYER X1 Pro. Se tiveres alguma pergunta ou comentário sobre este PC portátil para jogos, deixa um comentário abaixo e teremos todo o gosto em responder.