Chat with us, powered by LiveChat

Análise do Retroid Pocket 3 – Portátil de jogos retro para Android

Revisão
  • Design
    (5)
  • Build Quality
    (5)
  • Display
    (4.5)
  • Performance
    (4.5)
  • Features
    (4.5)

Resumo

Algumas adições interessantes a este modelo, incluindo o ecrã, a nova conceção e a versão mais recente do sistema operativo Android.

Overall
4.7
Sending
User Review
0 (0 votes)

Pros

  • Grande ecrã tátil de 4,7 polegadas
  • Opção de 2 GB ou 3 GB de RAM
  • Design mais bonito do que o seu antecessor
  • Excelente duração da bateria

Cons

  • A localização dos botões START e SELECT é difícil de utilizar durante o jogo
  • Uma opção para mais de 32 GB de armazenamento interno seria óptima

Para a nossa análise do Retroid Pocket 3, estamos a comparar o dispositivo portátil de jogos retro com o Retroid Pocket 2+ lançado no início deste ano. Vamos ver quais são as diferenças, testar alguns emuladores e jogos para Android e ver se vale a pena atualizar se tiver o modelo mais antigo.

Vídeo de avaliação do Retroid Pocket 3

Retroid Pocket 3 Unboxing

Como sempre, começamos com o unboxing. Em primeiro lugar, temos a consola de jogos retro Retroid Pocket 3, que iremos analisar mais de perto em breve.

Retroid Pocket 3 sem caixa
Retroid Pocket 3 sem caixa

Em seguida, existe um guia de início rápido que descreve algumas configurações e utilizações básicas. Existe um protetor de ecrã que pode ser colocado no ecrã, se assim o desejar. E por último, mas não menos importante, um cabo de carregamento USB tipo A para USB tipo C.

Retroid Pocket 3 Unboxing
Retroid Pocket 3 Unboxing

Visão geral do Retroid Pocket 3

A consola portátil retro Retroid Pocket 3 mede cerca de 7,2 x 3,1 x 0,9 polegadas (18,4 x 8,1 x 2,4 cm) e pesa cerca de 230 gramas. Tem um ecrã tátil de 4,7 polegadas com uma resolução rotativa de 750×1334. Na frente estão os controlos de jogo normais, incluindo dois manípulos analógicos clicáveis, um D-Pad e quatro botões de jogo.

Retroid Pocket 3 Frente
Retroid Pocket 3 Frente

No lado esquerdo encontra-se o botão de volume e no lado direito o botão home.

Na parte superior estão os botões de ombro e de gatilho esquerdo e direito. Ao longo da parte superior encontram-se o botão de alimentação e a porta micro HDMI . E depois há a localização estranha dos botões SELECT e START, que, na minha opinião, não estão numa posição natural para serem premidos facilmente durante um jogo.

Retroid Pocket 3 Top
Retroid Pocket 3 Top

Na parte inferior encontra-se uma ranhura para cartões Micro SD, a porta USB Tipo C para ligar periféricos e uma porta de 3,5 mm para auscultadores.

Retroid Pocket 3 Fundo
Retroid Pocket 3 Fundo

Especificações técnicas e comparação entre o Retroid Pocket 2+ e 3

Muito se tem falado sobre a falta de diferenças entre as consolas de jogos portáteis Retroid Pocket 2 Plus e Pocket 3, por isso vamos analisar mais de perto as especificações e compará-las.

BOLSA RECTROIDE 3BOLSO RETROID 2+
CPUCPUs ARM Unisoc Cortex A75 e A55, a 2,0 e 1,8 GHz.CPUs ARM Unisoc Cortex A75 e A55, a 2,0 e 1,8 GHz.
GPUPowerVR GE8300 @800MhzPowerVR GE8300 @800Mhz
RAM2GB ou 3GB LPDDR4x2GB
ARMAZENAMENTO32GB EMMC32GB EMMC
COMUNICAÇÕESWiFi 5 802.11 a/b/g/n/ac
Bluetooth 5.0
WiFi 5 802.11 a/b/g/n/ac
Bluetooth 5.0
SOAndroid 11Android 9
VISUALIZAREcrã tátil de 4,7″ 16:9, 750×1334Ecrã tátil 4:3 de 3,5″, 640×480
Saída HDMISIM (porta Micro HDMI)SIM (porta Micro HDMI)
BATERIA*4000mAh recarregável
6 horas de funcionamento com o teste de referência Antutu em loop
4000mAh recarregável
6 horas de funcionamento com o teste de referência Antutu em loop
Especificações técnicas do Retroid Pocket 3

*O teste de bateria é efectuado com o Antutu a funcionar em loop. Também deixámos o Sonic The Hedgehog da Mega Drive a funcionar no modo de demonstração e a bateria durou mais de 6 horas. Trata-se de uma mistura de testes de referência, pelo que não se trata de uma carga total constante, mas dá uma boa indicação da utilização média.

Retroid Pocket 3 comparado com Pocket 2 Plus
Retroid Pocket 3 comparado com Pocket 2 Plus

As diferenças mais visíveis são os tamanhos da caixa e do ecrã. O 2+ tem um ecrã mais pequeno, de 3,5 polegadas, com formato 4:3 e resolução de 640×480 e é fisicamente mais pequeno do que o Pocket 3.

Nos nossos testes de bateria, o Retroid Pocket 2+ teve aproximadamente a mesma duração de bateria que o Pocket 3, com uma diferença de cerca de 2% a favor do Pocket 3. Ambas as consolas de jogos portáteis têm uma duração de bateria muito boa!

Referências de sistema

3DMark

Começamos os benchmarks do sistema com o 3DMark, que testa a CPU e a GPU para ver o seu desempenho conjunto.

Resultados do 3DMark
Resultados do 3DMark

O Retroid Pocket 2+ obtém 665 e 374 pontos nos dois testes de referência Slingshot. O Retroid Pocket 3 tem uma pontuação mais elevada, com 705 e 401. Apesar de terem os mesmos processadores, o Pocket 3 tem uma pontuação visivelmente superior.

Antutu

Em seguida, executamos o Antutu, que realiza uma série de testes que abrangem gráficos, experiência do utilizador, descodificação de multimédia e muito mais.

Resultados do Antutu
Resultados do Antutu

O Retroid Pocket 2+ tem uma pontuação de 153.075, o Pocket 3 vem logo atrás com menos 141 pontos, 152934.

Geekbench

E por último, mas não menos importante, estamos a executar o Geekbench. Isto também testa vários aspectos da consola de jogos, desde o processador à velocidade de armazenamento.

Resultados do Geekbench
Resultados do Geekbench

Ambos os modelos obtiveram 372 pontos na velocidade single-core, o Pocket 2+ obteve 714 pontos em multi-core e o Pocket 3 obteve uma pontuação mais elevada, 754.

Em breve!

No nosso próximo vídeo e artigo, vamos comparar consolas de jogos baseadas em Android, para ver qual tem o melhor desempenho, características, preço e outros aspectos desejáveis. Subscreve-nosno YouTube para não perderes o vídeo!

Android Handheld Face Off
Android Handheld Face Off

Testes de jogos

Vamos agora experimentar alguns jogos nativos para Android para ver o seu desempenho.

Call of Duty Mobile

Mapeamento do ecrã do Retroid Pocket 3
Mapeamento do ecrã do Retroid Pocket 3

Começando com Call of Duty Mobile. Isto também nos dá a oportunidade de experimentar o software de mapeamento de ecrã incorporado, que funciona muito bem. Basta atribuir os ícones à área no ecrã, tocar na entrada do controlador à qual os pretende associar e está pronto a funcionar. Funciona extremamente bem e, sem dúvida, dá ao software de mapeamento GPD XP+ uma corrida pelo seu dinheiro. Nota máxima!

Call of Duty Mobile
Call of Duty Mobile

O Call of Duty Mobile está a ser executado nas definições gráficas mais baixas, mas estamos a obter boas taxas de fotogramas na sua maioria, embora tenhamos tido algum atraso depois de largar o míssil predador. De resto, é muito jogável e mais fácil do que quando se utilizam os controlos no ecrã.

Stardew Valley

Stardew Valley
Stardew Valley

A seguir, estamos a testar Stardew Valley, que nos foi sugerido por @nickxcom no Twitter. O jogo funciona muito bem com o controlador integrado no Android, pelo que não é necessário fazer o mapeamento do ecrã. O jogo funciona muito bem, sem qualquer problema.

Asfalto 8

Asfalto 8
Asfalto 8

Este é outro jogo que funciona com o comando. Jogámos algumas corridas e registámos algumas raras quedas de fotogramas e falhas durante cenas movimentadas. No entanto, nada que fosse de partir o jogo.

Jogos em nuvem

Forza Horizon 5

Xbox Cloud Streaming Forza Horizon 5
Xbox Cloud Streaming Forza Horizon 5

Para os jogos na nuvem, estamos a experimentar o Forza Horizon 5 no serviço de transmissão na nuvem Xbox Game Pass. Estamos a cerca de 15 metros de espaço aberto do router e estamos a ter um excelente desempenho, sem quedas de fotogramas ou falhas no fluxo. Com exceção de alguns jogos em que o texto pode ser difícil de ler, toda a experiência foi perfeita.

Testes do emulador

O Retroid Pocket 3 é capaz de reproduzir todas as consolas clássicas de 8 e 16 bits sem qualquer problema.

Commodore 64
Commodore 64 e o excelente Rick Dangerous

Por isso, vamos dar uma vista de olhos às consolas mais recentes. Graças a cyb3rn0id no Instagram, que queria ver-nos a experimentar um emulador de Commodore 64 na consola portátil.

Emulação de Saturno

Começamos os testes de emuladores com a emulação da SEGA Saturn. Apesar de ser uma consola antiga, continua a necessitar de um processador decente para atingir a velocidade máxima no emulador. Estamos a obter cerca de 26 FPS, o que é bastante baixo. A adição do salto de fotogramas tornará este jogo definitivamente jogável.

Contra Avanço
Contra Avanço

Emulador de computador de mão VBA Next

A seguir temos o Contra Advance a correr no VBA Next via RetroArch. Não tivemos quaisquer problemas com nenhum dos jogos que experimentámos no Pocket 3.

Emulação da Dreamcast

A emulação da Dreamcast com o Redream está no ponto, experimentámos vários jogos e não tivemos problemas com quedas de fotogramas ou atrasos no som durante o jogo.

Emulação da PlayStation

A emulação da PlayStation é praticamente perfeita. Pode jogar praticamente tudo e não tem qualquer problema. Podes até aumentar algumas definições para obteres melhores imagens.

Emulação da Dreamcast
Emulação da Dreamcast

Emulação DS

Existem alguns emuladores de ecrã duplo diferentes disponíveis para Android. Estamos a experimentar uma das versões gratuitas chamada Free DS para Android e os jogos funcionam muito bem. Conseguimos a velocidade máxima nos jogos que experimentámos.

Emulador Dolphin

E agora vamos ver o emulador Dolphin e é aqui que começamos a ver problemas de desempenho com os emuladores. Estamos a obter cerca de 35 FPS em OpenGL e apenas 15 em gráficos Vulkan. Há alguns jogos que são jogáveis, mas não é razão para comprar a consola portátil.

Emulação PS2 AetherSX2
Emulação PS2 AetherSX2

Emulação PSP

Estamos a experimentar o emulador de PSP PPSSPP e estamos a obter cerca de 30 FPS no God of War. Se alterarmos o salto de fotogramas para 1, obtemos cerca de 60 FPS com algumas pequenas descidas de vez em quando. Este é um jogo exigente, pelo que outros jogos serão executados a velocidades superiores, se não mesmo totais.

Emulação da PlayStation 2

Para a emulação da PlayStation 2 com o AetherSX2, baixámos o multiplicador de upscale para 0,5 para ajudar a aumentar o desempenho. Mesmo com estas definições, não estamos a obter um bom desempenho. Dependerá do jogo que estiver a jogar, alguns funcionarão melhor do que outros.

Sonic Generations
Sonic Generations

Emulador Citra

E só para mostrar que está a funcionar, estamos a experimentar Citra. Dizemos correr, mas o Sonic mal consegue andar ao ritmo da corrida, com cerca de 18 FPS, pelo que está longe de ser jogável. Alguns jogos mais básicos funcionarão mais suavemente, mas não espere muito dele.

Resumo

O Retroid Pocket 3 é, de um modo geral, um dispositivo portátil de jogos retro decente. Se já tem o Retroid Pocket 2+, em termos de desempenho não há uma grande diferença que justifique a atualização. No entanto, se desejar um ecrã maior numa consola portátil retro de design elegante com Android 11, pode valer a pena considerar esta opção.

Vale a pena atualizar para o Retroid Pocket 3?
Vale a pena atualizar para o Retroid Pocket 3?

Se é novo no mundo dos jogos retro, o Retroid Pocket 3 é definitivamente a melhor escolha entre os dois. O ecrã maior, mais memória RAM, um desempenho ligeiramente mais rápido, um design mais agradável e um ótimo preço são aspectos positivos. O meu único incómodo é a localização dos botões SELECT e START na parte superior em vez de na parte frontal. Podem ser difíceis de premir se as estiveres a utilizar como tecla de atalho no RetroArch, por exemplo.

Pode obter mais informações e comprar o Retroid Pocket 3 aqui. Utilize o código de desconto RP35OFF no checkout para obter 5% de desconto!

E não se esqueça de ficar atento às nossas redes sociais para o nosso próximo vídeo e artigo, onde comparamos todas as consolas de jogos portáteis Android para ver qual é a nossa favorita de 2022 até agora! Quem achas que vai ganhar? Deixe-nos saber nos comentários!

Email

Bringer of videos, text and images! AKA the social media guy at DroiX. Massive retro gaming fan and collector, with a far too large collection of consoles and computers from 1970's to modern.